Gênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESTRELA, Deliane Maria Duarte.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27278
Resumo: O gênero textual é um rico instrumento para o ensino de línguas, porque é através dos textos que acontece a comunicação nas variadas práticas discursivas na sociedade. Entre a imensa variedade de gêneros a serem trabalhados na escola, está o gênero textual notícia, a partir do qual será apresentada uma proposta de trabalho, evidenciando sua estrutura, linguagem, verbal e não verbal, e coerência. Assim, o objetivo geral deste trabalho é apresentar uma proposta pedagógica com o gênero textual notícia para aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. A ideia teve como base uma experiência em uma Escola de Ensino Médio do município de Cajazeiras-PB, em parceria com a UFCG, a partir do Projeto Residência Pedagógica – Subprojeto Língua Portuguesa, na edição de abril a setembro de 2021. A fundamentação teórica é baseada nas discussões de Soares (2009; 2010), para tratar do letramento escolar, Marcuschi (2008) para conceituar gêneros textuais, com base em Schneuwly e Dolz (2004), para fundamentar a proposta pedagógica, em Rojo e Moura (2019), para tratar dos letramentos multimidiáticos e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental. Segundo Gil (2002), um estudo realizado por etapas através de um levantamento bibliográfico e embasada em documentos. Como resultado da pesquisa, tem-se um ensino de Língua Portuguesa mais dinâmico e mais próximo da realidade dos estudantes. A partir desse resultado, consideramos que é possível uma prática de ensino de Língua Portuguesa mais profícua com a utilização do gênero textual notícia.
id UFCG_7ecaa16682866755df69677572ce5078
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27278
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica.News genre in Portuguese language classes in high school: a didactic proposal based on the experience in the Pedagogical Residency Project.Gênero textual - notíciaEnsino de língua portuguesaEscola de ensino médio - Cajazeiras - ParaíbaLetramentoAulas de língua portuguesaTextual genre - newsPortuguese language teachingHigh School - Cajazeiras - ParaíbaLiteracyPortuguese language classesProjeto Residência PedagógicaLetras - Língua Portuguesa.O gênero textual é um rico instrumento para o ensino de línguas, porque é através dos textos que acontece a comunicação nas variadas práticas discursivas na sociedade. Entre a imensa variedade de gêneros a serem trabalhados na escola, está o gênero textual notícia, a partir do qual será apresentada uma proposta de trabalho, evidenciando sua estrutura, linguagem, verbal e não verbal, e coerência. Assim, o objetivo geral deste trabalho é apresentar uma proposta pedagógica com o gênero textual notícia para aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. A ideia teve como base uma experiência em uma Escola de Ensino Médio do município de Cajazeiras-PB, em parceria com a UFCG, a partir do Projeto Residência Pedagógica – Subprojeto Língua Portuguesa, na edição de abril a setembro de 2021. A fundamentação teórica é baseada nas discussões de Soares (2009; 2010), para tratar do letramento escolar, Marcuschi (2008) para conceituar gêneros textuais, com base em Schneuwly e Dolz (2004), para fundamentar a proposta pedagógica, em Rojo e Moura (2019), para tratar dos letramentos multimidiáticos e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental. Segundo Gil (2002), um estudo realizado por etapas através de um levantamento bibliográfico e embasada em documentos. Como resultado da pesquisa, tem-se um ensino de Língua Portuguesa mais dinâmico e mais próximo da realidade dos estudantes. A partir desse resultado, consideramos que é possível uma prática de ensino de Língua Portuguesa mais profícua com a utilização do gênero textual notícia.The textual genre is a rich instrument for language teaching, because it is through texts that communication takes place in the various discursive practices in society. Among the immense variety of genres to be worked on at school, there is the textual genre news, from which a work proposal will be presented, evidencing its structure, language, verbal and non-verbal, and coherence. Thus, the general objective of this work is to present a pedagogical proposal with the textual genre news for Portuguese Language classes in High School. The idea was based on an experience in a High School in the city of Cajazeiras-PB, in partnership with UFCG, from the Pedagogical Residence Project – Portuguese Language Subproject, in the April to September 2021 edition. The theoretical foundation is based on discussions by Soares (2009; 2010), to address school literacy, Marcuschi (2008) to conceptualize textual genres, based on Schneuwly and Dolz (2004), to support the pedagogical proposal, in Rojo and Moura (2019), to deal with multimedia literacies and in the National Curricular Common Base (BNCC, 2018). This research is characterized as bibliographical and documentary. According to Gil (2002), a study carried out in stages through a bibliographic survey and based on documents. As a result of the research, Portuguese language teaching is more dynamic and closer to the reality of students. Based on this result, we consider that a more fruitful Portuguese language teaching practice is possible with the use of the news textual genre.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMOURA, Adriana Sidralle Rolim de.http://lattes.cnpq.br/1626108523496818ROLIM-MOURA, Adriana SidralleSOUSA, José Wanderley Alves de.SILVA, Abdoral Inácio da.ESTRELA, Deliane Maria Duarte.2022-08-232022-09-19T16:34:42Z2022-09-192022-09-19T16:34:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27278ESTRELA,Deliane Maria Duarte.Gênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-19T22:28:59Zoai:localhost:riufcg/27278Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-19T22:28:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica.
News genre in Portuguese language classes in high school: a didactic proposal based on the experience in the Pedagogical Residency Project.
title Gênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica.
spellingShingle Gênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica.
ESTRELA, Deliane Maria Duarte.
Gênero textual - notícia
Ensino de língua portuguesa
Escola de ensino médio - Cajazeiras - Paraíba
Letramento
Aulas de língua portuguesa
Textual genre - news
Portuguese language teaching
High School - Cajazeiras - Paraíba
Literacy
Portuguese language classes
Projeto Residência Pedagógica
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Gênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica.
title_full Gênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica.
title_fullStr Gênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica.
title_full_unstemmed Gênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica.
title_sort Gênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica.
author ESTRELA, Deliane Maria Duarte.
author_facet ESTRELA, Deliane Maria Duarte.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
http://lattes.cnpq.br/1626108523496818
ROLIM-MOURA, Adriana Sidralle
SOUSA, José Wanderley Alves de.
SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.author.fl_str_mv ESTRELA, Deliane Maria Duarte.
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero textual - notícia
Ensino de língua portuguesa
Escola de ensino médio - Cajazeiras - Paraíba
Letramento
Aulas de língua portuguesa
Textual genre - news
Portuguese language teaching
High School - Cajazeiras - Paraíba
Literacy
Portuguese language classes
Projeto Residência Pedagógica
Letras - Língua Portuguesa.
topic Gênero textual - notícia
Ensino de língua portuguesa
Escola de ensino médio - Cajazeiras - Paraíba
Letramento
Aulas de língua portuguesa
Textual genre - news
Portuguese language teaching
High School - Cajazeiras - Paraíba
Literacy
Portuguese language classes
Projeto Residência Pedagógica
Letras - Língua Portuguesa.
description O gênero textual é um rico instrumento para o ensino de línguas, porque é através dos textos que acontece a comunicação nas variadas práticas discursivas na sociedade. Entre a imensa variedade de gêneros a serem trabalhados na escola, está o gênero textual notícia, a partir do qual será apresentada uma proposta de trabalho, evidenciando sua estrutura, linguagem, verbal e não verbal, e coerência. Assim, o objetivo geral deste trabalho é apresentar uma proposta pedagógica com o gênero textual notícia para aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. A ideia teve como base uma experiência em uma Escola de Ensino Médio do município de Cajazeiras-PB, em parceria com a UFCG, a partir do Projeto Residência Pedagógica – Subprojeto Língua Portuguesa, na edição de abril a setembro de 2021. A fundamentação teórica é baseada nas discussões de Soares (2009; 2010), para tratar do letramento escolar, Marcuschi (2008) para conceituar gêneros textuais, com base em Schneuwly e Dolz (2004), para fundamentar a proposta pedagógica, em Rojo e Moura (2019), para tratar dos letramentos multimidiáticos e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental. Segundo Gil (2002), um estudo realizado por etapas através de um levantamento bibliográfico e embasada em documentos. Como resultado da pesquisa, tem-se um ensino de Língua Portuguesa mais dinâmico e mais próximo da realidade dos estudantes. A partir desse resultado, consideramos que é possível uma prática de ensino de Língua Portuguesa mais profícua com a utilização do gênero textual notícia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-23
2022-09-19T16:34:42Z
2022-09-19
2022-09-19T16:34:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27278
ESTRELA,Deliane Maria Duarte.Gênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27278
identifier_str_mv ESTRELA,Deliane Maria Duarte.Gênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744555956764672