Os professores estão adoecendo? Uma breve análise acerca do adoecimento docente na Escola Zélia Braz município de Sumé .

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, Camila de Morais.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35891
Resumo: O adoecimento docente é considerado uma temática relevante na concepção do mundo do trabalho, uma vez que, o/a docente busca nessa profissão a sua realização pessoal e profissional mediada pela superação e prazer. A presente pesquisa de caráter qualitativo em relação aos seus fins, e utilizando-se quanto aos meios o da pesquisa estado da arte como modelo e, tendo como método de análise o fenomenológico, teve como objetivo analisar os artigos e dissertações que abordassem a temática: adoecimento mental no trabalho docente ao investigar como esse fenômeno se mostrou nas pesquisas realizadas e responder ao seguinte problema da pesquisa: O que se mostra enquanto fenômeno do adoecimento dos professores do Ensino Fundamental dos anos iniciais da Escola Professora Zélia Braz do Município de Sumé? O acesso aos trabalhos científicos analisados se deu através de uma busca avançada na biblioteca virtual: SciELO.org e no Google Acadêmico, sendo analisados pelo viés fenomenológico, ou seja, buscando compreender como o fenômeno da pesquisa se mostrou na sua essência. Foram estudados oito artigos e duas dissertações, no total, publicados no período entre: 2018 a 2022, utilizando o filtro do descritor principal da pesquisa: adoecimento docente. Como resultado de investigação, o que se mostrou enquanto fenômeno nos trabalhos acadêmicos é que existe uma preocupação científica sobre o processo de adoecimento dos profissionais docentes ao considerar a vulnerabilidade que as suas atividades acadêmicas as/os expõem diariamente, sem um comprometimento no âmbito das políticas públicas em reaver às condições precárias das suas atividades laborais exercidas. Logo, o que se aponta enquanto um caminho: é a promoção urgente de discursões que visem promover ações direcionadas na escola pelo poder público: federal, estadual e municipal, como também nas escolas privadas, para a prevenção do adoecimento mental dos/das docentes em seu âmbito de trabalho.
id UFCG_7eee396cbdc562b2f441a870a65936c6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35891
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Os professores estão adoecendo? Uma breve análise acerca do adoecimento docente na Escola Zélia Braz município de Sumé .Are teachers getting sick? A brief analysis about teacher illness at Zélia Braz School beginning of Sumé.Adoe cimento docenteSaúde docenteEscola Zélia Braz Sumé PBAdoecimento mental - professoresAdoecimento mental professoresAdopt teaching cementTeacher healthMental health teachersMental illness teachersCiências da Natureza.O adoecimento docente é considerado uma temática relevante na concepção do mundo do trabalho, uma vez que, o/a docente busca nessa profissão a sua realização pessoal e profissional mediada pela superação e prazer. A presente pesquisa de caráter qualitativo em relação aos seus fins, e utilizando-se quanto aos meios o da pesquisa estado da arte como modelo e, tendo como método de análise o fenomenológico, teve como objetivo analisar os artigos e dissertações que abordassem a temática: adoecimento mental no trabalho docente ao investigar como esse fenômeno se mostrou nas pesquisas realizadas e responder ao seguinte problema da pesquisa: O que se mostra enquanto fenômeno do adoecimento dos professores do Ensino Fundamental dos anos iniciais da Escola Professora Zélia Braz do Município de Sumé? O acesso aos trabalhos científicos analisados se deu através de uma busca avançada na biblioteca virtual: SciELO.org e no Google Acadêmico, sendo analisados pelo viés fenomenológico, ou seja, buscando compreender como o fenômeno da pesquisa se mostrou na sua essência. Foram estudados oito artigos e duas dissertações, no total, publicados no período entre: 2018 a 2022, utilizando o filtro do descritor principal da pesquisa: adoecimento docente. Como resultado de investigação, o que se mostrou enquanto fenômeno nos trabalhos acadêmicos é que existe uma preocupação científica sobre o processo de adoecimento dos profissionais docentes ao considerar a vulnerabilidade que as suas atividades acadêmicas as/os expõem diariamente, sem um comprometimento no âmbito das políticas públicas em reaver às condições precárias das suas atividades laborais exercidas. Logo, o que se aponta enquanto um caminho: é a promoção urgente de discursões que visem promover ações direcionadas na escola pelo poder público: federal, estadual e municipal, como também nas escolas privadas, para a prevenção do adoecimento mental dos/das docentes em seu âmbito de trabalho.Teacher illness is considered a relevant issue in the conception of the world of work, since the teacher seeks personal and professional fulfillment in this profession, mediated by overcoming and pleasure. This is qualitative research in relation to its purposes, and using state-of-the-art research as a model and, using the phenomenological method of analysis, the objective was to analyze the articles and dissertations that addressed the theme: mental illness in teaching work when investigating how this phenomenon was shown in the research carried out and respond to the following research question: What is shown as a phenomenon of illness among elementary school teachers in the early years of Escola Professora Zélia Braz (name of the school) in the Municipality of Sumé? Access to the scientific works analyzed was through an advanced search in the virtual library: SciELO.org and Google Scholar, being analyzed from a phenomenological perspective, that is, seeking to understand how the research phenomenon showed itself in its essence. Eight articles and two dissertations were studied, in total, published in the period between: 2018 to 2022, using the filter of the main research descriptor: teacher illness. As a result of investigation, what has been shown as a phenomenon in academic work is that there is a scientific concern about the process of illness among teaching professionals when considering the vulnerability that their academic activities expose them daily, without a commitment within the scope of public policies to restore the precarious conditions of their work activities. Therefore, what is indicated as a path: is the urgent promotion of speeches that aim to promote targeted actions at school by public authorities in federal, state and municipal scope, as well as in private schools, as well as in private schools, to prevent mental illness among teachers in their work environment.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGFERREIRA, Sônia Maria Lira.FERREIRA, S. M. L.http://lattes.cnpq.br/8440115552221893LIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, A. S.SANTOS, Marinalva Valdevino dos.SANTOS, M. V.RAMOS, Camila de Morais.2023-12-112024-06-04T12:30:24Z2024-06-042024-06-04T12:30:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35891RAMOS, Camila de Morais. Os professores estão adoecendo? Uma breve análise acerca do adoecimento docente na Escola Zélia Braz município de Sumé. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35891porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-05T02:01:29Zoai:localhost:riufcg/35891Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-05T02:01:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os professores estão adoecendo? Uma breve análise acerca do adoecimento docente na Escola Zélia Braz município de Sumé .
Are teachers getting sick? A brief analysis about teacher illness at Zélia Braz School beginning of Sumé.
title Os professores estão adoecendo? Uma breve análise acerca do adoecimento docente na Escola Zélia Braz município de Sumé .
spellingShingle Os professores estão adoecendo? Uma breve análise acerca do adoecimento docente na Escola Zélia Braz município de Sumé .
RAMOS, Camila de Morais.
Adoe cimento docente
Saúde docente
Escola Zélia Braz Sumé PB
Adoecimento mental - professores
Adoecimento mental professores
Adopt teaching cement
Teacher health
Mental health teachers
Mental illness teachers
Ciências da Natureza.
title_short Os professores estão adoecendo? Uma breve análise acerca do adoecimento docente na Escola Zélia Braz município de Sumé .
title_full Os professores estão adoecendo? Uma breve análise acerca do adoecimento docente na Escola Zélia Braz município de Sumé .
title_fullStr Os professores estão adoecendo? Uma breve análise acerca do adoecimento docente na Escola Zélia Braz município de Sumé .
title_full_unstemmed Os professores estão adoecendo? Uma breve análise acerca do adoecimento docente na Escola Zélia Braz município de Sumé .
title_sort Os professores estão adoecendo? Uma breve análise acerca do adoecimento docente na Escola Zélia Braz município de Sumé .
author RAMOS, Camila de Morais.
author_facet RAMOS, Camila de Morais.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERREIRA, Sônia Maria Lira.
FERREIRA, S. M. L.
http://lattes.cnpq.br/8440115552221893
LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, A. S.
SANTOS, Marinalva Valdevino dos.
SANTOS, M. V.
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, Camila de Morais.
dc.subject.por.fl_str_mv Adoe cimento docente
Saúde docente
Escola Zélia Braz Sumé PB
Adoecimento mental - professores
Adoecimento mental professores
Adopt teaching cement
Teacher health
Mental health teachers
Mental illness teachers
Ciências da Natureza.
topic Adoe cimento docente
Saúde docente
Escola Zélia Braz Sumé PB
Adoecimento mental - professores
Adoecimento mental professores
Adopt teaching cement
Teacher health
Mental health teachers
Mental illness teachers
Ciências da Natureza.
description O adoecimento docente é considerado uma temática relevante na concepção do mundo do trabalho, uma vez que, o/a docente busca nessa profissão a sua realização pessoal e profissional mediada pela superação e prazer. A presente pesquisa de caráter qualitativo em relação aos seus fins, e utilizando-se quanto aos meios o da pesquisa estado da arte como modelo e, tendo como método de análise o fenomenológico, teve como objetivo analisar os artigos e dissertações que abordassem a temática: adoecimento mental no trabalho docente ao investigar como esse fenômeno se mostrou nas pesquisas realizadas e responder ao seguinte problema da pesquisa: O que se mostra enquanto fenômeno do adoecimento dos professores do Ensino Fundamental dos anos iniciais da Escola Professora Zélia Braz do Município de Sumé? O acesso aos trabalhos científicos analisados se deu através de uma busca avançada na biblioteca virtual: SciELO.org e no Google Acadêmico, sendo analisados pelo viés fenomenológico, ou seja, buscando compreender como o fenômeno da pesquisa se mostrou na sua essência. Foram estudados oito artigos e duas dissertações, no total, publicados no período entre: 2018 a 2022, utilizando o filtro do descritor principal da pesquisa: adoecimento docente. Como resultado de investigação, o que se mostrou enquanto fenômeno nos trabalhos acadêmicos é que existe uma preocupação científica sobre o processo de adoecimento dos profissionais docentes ao considerar a vulnerabilidade que as suas atividades acadêmicas as/os expõem diariamente, sem um comprometimento no âmbito das políticas públicas em reaver às condições precárias das suas atividades laborais exercidas. Logo, o que se aponta enquanto um caminho: é a promoção urgente de discursões que visem promover ações direcionadas na escola pelo poder público: federal, estadual e municipal, como também nas escolas privadas, para a prevenção do adoecimento mental dos/das docentes em seu âmbito de trabalho.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11
2024-06-04T12:30:24Z
2024-06-04
2024-06-04T12:30:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35891
RAMOS, Camila de Morais. Os professores estão adoecendo? Uma breve análise acerca do adoecimento docente na Escola Zélia Braz município de Sumé. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35891
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35891
identifier_str_mv RAMOS, Camila de Morais. Os professores estão adoecendo? Uma breve análise acerca do adoecimento docente na Escola Zélia Braz município de Sumé. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623118057472