Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29971 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo avaliar o comportamento das consumidoras de calçados, no que diz respeito ao processo decisório da compra, em uma universidade da cidade de Joinville, Santa Catarina. Como metodologia se fez inicialmente uma pesquisa bibliográfica e em seguida foi elaborado um questionário que foi aplicado junto a 222 alunas de quatro cursos de engenharia, obtido por meio do cálculo da amostra com uma margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%. O resultado da pesquisa mostrou que 90,9% das estudantes reconhecem a necessidade de aquisição de um novo calçado quando os seus sapatos estragam. Na busca de informações, 64,9% afirmaram que a fonte de informação mais consultada são as lembranças de experiências anteriores. Para avaliação das alternativas, a qualidade (95%) e conforto (87%) são fatores decisivos para as estudantes na hora de adquirir um novo calçado. Observou-se ainda que, 58,5% das pesquisadas concordou que a presença de familiares no momento da compra é um fator determinando para a tomada de decisão. Sendo assim, na etapa pós-compra 71,1% das estudantes se disseram não ser impulsivas e nem se arrepender depois da aquisição. Cada indivíduo escolhe o calçado que vai comprar segundo seu perfil. Portanto, a consumidora seleciona o calçado, buscando o que lhe parece mais adequado para a seu estilo, o que vai de encontro ao seu gosto, o que lhe pareça mais apropriado para cada situação. |
id |
UFCG_7f3b64b390f6fb012f625955088a5404 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/29971 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra.Analysis of the behavior of footwear consumers from the purchasing decision process.CalçadosComportamento do consumidorProcesso decisório de comprasAnálise do comportamento de consumidoresConsumidoras de calçadosJoinville - SC - consumidoras de calçadosEstudantes universitárias - consumo de sapatosShoesConsumer behaviorPurchasing decision processConsumer behavior analysisFootwear consumersJoinville - SC - footwear consumersUniversity students - shoes consumptionEngenharia de Produção.Este estudo tem por objetivo avaliar o comportamento das consumidoras de calçados, no que diz respeito ao processo decisório da compra, em uma universidade da cidade de Joinville, Santa Catarina. Como metodologia se fez inicialmente uma pesquisa bibliográfica e em seguida foi elaborado um questionário que foi aplicado junto a 222 alunas de quatro cursos de engenharia, obtido por meio do cálculo da amostra com uma margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%. O resultado da pesquisa mostrou que 90,9% das estudantes reconhecem a necessidade de aquisição de um novo calçado quando os seus sapatos estragam. Na busca de informações, 64,9% afirmaram que a fonte de informação mais consultada são as lembranças de experiências anteriores. Para avaliação das alternativas, a qualidade (95%) e conforto (87%) são fatores decisivos para as estudantes na hora de adquirir um novo calçado. Observou-se ainda que, 58,5% das pesquisadas concordou que a presença de familiares no momento da compra é um fator determinando para a tomada de decisão. Sendo assim, na etapa pós-compra 71,1% das estudantes se disseram não ser impulsivas e nem se arrepender depois da aquisição. Cada indivíduo escolhe o calçado que vai comprar segundo seu perfil. Portanto, a consumidora seleciona o calçado, buscando o que lhe parece mais adequado para a seu estilo, o que vai de encontro ao seu gosto, o que lhe pareça mais apropriado para cada situação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20162023-05-25T16:54:57Z2023-05-252023-05-25T16:54:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29971SCHMÖCKEL, Luísa Chiodini; BENEVENUTTI, Valdésio; BITTENCOURT, Evandro. Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29971porSCHMÖCKEL, Luísa Chiodini.BENEVENUTTI, Valdésio.BITTENCOURT, Evandro.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T17:09:10Zoai:localhost:riufcg/29971Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T17:09:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra. Analysis of the behavior of footwear consumers from the purchasing decision process. |
title |
Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra. |
spellingShingle |
Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra. SCHMÖCKEL, Luísa Chiodini. Calçados Comportamento do consumidor Processo decisório de compras Análise do comportamento de consumidores Consumidoras de calçados Joinville - SC - consumidoras de calçados Estudantes universitárias - consumo de sapatos Shoes Consumer behavior Purchasing decision process Consumer behavior analysis Footwear consumers Joinville - SC - footwear consumers University students - shoes consumption Engenharia de Produção. |
title_short |
Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra. |
title_full |
Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra. |
title_fullStr |
Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra. |
title_full_unstemmed |
Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra. |
title_sort |
Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra. |
author |
SCHMÖCKEL, Luísa Chiodini. |
author_facet |
SCHMÖCKEL, Luísa Chiodini. BENEVENUTTI, Valdésio. BITTENCOURT, Evandro. |
author_role |
author |
author2 |
BENEVENUTTI, Valdésio. BITTENCOURT, Evandro. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SCHMÖCKEL, Luísa Chiodini. BENEVENUTTI, Valdésio. BITTENCOURT, Evandro. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Calçados Comportamento do consumidor Processo decisório de compras Análise do comportamento de consumidores Consumidoras de calçados Joinville - SC - consumidoras de calçados Estudantes universitárias - consumo de sapatos Shoes Consumer behavior Purchasing decision process Consumer behavior analysis Footwear consumers Joinville - SC - footwear consumers University students - shoes consumption Engenharia de Produção. |
topic |
Calçados Comportamento do consumidor Processo decisório de compras Análise do comportamento de consumidores Consumidoras de calçados Joinville - SC - consumidoras de calçados Estudantes universitárias - consumo de sapatos Shoes Consumer behavior Purchasing decision process Consumer behavior analysis Footwear consumers Joinville - SC - footwear consumers University students - shoes consumption Engenharia de Produção. |
description |
Este estudo tem por objetivo avaliar o comportamento das consumidoras de calçados, no que diz respeito ao processo decisório da compra, em uma universidade da cidade de Joinville, Santa Catarina. Como metodologia se fez inicialmente uma pesquisa bibliográfica e em seguida foi elaborado um questionário que foi aplicado junto a 222 alunas de quatro cursos de engenharia, obtido por meio do cálculo da amostra com uma margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%. O resultado da pesquisa mostrou que 90,9% das estudantes reconhecem a necessidade de aquisição de um novo calçado quando os seus sapatos estragam. Na busca de informações, 64,9% afirmaram que a fonte de informação mais consultada são as lembranças de experiências anteriores. Para avaliação das alternativas, a qualidade (95%) e conforto (87%) são fatores decisivos para as estudantes na hora de adquirir um novo calçado. Observou-se ainda que, 58,5% das pesquisadas concordou que a presença de familiares no momento da compra é um fator determinando para a tomada de decisão. Sendo assim, na etapa pós-compra 71,1% das estudantes se disseram não ser impulsivas e nem se arrepender depois da aquisição. Cada indivíduo escolhe o calçado que vai comprar segundo seu perfil. Portanto, a consumidora seleciona o calçado, buscando o que lhe parece mais adequado para a seu estilo, o que vai de encontro ao seu gosto, o que lhe pareça mais apropriado para cada situação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2023-05-25T16:54:57Z 2023-05-25 2023-05-25T16:54:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29971 SCHMÖCKEL, Luísa Chiodini; BENEVENUTTI, Valdésio; BITTENCOURT, Evandro. Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29971 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29971 |
identifier_str_mv |
SCHMÖCKEL, Luísa Chiodini; BENEVENUTTI, Valdésio; BITTENCOURT, Evandro. Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744578004123648 |