Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCHMÖCKEL, Luísa Chiodini.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: BENEVENUTTI, Valdésio., BITTENCOURT, Evandro.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29971
Resumo: Este estudo tem por objetivo avaliar o comportamento das consumidoras de calçados, no que diz respeito ao processo decisório da compra, em uma universidade da cidade de Joinville, Santa Catarina. Como metodologia se fez inicialmente uma pesquisa bibliográfica e em seguida foi elaborado um questionário que foi aplicado junto a 222 alunas de quatro cursos de engenharia, obtido por meio do cálculo da amostra com uma margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%. O resultado da pesquisa mostrou que 90,9% das estudantes reconhecem a necessidade de aquisição de um novo calçado quando os seus sapatos estragam. Na busca de informações, 64,9% afirmaram que a fonte de informação mais consultada são as lembranças de experiências anteriores. Para avaliação das alternativas, a qualidade (95%) e conforto (87%) são fatores decisivos para as estudantes na hora de adquirir um novo calçado. Observou-se ainda que, 58,5% das pesquisadas concordou que a presença de familiares no momento da compra é um fator determinando para a tomada de decisão. Sendo assim, na etapa pós-compra 71,1% das estudantes se disseram não ser impulsivas e nem se arrepender depois da aquisição. Cada indivíduo escolhe o calçado que vai comprar segundo seu perfil. Portanto, a consumidora seleciona o calçado, buscando o que lhe parece mais adequado para a seu estilo, o que vai de encontro ao seu gosto, o que lhe pareça mais apropriado para cada situação.
id UFCG_7f3b64b390f6fb012f625955088a5404
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29971
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra.Analysis of the behavior of footwear consumers from the purchasing decision process.CalçadosComportamento do consumidorProcesso decisório de comprasAnálise do comportamento de consumidoresConsumidoras de calçadosJoinville - SC - consumidoras de calçadosEstudantes universitárias - consumo de sapatosShoesConsumer behaviorPurchasing decision processConsumer behavior analysisFootwear consumersJoinville - SC - footwear consumersUniversity students - shoes consumptionEngenharia de Produção.Este estudo tem por objetivo avaliar o comportamento das consumidoras de calçados, no que diz respeito ao processo decisório da compra, em uma universidade da cidade de Joinville, Santa Catarina. Como metodologia se fez inicialmente uma pesquisa bibliográfica e em seguida foi elaborado um questionário que foi aplicado junto a 222 alunas de quatro cursos de engenharia, obtido por meio do cálculo da amostra com uma margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%. O resultado da pesquisa mostrou que 90,9% das estudantes reconhecem a necessidade de aquisição de um novo calçado quando os seus sapatos estragam. Na busca de informações, 64,9% afirmaram que a fonte de informação mais consultada são as lembranças de experiências anteriores. Para avaliação das alternativas, a qualidade (95%) e conforto (87%) são fatores decisivos para as estudantes na hora de adquirir um novo calçado. Observou-se ainda que, 58,5% das pesquisadas concordou que a presença de familiares no momento da compra é um fator determinando para a tomada de decisão. Sendo assim, na etapa pós-compra 71,1% das estudantes se disseram não ser impulsivas e nem se arrepender depois da aquisição. Cada indivíduo escolhe o calçado que vai comprar segundo seu perfil. Portanto, a consumidora seleciona o calçado, buscando o que lhe parece mais adequado para a seu estilo, o que vai de encontro ao seu gosto, o que lhe pareça mais apropriado para cada situação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20162023-05-25T16:54:57Z2023-05-252023-05-25T16:54:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29971SCHMÖCKEL, Luísa Chiodini; BENEVENUTTI, Valdésio; BITTENCOURT, Evandro. Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29971porSCHMÖCKEL, Luísa Chiodini.BENEVENUTTI, Valdésio.BITTENCOURT, Evandro.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T17:09:10Zoai:localhost:riufcg/29971Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T17:09:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra.
Analysis of the behavior of footwear consumers from the purchasing decision process.
title Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra.
spellingShingle Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra.
SCHMÖCKEL, Luísa Chiodini.
Calçados
Comportamento do consumidor
Processo decisório de compras
Análise do comportamento de consumidores
Consumidoras de calçados
Joinville - SC - consumidoras de calçados
Estudantes universitárias - consumo de sapatos
Shoes
Consumer behavior
Purchasing decision process
Consumer behavior analysis
Footwear consumers
Joinville - SC - footwear consumers
University students - shoes consumption
Engenharia de Produção.
title_short Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra.
title_full Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra.
title_fullStr Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra.
title_full_unstemmed Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra.
title_sort Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra.
author SCHMÖCKEL, Luísa Chiodini.
author_facet SCHMÖCKEL, Luísa Chiodini.
BENEVENUTTI, Valdésio.
BITTENCOURT, Evandro.
author_role author
author2 BENEVENUTTI, Valdésio.
BITTENCOURT, Evandro.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SCHMÖCKEL, Luísa Chiodini.
BENEVENUTTI, Valdésio.
BITTENCOURT, Evandro.
dc.subject.por.fl_str_mv Calçados
Comportamento do consumidor
Processo decisório de compras
Análise do comportamento de consumidores
Consumidoras de calçados
Joinville - SC - consumidoras de calçados
Estudantes universitárias - consumo de sapatos
Shoes
Consumer behavior
Purchasing decision process
Consumer behavior analysis
Footwear consumers
Joinville - SC - footwear consumers
University students - shoes consumption
Engenharia de Produção.
topic Calçados
Comportamento do consumidor
Processo decisório de compras
Análise do comportamento de consumidores
Consumidoras de calçados
Joinville - SC - consumidoras de calçados
Estudantes universitárias - consumo de sapatos
Shoes
Consumer behavior
Purchasing decision process
Consumer behavior analysis
Footwear consumers
Joinville - SC - footwear consumers
University students - shoes consumption
Engenharia de Produção.
description Este estudo tem por objetivo avaliar o comportamento das consumidoras de calçados, no que diz respeito ao processo decisório da compra, em uma universidade da cidade de Joinville, Santa Catarina. Como metodologia se fez inicialmente uma pesquisa bibliográfica e em seguida foi elaborado um questionário que foi aplicado junto a 222 alunas de quatro cursos de engenharia, obtido por meio do cálculo da amostra com uma margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%. O resultado da pesquisa mostrou que 90,9% das estudantes reconhecem a necessidade de aquisição de um novo calçado quando os seus sapatos estragam. Na busca de informações, 64,9% afirmaram que a fonte de informação mais consultada são as lembranças de experiências anteriores. Para avaliação das alternativas, a qualidade (95%) e conforto (87%) são fatores decisivos para as estudantes na hora de adquirir um novo calçado. Observou-se ainda que, 58,5% das pesquisadas concordou que a presença de familiares no momento da compra é um fator determinando para a tomada de decisão. Sendo assim, na etapa pós-compra 71,1% das estudantes se disseram não ser impulsivas e nem se arrepender depois da aquisição. Cada indivíduo escolhe o calçado que vai comprar segundo seu perfil. Portanto, a consumidora seleciona o calçado, buscando o que lhe parece mais adequado para a seu estilo, o que vai de encontro ao seu gosto, o que lhe pareça mais apropriado para cada situação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2023-05-25T16:54:57Z
2023-05-25
2023-05-25T16:54:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29971
SCHMÖCKEL, Luísa Chiodini; BENEVENUTTI, Valdésio; BITTENCOURT, Evandro. Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29971
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29971
identifier_str_mv SCHMÖCKEL, Luísa Chiodini; BENEVENUTTI, Valdésio; BITTENCOURT, Evandro. Análise do comportamento das consumidoras de calçados a partir do processo decisório de compra. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744578004123648