Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, João Henrique Encarnação
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23445
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_daa360523c033c64be1bc4e21069bc0b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23445
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadoresCompras onlineComportamento do consumidore-commerceCalçadoRiscos percebidosOnline shoppingConsumer behaviorFootwearPerceived risksMestrado Bolonha em MarketingO e-commerce regista um “boom” a nível global, sendo uma das maiores transformações da economia global e que alterou dramaticamente a forma como os negócios são conduzidos. Para as empresas, o e-commerce apresenta enormes oportunidades e desafios. Cada vez mais consumidores adotam e privilegiam a compra online, sendo para muitos o seu principal meio de compra de bens e de serviços. Este estudo tem como objetivo entender as razões que motivam as pessoas a optar por comprar calçado online, apesar dos atributos únicos desta categoria de produto que podem levar o consumidor a percecionar riscos elevados. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e interpretativista, tendo sido realizadas cinco entrevistas em profundidade a consumidores que já tivessem realizado pelo menos uma compra online de calçado. As entrevistas foram orientadas por um guião semiestruturado e realizadas na plataforma Zoom. As entrevistas permitiram identificar as principais vantagens, dificuldades e riscos percecionados pelos participantes deste estudo ao longo de todo o processo de compra online de calçado.E-commerce is experiencing a global boom, being one of the biggest transformations in the global economy that has dramatically changed the way business is conducted. For companies, e-commerce presents enormous opportunities and challenges. More and more consumers adopt and privilege online shopping, being for many their main means of purchasing goods and services. This study aims to understand the reasons that motivate people to buy shoes online, despite the unique attributes of this product category that can lead consumers to perceive high risks. This study adopted a qualitative approach of exploratory and interpretive nature, having carried out five in-depth interviews with consumers who had purchased footwear online at least once. The interviews were guided by a semi-structured guide and carried out on the Zoom platform. The interviews allowed us to identify the main advantages, difficulties and risks perceived by the participants of this study throughout the entire purchase process of online footwear.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, MargaridaRepositório da Universidade de LisboaCorreia, João Henrique Encarnação2022-08-09T00:30:21Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23445porCorreia, João Henrique Encarnação (2021). “Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:01Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:41.072573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores
title Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores
spellingShingle Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores
Correia, João Henrique Encarnação
Compras online
Comportamento do consumidor
e-commerce
Calçado
Riscos percebidos
Online shopping
Consumer behavior
Footwear
Perceived risks
title_short Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores
title_full Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores
title_fullStr Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores
title_full_unstemmed Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores
title_sort Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores
author Correia, João Henrique Encarnação
author_facet Correia, João Henrique Encarnação
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, João Henrique Encarnação
dc.subject.por.fl_str_mv Compras online
Comportamento do consumidor
e-commerce
Calçado
Riscos percebidos
Online shopping
Consumer behavior
Footwear
Perceived risks
topic Compras online
Comportamento do consumidor
e-commerce
Calçado
Riscos percebidos
Online shopping
Consumer behavior
Footwear
Perceived risks
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2021-10-01T00:00:00Z
2022-08-09T00:30:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/23445
url http://hdl.handle.net/10400.5/23445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Correia, João Henrique Encarnação (2021). “Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131171055992832