Estudo Retrospectivo das Campanhas de Câncer de pele em Campina Grande, PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Galba Rafael Santiago do.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: NOGUEIRA, Lorena Morais., MEDEIROS, Niedson José de Siqueira., MASON, Rafael Eugenio de Macedo.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29630
Resumo: Introdução: Segundo a Organização Mundial de Saúde, há anualmente 2 a 3 milhões de cânceres de pele no mundo. O câncer de Pele (CP) é ainda a neoplasia mais incidente no Brasil. Sua distribuição é universal apresentando-se sob três principais formas: melanoma, carcinoma basocelular (CBC) e carcinoma espinocelular (CEC). São fatores de risco associados frequentemente descritos na literatura: ausência de fotoproteção, foto tipo da pele, radiação solar excessiva, idade avançada, deficiências nutricionais e nevus. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove anualmente a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele (CNPCP), maior instrumento preventivo e diagnóstico de CP no mundo, segundo o Guiness (2009). Em Campina Grande (CG), a campanha é realizada há 5 anos, demonstrando grande importância no cenário local. Objetivos: Este estudo visa traçar o perfil sócio - demográfico e epidemiológico do público participante dos 5 anos de realização da Campanha no município de Campina Grande (2009-2013). Objetiva-se também fazer um comparativo com as principais estimativas nacionais e de alguns outros municípios, a exemplo de Porto Alegre - RS. Materiais e métodos: os instrumentos utilizados neste estudo foram os questionários padrão da campanha da SBD. Os dados analisados foram: incidência, sexo, cor da pele, exposição ao Sol, história pessoal e familiar, meio de divulgação e diagnóstico clínico. Os dados sociodemográficos avaliados foram computados e analisados pelos programas SPSS 22.0, Excel e Medcalc. A revisão do tema foi gerada a partir da consulta as bases de dados da BIREME, Pubmed, Scielo, MEDLINE e LILACS, além de fontes como o INCA, WHO, SBD e IBGE. O estudo é observacional, transversal, retrospectivo e descritivo, sendo o público alvo classificado pela triagem nas campanhas em CG, realizadas no Hospital Universitário Alcides Carneiro. Resultados: No Brasil, participaram da CNPCP, de 2009 a 2013, um total de 161.171pessoas, houve prevalência das mulheres (61,7%, n= 99.442). 26,95% (n=43.436) citou histórico familiar positivo de CP, 32,16% (n=61.729) relatou fotoproteção e 10,49% (n= 16.906) apresentou história pregressa positiva. Em CG, nesse mesmo período, houve a participação de 1.676 pacientes e prevaleceu o sexo feminino (61,3%, n= 1027). 20,22% (n=339) referiu história familiar, 31,68% (n= 530) relatou fotoproteção e 13,54% (n= 227) apresentou história pregressa. As incidências foram de 12% no Brasil, 18% em CG e 16% em Porto Alegre. O diagnóstico clínico mais comum em CG foi o de CBC, com 276 casos (17%); houve 12,35% (n= 207) de outras pré-neoplasias, 2,18% de CEC(n=37) e 1% de Melanoma Maligno (MM). A cor de pele predominante foi a pele clara (51,47%, n=863). Conclusões: Foram notáveis a fotoproteção inadequada, a alta incidência em CG em comparação à Porto Alegre e ao Brasil, estatisticamente comprovada. O sexo feminino foi o gênero que mais procurou a Campanha. A televisão foi o meio de maior importância para a divulgação da Campanha, sendo ferramenta fundamental de orientação preventiva. O estudo aponta ainda que o evento promovido há 05 anos em CG apresenta grande importância resolutiva pelos elevados dados demonstrados nesse trabalho.
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A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove anualmente a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele (CNPCP), maior instrumento preventivo e diagnóstico de CP no mundo, segundo o Guiness (2009). Em Campina Grande (CG), a campanha é realizada há 5 anos, demonstrando grande importância no cenário local. Objetivos: Este estudo visa traçar o perfil sócio - demográfico e epidemiológico do público participante dos 5 anos de realização da Campanha no município de Campina Grande (2009-2013). Objetiva-se também fazer um comparativo com as principais estimativas nacionais e de alguns outros municípios, a exemplo de Porto Alegre - RS. Materiais e métodos: os instrumentos utilizados neste estudo foram os questionários padrão da campanha da SBD. Os dados analisados foram: incidência, sexo, cor da pele, exposição ao Sol, história pessoal e familiar, meio de divulgação e diagnóstico clínico. Os dados sociodemográficos avaliados foram computados e analisados pelos programas SPSS 22.0, Excel e Medcalc. A revisão do tema foi gerada a partir da consulta as bases de dados da BIREME, Pubmed, Scielo, MEDLINE e LILACS, além de fontes como o INCA, WHO, SBD e IBGE. O estudo é observacional, transversal, retrospectivo e descritivo, sendo o público alvo classificado pela triagem nas campanhas em CG, realizadas no Hospital Universitário Alcides Carneiro. Resultados: No Brasil, participaram da CNPCP, de 2009 a 2013, um total de 161.171pessoas, houve prevalência das mulheres (61,7%, n= 99.442). 26,95% (n=43.436) citou histórico familiar positivo de CP, 32,16% (n=61.729) relatou fotoproteção e 10,49% (n= 16.906) apresentou história pregressa positiva. Em CG, nesse mesmo período, houve a participação de 1.676 pacientes e prevaleceu o sexo feminino (61,3%, n= 1027). 20,22% (n=339) referiu história familiar, 31,68% (n= 530) relatou fotoproteção e 13,54% (n= 227) apresentou história pregressa. As incidências foram de 12% no Brasil, 18% em CG e 16% em Porto Alegre. O diagnóstico clínico mais comum em CG foi o de CBC, com 276 casos (17%); houve 12,35% (n= 207) de outras pré-neoplasias, 2,18% de CEC(n=37) e 1% de Melanoma Maligno (MM). A cor de pele predominante foi a pele clara (51,47%, n=863). Conclusões: Foram notáveis a fotoproteção inadequada, a alta incidência em CG em comparação à Porto Alegre e ao Brasil, estatisticamente comprovada. O sexo feminino foi o gênero que mais procurou a Campanha. A televisão foi o meio de maior importância para a divulgação da Campanha, sendo ferramenta fundamental de orientação preventiva. O estudo aponta ainda que o evento promovido há 05 anos em CG apresenta grande importância resolutiva pelos elevados dados demonstrados nesse trabalho.Introduction: According to the World Health Organization, there are 2 to 3 million annually from skin cancers in the world. Skin cancer (PC) is still the most frequent neoplasia in Brazil. Its distribution is universal presenting itself in three main ways: melanoma, basal cell carcinoma (BCC) and squamous cell carcinoma (SCC). Associated risk factors are often described in the literature: lack of photoprotection, skin phototype, excessive solar radiation, age, nutritional deficiencies and nevus. The Brazilian Society of Dermatology (SBD) annually promotes the National Campaign to Prevent Skin Cancer (NSCLC), most preventive tool and diagnosis of PC in the world, according to Guinness (2009). In Campina Grande (CG), the campaign is held for 5 years, demonstrating great importance in the local scenario. Objectives: This study aims to trace the socio-demographic and epidemiological profile of the participant of the 5 years of implementation of the campaign in the city of Campina Grande (2009-2013) public. The objective is to also make a comparison with the main national and some other municipalities, estimates the example of Porto Alegre - RS. Materials and methods: the instruments used in this study were the standard questionnaires of the SBD campaign. The data analyzed were: sex incidence, skin color, sun exposure, personal and family history, means of dissemination and clinical diagnosis. Social and demographic data were computed and analyzed by SPSS 22.0, Excel and Medcalc programs. A review of the subject was generated from the query databases BIREME, SciELO, MEDLINE and LILACS, and sources such as INCA, WHO, SBD and IBGE. The study is observational, cross-sectional, retrospective and descriptive, with the target audience in screening campaigns rated by CG, performed at the University Hospital Alcides Carneiro. Results: In Brazil, participated in NSCLC, from 2009 to 2013, a total of 161.171pessoas, there was a prevalence of women (61.7%, n = 99 442). 26.95% (n = 43,436) cited positive family history of CP, 32.16% (n = 61,729) reported photoprotection and 10.49% (n = 16,906) had a positive past history. CG in the same period, there was the participation of 1,676 patients and prevailed females (61.3%, n = 1027). 20.22% (n = 339) reported family history, 31.68% (n = 530) reported photoprotection and 13.54% (n = 227) had a history. The incidences were 12% in Brazil, 18% in CG and 16% in Porto Alegre. The most common clinical diagnosis in CG was the CBC, with 276 cases (17%); was 12.35% (n = 207) of other pre-cancers, 2.18% CPB (n = 37) and 1% Malignant melanoma (MM). The predominant color of skin was clear skin (51.47%, n = 863). Conclusions: There were notable inadequate photoprotection, the high incidence in CG compared to Port Alegre and Brazil, statistically proven. The female was the genus most sought Campaign, in the city though the diagnosis of cancer was more frequent in men. Television was the most important medium for the dissemination of the Campaign, with fundamental tool of preventive counseling. The study also shows that the event promoted for 05 years in resolutive CG has great importance for high data presented in this work.Introducción: Según la Organización Mundial de la Salud, anualmente se producen de 2 a 3 millones cánceres de piel en el mundo. El cáncer de piel (CP) sigue siendo la neoplasia más frecuente en Brasil. Su distribución es universal, presentándose en tres formas principales: melanoma, carcinoma de células basales (BCC) y carcinoma de células escamosas (SCC). son factores de riesgo asociados frecuentemente descritos en la literatura: ausencia de fotoprotección, fototipo de piel, exceso de radiación solar, edad avanzada, carencias nutricionales y nevus. La sociedad Sociedad Brasileña de Dermatología (SBD) promueve anualmente la Campaña Nacional para la Prevención to Skin Cancer (CNPCP), la mayor herramienta preventiva y de diagnóstico para CP del mundo, según Guiness (2009). En Campina Grande (CG), la campaña tiene 5 años, demostrando gran importancia en el escenario local. Objetivos: Este estudio tiene como objetivo perfilar la características sociodemográficas y epidemiológicas del público participante en los 5 años desde la Campaña en el municipio de Campina Grande (2009-2013). El objetivo es también hacer una comparativa con las principales estimaciones nacionales y de algunos otros municipios, la ejemplo de Porto Alegre - RS. Materiales y métodos: los instrumentos utilizados en este estudio fueron los cuestionarios estándar de la campaña SBD. Los datos analizados fueron: incidencia, sexo, color de piel, exposición solar, antecedentes personales y familiares, medios de difusión y diagnostico clinico. Los datos sociodemográficos evaluados fueron computados y analizados por los programas SPSS 22.0, Excel y Medcalc. La revisión del tema se generó a partir de la consulta las bases de datos de BIREME, Pubmed, Scielo, MEDLINE y LILACS, además de fuentes como INCA, OMS, SBD e IBGE. El estudio es observacional, transversal, retrospectivo y descriptivo, con el público objetivo clasificado por tamizaje en las campañas en CG, realizado en el Hospital Universitario Alcides Carneiro. Resultados: En Brasil, participaron en el CNPCP, de 2009 a 2013, un total de 161.171 personas, hubo prevalencia de mujeres (61,7%, n=99.442). El 26,95% (n=43.436) citó antecedentes familiares positivos de CP, El 32,16% (n=61.729) refirió fotoprotección y el 10,49% (n= 16.906) tenía antecedentes positivo. En GC, en el mismo período, hubo la participación de 1.676 pacientes y prevaleció el sexo femenino (61,3%, n= 1027). 20,22% (n=339) reportaron antecedentes familiares, 31,68% (n= 530) reportaron fotoprotección y el 13,54% (n= 227) tenían antecedentes. Las incidencias fueron 12% en Brasil, 18% en GC y 16% en Porto Alegre. El diagnóstico clínico más común. en GC fue BCC, con 276 casos (17%); hubo 12,35% (n= 207) de otras preneoplasias, 2,18% SCC(n=37) y 1% Melanoma Maligno (MM). El color de piel predominante fue piel clara (51,47%, n=863). Conclusiones: fotoprotección inadecuada, alta incidencia en GC en comparación con Porto Alegre y Brasil, estadísticamente comprobada. O femenino fue el género que más buscó la Campaña. La televisión fue el medio de mayor importancia para la difusión de la Campaña, siendo una herramienta fundamental para la orientación preventivo. El estudio también apunta que el evento promovido hace 05 años en CG presenta gran importancia resolutiva debido a los altos datos demostrados en este trabajo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSUFCGOLIVEIRA, Luciana Silveira Rabello de.OLIVEIRA, L. S. R.http://lattes.cnpq.br/5316362488146315FARIAS, Ana Fábia da Mota Rocha.FARIAS, A. F. M. R.http://lattes.cnpq.br/2189301825528138AZEVEDO, Waldeneide Fernandes de.AZEVEDO, W. F.http://lattes.cnpq.br/6917079139731942NASCIMENTO, Galba Rafael Santiago do.NOGUEIRA, Lorena Morais.MEDEIROS, Niedson José de Siqueira.MASON, Rafael Eugenio de Macedo.20142023-05-10T14:46:39Z2023-05-102023-05-10T14:46:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29630NASCIMENTO, Galba Rafael Santiago do. NOGUEIRA, Lorena Morais. MEDEIROS, Niedson José de Siqueira . MASON, Rafael Eugenio de Macedo. Estudo Retrospectivo das Campanhas de Câncer de pele em Campina Grande, PB. 2014. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Medicina, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. 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