Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REIS, Rosemeire Bernardino dos.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34368
Resumo: O presente texto tem como objetivo abordar uma análise acerca da contribuição da disciplina de História na modalidade de “Educação Integral” no Brasil, buscando discutir, também, este novo conceito. Avalia-se, nesta perspectiva as principais mudanças recorrentes no processo político educacional sob a ótica de novos parâmetros para a construção de uma escola pública e de qualidade. Aborda-se o conceito de poder que permeia o campo educacional e a relação da disciplina de História na concepção da História Política. Acredita-se, que a análise por mim proposta oferece um novo olhar sobre a prática da Ciência Histórica e suas interferências na modalidade de Educação Integral enquanto instrumento formador de culturas políticas.
id UFCG_804c1d648bd9d99c59f6ebe919c4bc74
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34368
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral.Contribution of Historical Science to Integral Education.Ciência HistóricaEducação integralPoder - campo educacionalHistória políticaHistorical ScienceComprehensive educationPower - educational fieldPolitical historyHistória.Educação.O presente texto tem como objetivo abordar uma análise acerca da contribuição da disciplina de História na modalidade de “Educação Integral” no Brasil, buscando discutir, também, este novo conceito. Avalia-se, nesta perspectiva as principais mudanças recorrentes no processo político educacional sob a ótica de novos parâmetros para a construção de uma escola pública e de qualidade. Aborda-se o conceito de poder que permeia o campo educacional e a relação da disciplina de História na concepção da História Política. Acredita-se, que a análise por mim proposta oferece um novo olhar sobre a prática da Ciência Histórica e suas interferências na modalidade de Educação Integral enquanto instrumento formador de culturas políticas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-02-07T20:14:31Z2024-02-072024-02-07T20:14:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34368REIS, Rosemeire Bernardino dos. Contribuição da Ciência História na educação integral. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 3167-3175. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34368porREIS, Rosemeire Bernardino dos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-07T20:15:11Zoai:localhost:riufcg/34368Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-07T20:15:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral.
Contribution of Historical Science to Integral Education.
title Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral.
spellingShingle Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral.
REIS, Rosemeire Bernardino dos.
Ciência Histórica
Educação integral
Poder - campo educacional
História política
Historical Science
Comprehensive education
Power - educational field
Political history
História.
Educação.
title_short Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral.
title_full Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral.
title_fullStr Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral.
title_full_unstemmed Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral.
title_sort Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral.
author REIS, Rosemeire Bernardino dos.
author_facet REIS, Rosemeire Bernardino dos.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv REIS, Rosemeire Bernardino dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência Histórica
Educação integral
Poder - campo educacional
História política
Historical Science
Comprehensive education
Power - educational field
Political history
História.
Educação.
topic Ciência Histórica
Educação integral
Poder - campo educacional
História política
Historical Science
Comprehensive education
Power - educational field
Political history
História.
Educação.
description O presente texto tem como objetivo abordar uma análise acerca da contribuição da disciplina de História na modalidade de “Educação Integral” no Brasil, buscando discutir, também, este novo conceito. Avalia-se, nesta perspectiva as principais mudanças recorrentes no processo político educacional sob a ótica de novos parâmetros para a construção de uma escola pública e de qualidade. Aborda-se o conceito de poder que permeia o campo educacional e a relação da disciplina de História na concepção da História Política. Acredita-se, que a análise por mim proposta oferece um novo olhar sobre a prática da Ciência Histórica e suas interferências na modalidade de Educação Integral enquanto instrumento formador de culturas políticas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-02-07T20:14:31Z
2024-02-07
2024-02-07T20:14:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34368
REIS, Rosemeire Bernardino dos. Contribuição da Ciência História na educação integral. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 3167-3175. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34368
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34368
identifier_str_mv REIS, Rosemeire Bernardino dos. Contribuição da Ciência História na educação integral. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 3167-3175. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744612096475136