Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34368 |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo abordar uma análise acerca da contribuição da disciplina de História na modalidade de “Educação Integral” no Brasil, buscando discutir, também, este novo conceito. Avalia-se, nesta perspectiva as principais mudanças recorrentes no processo político educacional sob a ótica de novos parâmetros para a construção de uma escola pública e de qualidade. Aborda-se o conceito de poder que permeia o campo educacional e a relação da disciplina de História na concepção da História Política. Acredita-se, que a análise por mim proposta oferece um novo olhar sobre a prática da Ciência Histórica e suas interferências na modalidade de Educação Integral enquanto instrumento formador de culturas políticas. |
id |
UFCG_804c1d648bd9d99c59f6ebe919c4bc74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34368 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral.Contribution of Historical Science to Integral Education.Ciência HistóricaEducação integralPoder - campo educacionalHistória políticaHistorical ScienceComprehensive educationPower - educational fieldPolitical historyHistória.Educação.O presente texto tem como objetivo abordar uma análise acerca da contribuição da disciplina de História na modalidade de “Educação Integral” no Brasil, buscando discutir, também, este novo conceito. Avalia-se, nesta perspectiva as principais mudanças recorrentes no processo político educacional sob a ótica de novos parâmetros para a construção de uma escola pública e de qualidade. Aborda-se o conceito de poder que permeia o campo educacional e a relação da disciplina de História na concepção da História Política. Acredita-se, que a análise por mim proposta oferece um novo olhar sobre a prática da Ciência Histórica e suas interferências na modalidade de Educação Integral enquanto instrumento formador de culturas políticas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-02-07T20:14:31Z2024-02-072024-02-07T20:14:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34368REIS, Rosemeire Bernardino dos. Contribuição da Ciência História na educação integral. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 3167-3175. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34368porREIS, Rosemeire Bernardino dos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-07T20:15:11Zoai:localhost:riufcg/34368Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-07T20:15:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral. Contribution of Historical Science to Integral Education. |
title |
Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral. |
spellingShingle |
Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral. REIS, Rosemeire Bernardino dos. Ciência Histórica Educação integral Poder - campo educacional História política Historical Science Comprehensive education Power - educational field Political history História. Educação. |
title_short |
Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral. |
title_full |
Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral. |
title_fullStr |
Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral. |
title_full_unstemmed |
Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral. |
title_sort |
Contribuição da Ciência Histórica na Educação integral. |
author |
REIS, Rosemeire Bernardino dos. |
author_facet |
REIS, Rosemeire Bernardino dos. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
REIS, Rosemeire Bernardino dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Histórica Educação integral Poder - campo educacional História política Historical Science Comprehensive education Power - educational field Political history História. Educação. |
topic |
Ciência Histórica Educação integral Poder - campo educacional História política Historical Science Comprehensive education Power - educational field Political history História. Educação. |
description |
O presente texto tem como objetivo abordar uma análise acerca da contribuição da disciplina de História na modalidade de “Educação Integral” no Brasil, buscando discutir, também, este novo conceito. Avalia-se, nesta perspectiva as principais mudanças recorrentes no processo político educacional sob a ótica de novos parâmetros para a construção de uma escola pública e de qualidade. Aborda-se o conceito de poder que permeia o campo educacional e a relação da disciplina de História na concepção da História Política. Acredita-se, que a análise por mim proposta oferece um novo olhar sobre a prática da Ciência Histórica e suas interferências na modalidade de Educação Integral enquanto instrumento formador de culturas políticas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-02-07T20:14:31Z 2024-02-07 2024-02-07T20:14:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34368 REIS, Rosemeire Bernardino dos. Contribuição da Ciência História na educação integral. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 3167-3175. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34368 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34368 |
identifier_str_mv |
REIS, Rosemeire Bernardino dos. Contribuição da Ciência História na educação integral. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 3167-3175. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744612096475136 |