O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28603 |
Resumo: | Diante da realidade da difusão e propagação dos gêneros textuais, as novas propostas didáticas de ensino de Língua Portuguesa – aquelas vinculadas às práticas sociais de linguagem – passaram a ampliar as formas de trabalhar o texto em sala de aula. Desta maneira, o professor se depara com subsídios de grande importância para trabalhar a relação entre leitura e escrita. E como pensar nessa relação pedagogicamente falando? Como planejar aulas de Língua Portuguesa que tenham como fundamento a natureza sociointeracionista da leitura e da escrita? O presente trabalho parte da seguinte questão-problema: como abordar o artigo de opinião em sala de aula de modo a contribuir com o ensino de Língua Portuguesa mais aproximado de uma concepção sociointeracionista? Para responder esse questionamento temos como objetivo geral apresentar uma proposta didática para turmas do ensino médio com ênfase no estudo discursivo do gênero textual artigo de opinião. No que se refere aos objetivos específicos, elencamos: apresentar subsídios de trabalho em sala de aula eficazes para a prática da leitura e da escrita, dentro de uma perspectiva argumentativa da linguagem, e desenvolver uma abordagem a respeito da temática Corrupção no Brasil no contexto escolar. Nos fundamentamos em autores como Antunes (2008), Bakhtin (2010), Oliveira (2010), Koch e Elias (2011; 2010), Reinaldo (2007), Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004), dentre outros, bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa: Ensino Médio (1999) e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006). Por se tratar de uma proposta didática, do ponto de vista dos resultados, o trabalho contribui com reflexões que fomentam discussões sobre a relação entre gêneros textuais e o contemporâneo ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva de formar professores e alunos do ensino médio, cada vez mais, críticos e reflexivos. |
id |
UFCG_80598d6bab5daf313c76dd00b7f6dc8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28603 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática.The opinion article genre and contemporary Portuguese language teaching: a didactic proposal.Gênero textual artigo de opiniãoArtigo de opiniãoLeituraEscritaPlanejamento didáticoEnsino de língua portuguesaProposta pedagógica - ensino de língua portuguesaTextual genre opinion articleOpinion articleReadingWritingDidactic planningPortuguese language teachingPedagogical proposal - Portuguese language teachingLinguísticaDiante da realidade da difusão e propagação dos gêneros textuais, as novas propostas didáticas de ensino de Língua Portuguesa – aquelas vinculadas às práticas sociais de linguagem – passaram a ampliar as formas de trabalhar o texto em sala de aula. Desta maneira, o professor se depara com subsídios de grande importância para trabalhar a relação entre leitura e escrita. E como pensar nessa relação pedagogicamente falando? Como planejar aulas de Língua Portuguesa que tenham como fundamento a natureza sociointeracionista da leitura e da escrita? O presente trabalho parte da seguinte questão-problema: como abordar o artigo de opinião em sala de aula de modo a contribuir com o ensino de Língua Portuguesa mais aproximado de uma concepção sociointeracionista? Para responder esse questionamento temos como objetivo geral apresentar uma proposta didática para turmas do ensino médio com ênfase no estudo discursivo do gênero textual artigo de opinião. No que se refere aos objetivos específicos, elencamos: apresentar subsídios de trabalho em sala de aula eficazes para a prática da leitura e da escrita, dentro de uma perspectiva argumentativa da linguagem, e desenvolver uma abordagem a respeito da temática Corrupção no Brasil no contexto escolar. Nos fundamentamos em autores como Antunes (2008), Bakhtin (2010), Oliveira (2010), Koch e Elias (2011; 2010), Reinaldo (2007), Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004), dentre outros, bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa: Ensino Médio (1999) e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006). Por se tratar de uma proposta didática, do ponto de vista dos resultados, o trabalho contribui com reflexões que fomentam discussões sobre a relação entre gêneros textuais e o contemporâneo ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva de formar professores e alunos do ensino médio, cada vez mais, críticos e reflexivos.Faced with the reality of diffusion and spread of genres, new educational proposals of Portuguese Language teaching - those linked to the language of social practices - have been expanding the ways of working the text in the classroom. In this way, the teacher is faced with very important benefits to work the relationship between reading and writing. And how to think this relationship pedagogically speaking? Planning Portuguese classes that have as basis a sociointeractionist nature of reading and writing? This study of the question-problem: how to approach the opinion piece in the classroom in order to contribute to the closest Portuguese Language teaching a sociointeractionist design? To answer this question we have as main objective to present a didactic proposal for high school classes with an emphasis on discursive study of the genre opinion piece. As regards the specific objectives, we list: present work subsidies in effective classroom to the practice of reading and writing, within an argumentative perspective of language, and develop an approach about the issue Corruption in Brazil in the school context . We based on authors such as Antunes (2008), Bakhtin (2010), Oliveira (2010), Koch and Elias (2011; 2010), Reinaldo (2007), Dolz; Noverraz and Schneuwly (2004), among others, as well as in the National Curricular Parameters for Portuguese Language: Secondary (1999) and the Curriculum Guidelines for Secondary Education (2006). Because it is a didactic proposal from the point of view of results, the study contributes to reflections that promote discussions on the relationship between genres and contemporary teaching Portuguese, with a view to forming high school teachers and students, each time more critical and reflective.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGXAVIER, Manassés Morais.XAVIER, M. M.http://lattes.cnpq.br/7230669265797896PATRIOTA, Luciene Maria.GREGÓRIO, Martha de Lima Silva.2015-03-172023-01-04T12:40:10Z2023-01-042023-01-04T12:40:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28603GREGÓRIO, Martha de Lima Silva. O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28603porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-04T12:41:38Zoai:localhost:riufcg/28603Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-04T12:41:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática. The opinion article genre and contemporary Portuguese language teaching: a didactic proposal. |
title |
O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática. |
spellingShingle |
O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática. GREGÓRIO, Martha de Lima Silva. Gênero textual artigo de opinião Artigo de opinião Leitura Escrita Planejamento didático Ensino de língua portuguesa Proposta pedagógica - ensino de língua portuguesa Textual genre opinion article Opinion article Reading Writing Didactic planning Portuguese language teaching Pedagogical proposal - Portuguese language teaching Linguística |
title_short |
O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática. |
title_full |
O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática. |
title_fullStr |
O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática. |
title_full_unstemmed |
O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática. |
title_sort |
O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática. |
author |
GREGÓRIO, Martha de Lima Silva. |
author_facet |
GREGÓRIO, Martha de Lima Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
XAVIER, Manassés Morais. XAVIER, M. M. http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 PATRIOTA, Luciene Maria. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GREGÓRIO, Martha de Lima Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero textual artigo de opinião Artigo de opinião Leitura Escrita Planejamento didático Ensino de língua portuguesa Proposta pedagógica - ensino de língua portuguesa Textual genre opinion article Opinion article Reading Writing Didactic planning Portuguese language teaching Pedagogical proposal - Portuguese language teaching Linguística |
topic |
Gênero textual artigo de opinião Artigo de opinião Leitura Escrita Planejamento didático Ensino de língua portuguesa Proposta pedagógica - ensino de língua portuguesa Textual genre opinion article Opinion article Reading Writing Didactic planning Portuguese language teaching Pedagogical proposal - Portuguese language teaching Linguística |
description |
Diante da realidade da difusão e propagação dos gêneros textuais, as novas propostas didáticas de ensino de Língua Portuguesa – aquelas vinculadas às práticas sociais de linguagem – passaram a ampliar as formas de trabalhar o texto em sala de aula. Desta maneira, o professor se depara com subsídios de grande importância para trabalhar a relação entre leitura e escrita. E como pensar nessa relação pedagogicamente falando? Como planejar aulas de Língua Portuguesa que tenham como fundamento a natureza sociointeracionista da leitura e da escrita? O presente trabalho parte da seguinte questão-problema: como abordar o artigo de opinião em sala de aula de modo a contribuir com o ensino de Língua Portuguesa mais aproximado de uma concepção sociointeracionista? Para responder esse questionamento temos como objetivo geral apresentar uma proposta didática para turmas do ensino médio com ênfase no estudo discursivo do gênero textual artigo de opinião. No que se refere aos objetivos específicos, elencamos: apresentar subsídios de trabalho em sala de aula eficazes para a prática da leitura e da escrita, dentro de uma perspectiva argumentativa da linguagem, e desenvolver uma abordagem a respeito da temática Corrupção no Brasil no contexto escolar. Nos fundamentamos em autores como Antunes (2008), Bakhtin (2010), Oliveira (2010), Koch e Elias (2011; 2010), Reinaldo (2007), Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004), dentre outros, bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa: Ensino Médio (1999) e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006). Por se tratar de uma proposta didática, do ponto de vista dos resultados, o trabalho contribui com reflexões que fomentam discussões sobre a relação entre gêneros textuais e o contemporâneo ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva de formar professores e alunos do ensino médio, cada vez mais, críticos e reflexivos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-17 2023-01-04T12:40:10Z 2023-01-04 2023-01-04T12:40:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28603 GREGÓRIO, Martha de Lima Silva. O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28603 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28603 |
identifier_str_mv |
GREGÓRIO, Martha de Lima Silva. O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744566630219776 |