O desenvolvimento da escrita através da retextualização do artigo de opinião para o meme no 9° Ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4932 |
Resumo: | O trabalho com gêneros textuais/discursivos tem sido um desafio para despertar o interesse dos alunos, por isso, é preciso encontrar estratégias que sejam atrativas e mais significativas para a vida dos estudantes. Com esse intuito, esta pesquisa foi elaborada, com o objetivo de desenvolver uma proposta de retextualização do gênero artigo de opinião para o meme como estratégia didática no desenvolvimento da proficiência da escrita de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Metodologicamente, esta proposta adotou a pesquisa-ação, utilizando uma sequência didática ressignificada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), adaptada ao itinerário didático, tendo por base o esquema de Colognesi (2015) e Colognesi e Lucchini (2017). O corpus desta pesquisa foi constituído por amostras de produções textuais dos alunos antes e depois da aplicação da proposta didática, utilizando as leituras dos artigos de opinião e sua retextualização para o gênero meme, sendo observados os critérios como adequação ao gênero textual-discursivo, os argumentos produzidos e as semioses utilizadas, bem como o percurso da pesquisa. Os principais referenciais teóricos que embasaram a presente pesquisa, no que concerne ao estudo dos gêneros textuais/discursivos foram Marcuschi (2005, 2008) e Mikhail Bakhtin (2003); para tratar do fenômeno da retextualização, Dell´Isola (2007), Marcuschi (2010); da prática argumentativa, Fiorin (2018), Koch e Elias (2016), no trato dos gêneros da esfera digital, foram retomadas as considerações de Rojo (2009), Coscarelli e Ribeiro (2011), entre outros. Ao final da pesquisa, constatou-se que as etapas do itinerário didático desempenharam um papel crucial na recomposição da aprendizagem. Com relação ao processo de retextualização, parte da turma não conseguiu realizá-lo a contento, considerando os aspectos que caracterizam e constituem o gênero textualdiscursivo meme. Embora os alunos apresentassem níveis diferenciados de proficiência da escrita, houve progressos no processo de aprendizagem, uma vez que as atividades de retextualização, envolvendo artigos de opinião e memes, proporcionaram aos alunos, não só uma experiência de contato positiva na sua formação enquanto escritores, como também ampliou a capacidade de percepção a respeito da realidade que os cerca. |
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O desenvolvimento da escrita através da retextualização do artigo de opinião para o meme no 9° Ano do Ensino FundamentalThe development of writing through the retextualization of opinion articles into memes in the 9th grade of elementary schoolEnsino; Escrita; Retextualização; Artigo de Opinião; Meme.Teaching. Writing. Retextualization. Opinion article. Memes.LETRAS::LINGUA PORTUGUESAO trabalho com gêneros textuais/discursivos tem sido um desafio para despertar o interesse dos alunos, por isso, é preciso encontrar estratégias que sejam atrativas e mais significativas para a vida dos estudantes. Com esse intuito, esta pesquisa foi elaborada, com o objetivo de desenvolver uma proposta de retextualização do gênero artigo de opinião para o meme como estratégia didática no desenvolvimento da proficiência da escrita de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Metodologicamente, esta proposta adotou a pesquisa-ação, utilizando uma sequência didática ressignificada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), adaptada ao itinerário didático, tendo por base o esquema de Colognesi (2015) e Colognesi e Lucchini (2017). O corpus desta pesquisa foi constituído por amostras de produções textuais dos alunos antes e depois da aplicação da proposta didática, utilizando as leituras dos artigos de opinião e sua retextualização para o gênero meme, sendo observados os critérios como adequação ao gênero textual-discursivo, os argumentos produzidos e as semioses utilizadas, bem como o percurso da pesquisa. Os principais referenciais teóricos que embasaram a presente pesquisa, no que concerne ao estudo dos gêneros textuais/discursivos foram Marcuschi (2005, 2008) e Mikhail Bakhtin (2003); para tratar do fenômeno da retextualização, Dell´Isola (2007), Marcuschi (2010); da prática argumentativa, Fiorin (2018), Koch e Elias (2016), no trato dos gêneros da esfera digital, foram retomadas as considerações de Rojo (2009), Coscarelli e Ribeiro (2011), entre outros. Ao final da pesquisa, constatou-se que as etapas do itinerário didático desempenharam um papel crucial na recomposição da aprendizagem. Com relação ao processo de retextualização, parte da turma não conseguiu realizá-lo a contento, considerando os aspectos que caracterizam e constituem o gênero textualdiscursivo meme. Embora os alunos apresentassem níveis diferenciados de proficiência da escrita, houve progressos no processo de aprendizagem, uma vez que as atividades de retextualização, envolvendo artigos de opinião e memes, proporcionaram aos alunos, não só uma experiência de contato positiva na sua formação enquanto escritores, como também ampliou a capacidade de percepção a respeito da realidade que os cerca.Working with textual/discursive genres has been a challenge in arousing students' interest, therefore, it is necessary to find strategies that are attractive and more meaningful for students' lives. With this in mind, this research was developed, with the aim of developing a proposal to retextualize the opinion article genre into the meme as a didactic strategy in developing the writing proficiency of students in the 9th year of Elementary School. Methodologically, this proposal adopted action research, using a didactic sequence redefined by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), adapted to the didactic itinerary, based on the scheme of Colognesi (2015) and Colognesi and Lucchini (2017). The corpus of this research was made up of samples of students' textual productions before and after the application of the didactic proposal, using the readings of opinion articles and their retextualization for the meme genre, observing criteria such as adequacy to the textual-discursive genre, the arguments produced and the semiosis used, as well as the research path. The main theoretical references that supported this research, regarding the study of textual/discursive genres, were Marcuschi (2005, 2008) and Mikhail Bakhtin (2003); to address the phenomenon of retextualization, Dell´Isola (2007), Marcuschi (2010); of argumentative practice, Fiorin (2018), Koch and Elias (2016), when dealing with genres in the digital sphere, the considerations of Rojo (2009), Coscarelli and Ribeiro (2011), among others, were taken up. At the end of the research, it was found that the stages of the didactic itinerary played a crucial role in recomposing learning. Regarding the retextualization process, part of the class was unable to carry out it satisfactorily, considering the aspects that characterize and constitute the meme textual-discursive genre. Although the students had different levels of writing proficiency, there was progress in the learning process, since the retextualization activities, involving opinion articles and memes, provided the students with not only a positive contact experience in their training as writers, but also expanded their ability to perceive the reality that surrounds them.CapesUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASAquino, Maria de Fátima SouzaFarias, LuanaMartins, IaraTavares, Maria do Socorro Alves2024-05-06T12:05:58Z2999-12-312024-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTAVARES, Maria do Socorro Alves. O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ATRAVÉS DA RETEXTUALIZAÇÃO DO ARTIGO DE OPINIÃO PARA O MEME NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2024. 142p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira-PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4932porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-05-06T12:05:58Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4932Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-05-06T12:05:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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