A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHAGAS, Ana Carla das.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20839
Resumo: Esta pesquisa surge a partir da necessidade de práticas inovadoras para o trabalho com a leitura literária no Ensino Fundamental II e tem como objetivo principal aprimorar as habilidades de leitura, oralidade, linguística e escrita dos alunos através do letramento literário. Todas as discussões arroladas reforçarão a imprescindível urgência em um trabalho dinâmico com o texto literário. Por esta razão, com base nos postulados de Cosson (2016), apresentaremos uma proposta de intervenção didático-metodológica, composta de duas sequências literárias com obras góticas: uma básica, que tem como texto base o romance O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson, e uma expandida, a partir do romance Frankenstein, de Mary Shelley, adaptação de Cláudia Lopes. Interligaremos várias outras obras do gótico com gêneros textuais diversos. Acreditamos que essa proposta possa contribuir para um trabalho efetivo com o texto literário em sala de aula. Para tanto, realizaremos uma pesquisa de natureza bibliográfica utilizando os pressupostos críticosteóricos de autores renomados, tais como: Antunes (2003), Colomer (2007), Cosson (2012 e 2017), Dolz e Schnewly (2004), Freire (2011), Giassone (1999), Jouve (2012), Kleiman (2005 e 2013), Koch e Elias (2010), Lemov (2011), Machado (2009), Martins (1994), Oliveira (2013), Pennac (1993), Rangel (2009), Reuter (2002), Pouxel (2013), Salomoni (2005), Santos (2017), Soares (2017) e Terra (2014) entre outros, sobre leitura, letramento literário e incentivos do governo para estimular a leitura de literatura, tudo isso voltado para o Ensino Fundamental. Nossa proposta de intervenção está justificada teoricamente, o que se constitui um diferencial, visto que as sequências didáticas que os professores têm acesso, já vem prontas e carecem de explicações teórico-metodológicas que instruam os docentes acerca da relevância de cada atividade.
id UFCG_80e0d15dae88d8d20dc3b0e29c7b4baa
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20839
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida.The construction of the proficient reader through Gothic literature: proposal for a basic and expanded sequence.LeituraLetramento literárioLeitura literáriaHabilidades de leituraLiteratura góticaConstrução do leitorReadingLiterary literacyLiterary readingReading skillsGothic literatureReader Construction readingLetras.Esta pesquisa surge a partir da necessidade de práticas inovadoras para o trabalho com a leitura literária no Ensino Fundamental II e tem como objetivo principal aprimorar as habilidades de leitura, oralidade, linguística e escrita dos alunos através do letramento literário. Todas as discussões arroladas reforçarão a imprescindível urgência em um trabalho dinâmico com o texto literário. Por esta razão, com base nos postulados de Cosson (2016), apresentaremos uma proposta de intervenção didático-metodológica, composta de duas sequências literárias com obras góticas: uma básica, que tem como texto base o romance O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson, e uma expandida, a partir do romance Frankenstein, de Mary Shelley, adaptação de Cláudia Lopes. Interligaremos várias outras obras do gótico com gêneros textuais diversos. Acreditamos que essa proposta possa contribuir para um trabalho efetivo com o texto literário em sala de aula. Para tanto, realizaremos uma pesquisa de natureza bibliográfica utilizando os pressupostos críticosteóricos de autores renomados, tais como: Antunes (2003), Colomer (2007), Cosson (2012 e 2017), Dolz e Schnewly (2004), Freire (2011), Giassone (1999), Jouve (2012), Kleiman (2005 e 2013), Koch e Elias (2010), Lemov (2011), Machado (2009), Martins (1994), Oliveira (2013), Pennac (1993), Rangel (2009), Reuter (2002), Pouxel (2013), Salomoni (2005), Santos (2017), Soares (2017) e Terra (2014) entre outros, sobre leitura, letramento literário e incentivos do governo para estimular a leitura de literatura, tudo isso voltado para o Ensino Fundamental. Nossa proposta de intervenção está justificada teoricamente, o que se constitui um diferencial, visto que as sequências didáticas que os professores têm acesso, já vem prontas e carecem de explicações teórico-metodológicas que instruam os docentes acerca da relevância de cada atividade.This research comes from a need of innovative practices for the working with the reading of literature in the Elementary School Years and it has as main objective to improve reading, discussing, linguistics and writing skills of students through literary literacy. All the elements discussed here will show how urgent it is that a dynamic work with the literary text come into practice. So, based on Cosson (2016), it will be presented a didactic-methodological proposal of intervention, through two literary didactic sequences with gothic works: a basic didactic sequence, having as its main text the novel Dr. Jekyl and Mr. Hyde, by Robert Louis Stevenson, and an expanded one, on Frankenstein by Mary Shelley, adapted by Cláudia Lopes. We will work with links among the many gothic texts with different textual genres. We believe this proposal may contribute to an effective work with literature in class. Thus, we will carry out a research of bibliographical nature based on theoretical support of important researches of the area, such as Antunes (2003), Colomer (2007), Cosson (2012, 2017), Dolz e Schnewly (2004), Freire (2011), Giassone (1999), Jouve (2012), Kleiman (2005, 2013), Koch and Elias (2010), Lemov (2011), Machado (2009), Martins (1994), Oliveira (2013), Pennac (1993), Rangel (2009), Reuter (2002), Pouxel (2013), Salomoni (2005), Santos (2017), Soares (2017) and Terra (2014), among others, about reading, literary literacy and government programs for the reading of literature, having in mind the Elementary School years. Our proposal is theoretically supported, being this a remarkable quality of it, since the didactic sequences teachers have access are given them already made and they all have no theoretical information about the relevance of each activity.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGDIAS, Daise Lilian Fonseca.DIAS, D. L. F.http://lattes.cnpq.br/4229082666899564QUEIROGA, Marcílio Garcia de.MARTINS, Edson Soares.CHAGAS, Ana Carla das.2019-04-262021-08-26T14:04:39Z2021-08-262021-08-26T14:04:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20839CHAGAS, Ana Carla das. A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida. 2019. 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-26T14:04:39Zoai:localhost:riufcg/20839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-26T14:04:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida.
The construction of the proficient reader through Gothic literature: proposal for a basic and expanded sequence.
title A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida.
spellingShingle A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida.
CHAGAS, Ana Carla das.
Leitura
Letramento literário
Leitura literária
Habilidades de leitura
Literatura gótica
Construção do leitor
Reading
Literary literacy
Literary reading
Reading skills
Gothic literature
Reader Construction reading
Letras.
title_short A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida.
title_full A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida.
title_fullStr A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida.
title_full_unstemmed A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida.
title_sort A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida.
author CHAGAS, Ana Carla das.
author_facet CHAGAS, Ana Carla das.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DIAS, Daise Lilian Fonseca.
DIAS, D. L. F.
http://lattes.cnpq.br/4229082666899564
QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
MARTINS, Edson Soares.
dc.contributor.author.fl_str_mv CHAGAS, Ana Carla das.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Letramento literário
Leitura literária
Habilidades de leitura
Literatura gótica
Construção do leitor
Reading
Literary literacy
Literary reading
Reading skills
Gothic literature
Reader Construction reading
Letras.
topic Leitura
Letramento literário
Leitura literária
Habilidades de leitura
Literatura gótica
Construção do leitor
Reading
Literary literacy
Literary reading
Reading skills
Gothic literature
Reader Construction reading
Letras.
description Esta pesquisa surge a partir da necessidade de práticas inovadoras para o trabalho com a leitura literária no Ensino Fundamental II e tem como objetivo principal aprimorar as habilidades de leitura, oralidade, linguística e escrita dos alunos através do letramento literário. Todas as discussões arroladas reforçarão a imprescindível urgência em um trabalho dinâmico com o texto literário. Por esta razão, com base nos postulados de Cosson (2016), apresentaremos uma proposta de intervenção didático-metodológica, composta de duas sequências literárias com obras góticas: uma básica, que tem como texto base o romance O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson, e uma expandida, a partir do romance Frankenstein, de Mary Shelley, adaptação de Cláudia Lopes. Interligaremos várias outras obras do gótico com gêneros textuais diversos. Acreditamos que essa proposta possa contribuir para um trabalho efetivo com o texto literário em sala de aula. Para tanto, realizaremos uma pesquisa de natureza bibliográfica utilizando os pressupostos críticosteóricos de autores renomados, tais como: Antunes (2003), Colomer (2007), Cosson (2012 e 2017), Dolz e Schnewly (2004), Freire (2011), Giassone (1999), Jouve (2012), Kleiman (2005 e 2013), Koch e Elias (2010), Lemov (2011), Machado (2009), Martins (1994), Oliveira (2013), Pennac (1993), Rangel (2009), Reuter (2002), Pouxel (2013), Salomoni (2005), Santos (2017), Soares (2017) e Terra (2014) entre outros, sobre leitura, letramento literário e incentivos do governo para estimular a leitura de literatura, tudo isso voltado para o Ensino Fundamental. Nossa proposta de intervenção está justificada teoricamente, o que se constitui um diferencial, visto que as sequências didáticas que os professores têm acesso, já vem prontas e carecem de explicações teórico-metodológicas que instruam os docentes acerca da relevância de cada atividade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-26
2021-08-26T14:04:39Z
2021-08-26
2021-08-26T14:04:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20839
CHAGAS, Ana Carla das. A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida. 2019. 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20839
identifier_str_mv CHAGAS, Ana Carla das. A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida. 2019. 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744506493337600