A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20839 |
Resumo: | Esta pesquisa surge a partir da necessidade de práticas inovadoras para o trabalho com a leitura literária no Ensino Fundamental II e tem como objetivo principal aprimorar as habilidades de leitura, oralidade, linguística e escrita dos alunos através do letramento literário. Todas as discussões arroladas reforçarão a imprescindível urgência em um trabalho dinâmico com o texto literário. Por esta razão, com base nos postulados de Cosson (2016), apresentaremos uma proposta de intervenção didático-metodológica, composta de duas sequências literárias com obras góticas: uma básica, que tem como texto base o romance O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson, e uma expandida, a partir do romance Frankenstein, de Mary Shelley, adaptação de Cláudia Lopes. Interligaremos várias outras obras do gótico com gêneros textuais diversos. Acreditamos que essa proposta possa contribuir para um trabalho efetivo com o texto literário em sala de aula. Para tanto, realizaremos uma pesquisa de natureza bibliográfica utilizando os pressupostos críticosteóricos de autores renomados, tais como: Antunes (2003), Colomer (2007), Cosson (2012 e 2017), Dolz e Schnewly (2004), Freire (2011), Giassone (1999), Jouve (2012), Kleiman (2005 e 2013), Koch e Elias (2010), Lemov (2011), Machado (2009), Martins (1994), Oliveira (2013), Pennac (1993), Rangel (2009), Reuter (2002), Pouxel (2013), Salomoni (2005), Santos (2017), Soares (2017) e Terra (2014) entre outros, sobre leitura, letramento literário e incentivos do governo para estimular a leitura de literatura, tudo isso voltado para o Ensino Fundamental. Nossa proposta de intervenção está justificada teoricamente, o que se constitui um diferencial, visto que as sequências didáticas que os professores têm acesso, já vem prontas e carecem de explicações teórico-metodológicas que instruam os docentes acerca da relevância de cada atividade. |
id |
UFCG_80e0d15dae88d8d20dc3b0e29c7b4baa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/20839 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida.The construction of the proficient reader through Gothic literature: proposal for a basic and expanded sequence.LeituraLetramento literárioLeitura literáriaHabilidades de leituraLiteratura góticaConstrução do leitorReadingLiterary literacyLiterary readingReading skillsGothic literatureReader Construction readingLetras.Esta pesquisa surge a partir da necessidade de práticas inovadoras para o trabalho com a leitura literária no Ensino Fundamental II e tem como objetivo principal aprimorar as habilidades de leitura, oralidade, linguística e escrita dos alunos através do letramento literário. Todas as discussões arroladas reforçarão a imprescindível urgência em um trabalho dinâmico com o texto literário. Por esta razão, com base nos postulados de Cosson (2016), apresentaremos uma proposta de intervenção didático-metodológica, composta de duas sequências literárias com obras góticas: uma básica, que tem como texto base o romance O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson, e uma expandida, a partir do romance Frankenstein, de Mary Shelley, adaptação de Cláudia Lopes. Interligaremos várias outras obras do gótico com gêneros textuais diversos. Acreditamos que essa proposta possa contribuir para um trabalho efetivo com o texto literário em sala de aula. Para tanto, realizaremos uma pesquisa de natureza bibliográfica utilizando os pressupostos críticosteóricos de autores renomados, tais como: Antunes (2003), Colomer (2007), Cosson (2012 e 2017), Dolz e Schnewly (2004), Freire (2011), Giassone (1999), Jouve (2012), Kleiman (2005 e 2013), Koch e Elias (2010), Lemov (2011), Machado (2009), Martins (1994), Oliveira (2013), Pennac (1993), Rangel (2009), Reuter (2002), Pouxel (2013), Salomoni (2005), Santos (2017), Soares (2017) e Terra (2014) entre outros, sobre leitura, letramento literário e incentivos do governo para estimular a leitura de literatura, tudo isso voltado para o Ensino Fundamental. Nossa proposta de intervenção está justificada teoricamente, o que se constitui um diferencial, visto que as sequências didáticas que os professores têm acesso, já vem prontas e carecem de explicações teórico-metodológicas que instruam os docentes acerca da relevância de cada atividade.This research comes from a need of innovative practices for the working with the reading of literature in the Elementary School Years and it has as main objective to improve reading, discussing, linguistics and writing skills of students through literary literacy. All the elements discussed here will show how urgent it is that a dynamic work with the literary text come into practice. So, based on Cosson (2016), it will be presented a didactic-methodological proposal of intervention, through two literary didactic sequences with gothic works: a basic didactic sequence, having as its main text the novel Dr. Jekyl and Mr. Hyde, by Robert Louis Stevenson, and an expanded one, on Frankenstein by Mary Shelley, adapted by Cláudia Lopes. We will work with links among the many gothic texts with different textual genres. We believe this proposal may contribute to an effective work with literature in class. Thus, we will carry out a research of bibliographical nature based on theoretical support of important researches of the area, such as Antunes (2003), Colomer (2007), Cosson (2012, 2017), Dolz e Schnewly (2004), Freire (2011), Giassone (1999), Jouve (2012), Kleiman (2005, 2013), Koch and Elias (2010), Lemov (2011), Machado (2009), Martins (1994), Oliveira (2013), Pennac (1993), Rangel (2009), Reuter (2002), Pouxel (2013), Salomoni (2005), Santos (2017), Soares (2017) and Terra (2014), among others, about reading, literary literacy and government programs for the reading of literature, having in mind the Elementary School years. Our proposal is theoretically supported, being this a remarkable quality of it, since the didactic sequences teachers have access are given them already made and they all have no theoretical information about the relevance of each activity.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGDIAS, Daise Lilian Fonseca.DIAS, D. L. F.http://lattes.cnpq.br/4229082666899564QUEIROGA, Marcílio Garcia de.MARTINS, Edson Soares.CHAGAS, Ana Carla das.2019-04-262021-08-26T14:04:39Z2021-08-262021-08-26T14:04:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20839CHAGAS, Ana Carla das. A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida. 2019. 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-26T14:04:39Zoai:localhost:riufcg/20839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-26T14:04:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida. The construction of the proficient reader through Gothic literature: proposal for a basic and expanded sequence. |
title |
A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida. |
spellingShingle |
A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida. CHAGAS, Ana Carla das. Leitura Letramento literário Leitura literária Habilidades de leitura Literatura gótica Construção do leitor Reading Literary literacy Literary reading Reading skills Gothic literature Reader Construction reading Letras. |
title_short |
A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida. |
title_full |
A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida. |
title_fullStr |
A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida. |
title_full_unstemmed |
A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida. |
title_sort |
A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida. |
author |
CHAGAS, Ana Carla das. |
author_facet |
CHAGAS, Ana Carla das. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DIAS, Daise Lilian Fonseca. DIAS, D. L. F. http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 QUEIROGA, Marcílio Garcia de. MARTINS, Edson Soares. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CHAGAS, Ana Carla das. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Letramento literário Leitura literária Habilidades de leitura Literatura gótica Construção do leitor Reading Literary literacy Literary reading Reading skills Gothic literature Reader Construction reading Letras. |
topic |
Leitura Letramento literário Leitura literária Habilidades de leitura Literatura gótica Construção do leitor Reading Literary literacy Literary reading Reading skills Gothic literature Reader Construction reading Letras. |
description |
Esta pesquisa surge a partir da necessidade de práticas inovadoras para o trabalho com a leitura literária no Ensino Fundamental II e tem como objetivo principal aprimorar as habilidades de leitura, oralidade, linguística e escrita dos alunos através do letramento literário. Todas as discussões arroladas reforçarão a imprescindível urgência em um trabalho dinâmico com o texto literário. Por esta razão, com base nos postulados de Cosson (2016), apresentaremos uma proposta de intervenção didático-metodológica, composta de duas sequências literárias com obras góticas: uma básica, que tem como texto base o romance O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson, e uma expandida, a partir do romance Frankenstein, de Mary Shelley, adaptação de Cláudia Lopes. Interligaremos várias outras obras do gótico com gêneros textuais diversos. Acreditamos que essa proposta possa contribuir para um trabalho efetivo com o texto literário em sala de aula. Para tanto, realizaremos uma pesquisa de natureza bibliográfica utilizando os pressupostos críticosteóricos de autores renomados, tais como: Antunes (2003), Colomer (2007), Cosson (2012 e 2017), Dolz e Schnewly (2004), Freire (2011), Giassone (1999), Jouve (2012), Kleiman (2005 e 2013), Koch e Elias (2010), Lemov (2011), Machado (2009), Martins (1994), Oliveira (2013), Pennac (1993), Rangel (2009), Reuter (2002), Pouxel (2013), Salomoni (2005), Santos (2017), Soares (2017) e Terra (2014) entre outros, sobre leitura, letramento literário e incentivos do governo para estimular a leitura de literatura, tudo isso voltado para o Ensino Fundamental. Nossa proposta de intervenção está justificada teoricamente, o que se constitui um diferencial, visto que as sequências didáticas que os professores têm acesso, já vem prontas e carecem de explicações teórico-metodológicas que instruam os docentes acerca da relevância de cada atividade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-26 2021-08-26T14:04:39Z 2021-08-26 2021-08-26T14:04:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20839 CHAGAS, Ana Carla das. A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida. 2019. 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20839 |
identifier_str_mv |
CHAGAS, Ana Carla das. A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida. 2019. 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744506493337600 |