Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723 |
Resumo: | É comum a visão de que testes servem apenas para mensurar aprendizado e que aprendizagem acontece apenas durante o estudo, sem contar a forma predominante de transmissão de conteúdo que seria através de aulas expositivas, inclusive na área de Ciência da Computação. Como resultado, temos um processo de ensino que, por vezes, vai de encontro ao funcionamento biológico do cérebro, ao afirmar, por exemplo, que testes possuem um papel neutro no processo de aprendizagem (i.e. só se aprende durante o estudo). Nesse sentido, este trabalho descreverá proposições sobre testes e estratégias para as aulas baseadas na psicologia cognitiva, de modo a melhorar o processo de ensino em tópicos da Ciência da Computação (e.g. Algoritmos e Estrutura de Dados). Caso os docentes adotem essas estratégias, tanto a retenção dos conteúdos no longo prazo quanto a aprendizagem dos discentes podem aumentar. |
id |
UFCG_811fb7946818759bd75973096e44f509 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/20723 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação.Test me soon I learn: propositions for formulations of a pedagogical plan focused on tests aimed at teaching of Computer Science.Ensino ativoEnsino focado em testesEducação em Ciência da ComputaçãoEnsino de Ciência da ComputaçãoAprendizagem em Ciência da ComputaçãoPsicologia CognitivaActive teachingTeaching focused on testsComputer Science EducationComputer Science TeachingLearning in Computer ScienceCognitive PsychologyCiência da Computação.É comum a visão de que testes servem apenas para mensurar aprendizado e que aprendizagem acontece apenas durante o estudo, sem contar a forma predominante de transmissão de conteúdo que seria através de aulas expositivas, inclusive na área de Ciência da Computação. Como resultado, temos um processo de ensino que, por vezes, vai de encontro ao funcionamento biológico do cérebro, ao afirmar, por exemplo, que testes possuem um papel neutro no processo de aprendizagem (i.e. só se aprende durante o estudo). Nesse sentido, este trabalho descreverá proposições sobre testes e estratégias para as aulas baseadas na psicologia cognitiva, de modo a melhorar o processo de ensino em tópicos da Ciência da Computação (e.g. Algoritmos e Estrutura de Dados). Caso os docentes adotem essas estratégias, tanto a retenção dos conteúdos no longo prazo quanto a aprendizagem dos discentes podem aumentar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGBARROS, Marcelo Alves de.BARROS, M. A.http://lattes.cnpq.br/1101332313551029FIGUEIREDO, Jorge César Abrantes de.FIGUEIREDO, J. C. A.MASSONI, Tiago Lima.MASSONI, T. L.SILVA, Jobson Lucas Dias da.2019-07-022021-08-20T16:46:49Z2021-08-202021-08-20T16:46:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723SILVA, Jobson Lucas Dias da. Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação. 2019. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-20T16:47:25Zoai:localhost:riufcg/20723Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-20T16:47:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação. Test me soon I learn: propositions for formulations of a pedagogical plan focused on tests aimed at teaching of Computer Science. |
title |
Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação. |
spellingShingle |
Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação. SILVA, Jobson Lucas Dias da. Ensino ativo Ensino focado em testes Educação em Ciência da Computação Ensino de Ciência da Computação Aprendizagem em Ciência da Computação Psicologia Cognitiva Active teaching Teaching focused on tests Computer Science Education Computer Science Teaching Learning in Computer Science Cognitive Psychology Ciência da Computação. |
title_short |
Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação. |
title_full |
Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação. |
title_fullStr |
Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação. |
title_full_unstemmed |
Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação. |
title_sort |
Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação. |
author |
SILVA, Jobson Lucas Dias da. |
author_facet |
SILVA, Jobson Lucas Dias da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BARROS, Marcelo Alves de. BARROS, M. A. http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 FIGUEIREDO, Jorge César Abrantes de. FIGUEIREDO, J. C. A. MASSONI, Tiago Lima. MASSONI, T. L. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Jobson Lucas Dias da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino ativo Ensino focado em testes Educação em Ciência da Computação Ensino de Ciência da Computação Aprendizagem em Ciência da Computação Psicologia Cognitiva Active teaching Teaching focused on tests Computer Science Education Computer Science Teaching Learning in Computer Science Cognitive Psychology Ciência da Computação. |
topic |
Ensino ativo Ensino focado em testes Educação em Ciência da Computação Ensino de Ciência da Computação Aprendizagem em Ciência da Computação Psicologia Cognitiva Active teaching Teaching focused on tests Computer Science Education Computer Science Teaching Learning in Computer Science Cognitive Psychology Ciência da Computação. |
description |
É comum a visão de que testes servem apenas para mensurar aprendizado e que aprendizagem acontece apenas durante o estudo, sem contar a forma predominante de transmissão de conteúdo que seria através de aulas expositivas, inclusive na área de Ciência da Computação. Como resultado, temos um processo de ensino que, por vezes, vai de encontro ao funcionamento biológico do cérebro, ao afirmar, por exemplo, que testes possuem um papel neutro no processo de aprendizagem (i.e. só se aprende durante o estudo). Nesse sentido, este trabalho descreverá proposições sobre testes e estratégias para as aulas baseadas na psicologia cognitiva, de modo a melhorar o processo de ensino em tópicos da Ciência da Computação (e.g. Algoritmos e Estrutura de Dados). Caso os docentes adotem essas estratégias, tanto a retenção dos conteúdos no longo prazo quanto a aprendizagem dos discentes podem aumentar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-02 2021-08-20T16:46:49Z 2021-08-20 2021-08-20T16:46:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723 SILVA, Jobson Lucas Dias da. Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação. 2019. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723 |
identifier_str_mv |
SILVA, Jobson Lucas Dias da. Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação. 2019. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744505608339456 |