Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jobson Lucas Dias da.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723
Resumo: É comum a visão de que testes servem apenas para mensurar aprendizado e que aprendizagem acontece apenas durante o estudo, sem contar a forma predominante de transmissão de conteúdo que seria através de aulas expositivas, inclusive na área de Ciência da Computação. Como resultado, temos um processo de ensino que, por vezes, vai de encontro ao funcionamento biológico do cérebro, ao afirmar, por exemplo, que testes possuem um papel neutro no processo de aprendizagem (i.e. só se aprende durante o estudo). Nesse sentido, este trabalho descreverá proposições sobre testes e estratégias para as aulas baseadas na psicologia cognitiva, de modo a melhorar o processo de ensino em tópicos da Ciência da Computação (e.g. Algoritmos e Estrutura de Dados). Caso os docentes adotem essas estratégias, tanto a retenção dos conteúdos no longo prazo quanto a aprendizagem dos discentes podem aumentar.
id UFCG_811fb7946818759bd75973096e44f509
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20723
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação.Test me soon I learn: propositions for formulations of a pedagogical plan focused on tests aimed at teaching of Computer Science.Ensino ativoEnsino focado em testesEducação em Ciência da ComputaçãoEnsino de Ciência da ComputaçãoAprendizagem em Ciência da ComputaçãoPsicologia CognitivaActive teachingTeaching focused on testsComputer Science EducationComputer Science TeachingLearning in Computer ScienceCognitive PsychologyCiência da Computação.É comum a visão de que testes servem apenas para mensurar aprendizado e que aprendizagem acontece apenas durante o estudo, sem contar a forma predominante de transmissão de conteúdo que seria através de aulas expositivas, inclusive na área de Ciência da Computação. Como resultado, temos um processo de ensino que, por vezes, vai de encontro ao funcionamento biológico do cérebro, ao afirmar, por exemplo, que testes possuem um papel neutro no processo de aprendizagem (i.e. só se aprende durante o estudo). Nesse sentido, este trabalho descreverá proposições sobre testes e estratégias para as aulas baseadas na psicologia cognitiva, de modo a melhorar o processo de ensino em tópicos da Ciência da Computação (e.g. Algoritmos e Estrutura de Dados). Caso os docentes adotem essas estratégias, tanto a retenção dos conteúdos no longo prazo quanto a aprendizagem dos discentes podem aumentar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGBARROS, Marcelo Alves de.BARROS, M. A.http://lattes.cnpq.br/1101332313551029FIGUEIREDO, Jorge César Abrantes de.FIGUEIREDO, J. C. A.MASSONI, Tiago Lima.MASSONI, T. L.SILVA, Jobson Lucas Dias da.2019-07-022021-08-20T16:46:49Z2021-08-202021-08-20T16:46:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723SILVA, Jobson Lucas Dias da. Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação. 2019. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-20T16:47:25Zoai:localhost:riufcg/20723Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-20T16:47:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação.
Test me soon I learn: propositions for formulations of a pedagogical plan focused on tests aimed at teaching of Computer Science.
title Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação.
spellingShingle Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação.
SILVA, Jobson Lucas Dias da.
Ensino ativo
Ensino focado em testes
Educação em Ciência da Computação
Ensino de Ciência da Computação
Aprendizagem em Ciência da Computação
Psicologia Cognitiva
Active teaching
Teaching focused on tests
Computer Science Education
Computer Science Teaching
Learning in Computer Science
Cognitive Psychology
Ciência da Computação.
title_short Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação.
title_full Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação.
title_fullStr Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação.
title_full_unstemmed Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação.
title_sort Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação.
author SILVA, Jobson Lucas Dias da.
author_facet SILVA, Jobson Lucas Dias da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARROS, Marcelo Alves de.
BARROS, M. A.
http://lattes.cnpq.br/1101332313551029
FIGUEIREDO, Jorge César Abrantes de.
FIGUEIREDO, J. C. A.
MASSONI, Tiago Lima.
MASSONI, T. L.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Jobson Lucas Dias da.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino ativo
Ensino focado em testes
Educação em Ciência da Computação
Ensino de Ciência da Computação
Aprendizagem em Ciência da Computação
Psicologia Cognitiva
Active teaching
Teaching focused on tests
Computer Science Education
Computer Science Teaching
Learning in Computer Science
Cognitive Psychology
Ciência da Computação.
topic Ensino ativo
Ensino focado em testes
Educação em Ciência da Computação
Ensino de Ciência da Computação
Aprendizagem em Ciência da Computação
Psicologia Cognitiva
Active teaching
Teaching focused on tests
Computer Science Education
Computer Science Teaching
Learning in Computer Science
Cognitive Psychology
Ciência da Computação.
description É comum a visão de que testes servem apenas para mensurar aprendizado e que aprendizagem acontece apenas durante o estudo, sem contar a forma predominante de transmissão de conteúdo que seria através de aulas expositivas, inclusive na área de Ciência da Computação. Como resultado, temos um processo de ensino que, por vezes, vai de encontro ao funcionamento biológico do cérebro, ao afirmar, por exemplo, que testes possuem um papel neutro no processo de aprendizagem (i.e. só se aprende durante o estudo). Nesse sentido, este trabalho descreverá proposições sobre testes e estratégias para as aulas baseadas na psicologia cognitiva, de modo a melhorar o processo de ensino em tópicos da Ciência da Computação (e.g. Algoritmos e Estrutura de Dados). Caso os docentes adotem essas estratégias, tanto a retenção dos conteúdos no longo prazo quanto a aprendizagem dos discentes podem aumentar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-02
2021-08-20T16:46:49Z
2021-08-20
2021-08-20T16:46:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723
SILVA, Jobson Lucas Dias da. Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação. 2019. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723
identifier_str_mv SILVA, Jobson Lucas Dias da. Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação. 2019. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744505608339456