Análise de propostas didáticas em torno do gênero tirinha: contribuições ao professor a partir do aplicativo mundo gaturro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Raquel Evelly Vieira de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8992
Resumo: O estudo se deu através de inquietações ao analisar o Caderno de Teorias e Práticas do Programa GESTAR II de LP disponibilizado pelo MEC, em que foi notória a ausência do uso das tecnologias e mídias digitais para o ensino especialmente do gênero textual tirinha. Desta forma, o objetivo desse estudo foi analisar os trabalhos que foram selecionados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que abordam o uso das mídias digitais para o ensino de tirinhas, e após a análise propor um curso formação continuada de professores para trabalhar com tirinhas nas aulas de LP, a partir da utilização de um aplicativo educacional disponível no play store denominado Mundo Gaturro. Para tanto, a metodologia que foi utilizada para a realização desse trabalho, se classifica de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1982 e LÜDKE; ANDRÉ, 1986) e de cunho bibliográfico (SEVERINO, 2007) desenvolvido por meio de uma análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Como referencial teórico para fundamentar a pesquisa, os principais autores foram: Rojo (2012) que trata o letramento e multiletramento, sobretudo, em sala de aula; os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) que ressaltam a significância de se trabalhar os gêneros textuais; Leite (2013) aponta em seus estudos a importância do gênero tirinha e Garcia (2010) sobre a inclusão da tecnologia no ensino e na aprendizagem. Conclui-se que, a partir da análise dos trabalhos selecionados na BDTD, o uso de mídias digitais para o ensino e aprendizagem do gênero textual tirinha, ainda não é incluso de maneira que venha a auxiliar os professores e os alunos de forma satisfatória, mas apenas para a exposição de conteúdos, já que entre os anos de 2013 a 2018 apenas três trabalhos destacam o ensino de tirinhas com o uso de mídias digitais nas aulas de LP. Para amenizar esse afastamento dos professores com os recursos tecnológicos, foi proposto um de curso de formação continuada de professores do ensino fundamental II com intuito de incluir essas ferramentas na sala de aula para o ensino e a produção do gênero tirinha. Espera-se que esse estudo sirva como uma nova reflexão sobre a relevância desse método de ensino e aprendizagem. Assim, propõem-se estudos futuros para a aplicação desse curso de formação de professores, como forma de melhoria para o ensino.
id UFCG_81347e18be67ba1e80e195b593c0a7f0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8992
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise de propostas didáticas em torno do gênero tirinha: contribuições ao professor a partir do aplicativo mundo gaturro.Analysis of didactic proposals around the comic strip: contributions to the teacher from the gaturro world application.Gêneros textuaisTirinhasMídias digitaisPrática de ensinoTextual GenresComic StripsDigital MediaTeaching PracticeLetras - Língua Portuguesa.O estudo se deu através de inquietações ao analisar o Caderno de Teorias e Práticas do Programa GESTAR II de LP disponibilizado pelo MEC, em que foi notória a ausência do uso das tecnologias e mídias digitais para o ensino especialmente do gênero textual tirinha. Desta forma, o objetivo desse estudo foi analisar os trabalhos que foram selecionados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que abordam o uso das mídias digitais para o ensino de tirinhas, e após a análise propor um curso formação continuada de professores para trabalhar com tirinhas nas aulas de LP, a partir da utilização de um aplicativo educacional disponível no play store denominado Mundo Gaturro. Para tanto, a metodologia que foi utilizada para a realização desse trabalho, se classifica de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1982 e LÜDKE; ANDRÉ, 1986) e de cunho bibliográfico (SEVERINO, 2007) desenvolvido por meio de uma análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Como referencial teórico para fundamentar a pesquisa, os principais autores foram: Rojo (2012) que trata o letramento e multiletramento, sobretudo, em sala de aula; os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) que ressaltam a significância de se trabalhar os gêneros textuais; Leite (2013) aponta em seus estudos a importância do gênero tirinha e Garcia (2010) sobre a inclusão da tecnologia no ensino e na aprendizagem. Conclui-se que, a partir da análise dos trabalhos selecionados na BDTD, o uso de mídias digitais para o ensino e aprendizagem do gênero textual tirinha, ainda não é incluso de maneira que venha a auxiliar os professores e os alunos de forma satisfatória, mas apenas para a exposição de conteúdos, já que entre os anos de 2013 a 2018 apenas três trabalhos destacam o ensino de tirinhas com o uso de mídias digitais nas aulas de LP. Para amenizar esse afastamento dos professores com os recursos tecnológicos, foi proposto um de curso de formação continuada de professores do ensino fundamental II com intuito de incluir essas ferramentas na sala de aula para o ensino e a produção do gênero tirinha. Espera-se que esse estudo sirva como uma nova reflexão sobre a relevância desse método de ensino e aprendizagem. Assim, propõem-se estudos futuros para a aplicação desse curso de formação de professores, como forma de melhoria para o ensino.The study was based on the analysis of the book of Theories and Practices of the GESTAR II Program of LP offered by MEC, in which the absence of the use of digital technologies and media for the teaching especially of the textual genre tirinha was evident. In this way, the objective of this study was to analyze the works that were selected in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) that approach the use of the digital media for the teaching of strips, and after the analysis propose a continuous training course of teachers for working with comics in LP classes, using an educational application available in the play store called Mundo Gaturro. For this, the methodology that was used to carry out this work, is classified as a qualitative approach (BOGDAN; BIKLEN, 1982 and LÜDKE; ANDRÉ, 1986) and a bibliographic one (SEVERINO, 2007) And Andre, 1986). As a theoretical reference to base the research, the main authors were: Rojo (2012), which deals with literacy and multilearning, especially in the classroom; the National Curricular Parameters (1998) that emphasize the significance of working the textual genres; Leite (2013) points out in his studies the importance of the genre tirinha and Garcia (2010) on the inclusion of technology in teaching and learning. It is concluded that, based on the analysis of the works selected in the BDTD, the use of digital media for teaching and learning of the textual genre was not yet included in a way that would help teachers and students satisfactorily, but only for the exhibition of contents, since between the years of 2013 to 2018 only three works highlight the teaching of strips with the use of digital media in LP classes. In order to ease this distance from teachers with technological resources, a course of continuing education of teachers of elementary school II was proposed in order to include these tools in the classroom for the teaching and production of the tirinha genre. It is hoped that this study will serve as a new reflection on the relevance of this method of teaching and learning. Thus, future studies are proposed for the application of this teacher training course, as a form of improvement for teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACHADO, Viviane Guidotti.GUIDOTTI, Viviane.http://lattes.cnpq.br/3021482192977577PEREIRA, Hérica Paiva.OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.ARAÚJO, Raquel Evelly Vieira de.2018-12-132019-11-08T13:48:22Z2019-11-082019-11-08T13:48:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8992ARAÚJO, Raquel Evelly Vieira de. Análise de propostas didáticas em torno do gênero tirinha:contribuições ao professor a partir do aplicativo mundo gaturro. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-24T13:55:18Zoai:localhost:riufcg/8992Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-24T13:55:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de propostas didáticas em torno do gênero tirinha: contribuições ao professor a partir do aplicativo mundo gaturro.
Analysis of didactic proposals around the comic strip: contributions to the teacher from the gaturro world application.
title Análise de propostas didáticas em torno do gênero tirinha: contribuições ao professor a partir do aplicativo mundo gaturro.
spellingShingle Análise de propostas didáticas em torno do gênero tirinha: contribuições ao professor a partir do aplicativo mundo gaturro.
ARAÚJO, Raquel Evelly Vieira de.
Gêneros textuais
Tirinhas
Mídias digitais
Prática de ensino
Textual Genres
Comic Strips
Digital Media
Teaching Practice
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Análise de propostas didáticas em torno do gênero tirinha: contribuições ao professor a partir do aplicativo mundo gaturro.
title_full Análise de propostas didáticas em torno do gênero tirinha: contribuições ao professor a partir do aplicativo mundo gaturro.
title_fullStr Análise de propostas didáticas em torno do gênero tirinha: contribuições ao professor a partir do aplicativo mundo gaturro.
title_full_unstemmed Análise de propostas didáticas em torno do gênero tirinha: contribuições ao professor a partir do aplicativo mundo gaturro.
title_sort Análise de propostas didáticas em torno do gênero tirinha: contribuições ao professor a partir do aplicativo mundo gaturro.
author ARAÚJO, Raquel Evelly Vieira de.
author_facet ARAÚJO, Raquel Evelly Vieira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACHADO, Viviane Guidotti.
GUIDOTTI, Viviane.
http://lattes.cnpq.br/3021482192977577
PEREIRA, Hérica Paiva.
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Raquel Evelly Vieira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros textuais
Tirinhas
Mídias digitais
Prática de ensino
Textual Genres
Comic Strips
Digital Media
Teaching Practice
Letras - Língua Portuguesa.
topic Gêneros textuais
Tirinhas
Mídias digitais
Prática de ensino
Textual Genres
Comic Strips
Digital Media
Teaching Practice
Letras - Língua Portuguesa.
description O estudo se deu através de inquietações ao analisar o Caderno de Teorias e Práticas do Programa GESTAR II de LP disponibilizado pelo MEC, em que foi notória a ausência do uso das tecnologias e mídias digitais para o ensino especialmente do gênero textual tirinha. Desta forma, o objetivo desse estudo foi analisar os trabalhos que foram selecionados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que abordam o uso das mídias digitais para o ensino de tirinhas, e após a análise propor um curso formação continuada de professores para trabalhar com tirinhas nas aulas de LP, a partir da utilização de um aplicativo educacional disponível no play store denominado Mundo Gaturro. Para tanto, a metodologia que foi utilizada para a realização desse trabalho, se classifica de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1982 e LÜDKE; ANDRÉ, 1986) e de cunho bibliográfico (SEVERINO, 2007) desenvolvido por meio de uma análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Como referencial teórico para fundamentar a pesquisa, os principais autores foram: Rojo (2012) que trata o letramento e multiletramento, sobretudo, em sala de aula; os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) que ressaltam a significância de se trabalhar os gêneros textuais; Leite (2013) aponta em seus estudos a importância do gênero tirinha e Garcia (2010) sobre a inclusão da tecnologia no ensino e na aprendizagem. Conclui-se que, a partir da análise dos trabalhos selecionados na BDTD, o uso de mídias digitais para o ensino e aprendizagem do gênero textual tirinha, ainda não é incluso de maneira que venha a auxiliar os professores e os alunos de forma satisfatória, mas apenas para a exposição de conteúdos, já que entre os anos de 2013 a 2018 apenas três trabalhos destacam o ensino de tirinhas com o uso de mídias digitais nas aulas de LP. Para amenizar esse afastamento dos professores com os recursos tecnológicos, foi proposto um de curso de formação continuada de professores do ensino fundamental II com intuito de incluir essas ferramentas na sala de aula para o ensino e a produção do gênero tirinha. Espera-se que esse estudo sirva como uma nova reflexão sobre a relevância desse método de ensino e aprendizagem. Assim, propõem-se estudos futuros para a aplicação desse curso de formação de professores, como forma de melhoria para o ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
2019-11-08T13:48:22Z
2019-11-08
2019-11-08T13:48:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8992
ARAÚJO, Raquel Evelly Vieira de. Análise de propostas didáticas em torno do gênero tirinha:contribuições ao professor a partir do aplicativo mundo gaturro. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8992
identifier_str_mv ARAÚJO, Raquel Evelly Vieira de. Análise de propostas didáticas em torno do gênero tirinha:contribuições ao professor a partir do aplicativo mundo gaturro. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744411412660224