Administração pública sob a ótica do princípio da eficiência.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14580 |
Resumo: | O principio da eficiência trouxe um requisito a mais nos atos da Administração Publica, tanto direta como indireta, pois através desse principio exige-se um serviço publico de qualidade. Sendo também exigido eficiência no atuar do servidor publico. Os administradores públicos alem desse principio, devem obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade. Tais princípios estão plasmados no art. 37, caput, da Lei Maior, alem de outros previstos em leis infraconstitucionais. Evidencia-se na organização administrativa do Estado Brasileiro que e bem estruturada, identificada com os fenômenos da centralização, descentralização e desconcentração, que possibilita a prestação de serviços públicos com qualidade. Destarte, o que se configura, na pratica, e que o Estado apesar de constitucionalmente ter essa estrutura organizacional que favorece a execução das atividades administrativas com eficiência, tem sido condenado frequentemente por decisões judiciais a pagar indenizações por danos oriundos de serviços prestados de forma precária. Objetiva esta pesquisa analisar a Administração Publica sob a ótica do principio da eficiência, utilizando o método exegético-jurídico, através de fontes doutrinarias, legais e decisões jurisprudenciais, demonstrando que o principio da eficiência previsto na Constituição Federal, na lei n° 9.784/99 (do processo administrativo), Lei n° 8.429/92 (de improbidade administrativa), entre outros atos normativos legislativos e administrativos determinam que a Administração Publica deve atuar sob a ótica desse principio, que pode ser aferido através de atos públicos com critérios objetivos e subjetivos previstos nesses textos normativos. E nessa investigação, demonstra-se que o direito a uma prestação de serviços de qualidade e questão de cidadania. E que a eficiência e o resultado que deve ser buscado em todo atuar da Administração Publica, e que pode ser garantida por instrumentos jurídicos como Ação Civil Publica, Ação Popular entre outros. |
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Administração pública sob a ótica do princípio da eficiência.Public administration from the perspective of the principle of efficiency.Administração PúblicaPrincípio da Eficiência - Administração PúblicaConstituição Federal de 1988Direito PúblicoServiços PúblicosEstado - Prestador de Serviços PúblicosPublic AdministrationPrinciple of Efficiency - Public AdministrationFederal Constitution of 1988Public RightPublic ServicesState - Public Service ProviderDireito PúblicoO principio da eficiência trouxe um requisito a mais nos atos da Administração Publica, tanto direta como indireta, pois através desse principio exige-se um serviço publico de qualidade. Sendo também exigido eficiência no atuar do servidor publico. Os administradores públicos alem desse principio, devem obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade. Tais princípios estão plasmados no art. 37, caput, da Lei Maior, alem de outros previstos em leis infraconstitucionais. Evidencia-se na organização administrativa do Estado Brasileiro que e bem estruturada, identificada com os fenômenos da centralização, descentralização e desconcentração, que possibilita a prestação de serviços públicos com qualidade. Destarte, o que se configura, na pratica, e que o Estado apesar de constitucionalmente ter essa estrutura organizacional que favorece a execução das atividades administrativas com eficiência, tem sido condenado frequentemente por decisões judiciais a pagar indenizações por danos oriundos de serviços prestados de forma precária. Objetiva esta pesquisa analisar a Administração Publica sob a ótica do principio da eficiência, utilizando o método exegético-jurídico, através de fontes doutrinarias, legais e decisões jurisprudenciais, demonstrando que o principio da eficiência previsto na Constituição Federal, na lei n° 9.784/99 (do processo administrativo), Lei n° 8.429/92 (de improbidade administrativa), entre outros atos normativos legislativos e administrativos determinam que a Administração Publica deve atuar sob a ótica desse principio, que pode ser aferido através de atos públicos com critérios objetivos e subjetivos previstos nesses textos normativos. E nessa investigação, demonstra-se que o direito a uma prestação de serviços de qualidade e questão de cidadania. E que a eficiência e o resultado que deve ser buscado em todo atuar da Administração Publica, e que pode ser garantida por instrumentos jurídicos como Ação Civil Publica, Ação Popular entre outros.The beginning of the efficiency brought a requirement more the in the actions of the Public Administration, so much direct as insinuation, because through of that beginning a public service of quality is demanded. Being also demanded efficiency in acting of the public servant. The public administrators beyond of that beginning, they should obey the beginnings of the legality, impessoalidade, morality and publicity. Such beginnings are shaped in the art. 37, caput, of the Larger Law, besides other foreseen in laws infraconstitucionais. It is evidenced in the administrative organization of the Brazilian State that is well structured, identified with the phenomena of the centralization, decentralization and desconcentracao, that it makes possible the services rendered publics with quality. Like this, what is configured, in practice, it is that the State in spite of constitutionally to have that organizational structure that it favors the execution of the administrative activities with efficiency, it has frequently been condemned by judicial decisions to pay compensations for damages originating from of rendered services in a precarious way. He/she aims at this research to analyze the Public Administration under the optics of the beginning of the efficiency, using the exegetico-juridical method, through sources doctrinaire, legal and decisions jurisprudents, demonstrating that the beginning of the efficiency foreseen in the Federal Constitution, in the law no. 9.784/99 (of the administrative process), Law no. 8.429/92 (of administrative improbidade), among other legislative and administrative normative actions they determine that the Public Administration should act under the optics of that beginning, that can be checked through public ceremonies with objective and subjective criteria foreseen in those normative texts. And in that investigation, it is demonstrated that the right to a quality services rendered is citizenship subject. And that the efficiency is the result that should be looked for in whole to act of the Public Administration, and that it can be guaranteed by juridical instruments as Public Civil Action, Popular Action among others.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGVIEIRA, Maria Marques Moreira.VIEIRA, M. M. M.http://lattes.cnpq.br/1566301999179271SOUZA, Dênis Henrique Dias de.20082020-08-27T09:42:37Z2020-08-272020-08-27T09:42:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14580SOUZA, Dênis Henrique Dias de. Administração pública sob a ótica do princípio da eficiência. 2008. 60f. 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