Letramento visual no ensino de Libras para surdos: uma proposta de sequência didática visual.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27342 |
Resumo: | Houve um período na história da educação de surdos que não existia a possibilidade de uma educação pautada na visualidade, nem tão pouco na valorização da identidade surda. Esse cenário foi progredindo no decorrer dos anos, mas ainda há muito o que avançar. Nesta perspectiva, a presente pesquisa consiste no estudo do ensino de Libras para surdos sinalizantes baseada nas concepções do letramento visual, incorporados ao modelo metodológico de uma sequência didática. Sendo assim, buscamos investigar as ferramentas pedagógicas utilizadas na sequência didática, no ensino de Libras como língua materna (L1). Para as etapas de desenvolvimento desta pesquisa foi necessário primeiramente, conceituar o ensino de Libras como L1 alicerçado no letramento visual. Em seguida, expor o conceito de sequência didática e seus recursos pedagógicos e por fim, analisar os recursos pedagógicos utilizados na sequência didática, no ensino de Libras como L1. Introduzimos as bases teóricas que fundamentam esses conceitos e propomos uma sequência didática que contempla as necessidades linguísticas do povo surdo, ancorada no letramento visual, e ainda, analisamos os recursos pedagógicos utilizados na sequência didática. Este trabalho baseou-se em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório partindo de um relato de experiência e uma revisão bibliográfica e documental. Os resultados demonstraram que a utilização de recursos pedagógicos pelos professores em suas aulas favorece no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo pleno dos seus alunos. Quanto aos principais recursos pedagógicos adequados à educação de surdos percebemos, a Língua Brasileira de Sinais e os recursos visuais. Dessa forma, a análise das discussões acerca dos recursos pedagógicos utilizados na sequência didática, nos deu subsídios para depreender que a sequência didática em si é um importante recurso pedagógico a ser empregado na educação de surdos. |
id |
UFCG_8247caac7e1ddfcf2e31fd214e977263 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27342 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Letramento visual no ensino de Libras para surdos: uma proposta de sequência didática visual.Visual literacy in the teaching of Libras for the deaf: a proposal for a visual didactic sequence.Sequência didática visualLetramento visualEnsino de Libras para surdosLíngua Brasileira de Sinais - LibrasSurdos - letramento visualEducação de surdosRecursos visuais - educação de surdosLinguagem visualVisual didactic sequenceVisual literacyTeaching Libras for the DeafBrazilian Sign Language - LibrasDeaf - visual literacyDeaf educationVisual resources - deaf educationVisual languageLetras EducaçãoHouve um período na história da educação de surdos que não existia a possibilidade de uma educação pautada na visualidade, nem tão pouco na valorização da identidade surda. Esse cenário foi progredindo no decorrer dos anos, mas ainda há muito o que avançar. Nesta perspectiva, a presente pesquisa consiste no estudo do ensino de Libras para surdos sinalizantes baseada nas concepções do letramento visual, incorporados ao modelo metodológico de uma sequência didática. Sendo assim, buscamos investigar as ferramentas pedagógicas utilizadas na sequência didática, no ensino de Libras como língua materna (L1). Para as etapas de desenvolvimento desta pesquisa foi necessário primeiramente, conceituar o ensino de Libras como L1 alicerçado no letramento visual. Em seguida, expor o conceito de sequência didática e seus recursos pedagógicos e por fim, analisar os recursos pedagógicos utilizados na sequência didática, no ensino de Libras como L1. Introduzimos as bases teóricas que fundamentam esses conceitos e propomos uma sequência didática que contempla as necessidades linguísticas do povo surdo, ancorada no letramento visual, e ainda, analisamos os recursos pedagógicos utilizados na sequência didática. Este trabalho baseou-se em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório partindo de um relato de experiência e uma revisão bibliográfica e documental. Os resultados demonstraram que a utilização de recursos pedagógicos pelos professores em suas aulas favorece no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo pleno dos seus alunos. Quanto aos principais recursos pedagógicos adequados à educação de surdos percebemos, a Língua Brasileira de Sinais e os recursos visuais. Dessa forma, a análise das discussões acerca dos recursos pedagógicos utilizados na sequência didática, nos deu subsídios para depreender que a sequência didática em si é um importante recurso pedagógico a ser empregado na educação de surdos.There was a period in the history of deaf education that there was no possibility of an education based on visuality, nor in the valorization of deaf identity. This scenario has been progressing over the years, but there is still much to advance. From this perspective, this research consists of the study of the teaching of Libras for deaf signers based on the conceptions of visual literacy, incorporated into the methodological model of a didactic sequence. Thus, we seek to investigate the pedagogical tools used in the didactic sequence, in the teaching of Libras as a native language (L1). For the development stages of this research it was first necessary to conceptualize the teaching of Libras as L1 based on visual literacy. Then, to expose the concept of didactic sequence and its pedagogical resources and finally, to analyze the pedagogical resources used in the didactic sequence, in the teaching of Libras as L1. We introduce the theoretical bases that underpin these concepts and propose a didactic sequence that addresses the linguistic needs of deaf people, anchored in visual literacy, and also analyze the pedagogical resources used in the didactic sequence. This work was based on a qualitative approach of exploratory nature based on an experience report and a literature and document review. The results showed that the use of pedagogical resources by teachers in their classes favors the teaching and learning process, contributing to the full cognitive development of their students. As for the main pedagogical resources suitable for the education of the deaf, we noticed the Brazilian Sign Language and the visual resources. Thus, the analysis of the discussions about the pedagogical resources used in the didactic sequence, gave us subsidies to deduce that the didactic sequence itself is an important pedagogical resource to be used in deaf education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSAÚDE, Conceição de Maria Costa.SAÚDE, C. M. C.http://lattes.cnpq.br/6611520605582722MATEUS, Juliana Fernandes Montalvão.MATEUS, J. F. M.BATISTA, Marie Gorett Dantas de Assis e Medeiros.BATISTA, M. G. D. A. M.SOUSA, Iara Félix de.2022-03-302022-09-21T11:47:17Z2022-09-212022-09-21T11:47:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27342SOUSA, Iara Félix de. Letramento visual no ensino de Libras para surdos: uma proposta de sequência didática visual. 2022. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27342porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-22T00:17:07Zoai:localhost:riufcg/27342Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-22T00:17:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento visual no ensino de Libras para surdos: uma proposta de sequência didática visual. Visual literacy in the teaching of Libras for the deaf: a proposal for a visual didactic sequence. |
title |
Letramento visual no ensino de Libras para surdos: uma proposta de sequência didática visual. |
spellingShingle |
Letramento visual no ensino de Libras para surdos: uma proposta de sequência didática visual. SOUSA, Iara Félix de. Sequência didática visual Letramento visual Ensino de Libras para surdos Língua Brasileira de Sinais - Libras Surdos - letramento visual Educação de surdos Recursos visuais - educação de surdos Linguagem visual Visual didactic sequence Visual literacy Teaching Libras for the Deaf Brazilian Sign Language - Libras Deaf - visual literacy Deaf education Visual resources - deaf education Visual language Letras Educação |
title_short |
Letramento visual no ensino de Libras para surdos: uma proposta de sequência didática visual. |
title_full |
Letramento visual no ensino de Libras para surdos: uma proposta de sequência didática visual. |
title_fullStr |
Letramento visual no ensino de Libras para surdos: uma proposta de sequência didática visual. |
title_full_unstemmed |
Letramento visual no ensino de Libras para surdos: uma proposta de sequência didática visual. |
title_sort |
Letramento visual no ensino de Libras para surdos: uma proposta de sequência didática visual. |
author |
SOUSA, Iara Félix de. |
author_facet |
SOUSA, Iara Félix de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SAÚDE, Conceição de Maria Costa. SAÚDE, C. M. C. http://lattes.cnpq.br/6611520605582722 MATEUS, Juliana Fernandes Montalvão. MATEUS, J. F. M. BATISTA, Marie Gorett Dantas de Assis e Medeiros. BATISTA, M. G. D. A. M. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Iara Félix de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência didática visual Letramento visual Ensino de Libras para surdos Língua Brasileira de Sinais - Libras Surdos - letramento visual Educação de surdos Recursos visuais - educação de surdos Linguagem visual Visual didactic sequence Visual literacy Teaching Libras for the Deaf Brazilian Sign Language - Libras Deaf - visual literacy Deaf education Visual resources - deaf education Visual language Letras Educação |
topic |
Sequência didática visual Letramento visual Ensino de Libras para surdos Língua Brasileira de Sinais - Libras Surdos - letramento visual Educação de surdos Recursos visuais - educação de surdos Linguagem visual Visual didactic sequence Visual literacy Teaching Libras for the Deaf Brazilian Sign Language - Libras Deaf - visual literacy Deaf education Visual resources - deaf education Visual language Letras Educação |
description |
Houve um período na história da educação de surdos que não existia a possibilidade de uma educação pautada na visualidade, nem tão pouco na valorização da identidade surda. Esse cenário foi progredindo no decorrer dos anos, mas ainda há muito o que avançar. Nesta perspectiva, a presente pesquisa consiste no estudo do ensino de Libras para surdos sinalizantes baseada nas concepções do letramento visual, incorporados ao modelo metodológico de uma sequência didática. Sendo assim, buscamos investigar as ferramentas pedagógicas utilizadas na sequência didática, no ensino de Libras como língua materna (L1). Para as etapas de desenvolvimento desta pesquisa foi necessário primeiramente, conceituar o ensino de Libras como L1 alicerçado no letramento visual. Em seguida, expor o conceito de sequência didática e seus recursos pedagógicos e por fim, analisar os recursos pedagógicos utilizados na sequência didática, no ensino de Libras como L1. Introduzimos as bases teóricas que fundamentam esses conceitos e propomos uma sequência didática que contempla as necessidades linguísticas do povo surdo, ancorada no letramento visual, e ainda, analisamos os recursos pedagógicos utilizados na sequência didática. Este trabalho baseou-se em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório partindo de um relato de experiência e uma revisão bibliográfica e documental. Os resultados demonstraram que a utilização de recursos pedagógicos pelos professores em suas aulas favorece no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo pleno dos seus alunos. Quanto aos principais recursos pedagógicos adequados à educação de surdos percebemos, a Língua Brasileira de Sinais e os recursos visuais. Dessa forma, a análise das discussões acerca dos recursos pedagógicos utilizados na sequência didática, nos deu subsídios para depreender que a sequência didática em si é um importante recurso pedagógico a ser empregado na educação de surdos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-30 2022-09-21T11:47:17Z 2022-09-21 2022-09-21T11:47:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27342 SOUSA, Iara Félix de. Letramento visual no ensino de Libras para surdos: uma proposta de sequência didática visual. 2022. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27342 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27342 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Iara Félix de. Letramento visual no ensino de Libras para surdos: uma proposta de sequência didática visual. 2022. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744556736905216 |