Saberes lingüísticos sobre escrita mobilizados por professores e alunos em processo de reescritura textual.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Symone Nayara Calixto.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1667
Resumo: Os objetivos dessa pesquisa, que tem como tema os saberes mobilizados por professores e alunos durante o processo de reescritura textual, são (1) contribuir para a reflexão sobre as práticas de orientação destinadas à reescritura de textos no Ensino Médio; (2) verificar, nas orientações dadas pelo professor ao aluno, que saberes sobre escrita são mobilizados pelo professor; (3) identificar quais saberes sobre escrita predominam no processo de reescritura pelos aprendizes em sua versão final. Trata-se de um estudo descritivo-qualitativo realizado em duas séries (1º e 3º) do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, na cidade de Campina Grande, interior da Paraíba. Considerando que na situação de ensino-aprendizagem o professor mobiliza saberes sobre escrita que são transpostos para seus alunos e são esses saberes transpostos os “responsáveis” pela compreensão da orientação e supostamente subsídio da produção escrita do aluno, observamos nesta pesquisa quais saberes sobre escrita são mobilizados pelo professor no momento da orientação para reescrita e quais saberes predominam na versão final dos aprendizes. Esta pesquisa está fundamentada nas concepções de mobilização de saberes e transposição didática relacionando-as à concepção de escrita. Como resultado da investigação, destacamos que as professoras, embora parcialmente, durante a orientação, mobilizam saberes sobre escrita. Estes saberes são classificados em gramaticais, textuais e sócio-pragmáticos. O resultado observado nas versões finais dos alunos comprovou a mobilização dessas concepções de escrita, embora a mais utilizada seja a concepção gramatical de escrita.
id UFCG_825f295ee2b58619421ed73804d32223
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/1667
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Saberes lingüísticos sobre escrita mobilizados por professores e alunos em processo de reescritura textual.Linguistic knowledge about writing mobilized by teachers and students in the process of textual rewriting.Processo de reescritura textualSaberes lingüísticosEscritaMobilização de saberesFormação de professoresTransposição didáticaEnsino Médio - escritaLingüística.Os objetivos dessa pesquisa, que tem como tema os saberes mobilizados por professores e alunos durante o processo de reescritura textual, são (1) contribuir para a reflexão sobre as práticas de orientação destinadas à reescritura de textos no Ensino Médio; (2) verificar, nas orientações dadas pelo professor ao aluno, que saberes sobre escrita são mobilizados pelo professor; (3) identificar quais saberes sobre escrita predominam no processo de reescritura pelos aprendizes em sua versão final. Trata-se de um estudo descritivo-qualitativo realizado em duas séries (1º e 3º) do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, na cidade de Campina Grande, interior da Paraíba. Considerando que na situação de ensino-aprendizagem o professor mobiliza saberes sobre escrita que são transpostos para seus alunos e são esses saberes transpostos os “responsáveis” pela compreensão da orientação e supostamente subsídio da produção escrita do aluno, observamos nesta pesquisa quais saberes sobre escrita são mobilizados pelo professor no momento da orientação para reescrita e quais saberes predominam na versão final dos aprendizes. Esta pesquisa está fundamentada nas concepções de mobilização de saberes e transposição didática relacionando-as à concepção de escrita. Como resultado da investigação, destacamos que as professoras, embora parcialmente, durante a orientação, mobilizam saberes sobre escrita. Estes saberes são classificados em gramaticais, textuais e sócio-pragmáticos. O resultado observado nas versões finais dos alunos comprovou a mobilização dessas concepções de escrita, embora a mais utilizada seja a concepção gramatical de escrita.Les objectis de cette recherche, qui a comme thème les savoirs mobilisés par des professeurs et des élèves pendant le processus de re-écriture textuelle, sont (1) contribuer à la rélexion sur les pratiques de l’orientation destinées à la re-écriture de textes dans l’enseignement moyen ; (2) vérifier, dans les orientations données par le professeur à l’élève, quels sont les savoirs sur l’écriture mobilisés par le professeur ; (3) identifier quels savoirs sur l’écriture prédominant dans le processus de re-écriture par les apprenants dans sa version finale. Il s’agit d’une étude descriptive-qualitative réalisée en deux séries (1er et 3ème) de l’enseignement moyen de l’École Publique à Campina Grande, Paraíba. En tenant compte la situation de l’enseignement-apprentissage où le professeur mobilise des savoirs sur l’écriture, ceux-ci sont transposés par ses élèves et ce sont ces savoirs les responsables par la compréhension de l’orientation et donc, eventuellement subside de la production écrite de l’élève, nous remarquons dans cette recherche, quels savoirs sur l’écriture sont mobilisés par le professeur au moment de l’orientation pour la re-écriture et quels savoirs prédominent dans la version finale des apprenants. Cette recherche est basée dans les concetions de mobilisation de savoirs et transposition didactique en les mettant en raport à la conception d’écriture. Comme résultat de l’investigation, nous soulignons que les professeurs, même que, partiellement, durant l’orientation, mobilisent des savoirs sur l’écriture. Ceux-ci sont classés en gramaticaux, textuelles et socio-pragmatiques. Le résultat, observé dans la version finale des éleves, a prouvé la mobilisation de ces conceptions de l’ecriture, quoique la plus utilisée soit la conception gramaticale de l’écriture.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGRAFAEL, Edmilson Luiz.RAFAEL, E. L.http://lattes.cnpq.br/2629616354978358ARAÚJO, Denise Lino de.AUDRIGUE, Ana Cristina de Souza.BEZERRA, Symone Nayara Calixto.2007-032018-09-10T16:20:38Z2018-09-102018-09-10T16:20:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1667BEZERRA, Symone Nayara Calixto. Saberes lingüísticos sobre escrita mobilizados por professores e alunos em processo de reescritura textual. 2007. 140f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1667porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-15T22:45:02Zoai:localhost:riufcg/1667Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-15T22:45:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes lingüísticos sobre escrita mobilizados por professores e alunos em processo de reescritura textual.
Linguistic knowledge about writing mobilized by teachers and students in the process of textual rewriting.
title Saberes lingüísticos sobre escrita mobilizados por professores e alunos em processo de reescritura textual.
spellingShingle Saberes lingüísticos sobre escrita mobilizados por professores e alunos em processo de reescritura textual.
BEZERRA, Symone Nayara Calixto.
Processo de reescritura textual
Saberes lingüísticos
Escrita
Mobilização de saberes
Formação de professores
Transposição didática
Ensino Médio - escrita
Lingüística.
title_short Saberes lingüísticos sobre escrita mobilizados por professores e alunos em processo de reescritura textual.
title_full Saberes lingüísticos sobre escrita mobilizados por professores e alunos em processo de reescritura textual.
title_fullStr Saberes lingüísticos sobre escrita mobilizados por professores e alunos em processo de reescritura textual.
title_full_unstemmed Saberes lingüísticos sobre escrita mobilizados por professores e alunos em processo de reescritura textual.
title_sort Saberes lingüísticos sobre escrita mobilizados por professores e alunos em processo de reescritura textual.
author BEZERRA, Symone Nayara Calixto.
author_facet BEZERRA, Symone Nayara Calixto.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAFAEL, Edmilson Luiz.
RAFAEL, E. L.
http://lattes.cnpq.br/2629616354978358
ARAÚJO, Denise Lino de.
AUDRIGUE, Ana Cristina de Souza.
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Symone Nayara Calixto.
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de reescritura textual
Saberes lingüísticos
Escrita
Mobilização de saberes
Formação de professores
Transposição didática
Ensino Médio - escrita
Lingüística.
topic Processo de reescritura textual
Saberes lingüísticos
Escrita
Mobilização de saberes
Formação de professores
Transposição didática
Ensino Médio - escrita
Lingüística.
description Os objetivos dessa pesquisa, que tem como tema os saberes mobilizados por professores e alunos durante o processo de reescritura textual, são (1) contribuir para a reflexão sobre as práticas de orientação destinadas à reescritura de textos no Ensino Médio; (2) verificar, nas orientações dadas pelo professor ao aluno, que saberes sobre escrita são mobilizados pelo professor; (3) identificar quais saberes sobre escrita predominam no processo de reescritura pelos aprendizes em sua versão final. Trata-se de um estudo descritivo-qualitativo realizado em duas séries (1º e 3º) do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, na cidade de Campina Grande, interior da Paraíba. Considerando que na situação de ensino-aprendizagem o professor mobiliza saberes sobre escrita que são transpostos para seus alunos e são esses saberes transpostos os “responsáveis” pela compreensão da orientação e supostamente subsídio da produção escrita do aluno, observamos nesta pesquisa quais saberes sobre escrita são mobilizados pelo professor no momento da orientação para reescrita e quais saberes predominam na versão final dos aprendizes. Esta pesquisa está fundamentada nas concepções de mobilização de saberes e transposição didática relacionando-as à concepção de escrita. Como resultado da investigação, destacamos que as professoras, embora parcialmente, durante a orientação, mobilizam saberes sobre escrita. Estes saberes são classificados em gramaticais, textuais e sócio-pragmáticos. O resultado observado nas versões finais dos alunos comprovou a mobilização dessas concepções de escrita, embora a mais utilizada seja a concepção gramatical de escrita.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03
2018-09-10T16:20:38Z
2018-09-10
2018-09-10T16:20:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1667
BEZERRA, Symone Nayara Calixto. Saberes lingüísticos sobre escrita mobilizados por professores e alunos em processo de reescritura textual. 2007. 140f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1667
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1667
identifier_str_mv BEZERRA, Symone Nayara Calixto. Saberes lingüísticos sobre escrita mobilizados por professores e alunos em processo de reescritura textual. 2007. 140f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744358164922368