O trabalho com a escrita de textos em livros didáticos de português: escolarização de saberes lingüísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana Queiroga Tabosa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XHFX
Resumo: RESUMO Esta pesquisa pretende compreender como acontece o trabalho com a escrita de textos em três livros didáticos de Português, a partir da relação de interlocução que estabelecem com saberes de referência da Lingüística, textos de currículos oficiais e programas de avaliação de materiais didáticos, de abrangência nacional. Os livros didáticos selecionados pertencem à oitava série do ensino fundamental, publicados, nas últimas três décadas, especificamente nos anos de 1984, 1998 e 2002. As análises desses livros realizam- se a partir de procedimentos de análise textual propostos pela Análise de Conteúdo e Análise do Discurso, considerando-se as relações entre a estruturação dos discursos e suas condições de produção. Essas análises estão organizadas em duas etapas. A primeira delas refere-se à análise das concepções de língua apresentadas pelo Manual do Professor dos livros didáticos. Na segunda etapa, analisam-se as propostas de trabalho (as atividades) com a língua e com a escrita de textos, presentes no Livro do Aluno, evidenciando-se as relações que estabelecem com as concepções de língua presentes no Manual do Professor. Perpassam as duas etapas das análises a identificação de saberes lingüísticos de referência e dos seus modos de escolarização, que, como se pode constatar, acontece de modo indireto, principalmente a partir de textos de currículos oficiais (propostas e parâmetros curriculares) e de critérios definidos por programas de avaliação de materiais didáticos (Programa Nacional de Livros Didáticos - PNLD). Nesse sentido, tem-se em vista evidenciar a dinâmica de referência que se estabelece entre as propostas para o ensino do Português dos livros didáticos e os saberes lingüísticos. O estudo realizado demonstrou haver uma alternância das concepções de língua e dos modos de se propor o trabalho com a escrita de textos, que ora acontece a partir de orientações às quais subjazem a concepção de língua como um instrumento para a comunicação, ora acontece a partir de orientações que trazem de modo subjacente a concepção de língua como interação social. Nesse sentido, a escolarização de saberes lingüísticos acontece, no Livro do Aluno, principalmente a partir da utilização de terminologias referentes às concepções da língua como instrumento para a comunicação ou da língua como interação social.
id UFMG_2c1bd6e383f505919a2c965173c3b634
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84XHFX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Aracy Alves Martins EvangelistaMaria Zelia Versiani MachadoCristina MelloRui Vieira de CastroMarildes Marinho da SilvaMariana Queiroga Tabosa2019-08-13T03:49:11Z2019-08-13T03:49:11Z2008-08-28http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XHFXRESUMO Esta pesquisa pretende compreender como acontece o trabalho com a escrita de textos em três livros didáticos de Português, a partir da relação de interlocução que estabelecem com saberes de referência da Lingüística, textos de currículos oficiais e programas de avaliação de materiais didáticos, de abrangência nacional. Os livros didáticos selecionados pertencem à oitava série do ensino fundamental, publicados, nas últimas três décadas, especificamente nos anos de 1984, 1998 e 2002. As análises desses livros realizam- se a partir de procedimentos de análise textual propostos pela Análise de Conteúdo e Análise do Discurso, considerando-se as relações entre a estruturação dos discursos e suas condições de produção. Essas análises estão organizadas em duas etapas. A primeira delas refere-se à análise das concepções de língua apresentadas pelo Manual do Professor dos livros didáticos. Na segunda etapa, analisam-se as propostas de trabalho (as atividades) com a língua e com a escrita de textos, presentes no Livro do Aluno, evidenciando-se as relações que estabelecem com as concepções de língua presentes no Manual do Professor. Perpassam as duas etapas das análises a identificação de saberes lingüísticos de referência e dos seus modos de escolarização, que, como se pode constatar, acontece de modo indireto, principalmente a partir de textos de currículos oficiais (propostas e parâmetros curriculares) e de critérios definidos por programas de avaliação de materiais didáticos (Programa Nacional de Livros Didáticos - PNLD). Nesse sentido, tem-se em vista evidenciar a dinâmica de referência que se estabelece entre as propostas para o ensino do Português dos livros didáticos e os saberes lingüísticos. O estudo realizado demonstrou haver uma alternância das concepções de língua e dos modos de se propor o trabalho com a escrita de textos, que ora acontece a partir de orientações às quais subjazem a concepção de língua como um instrumento para a comunicação, ora acontece a partir de orientações que trazem de modo subjacente a concepção de língua como interação social. Nesse sentido, a escolarização de saberes lingüísticos acontece, no Livro do Aluno, principalmente a partir da utilização de terminologias referentes às concepções da língua como instrumento para a comunicação ou da língua como interação social.This research aims to comprehend how the work with the writing of texts happens in three Portuguese didactic books, from the relationship of conversation that establishes with awareness of reference of the Linguistic, texts of official curricula, and programs of assessment of didactic materials of national coverage. The didactic books chosen are from the eighth level of the secondary education, published in the last three decades, especially in the years of 1984, 1998 and 2002. The analyses of these books take place from the procedures of textual analysis purposed by the Content Analysis and the Analysis of the Speech, considering the relationship between the organization of the speeches and their production conditions. These analyses are organized in two stages. The first one refers to the analysis of the language conceptions presented by the Teacher Guide of the didactic books. In the second one, it is studied the work (the activities) proposals with the language and with the writing of texts, present in the Students Book, showing the relationship that establish with the language conceptions, present in the Teachers Guide. The two stages of the analyses go through the identification of linguistic awareness of reference, and of their ways of schooling, that, as it can be seen, happens in an indirect manner, especially from texts of official curricula (curricular proposals and parameters) and criteria defined by the assessment programs of didactic materials (National Programs of Didactic Books - NPDB). In such sense, it has in view to make clear the dynamic of reference which establishes itself between the proposals for the Portuguese Teaching of didactic books, and the Linguistic awareness. The accomplished study demonstrated that there is an alternation of the language conceptions and of the way of purposing the work with the writing of texts, which sometimes happens from orientations which suggest the language conception as an instrument for the communication, sometimes happens from the orientations that bring, in an underlying way, the language conception as social interaction. In such sense, the schooling of linguistic awareness happens, in the Students Book, especially from the utilization of terminologies that refers to the language conceptions as instrument for the communication or the language as social interaction.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscrita Estudo e ensinoLivros didáticosEducaçãoAlfabetizaçãoLíngua portuguesaEscrita de textosConcepções de línguaEscolarização de saberes lingüísticosO trabalho com a escrita de textos em livros didáticos de português: escolarização de saberes lingüísticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_mariana_tabosa_2008.pdfapplication/pdf2211036https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84XHFX/1/disserta__o_mariana_tabosa_2008.pdf1b3b5e57b34c26851b1563f6744119e7MD51TEXTdisserta__o_mariana_tabosa_2008.pdf.txtdisserta__o_mariana_tabosa_2008.pdf.txtExtracted texttext/plain447069https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84XHFX/2/disserta__o_mariana_tabosa_2008.pdf.txt5e7d3bd33932b641453f657bf2a7de6eMD521843/FAEC-84XHFX2019-11-14 21:05:14.658oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84XHFXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:05:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho com a escrita de textos em livros didáticos de português: escolarização de saberes lingüísticos
title O trabalho com a escrita de textos em livros didáticos de português: escolarização de saberes lingüísticos
spellingShingle O trabalho com a escrita de textos em livros didáticos de português: escolarização de saberes lingüísticos
Mariana Queiroga Tabosa
Escrita de textos
Concepções de língua
Escolarização de saberes lingüísticos
Escrita Estudo e ensino
Livros didáticos
Educação
Alfabetização
Língua portuguesa
title_short O trabalho com a escrita de textos em livros didáticos de português: escolarização de saberes lingüísticos
title_full O trabalho com a escrita de textos em livros didáticos de português: escolarização de saberes lingüísticos
title_fullStr O trabalho com a escrita de textos em livros didáticos de português: escolarização de saberes lingüísticos
title_full_unstemmed O trabalho com a escrita de textos em livros didáticos de português: escolarização de saberes lingüísticos
title_sort O trabalho com a escrita de textos em livros didáticos de português: escolarização de saberes lingüísticos
author Mariana Queiroga Tabosa
author_facet Mariana Queiroga Tabosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aracy Alves Martins Evangelista
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Maria Zelia Versiani Machado
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cristina Mello
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rui Vieira de Castro
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marildes Marinho da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariana Queiroga Tabosa
contributor_str_mv Aracy Alves Martins Evangelista
Maria Zelia Versiani Machado
Cristina Mello
Rui Vieira de Castro
Marildes Marinho da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita de textos
Concepções de língua
Escolarização de saberes lingüísticos
topic Escrita de textos
Concepções de língua
Escolarização de saberes lingüísticos
Escrita Estudo e ensino
Livros didáticos
Educação
Alfabetização
Língua portuguesa
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escrita Estudo e ensino
Livros didáticos
Educação
Alfabetização
Língua portuguesa
description RESUMO Esta pesquisa pretende compreender como acontece o trabalho com a escrita de textos em três livros didáticos de Português, a partir da relação de interlocução que estabelecem com saberes de referência da Lingüística, textos de currículos oficiais e programas de avaliação de materiais didáticos, de abrangência nacional. Os livros didáticos selecionados pertencem à oitava série do ensino fundamental, publicados, nas últimas três décadas, especificamente nos anos de 1984, 1998 e 2002. As análises desses livros realizam- se a partir de procedimentos de análise textual propostos pela Análise de Conteúdo e Análise do Discurso, considerando-se as relações entre a estruturação dos discursos e suas condições de produção. Essas análises estão organizadas em duas etapas. A primeira delas refere-se à análise das concepções de língua apresentadas pelo Manual do Professor dos livros didáticos. Na segunda etapa, analisam-se as propostas de trabalho (as atividades) com a língua e com a escrita de textos, presentes no Livro do Aluno, evidenciando-se as relações que estabelecem com as concepções de língua presentes no Manual do Professor. Perpassam as duas etapas das análises a identificação de saberes lingüísticos de referência e dos seus modos de escolarização, que, como se pode constatar, acontece de modo indireto, principalmente a partir de textos de currículos oficiais (propostas e parâmetros curriculares) e de critérios definidos por programas de avaliação de materiais didáticos (Programa Nacional de Livros Didáticos - PNLD). Nesse sentido, tem-se em vista evidenciar a dinâmica de referência que se estabelece entre as propostas para o ensino do Português dos livros didáticos e os saberes lingüísticos. O estudo realizado demonstrou haver uma alternância das concepções de língua e dos modos de se propor o trabalho com a escrita de textos, que ora acontece a partir de orientações às quais subjazem a concepção de língua como um instrumento para a comunicação, ora acontece a partir de orientações que trazem de modo subjacente a concepção de língua como interação social. Nesse sentido, a escolarização de saberes lingüísticos acontece, no Livro do Aluno, principalmente a partir da utilização de terminologias referentes às concepções da língua como instrumento para a comunicação ou da língua como interação social.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T03:49:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T03:49:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XHFX
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XHFX
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84XHFX/1/disserta__o_mariana_tabosa_2008.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84XHFX/2/disserta__o_mariana_tabosa_2008.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b3b5e57b34c26851b1563f6744119e7
5e7d3bd33932b641453f657bf2a7de6e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676707862675456