Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, José Luiz.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: RODRIGUES, Rochelande Felipe., CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos., LIMA, Anna Paula Avelar Brito.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986
Resumo: Neste relato o objetivo central é apresentar reflexões sobre o potencial do Laboratório de Ensino de Matemática como espaço para formação inicial docente. A luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) Chevallard (2007) fazemos a análise de um conjunto de aulas que ocorreram no âmbito da Licenciatura em Matemática em uma universidade pública no Estado da Paraíba. Durante esse processo de formação os futuros professores foram convidados a refletir sobre os processos algébricos que envolvem a solução de equações lineares utilizando o método da “falsa posição”. O tema é abordado do ponto de vista histórico, numa perspectiva de investigação conforme, Mendes (2006). Os fenômenos didáticos que ocorrem nesse processo indicam conflitos na relação dos sujeitos (futuros professores) com o objeto de saber em jogo (processos de solução equações lineares). Embora, percebamos esses conflitos destacamos o potencial destas atividades no processo de formação inicial através do Laboratório de Ensino de Matemática, especialmente na possibilidade de alterar positivamente a praxeologia proposta.
id UFCG_827166d01439a790f6faec90aefa34fb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35986
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático.Initial teacher training and investigations in the mathematics teaching laboratory: a look in the light of the anthropological theory of didacticism.Ensino de matemáticaFormação docente - matemáticaLaboratório de Ensino de MatemáticaTeoria antropológica do didáticoInvestigações matemáticasEducação matemáticaTeaching mathematicsTeacher training - mathematicsMathematics Teaching LaboratoryAnthropological theory of didacticMathematical investigationsMathematics educationEducação.Matemática.Neste relato o objetivo central é apresentar reflexões sobre o potencial do Laboratório de Ensino de Matemática como espaço para formação inicial docente. A luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) Chevallard (2007) fazemos a análise de um conjunto de aulas que ocorreram no âmbito da Licenciatura em Matemática em uma universidade pública no Estado da Paraíba. Durante esse processo de formação os futuros professores foram convidados a refletir sobre os processos algébricos que envolvem a solução de equações lineares utilizando o método da “falsa posição”. O tema é abordado do ponto de vista histórico, numa perspectiva de investigação conforme, Mendes (2006). Os fenômenos didáticos que ocorrem nesse processo indicam conflitos na relação dos sujeitos (futuros professores) com o objeto de saber em jogo (processos de solução equações lineares). Embora, percebamos esses conflitos destacamos o potencial destas atividades no processo de formação inicial através do Laboratório de Ensino de Matemática, especialmente na possibilidade de alterar positivamente a praxeologia proposta.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20162024-06-10T17:28:41Z2024-06-102024-06-10T17:28:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986CAVALCANTE, José Luiz; RODRIGUES, Rochelande Felipe; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; LIMA, Anna Paula Avelar Brito. Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 13, 2016, São Paulo - SP. Anais [...] São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986porCAVALCANTE, José Luiz.RODRIGUES, Rochelande Felipe.CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.LIMA, Anna Paula Avelar Brito.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-10T17:29:06Zoai:localhost:riufcg/35986Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-10T17:29:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático.
Initial teacher training and investigations in the mathematics teaching laboratory: a look in the light of the anthropological theory of didacticism.
title Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático.
spellingShingle Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático.
CAVALCANTE, José Luiz.
Ensino de matemática
Formação docente - matemática
Laboratório de Ensino de Matemática
Teoria antropológica do didático
Investigações matemáticas
Educação matemática
Teaching mathematics
Teacher training - mathematics
Mathematics Teaching Laboratory
Anthropological theory of didactic
Mathematical investigations
Mathematics education
Educação.
Matemática.
title_short Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático.
title_full Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático.
title_fullStr Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático.
title_full_unstemmed Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático.
title_sort Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático.
author CAVALCANTE, José Luiz.
author_facet CAVALCANTE, José Luiz.
RODRIGUES, Rochelande Felipe.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
LIMA, Anna Paula Avelar Brito.
author_role author
author2 RODRIGUES, Rochelande Felipe.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
LIMA, Anna Paula Avelar Brito.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE, José Luiz.
RODRIGUES, Rochelande Felipe.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
LIMA, Anna Paula Avelar Brito.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Formação docente - matemática
Laboratório de Ensino de Matemática
Teoria antropológica do didático
Investigações matemáticas
Educação matemática
Teaching mathematics
Teacher training - mathematics
Mathematics Teaching Laboratory
Anthropological theory of didactic
Mathematical investigations
Mathematics education
Educação.
Matemática.
topic Ensino de matemática
Formação docente - matemática
Laboratório de Ensino de Matemática
Teoria antropológica do didático
Investigações matemáticas
Educação matemática
Teaching mathematics
Teacher training - mathematics
Mathematics Teaching Laboratory
Anthropological theory of didactic
Mathematical investigations
Mathematics education
Educação.
Matemática.
description Neste relato o objetivo central é apresentar reflexões sobre o potencial do Laboratório de Ensino de Matemática como espaço para formação inicial docente. A luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) Chevallard (2007) fazemos a análise de um conjunto de aulas que ocorreram no âmbito da Licenciatura em Matemática em uma universidade pública no Estado da Paraíba. Durante esse processo de formação os futuros professores foram convidados a refletir sobre os processos algébricos que envolvem a solução de equações lineares utilizando o método da “falsa posição”. O tema é abordado do ponto de vista histórico, numa perspectiva de investigação conforme, Mendes (2006). Os fenômenos didáticos que ocorrem nesse processo indicam conflitos na relação dos sujeitos (futuros professores) com o objeto de saber em jogo (processos de solução equações lineares). Embora, percebamos esses conflitos destacamos o potencial destas atividades no processo de formação inicial através do Laboratório de Ensino de Matemática, especialmente na possibilidade de alterar positivamente a praxeologia proposta.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2024-06-10T17:28:41Z
2024-06-10
2024-06-10T17:28:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986
CAVALCANTE, José Luiz; RODRIGUES, Rochelande Felipe; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; LIMA, Anna Paula Avelar Brito. Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 13, 2016, São Paulo - SP. Anais [...] São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986
identifier_str_mv CAVALCANTE, José Luiz; RODRIGUES, Rochelande Felipe; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; LIMA, Anna Paula Avelar Brito. Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 13, 2016, São Paulo - SP. Anais [...] São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623911829504