Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986 |
Resumo: | Neste relato o objetivo central é apresentar reflexões sobre o potencial do Laboratório de Ensino de Matemática como espaço para formação inicial docente. A luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) Chevallard (2007) fazemos a análise de um conjunto de aulas que ocorreram no âmbito da Licenciatura em Matemática em uma universidade pública no Estado da Paraíba. Durante esse processo de formação os futuros professores foram convidados a refletir sobre os processos algébricos que envolvem a solução de equações lineares utilizando o método da “falsa posição”. O tema é abordado do ponto de vista histórico, numa perspectiva de investigação conforme, Mendes (2006). Os fenômenos didáticos que ocorrem nesse processo indicam conflitos na relação dos sujeitos (futuros professores) com o objeto de saber em jogo (processos de solução equações lineares). Embora, percebamos esses conflitos destacamos o potencial destas atividades no processo de formação inicial através do Laboratório de Ensino de Matemática, especialmente na possibilidade de alterar positivamente a praxeologia proposta. |
id |
UFCG_827166d01439a790f6faec90aefa34fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35986 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático.Initial teacher training and investigations in the mathematics teaching laboratory: a look in the light of the anthropological theory of didacticism.Ensino de matemáticaFormação docente - matemáticaLaboratório de Ensino de MatemáticaTeoria antropológica do didáticoInvestigações matemáticasEducação matemáticaTeaching mathematicsTeacher training - mathematicsMathematics Teaching LaboratoryAnthropological theory of didacticMathematical investigationsMathematics educationEducação.Matemática.Neste relato o objetivo central é apresentar reflexões sobre o potencial do Laboratório de Ensino de Matemática como espaço para formação inicial docente. A luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) Chevallard (2007) fazemos a análise de um conjunto de aulas que ocorreram no âmbito da Licenciatura em Matemática em uma universidade pública no Estado da Paraíba. Durante esse processo de formação os futuros professores foram convidados a refletir sobre os processos algébricos que envolvem a solução de equações lineares utilizando o método da “falsa posição”. O tema é abordado do ponto de vista histórico, numa perspectiva de investigação conforme, Mendes (2006). Os fenômenos didáticos que ocorrem nesse processo indicam conflitos na relação dos sujeitos (futuros professores) com o objeto de saber em jogo (processos de solução equações lineares). Embora, percebamos esses conflitos destacamos o potencial destas atividades no processo de formação inicial através do Laboratório de Ensino de Matemática, especialmente na possibilidade de alterar positivamente a praxeologia proposta.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20162024-06-10T17:28:41Z2024-06-102024-06-10T17:28:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986CAVALCANTE, José Luiz; RODRIGUES, Rochelande Felipe; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; LIMA, Anna Paula Avelar Brito. Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 13, 2016, São Paulo - SP. Anais [...] São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986porCAVALCANTE, José Luiz.RODRIGUES, Rochelande Felipe.CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.LIMA, Anna Paula Avelar Brito.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-10T17:29:06Zoai:localhost:riufcg/35986Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-10T17:29:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. Initial teacher training and investigations in the mathematics teaching laboratory: a look in the light of the anthropological theory of didacticism. |
title |
Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. |
spellingShingle |
Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. CAVALCANTE, José Luiz. Ensino de matemática Formação docente - matemática Laboratório de Ensino de Matemática Teoria antropológica do didático Investigações matemáticas Educação matemática Teaching mathematics Teacher training - mathematics Mathematics Teaching Laboratory Anthropological theory of didactic Mathematical investigations Mathematics education Educação. Matemática. |
title_short |
Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. |
title_full |
Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. |
title_fullStr |
Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. |
title_full_unstemmed |
Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. |
title_sort |
Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. |
author |
CAVALCANTE, José Luiz. |
author_facet |
CAVALCANTE, José Luiz. RODRIGUES, Rochelande Felipe. CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. LIMA, Anna Paula Avelar Brito. |
author_role |
author |
author2 |
RODRIGUES, Rochelande Felipe. CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. LIMA, Anna Paula Avelar Brito. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAVALCANTE, José Luiz. RODRIGUES, Rochelande Felipe. CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. LIMA, Anna Paula Avelar Brito. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Formação docente - matemática Laboratório de Ensino de Matemática Teoria antropológica do didático Investigações matemáticas Educação matemática Teaching mathematics Teacher training - mathematics Mathematics Teaching Laboratory Anthropological theory of didactic Mathematical investigations Mathematics education Educação. Matemática. |
topic |
Ensino de matemática Formação docente - matemática Laboratório de Ensino de Matemática Teoria antropológica do didático Investigações matemáticas Educação matemática Teaching mathematics Teacher training - mathematics Mathematics Teaching Laboratory Anthropological theory of didactic Mathematical investigations Mathematics education Educação. Matemática. |
description |
Neste relato o objetivo central é apresentar reflexões sobre o potencial do Laboratório de Ensino de Matemática como espaço para formação inicial docente. A luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) Chevallard (2007) fazemos a análise de um conjunto de aulas que ocorreram no âmbito da Licenciatura em Matemática em uma universidade pública no Estado da Paraíba. Durante esse processo de formação os futuros professores foram convidados a refletir sobre os processos algébricos que envolvem a solução de equações lineares utilizando o método da “falsa posição”. O tema é abordado do ponto de vista histórico, numa perspectiva de investigação conforme, Mendes (2006). Os fenômenos didáticos que ocorrem nesse processo indicam conflitos na relação dos sujeitos (futuros professores) com o objeto de saber em jogo (processos de solução equações lineares). Embora, percebamos esses conflitos destacamos o potencial destas atividades no processo de formação inicial através do Laboratório de Ensino de Matemática, especialmente na possibilidade de alterar positivamente a praxeologia proposta. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2024-06-10T17:28:41Z 2024-06-10 2024-06-10T17:28:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986 CAVALCANTE, José Luiz; RODRIGUES, Rochelande Felipe; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; LIMA, Anna Paula Avelar Brito. Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 13, 2016, São Paulo - SP. Anais [...] São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, José Luiz; RODRIGUES, Rochelande Felipe; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; LIMA, Anna Paula Avelar Brito. Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 13, 2016, São Paulo - SP. Anais [...] São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744623911829504 |