Avaliação de desempenho do ensino superior através da análise multicritério: uma aplicação em Universidades Federais do Nordeste Brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Jackson Beserra de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12275
Resumo: Os estudos que envolvem análises de desempenho no setor público consolidaram-se como o caminho necessário para a eliminação de possíveis entraves decorrentes dos processos burocráticos embutidos na gestão pública das Instituições de Ensino Superior. A utilização de indicadores nessas instituições constitui-se como um suporte importante, vez que se configuram como elementos essenciais de prestação de contas à sociedade sobre as ações produzidas pelos gestores no qual foi incumbida a responsabilidade dos recursos públicos. Com isso, o presente trabalho objetivou avaliar a performance das Universidades Federais pertencentes a região nordeste brasileiro por meio da analise de Multicritério no que concerne aos indicadores de gestão instituídos pelo TCU e os Indicadores aplicados aos balanços públicos, no período de 2015 a 2017. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizado uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental com uma abordagem quantitativa através da aplicação de métodos estatísticos, tomando com base 09 indicadores de gestão preconizados pelo TCU e 06 indicadores dos balanços públicos, sendo os dados extraídos dos relatórios de gestão das universidades estudadas. Através da aplicação do método PROMETHEE II foi possível elaborar rankings do desempenho de todas as universidades abordadas no estudo, onde foi constatado que a UFPE e a UFRN foram as que mais se destacaram no ranking de desempenho, ao passo que a UFOB e a UFCA estiveram sempre entre as últimas posições no período analisado. Essa avaliação comparativa torna-se útil para destacar quais são as instituições que tem se sobressaído na gestão pública. Além disso, esse tipo de análise permite aos gestores das instituições possam identificar e analisar em que situação como se encontram o seu desempenho, podendo fornecer subsídios aos órgãos de controle, sociedade civil e demais partes interessadas para monitorar as atividades institucionais que aportam grande quantidade de recursos públicos.
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A utilização de indicadores nessas instituições constitui-se como um suporte importante, vez que se configuram como elementos essenciais de prestação de contas à sociedade sobre as ações produzidas pelos gestores no qual foi incumbida a responsabilidade dos recursos públicos. Com isso, o presente trabalho objetivou avaliar a performance das Universidades Federais pertencentes a região nordeste brasileiro por meio da analise de Multicritério no que concerne aos indicadores de gestão instituídos pelo TCU e os Indicadores aplicados aos balanços públicos, no período de 2015 a 2017. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizado uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental com uma abordagem quantitativa através da aplicação de métodos estatísticos, tomando com base 09 indicadores de gestão preconizados pelo TCU e 06 indicadores dos balanços públicos, sendo os dados extraídos dos relatórios de gestão das universidades estudadas. Através da aplicação do método PROMETHEE II foi possível elaborar rankings do desempenho de todas as universidades abordadas no estudo, onde foi constatado que a UFPE e a UFRN foram as que mais se destacaram no ranking de desempenho, ao passo que a UFOB e a UFCA estiveram sempre entre as últimas posições no período analisado. Essa avaliação comparativa torna-se útil para destacar quais são as instituições que tem se sobressaído na gestão pública. Além disso, esse tipo de análise permite aos gestores das instituições possam identificar e analisar em que situação como se encontram o seu desempenho, podendo fornecer subsídios aos órgãos de controle, sociedade civil e demais partes interessadas para monitorar as atividades institucionais que aportam grande quantidade de recursos públicos.Studies involving performance analyses in the public sector have consolidated themselves as the necessary way to remove possible obstacles arising from the bureaucratic processes embedded in the public management of Higher Education Institutions. The use of indicators in these institutions is an important support, since they constitute essential elements of accountability to the company on the actions produced by the managers in which the public resources were entrusted. Thus, the present study aimed to evaluate the performance of the Federal Universities belonging to the northeast region of Brazil through the analysis of multi- criteria regarding the management indicators established by the TCU and the Indicators applied to public balance sheets, from 2015 to 2017. For the development of the research, a descriptive, bibliographic and documentary research was conducted with a quantitative approach through the application of statistical methods, based on 09 management indicators recommended by the TCU and 06 indicators of public balance sheets, and data are extracted from the management reports of the universities studied. Through the application of the PROMETHEE II method it was possible to draw up performance rankings of all the universities approached in the study, where it was found that UFPE and UFRN were the most outstanding in the performance ranking, whereas UFOB and UFCA were always among the last positions in the analyzed period. This comparative assessment becomes useful to highlight which institutions have excelled in public management. In addition, this type of analysis allows the managers of the institutions to identify and analyze the situation in which their performance is, and can provide subsidies to the control bodies, civil society and other stakeholders to monitor institutional activities that provide a large amount of public resources.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSPROFIAPUFCGCARVALHO, José Ribamar Marques de.CARVALHO, J. R. M.http://lattes.cnpq.br/6335184086197610BATISTA, Fabiano Ferreira.http://lattes.cnpq.br/6704870624223908HALL, Rosemar José.http://lattes.cnpq.br/7624444891584011CALLADO, Antônio André Cunha.http://lattes.cnpq.br/9142843744203201LIMA, Jackson Beserra de.2019-08-262020-03-02T18:30:13Z2020-03-022020-03-02T18:30:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12275LIMA, Jackson Beserra de. Avaliação de desempenho do ensino superior através da análise multicritério: uma aplicação em Universidades Federais do Nordeste Brasileiro. 2019. 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