As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926).
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35042 |
Resumo: | A consolidação do cinema nacional, a partir da década de 1920, se deu com a constituição de diversos movimentos regionais, dos quais, destaco o Ciclo do Recife. Movimento esse que se inicia enquanto inspiração das narrativas norteamericanas e francesas, mas que buscou aos poucos moldar técnicas de montagem dos ditames hollywoodianos à realidade regional e que pode ser considerado, segundo FIGUEIRÔA (2000), o mais marcante dos ciclos brasileiros, pela ousadia e inovação de cerca de 30 jovens que de 1923 a 1931, produziram treze longas-metragens. Até que ponto o contexto feminino local, no determinado momento histórico, é refletido na produção fílmica de sua época? Considerando conceitos teóricos de Gênero e análise historiográfica, objetivo analisar o conteúdo das ditas obras cinematográficas a fim de identificar de que maneira o cinema atende aos reflexos culturais das comunidades a que se destina e representa. A escolha das obras fílmicas de Gentil Roiz: Aitaré da Praia (1925) e Ari Severo: A filha do advogado (1926) para abordagem teóricomedotológica, não se deu de forma aleatória. O ciclo do Recife surgiu no momento em que grande parte das películas exibidas eram americanas, de romance e aventura, caso que influenciou diretamente na produção dos filmes pernambucanos, e ambos, apesar das diferenças quanto à aproximação que realizam com a realidade local, são identificados pela presença de fortes personagens femininos. Em foco, relações de gênero que o cinema pode vir a apresentar, e a forma como este meio pode ou não modificar modelos estereotipados dos papéis exercidos por homens e mulheres em determinada sociedade, considerando que o produto de um artefato fílmico, como é caracterizado por FERRO (1992), não é criado de forma isolada; ele faz parte de um tempo, um lugar, e de uma série de indivíduos que participam dessa produção, que produz rivalidades, conflitos, e lutas de influência. Busco em meio a estes registros de um cinema ficcional, elementos que constituam espaços identificadores da realidade feminina local, que se entrelacem a lugares de memória, partindo do pressuposto de compreensões que pensem o filme de ficção como testemu de um tempo, do ambiente social que o produziu e o recebeu, relacionando análise fílmica e o entrelaçamento da história das mulheres e o cinema; tomando-se o filme enquanto uma produção impulsionada por padrões contemporâneos à sua composição e sua função na criação de modelos de sociabilidades. |
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