As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Jéssika Évelyn Leitão.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: GOMES, Alberon de Lemos.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35042
Resumo: A consolidação do cinema nacional, a partir da década de 1920, se deu com a constituição de diversos movimentos regionais, dos quais, destaco o Ciclo do Recife. Movimento esse que se inicia enquanto inspiração das narrativas norteamericanas e francesas, mas que buscou aos poucos moldar técnicas de montagem dos ditames hollywoodianos à realidade regional e que pode ser considerado, segundo FIGUEIRÔA (2000), o mais marcante dos ciclos brasileiros, pela ousadia e inovação de cerca de 30 jovens que de 1923 a 1931, produziram treze longas-metragens. Até que ponto o contexto feminino local, no determinado momento histórico, é refletido na produção fílmica de sua época? Considerando conceitos teóricos de Gênero e análise historiográfica, objetivo analisar o conteúdo das ditas obras cinematográficas a fim de identificar de que maneira o cinema atende aos reflexos culturais das comunidades a que se destina e representa. A escolha das obras fílmicas de Gentil Roiz: Aitaré da Praia (1925) e Ari Severo: A filha do advogado (1926) para abordagem teóricomedotológica, não se deu de forma aleatória. O ciclo do Recife surgiu no momento em que grande parte das películas exibidas eram americanas, de romance e aventura, caso que influenciou diretamente na produção dos filmes pernambucanos, e ambos, apesar das diferenças quanto à aproximação que realizam com a realidade local, são identificados pela presença de fortes personagens femininos. Em foco, relações de gênero que o cinema pode vir a apresentar, e a forma como este meio pode ou não modificar modelos estereotipados dos papéis exercidos por homens e mulheres em determinada sociedade, considerando que o produto de um artefato fílmico, como é caracterizado por FERRO (1992), não é criado de forma isolada; ele faz parte de um tempo, um lugar, e de uma série de indivíduos que participam dessa produção, que produz rivalidades, conflitos, e lutas de influência. Busco em meio a estes registros de um cinema ficcional, elementos que constituam espaços identificadores da realidade feminina local, que se entrelacem a lugares de memória, partindo do pressuposto de compreensões que pensem o filme de ficção como testemu de um tempo, do ambiente social que o produziu e o recebeu, relacionando análise fílmica e o entrelaçamento da história das mulheres e o cinema; tomando-se o filme enquanto uma produção impulsionada por padrões contemporâneos à sua composição e sua função na criação de modelos de sociabilidades.
id UFCG_837aa4558eb1f948212669dd288e339a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35042
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926).Gender relations and the Recife cycle: the constitution of a national cinema (1925-1926).GêneroCinema nacionalCiclo do Recife - cinemaFeminino - produção fílmica - representaçãoMulheres e cinema brasileiro - ciclo do RecifeHistória das mulheres e cinemaAitaré da Praia - cinema - Gentil RoizGentil Roiz - Aitaré da Praia - filmeAri Severo - A filha do advogado - filmelha do advogado - cinema - Ari SeveroPernambuco - CinemaHistória e cinemaGenderNational cinemaRecife Cycle - cinemaFemale - film production - representationWomen and Brazilian cinema - Recife cycleWomen's history and cinemaAitaré da Praia - cinema - Gentil RoizGentil Roiz - Aitaré da Praia - filmAri Severo - The lawyer's daughter - filmlawyer's daughter - cinema - Ari SeveroPernambuco - CinemaHistory and cinemaHistória.A consolidação do cinema nacional, a partir da década de 1920, se deu com a constituição de diversos movimentos regionais, dos quais, destaco o Ciclo do Recife. Movimento esse que se inicia enquanto inspiração das narrativas norteamericanas e francesas, mas que buscou aos poucos moldar técnicas de montagem dos ditames hollywoodianos à realidade regional e que pode ser considerado, segundo FIGUEIRÔA (2000), o mais marcante dos ciclos brasileiros, pela ousadia e inovação de cerca de 30 jovens que de 1923 a 1931, produziram treze longas-metragens. Até que ponto o contexto feminino local, no determinado momento histórico, é refletido na produção fílmica de sua época? Considerando conceitos teóricos de Gênero e análise historiográfica, objetivo analisar o conteúdo das ditas obras cinematográficas a fim de identificar de que maneira o cinema atende aos reflexos culturais das comunidades a que se destina e representa. A escolha das obras fílmicas de Gentil Roiz: Aitaré da Praia (1925) e Ari Severo: A filha do advogado (1926) para abordagem teóricomedotológica, não se deu de forma aleatória. O ciclo do Recife surgiu no momento em que grande parte das películas exibidas eram americanas, de romance e aventura, caso que influenciou diretamente na produção dos filmes pernambucanos, e ambos, apesar das diferenças quanto à aproximação que realizam com a realidade local, são identificados pela presença de fortes personagens femininos. Em foco, relações de gênero que o cinema pode vir a apresentar, e a forma como este meio pode ou não modificar modelos estereotipados dos papéis exercidos por homens e mulheres em determinada sociedade, considerando que o produto de um artefato fílmico, como é caracterizado por FERRO (1992), não é criado de forma isolada; ele faz parte de um tempo, um lugar, e de uma série de indivíduos que participam dessa produção, que produz rivalidades, conflitos, e lutas de influência. Busco em meio a estes registros de um cinema ficcional, elementos que constituam espaços identificadores da realidade feminina local, que se entrelacem a lugares de memória, partindo do pressuposto de compreensões que pensem o filme de ficção como testemu de um tempo, do ambiente social que o produziu e o recebeu, relacionando análise fílmica e o entrelaçamento da história das mulheres e o cinema; tomando-se o filme enquanto uma produção impulsionada por padrões contemporâneos à sua composição e sua função na criação de modelos de sociabilidades.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-03-12T21:16:29Z2024-03-122024-03-12T21:16:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35042ALVES, Jéssika Évelyn Leitão; GOMES, Alberon de Lemos. As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926). In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35042porALVES, Jéssika Évelyn Leitão.GOMES, Alberon de Lemos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-12T21:16:55Zoai:localhost:riufcg/35042Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-12T21:16:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926).
Gender relations and the Recife cycle: the constitution of a national cinema (1925-1926).
title As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926).
spellingShingle As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926).
ALVES, Jéssika Évelyn Leitão.
Gênero
Cinema nacional
Ciclo do Recife - cinema
Feminino - produção fílmica - representação
Mulheres e cinema brasileiro - ciclo do Recife
História das mulheres e cinema
Aitaré da Praia - cinema - Gentil Roiz
Gentil Roiz - Aitaré da Praia - filme
Ari Severo - A filha do advogado - filme
lha do advogado - cinema - Ari Severo
Pernambuco - Cinema
História e cinema
Gender
National cinema
Recife Cycle - cinema
Female - film production - representation
Women and Brazilian cinema - Recife cycle
Women's history and cinema
Aitaré da Praia - cinema - Gentil Roiz
Gentil Roiz - Aitaré da Praia - film
Ari Severo - The lawyer's daughter - film
lawyer's daughter - cinema - Ari Severo
Pernambuco - Cinema
History and cinema
História.
title_short As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926).
title_full As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926).
title_fullStr As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926).
title_full_unstemmed As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926).
title_sort As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926).
author ALVES, Jéssika Évelyn Leitão.
author_facet ALVES, Jéssika Évelyn Leitão.
GOMES, Alberon de Lemos.
author_role author
author2 GOMES, Alberon de Lemos.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Jéssika Évelyn Leitão.
GOMES, Alberon de Lemos.
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Cinema nacional
Ciclo do Recife - cinema
Feminino - produção fílmica - representação
Mulheres e cinema brasileiro - ciclo do Recife
História das mulheres e cinema
Aitaré da Praia - cinema - Gentil Roiz
Gentil Roiz - Aitaré da Praia - filme
Ari Severo - A filha do advogado - filme
lha do advogado - cinema - Ari Severo
Pernambuco - Cinema
História e cinema
Gender
National cinema
Recife Cycle - cinema
Female - film production - representation
Women and Brazilian cinema - Recife cycle
Women's history and cinema
Aitaré da Praia - cinema - Gentil Roiz
Gentil Roiz - Aitaré da Praia - film
Ari Severo - The lawyer's daughter - film
lawyer's daughter - cinema - Ari Severo
Pernambuco - Cinema
History and cinema
História.
topic Gênero
Cinema nacional
Ciclo do Recife - cinema
Feminino - produção fílmica - representação
Mulheres e cinema brasileiro - ciclo do Recife
História das mulheres e cinema
Aitaré da Praia - cinema - Gentil Roiz
Gentil Roiz - Aitaré da Praia - filme
Ari Severo - A filha do advogado - filme
lha do advogado - cinema - Ari Severo
Pernambuco - Cinema
História e cinema
Gender
National cinema
Recife Cycle - cinema
Female - film production - representation
Women and Brazilian cinema - Recife cycle
Women's history and cinema
Aitaré da Praia - cinema - Gentil Roiz
Gentil Roiz - Aitaré da Praia - film
Ari Severo - The lawyer's daughter - film
lawyer's daughter - cinema - Ari Severo
Pernambuco - Cinema
History and cinema
História.
description A consolidação do cinema nacional, a partir da década de 1920, se deu com a constituição de diversos movimentos regionais, dos quais, destaco o Ciclo do Recife. Movimento esse que se inicia enquanto inspiração das narrativas norteamericanas e francesas, mas que buscou aos poucos moldar técnicas de montagem dos ditames hollywoodianos à realidade regional e que pode ser considerado, segundo FIGUEIRÔA (2000), o mais marcante dos ciclos brasileiros, pela ousadia e inovação de cerca de 30 jovens que de 1923 a 1931, produziram treze longas-metragens. Até que ponto o contexto feminino local, no determinado momento histórico, é refletido na produção fílmica de sua época? Considerando conceitos teóricos de Gênero e análise historiográfica, objetivo analisar o conteúdo das ditas obras cinematográficas a fim de identificar de que maneira o cinema atende aos reflexos culturais das comunidades a que se destina e representa. A escolha das obras fílmicas de Gentil Roiz: Aitaré da Praia (1925) e Ari Severo: A filha do advogado (1926) para abordagem teóricomedotológica, não se deu de forma aleatória. O ciclo do Recife surgiu no momento em que grande parte das películas exibidas eram americanas, de romance e aventura, caso que influenciou diretamente na produção dos filmes pernambucanos, e ambos, apesar das diferenças quanto à aproximação que realizam com a realidade local, são identificados pela presença de fortes personagens femininos. Em foco, relações de gênero que o cinema pode vir a apresentar, e a forma como este meio pode ou não modificar modelos estereotipados dos papéis exercidos por homens e mulheres em determinada sociedade, considerando que o produto de um artefato fílmico, como é caracterizado por FERRO (1992), não é criado de forma isolada; ele faz parte de um tempo, um lugar, e de uma série de indivíduos que participam dessa produção, que produz rivalidades, conflitos, e lutas de influência. Busco em meio a estes registros de um cinema ficcional, elementos que constituam espaços identificadores da realidade feminina local, que se entrelacem a lugares de memória, partindo do pressuposto de compreensões que pensem o filme de ficção como testemu de um tempo, do ambiente social que o produziu e o recebeu, relacionando análise fílmica e o entrelaçamento da história das mulheres e o cinema; tomando-se o filme enquanto uma produção impulsionada por padrões contemporâneos à sua composição e sua função na criação de modelos de sociabilidades.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2024-03-12T21:16:29Z
2024-03-12
2024-03-12T21:16:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35042
ALVES, Jéssika Évelyn Leitão; GOMES, Alberon de Lemos. As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926). In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35042
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35042
identifier_str_mv ALVES, Jéssika Évelyn Leitão; GOMES, Alberon de Lemos. As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926). In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744616909438976