A leitura de poemas de Catulo sobre a homoafetividade e a formação de leitores críticos-reflexivos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28557 |
Resumo: | A presente pesquisa reforça a ideia do ensino da literatura como meio para possíveis discussões, na sala de aula, sobre temas considerados tabus. Através de três poemas de Catulo (48, 81, e 99) e da cultura da Roma Antiga, discutiremos acerca da homoafetividade. Após isso, levaremos à sala de aula esses poemas, a fim de que haja uma discussão sobre essa temática, de modo que possamos fazer com que os alunos reflitam e discutam sobre a relação de pessoas do mesmo sexo, e, com isso, formar cidadãos crítico-reflexivos atingindo o objetivo do ensino da literatura previsto tanto nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006), como nos Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006) – documentos que regulamentam o ensino de literatura no nível médio, no Brasil. Portanto, objetivamos nessa pesquisa (1) Inserir no cotidiano dos alunos a leitura de textos latinos com o tema sobre a homoafetividade em três poemas de Catulo; (2) Estimular os alunos à leitura, possibilitando a formação de leitores crítico-reflexivos; (3) Sugerir formas de trabalhar, em sala de aula, o tema homoafetividade a partir de textos da literatura latina. Nosso corpus é constituído pelas discussões em sala de aula a partir da leitura dos poemas de Catulo; e pelas atividades escritas aplicadas no último encontro da nossa intervenção. Apoiamo-nos em André (2006), para discutirmos acerca da homoafetividade na cultura da Roma Antiga e em alguns textos da literatura latina; Compagnon (2003) e Jauss (1979) nos serviram de base para os estudos sobre a recepção de textos literários. Os documentos parametrizadores, citados acima, nos auxiliaram não só a refletir sobre o ensino da literatura no nível médio, assim como pensar em atividades para se trabalhar o texto literário com os alunos. O resultado dessa pesquisa nos mostra que é possível trabalhar, na sala de aula, temas considerados tabus a partir da literatura latina, e que os alunos tiveram facilidades em recepcionar os textos latinos. A leitura, quando é trabalhada de maneira compartilhada e dialogada, permite que os alunos envolvam-se ativamente no processo de significação do texto, sentindo-se à vontade para expressar a sua opinião. Por fim, concluímos que os alunos estão em contato diariamente com o novo e com modificações no ensino e, por isso, devemos levar à sala de aula a realidade social, instigando-os a ler desde a literatura latina, até a literatura brasileira. |
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A leitura de poemas de Catulo sobre a homoafetividade e a formação de leitores críticos-reflexivos.The reading of poems by Catullus about homoaffectivity and the formation of critical-reflective readers.Formação de leitores críticos-reflexivosTraining critical-reflective readersCatulo - poemasCatullus - PoemsHomoafetividade - poemas de CatuloHomoaffectivity - Poems by CatullusLiteratura latinaLatin literaturePoesia RomanaRoman poetryRoma antiga - Catulo - poemasAncient Rome - Catullus - PoemsHomoafetividade - Roma antigaHomoaffectivity - Ancient RomeCultura da Roma antiga - homoafetividadeCulture of ancient Rome - homoaffectivityTabu - temas em sala de aula - homoafetividadeTaboo - topics in the classroom - homoaffectivityRelação homoafetiva - Roma antigaSame-sex relationship - Ancient RomeLiteraturaA presente pesquisa reforça a ideia do ensino da literatura como meio para possíveis discussões, na sala de aula, sobre temas considerados tabus. Através de três poemas de Catulo (48, 81, e 99) e da cultura da Roma Antiga, discutiremos acerca da homoafetividade. Após isso, levaremos à sala de aula esses poemas, a fim de que haja uma discussão sobre essa temática, de modo que possamos fazer com que os alunos reflitam e discutam sobre a relação de pessoas do mesmo sexo, e, com isso, formar cidadãos crítico-reflexivos atingindo o objetivo do ensino da literatura previsto tanto nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006), como nos Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006) – documentos que regulamentam o ensino de literatura no nível médio, no Brasil. Portanto, objetivamos nessa pesquisa (1) Inserir no cotidiano dos alunos a leitura de textos latinos com o tema sobre a homoafetividade em três poemas de Catulo; (2) Estimular os alunos à leitura, possibilitando a formação de leitores crítico-reflexivos; (3) Sugerir formas de trabalhar, em sala de aula, o tema homoafetividade a partir de textos da literatura latina. Nosso corpus é constituído pelas discussões em sala de aula a partir da leitura dos poemas de Catulo; e pelas atividades escritas aplicadas no último encontro da nossa intervenção. Apoiamo-nos em André (2006), para discutirmos acerca da homoafetividade na cultura da Roma Antiga e em alguns textos da literatura latina; Compagnon (2003) e Jauss (1979) nos serviram de base para os estudos sobre a recepção de textos literários. Os documentos parametrizadores, citados acima, nos auxiliaram não só a refletir sobre o ensino da literatura no nível médio, assim como pensar em atividades para se trabalhar o texto literário com os alunos. O resultado dessa pesquisa nos mostra que é possível trabalhar, na sala de aula, temas considerados tabus a partir da literatura latina, e que os alunos tiveram facilidades em recepcionar os textos latinos. A leitura, quando é trabalhada de maneira compartilhada e dialogada, permite que os alunos envolvam-se ativamente no processo de significação do texto, sentindo-se à vontade para expressar a sua opinião. Por fim, concluímos que os alunos estão em contato diariamente com o novo e com modificações no ensino e, por isso, devemos levar à sala de aula a realidade social, instigando-os a ler desde a literatura latina, até a literatura brasileira.This research reinforces the idea of teaching literature as a means for possible discussions, in the classroom, on taboo topics. Through three poems of Catullus (48, 81, and 99) as well as the culture of Ancient Rome, we discuss the theme homoaffectivity. After that, we take to the classroom these poems in order to debate about the referred topic, so we can make the students reflect and discuss about the relationship between people of the same sex, thus forming critical citizen – reaching the goal of teaching literature in accordance with both the Curriculum Guidelines for Secondary Education (OCEM, 2006) and the Curriculum Frameworks for Secondary Education in Paraíba (2006). Such documents regulate the teaching of literature in secondary education in Brazil. Therefore, this study aims at ( 1 ) Inserting into the daily lives of students Latin texts related to the theme homo-affectivity through three poems of Catullus; ( 2 ) Encouraging students to read, thus contributing to the formation of critical- reflective readers; ( 3 ) Suggesting ways of working in the classroom the theme homo-affectivitythrough texts of Latin literature. Our corpus consists of discussions in the classroom after reading the poems of Catullus, and of the writtenactivities implemented in the last meeting of our intervention. We are theoretically grounded on both André (2006) and some texts of Latin literature to discuss the homo-affectivity in Ancient Rome culture, and also on Compagnon (2003) and Jauss (1979) to study about the reception of literary texts.The regulatory curriculum documents before above helped us not only to reflect upon the teaching of literature in secondary education, but also to think of activities to work the literary text with the students. The result of this research showed that it is possible to work taboo topics in the classroom using Latin literature, and that the students had a good reception to Latin texts. When reading is shared in a dialogic way, it allows students to engage actively in the process of conveying meaning and makes themfeel free to express their opinion. Finally, we conclude that students are in daily contact with new situations and constant modifications in teaching. Therefore,teachers should bring to classroom students’ social reality, encouraging them to read from the Latin literature to the Brazilian one.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCALDAS, Viviane Moraes de.CALDAS, V. M.http://lattes.cnpq.br/0372425956977246NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.NÓBREGA, M. M. S. S.http://lattes.cnpq.br/2123326909056011GIORDANO, Alessandro.GIORDANO, A.http://lattes.cnpq.br/9632859134531050BARRETO, Johne Paulino.20142023-01-02T19:46:09Z2023-01-022023-01-02T19:46:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28557BARRETO, Johne Paulino. A leitura de poemas de Catulo sobre a homoafetividade e a formação de leitores críticos-reflexivos. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28557porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-02T19:47:25Zoai:localhost:riufcg/28557Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-02T19:47:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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