Inclusão de deficientes visuais no ensino superior: um caminho ainda escuro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Luiza Nayara Pereira de.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6549
Resumo: A inclusão tem, muitas vezes, o seu olhar voltado para a escola de ensino fundamental e médio. Aos poucos observamos que essa discussão está chegando ao ensino superior ou às universidades. Esse fato acontece porque às pessoas com deficiência estão conseguindo romper algumas barreiras de acesso na primeira e segunda etapa de escolarização. No entanto, no desenvolvimento desse trabalho observamos que à entrada e permanência no ensino superior ainda é mais um dos desafios impostos à pessoa com deficiência. Mesmo tendo toda uma legislação que ampare e garanta o direito à educação, o deficiente, mais especificamente o visual, enfrenta as barreiras atitudinais, arquitetônicas e comunicacionais. Partindo dessas questões, o presente trabalho buscou desenvolver um estudo com um deficiente visual, estudante de uma universidade, a fim de verificar como está sendo a inclusão e o seu processo de aprendizagem no ensino superior no alto sertão paraibano. Usou-se para tanto uma entrevista semiestruturada, contendo questões sobre acessibilidade, recursos materiais e humanos, entre outros. Como resultados da pesquisa, observou-se, entre outras coisas, a falta de acessibilidade física e material; falta de recursos humanos e formação para os professores para acompanhar o aluno em suas necessidades específicas decorrentes da deficiência visual.
id UFCG_83807b709727808e7bfa94eed718d6bb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6549
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Inclusão de deficientes visuais no ensino superior: um caminho ainda escuro.Inclusion of the visually impaired in higher education: a still dark path.InclusãoEnsino SuperiorDeficiência visualInclusionHigher educationVisual impairmentEducação.A inclusão tem, muitas vezes, o seu olhar voltado para a escola de ensino fundamental e médio. Aos poucos observamos que essa discussão está chegando ao ensino superior ou às universidades. Esse fato acontece porque às pessoas com deficiência estão conseguindo romper algumas barreiras de acesso na primeira e segunda etapa de escolarização. No entanto, no desenvolvimento desse trabalho observamos que à entrada e permanência no ensino superior ainda é mais um dos desafios impostos à pessoa com deficiência. Mesmo tendo toda uma legislação que ampare e garanta o direito à educação, o deficiente, mais especificamente o visual, enfrenta as barreiras atitudinais, arquitetônicas e comunicacionais. Partindo dessas questões, o presente trabalho buscou desenvolver um estudo com um deficiente visual, estudante de uma universidade, a fim de verificar como está sendo a inclusão e o seu processo de aprendizagem no ensino superior no alto sertão paraibano. Usou-se para tanto uma entrevista semiestruturada, contendo questões sobre acessibilidade, recursos materiais e humanos, entre outros. Como resultados da pesquisa, observou-se, entre outras coisas, a falta de acessibilidade física e material; falta de recursos humanos e formação para os professores para acompanhar o aluno em suas necessidades específicas decorrentes da deficiência visual.The inclusion has often returned to his elementary school and middle school look. Gradually we see that this discussion is coming to higher education or universities. This fact happens because people with disabilities are managing to break some barriers to access in the first and second stage of schooling. However, the development of this work we observed that the entry and stay in higher education is still one of the more challenges to people with disabilities. Even having a law that encompasses all and ensure the right to education, the poor, specifically the visual faces attitudinal, architectural and communication barriers. From these questions, the present study aimed to develop a study with a visually impaired student at a university in order to verify as being the inclusion and the process of learning in higher education in high Paraiba backwoods. It used for both a semi-structured interview, containing questions about accessibility, material and human resources, among others. As the survey results, it was observed, among other things, lack of physical accessibility and materials; lack of human resources and training for teachers to accompany students on their specific needs arising from visual impairment.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGROLIM, Nozângela Maria.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.http://lattes.cnpq.br/3332721010337685ARAÚJO, Edinaura Almeida de.PEREIRA, Zildene Francisca.SOUSA, Luiza Nayara Pereira de.20142019-09-02T17:18:21Z2019-09-022019-09-02T17:18:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6549SOUSA, Luzia Nayara Pereira de. Inclusão de deficientes visuais no ensino superior: um caminho ainda escuro. 2014. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T17:57:01Zoai:localhost:riufcg/6549Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T17:57:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de deficientes visuais no ensino superior: um caminho ainda escuro.
Inclusion of the visually impaired in higher education: a still dark path.
title Inclusão de deficientes visuais no ensino superior: um caminho ainda escuro.
spellingShingle Inclusão de deficientes visuais no ensino superior: um caminho ainda escuro.
SOUSA, Luiza Nayara Pereira de.
Inclusão
Ensino Superior
Deficiência visual
Inclusion
Higher education
Visual impairment
Educação.
title_short Inclusão de deficientes visuais no ensino superior: um caminho ainda escuro.
title_full Inclusão de deficientes visuais no ensino superior: um caminho ainda escuro.
title_fullStr Inclusão de deficientes visuais no ensino superior: um caminho ainda escuro.
title_full_unstemmed Inclusão de deficientes visuais no ensino superior: um caminho ainda escuro.
title_sort Inclusão de deficientes visuais no ensino superior: um caminho ainda escuro.
author SOUSA, Luiza Nayara Pereira de.
author_facet SOUSA, Luiza Nayara Pereira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROLIM, Nozângela Maria.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Luiza Nayara Pereira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Ensino Superior
Deficiência visual
Inclusion
Higher education
Visual impairment
Educação.
topic Inclusão
Ensino Superior
Deficiência visual
Inclusion
Higher education
Visual impairment
Educação.
description A inclusão tem, muitas vezes, o seu olhar voltado para a escola de ensino fundamental e médio. Aos poucos observamos que essa discussão está chegando ao ensino superior ou às universidades. Esse fato acontece porque às pessoas com deficiência estão conseguindo romper algumas barreiras de acesso na primeira e segunda etapa de escolarização. No entanto, no desenvolvimento desse trabalho observamos que à entrada e permanência no ensino superior ainda é mais um dos desafios impostos à pessoa com deficiência. Mesmo tendo toda uma legislação que ampare e garanta o direito à educação, o deficiente, mais especificamente o visual, enfrenta as barreiras atitudinais, arquitetônicas e comunicacionais. Partindo dessas questões, o presente trabalho buscou desenvolver um estudo com um deficiente visual, estudante de uma universidade, a fim de verificar como está sendo a inclusão e o seu processo de aprendizagem no ensino superior no alto sertão paraibano. Usou-se para tanto uma entrevista semiestruturada, contendo questões sobre acessibilidade, recursos materiais e humanos, entre outros. Como resultados da pesquisa, observou-se, entre outras coisas, a falta de acessibilidade física e material; falta de recursos humanos e formação para os professores para acompanhar o aluno em suas necessidades específicas decorrentes da deficiência visual.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-09-02T17:18:21Z
2019-09-02
2019-09-02T17:18:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6549
SOUSA, Luzia Nayara Pereira de. Inclusão de deficientes visuais no ensino superior: um caminho ainda escuro. 2014. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6549
identifier_str_mv SOUSA, Luzia Nayara Pereira de. Inclusão de deficientes visuais no ensino superior: um caminho ainda escuro. 2014. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744391031488512