Ateliês de projeto de design e de arquitetura: espaço, ensino e suas correlações.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Izabel Farias Batista.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1545
Resumo: Os cursos de graduação em Design e em Arquitetura e Urbanismo utilizam como alicerce para o processo de ensino-aprendizagem os ateliês, a partir dos quais os alun os aprendem fazendo, praticando e desenvolvendo as atividades de projeto. Deste modo, considerando que o ensino das disciplinas práticas, para ambos os cursos, normalmente ocorre nos ateliês, este precisa, enquanto espaço de aprendizado, agregar as condições necessárias para se tornar um ambiente de construção, oportunizando a interação e a diversidade de possibilidades de fruição e aproveitamento dos seus recintos: professor e aluno, escola e comunidade, em um processo reflexivo e buscando o real aprendizado amparado na instrução. Assim, o tema central deste trabalho é o ensino de projeto nos ateliês dos cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Acredita-se que se trata de um texto direcionado para professores de projeto, alunos, profissionais da área e pesquisadores do ensino de Design e de Arquitetura. Destarte, o objetivo da pesquisa é expor a situação atual do ensino das disciplinas práticas na referida Instituição e, para tanto, acredita-se que a questão metodológica e pedagógica, bem como a sua relação com a infraestrutura disponibilizada nos ateliês é fundamental para entender, a partir da perspectiva dos docentes e discentes, como ocorre o processo de ensino-aprendizagem. Isso porque muitas das crises vivenciadas hoje no âmbito profissional ocorrem, dentre outras razões, por problemas de natureza educacional, uma vez que grande parte das instituições atentam para propósitos pedagógicos de caráter imediatista, informativo, instrumentalizador e, na maioria das vezes, sem compromisso com uma formação humana e cultural do indivíduo. Por fim, reconhecendo a necessidade de ampliação das reflexões e dos debates acerca do ensino de projeto, é crucial ressaltar que este ocorre, nas duas graduações analisadas, em ateliês que possuem particularidades e semelhanças, especialmente no que diz respeito à infraestrutura disponível e às práticas didáticas neles adotadas.
id UFCG_83a36bd4a28a41da2df3ff41364a4a64
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/1545
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ateliês de projeto de design e de arquitetura: espaço, ensino e suas correlações.DesignArquiteturaAteliês de ProjetoArchitectureProject WorkshopsDesenho de ProjetosEnsino-AprendizagemEducaçãoOs cursos de graduação em Design e em Arquitetura e Urbanismo utilizam como alicerce para o processo de ensino-aprendizagem os ateliês, a partir dos quais os alun os aprendem fazendo, praticando e desenvolvendo as atividades de projeto. Deste modo, considerando que o ensino das disciplinas práticas, para ambos os cursos, normalmente ocorre nos ateliês, este precisa, enquanto espaço de aprendizado, agregar as condições necessárias para se tornar um ambiente de construção, oportunizando a interação e a diversidade de possibilidades de fruição e aproveitamento dos seus recintos: professor e aluno, escola e comunidade, em um processo reflexivo e buscando o real aprendizado amparado na instrução. Assim, o tema central deste trabalho é o ensino de projeto nos ateliês dos cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Acredita-se que se trata de um texto direcionado para professores de projeto, alunos, profissionais da área e pesquisadores do ensino de Design e de Arquitetura. Destarte, o objetivo da pesquisa é expor a situação atual do ensino das disciplinas práticas na referida Instituição e, para tanto, acredita-se que a questão metodológica e pedagógica, bem como a sua relação com a infraestrutura disponibilizada nos ateliês é fundamental para entender, a partir da perspectiva dos docentes e discentes, como ocorre o processo de ensino-aprendizagem. Isso porque muitas das crises vivenciadas hoje no âmbito profissional ocorrem, dentre outras razões, por problemas de natureza educacional, uma vez que grande parte das instituições atentam para propósitos pedagógicos de caráter imediatista, informativo, instrumentalizador e, na maioria das vezes, sem compromisso com uma formação humana e cultural do indivíduo. Por fim, reconhecendo a necessidade de ampliação das reflexões e dos debates acerca do ensino de projeto, é crucial ressaltar que este ocorre, nas duas graduações analisadas, em ateliês que possuem particularidades e semelhanças, especialmente no que diz respeito à infraestrutura disponível e às práticas didáticas neles adotadas.Undergraduate courses of Design and Architecture and Urbanism use as a foundation for the teaching-learning process the studios, which students learn by executing, practicing and developing project activities. Considering that for both courses, teaching pr actical subjects usually occurs in studios, as a learning space, it needs to aggregate the necessary conditions to become a constructive environment, allowing an interaction and diversity of possibilities of enjoyment and usage of its enclosures: teacher and student, school and community, in a reflexive process seeking real learning based on instruction. Therefore, the main theme of this work is the projects teaching in studios of the Design and Architecture and Urbanism courses of the Federal University of Campina Grande (UFCG). It is believed this text is directed to project teachers, students, professionals and researchers in the field of Design and Architecture. Thus, the objective of the research is to expose the current situation of teaching the practical disciplines in this specified institute. For that, the methodological and pedagogical matter, as well as its relation with the infrastructure available in studios, are fundamental to understand, from the perspective of teachers and students, how the te aching-learning process occurs. It is because many crises experienced today in the professional scope occur, among other reasons, due to problems of an educational nature. Since most of the institutions attend to pedagogical purposes of an immediate, infor mative, instrumentalist characters and, in the majority of cases, without any commitment to an individual’s human and cultural formation. Finally, recognizing the need to broaden the reflections and discursions about project teaching, it is crucial to emphasize that this happens in both analyzed courses. Some studios have particularities and similarities, especially regarding the available infrastructure and didactic practices adopted in them.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNUFCGSILVA, Heitor de Andrade.SILVA, H. de A.http://lattes.cnpq.br/3609522159356242ARAÚJO, Denise Lino de.SILVA, Danilo Émmerson Nascimento.LEITE, Izabel Farias Batista.2018-03-232018-08-23T20:36:04Z2018-08-232018-08-23T20:36:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1545LEITE, I. F. B. Ateliês de projeto de design e de arquitetura: espaço, ensino e suas correlações. 2018. 184 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós Graduação em Design, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2020-05-14T17:33:20Zoai:localhost:riufcg/1545Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512020-05-14T17:33:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ateliês de projeto de design e de arquitetura: espaço, ensino e suas correlações.
title Ateliês de projeto de design e de arquitetura: espaço, ensino e suas correlações.
spellingShingle Ateliês de projeto de design e de arquitetura: espaço, ensino e suas correlações.
LEITE, Izabel Farias Batista.
Design
Arquitetura
Ateliês de Projeto
Architecture
Project Workshops
Desenho de Projetos
Ensino-Aprendizagem
Educação
title_short Ateliês de projeto de design e de arquitetura: espaço, ensino e suas correlações.
title_full Ateliês de projeto de design e de arquitetura: espaço, ensino e suas correlações.
title_fullStr Ateliês de projeto de design e de arquitetura: espaço, ensino e suas correlações.
title_full_unstemmed Ateliês de projeto de design e de arquitetura: espaço, ensino e suas correlações.
title_sort Ateliês de projeto de design e de arquitetura: espaço, ensino e suas correlações.
author LEITE, Izabel Farias Batista.
author_facet LEITE, Izabel Farias Batista.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Heitor de Andrade.
SILVA, H. de A.
http://lattes.cnpq.br/3609522159356242
ARAÚJO, Denise Lino de.
SILVA, Danilo Émmerson Nascimento.
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITE, Izabel Farias Batista.
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Arquitetura
Ateliês de Projeto
Architecture
Project Workshops
Desenho de Projetos
Ensino-Aprendizagem
Educação
topic Design
Arquitetura
Ateliês de Projeto
Architecture
Project Workshops
Desenho de Projetos
Ensino-Aprendizagem
Educação
description Os cursos de graduação em Design e em Arquitetura e Urbanismo utilizam como alicerce para o processo de ensino-aprendizagem os ateliês, a partir dos quais os alun os aprendem fazendo, praticando e desenvolvendo as atividades de projeto. Deste modo, considerando que o ensino das disciplinas práticas, para ambos os cursos, normalmente ocorre nos ateliês, este precisa, enquanto espaço de aprendizado, agregar as condições necessárias para se tornar um ambiente de construção, oportunizando a interação e a diversidade de possibilidades de fruição e aproveitamento dos seus recintos: professor e aluno, escola e comunidade, em um processo reflexivo e buscando o real aprendizado amparado na instrução. Assim, o tema central deste trabalho é o ensino de projeto nos ateliês dos cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Acredita-se que se trata de um texto direcionado para professores de projeto, alunos, profissionais da área e pesquisadores do ensino de Design e de Arquitetura. Destarte, o objetivo da pesquisa é expor a situação atual do ensino das disciplinas práticas na referida Instituição e, para tanto, acredita-se que a questão metodológica e pedagógica, bem como a sua relação com a infraestrutura disponibilizada nos ateliês é fundamental para entender, a partir da perspectiva dos docentes e discentes, como ocorre o processo de ensino-aprendizagem. Isso porque muitas das crises vivenciadas hoje no âmbito profissional ocorrem, dentre outras razões, por problemas de natureza educacional, uma vez que grande parte das instituições atentam para propósitos pedagógicos de caráter imediatista, informativo, instrumentalizador e, na maioria das vezes, sem compromisso com uma formação humana e cultural do indivíduo. Por fim, reconhecendo a necessidade de ampliação das reflexões e dos debates acerca do ensino de projeto, é crucial ressaltar que este ocorre, nas duas graduações analisadas, em ateliês que possuem particularidades e semelhanças, especialmente no que diz respeito à infraestrutura disponível e às práticas didáticas neles adotadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-23
2018-08-23T20:36:04Z
2018-08-23
2018-08-23T20:36:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1545
LEITE, I. F. B. Ateliês de projeto de design e de arquitetura: espaço, ensino e suas correlações. 2018. 184 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós Graduação em Design, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1545
identifier_str_mv LEITE, I. F. B. Ateliês de projeto de design e de arquitetura: espaço, ensino e suas correlações. 2018. 184 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós Graduação em Design, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744357403656192