As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIGUEIREDO, Maria Solange de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402
Resumo: O presente trabalho problematiza os conceitos de identidades étnicas e de gênero no livro didático de história, buscando entender e discutir como se dá a inclusão da temática étnico-racial e gênero no livro didático de história. No âmbito mais específico, iremos apresentar e refletir como as mulheres negras são representadas nos livros didáticos de história, adotados pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Lúcia de Albuquerque, localizada no Sítio Batista, Aroeiras- PB. Objetivamos refletir como a mulher negra é representada no âmbito historiográfico, apontar como essas vêm sendo demonstradas no livro didático de história após a Lei 10.639/2003 e reconhecer a importância de um currículo multicultural voltado para educação e a diversidade. A metodologia pauta-se em analisar como o livro didático traz a representação da mulher na divisão temática dos capítulos/unidades, na forma como são propostas as atividades relacionadas aos textos (orais e escritos) e, ainda, nas ilustrações e imagens. O material didático que serviu como ferramenta para esta pesquisa é o livro de história, de uso diário dos professores e alunos, tornando-se, assim, um material já conhecido e analisado pelos educadores que têm contato contínuo com o mesmo. Trata-se do livro Projeto mosaico de Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Em termos de fundamentação teórico-metodológica e historiográfica, recorremos e dialogamos com Nilma Gomes, mulher negra, Circe Bittencourt, livros didáticos, Clara Araújo, o conceito de gênero, Roger Chartier, o conceito de representação, além da concepção de currículo a partir de Tomaz Tadeu e Alfredo Veiga.
id UFCG_856084e14414b4501b63e3d6bb9cf685
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28402
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade?Black women in History textbooks: stereotypes and/or invisibility?Relações étnico-raciaisEducação para as relações étnico-raciaisMulheres negras - livros didáticos de HistóriaLivros didáticos de História - mulheres negrasEstereótipos - mulheres negrasInvisibilidade - mulheres negrasMulheres negras nos livros didáticos - invisibilidade e estereótiposIdentidades étnicas - livro didáticoRepresentação da mulher negra - livro didático de HistóriaLivro Projeto mosaico - Cláudio Vicentino e José Bruno VicentinoGênero - roger ChartierLivros didáticos - Circe BittencourtMulher negra - Nilma GomesEthnic-racial relationsEducation for ethnic-racial relationsBlack Women - History TextbooksHistory textbooks - black womenStereotypes - black womenInvisibility - black womenBlack women in textbooks - invisibility and stereotypesEthnic Identities - textbookRepresentation of black women - History textbookBook Mosaic Project - Cláudio Vicentino and José Bruno VicentinoGenre - Roger ChartierTextbooks - Circe BittencourtBlack woman - Nilma GomesEngenharia CivilO presente trabalho problematiza os conceitos de identidades étnicas e de gênero no livro didático de história, buscando entender e discutir como se dá a inclusão da temática étnico-racial e gênero no livro didático de história. No âmbito mais específico, iremos apresentar e refletir como as mulheres negras são representadas nos livros didáticos de história, adotados pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Lúcia de Albuquerque, localizada no Sítio Batista, Aroeiras- PB. Objetivamos refletir como a mulher negra é representada no âmbito historiográfico, apontar como essas vêm sendo demonstradas no livro didático de história após a Lei 10.639/2003 e reconhecer a importância de um currículo multicultural voltado para educação e a diversidade. A metodologia pauta-se em analisar como o livro didático traz a representação da mulher na divisão temática dos capítulos/unidades, na forma como são propostas as atividades relacionadas aos textos (orais e escritos) e, ainda, nas ilustrações e imagens. O material didático que serviu como ferramenta para esta pesquisa é o livro de história, de uso diário dos professores e alunos, tornando-se, assim, um material já conhecido e analisado pelos educadores que têm contato contínuo com o mesmo. Trata-se do livro Projeto mosaico de Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Em termos de fundamentação teórico-metodológica e historiográfica, recorremos e dialogamos com Nilma Gomes, mulher negra, Circe Bittencourt, livros didáticos, Clara Araújo, o conceito de gênero, Roger Chartier, o conceito de representação, além da concepção de currículo a partir de Tomaz Tadeu e Alfredo Veiga.The present work problematizes the concepts of ethnic and gender identities in the didactic book of history, seeking to understand and discuss how to include the ethnic-racial and gender themes in the didactic history book. In the more specific context, we will present and reflect how black women are represented in the textbooks of history, adopted by the Municipal School of Primary Education Maria Lúcia de Albuquerque, located in Sítio Batista, Aroeiras-PB. As a specific objective we will reflect how the black woman is represented in the historiographical scope, to point out how these have been demonstrated in the textbook of history after Law 10.639 / 2003 and to recognize the importance of a multicultural curriculum focused on education and diversity. The methodology is based on analyzing how the didactic book brings the representation of the woman in the thematic division of the chapters / units, in the way in which the activities related to the texts (oral and written) are proposed, and also in the illustrations and images. The didactic material that served as a tool for this research is the history book, used daily by teachers and students, thus becoming a material already known and analyzed by educators who have continuous contact with it. The book Mosaic Project by Cláudio Vicentino and José Bruno Vicentino of the 8th year of Elementary School Final Years. In terms of the theoretical-methodological and historiographic foundation, we have used and dialogued with Nilma Gomes, a black woman, Circe Bittencourt, textbook, Clara Araújo, the concept of gender, Roger Chartier, the concept of representation, conception of curriculum from Tomaz Tadeu and Alfredo Veiga.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.CAVALCANTI, S. L. O.http://lattes.cnpq.br/5364488443587225FIGUEIREDO, Maria Solange de.2018-122022-12-19T22:00:54Z2022-12-192022-12-19T22:00:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402FIGUEIREDO, Maria Solange de. As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade? 2018. 17f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-12T18:10:03Zoai:localhost:riufcg/28402Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-12T18:10:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade?
Black women in History textbooks: stereotypes and/or invisibility?
title As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade?
spellingShingle As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade?
FIGUEIREDO, Maria Solange de.
Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
Mulheres negras - livros didáticos de História
Livros didáticos de História - mulheres negras
Estereótipos - mulheres negras
Invisibilidade - mulheres negras
Mulheres negras nos livros didáticos - invisibilidade e estereótipos
Identidades étnicas - livro didático
Representação da mulher negra - livro didático de História
Livro Projeto mosaico - Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino
Gênero - roger Chartier
Livros didáticos - Circe Bittencourt
Mulher negra - Nilma Gomes
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Black Women - History Textbooks
History textbooks - black women
Stereotypes - black women
Invisibility - black women
Black women in textbooks - invisibility and stereotypes
Ethnic Identities - textbook
Representation of black women - History textbook
Book Mosaic Project - Cláudio Vicentino and José Bruno Vicentino
Genre - Roger Chartier
Textbooks - Circe Bittencourt
Black woman - Nilma Gomes
Engenharia Civil
title_short As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade?
title_full As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade?
title_fullStr As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade?
title_full_unstemmed As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade?
title_sort As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade?
author FIGUEIREDO, Maria Solange de.
author_facet FIGUEIREDO, Maria Solange de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
CAVALCANTI, S. L. O.
http://lattes.cnpq.br/5364488443587225
dc.contributor.author.fl_str_mv FIGUEIREDO, Maria Solange de.
dc.subject.por.fl_str_mv Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
Mulheres negras - livros didáticos de História
Livros didáticos de História - mulheres negras
Estereótipos - mulheres negras
Invisibilidade - mulheres negras
Mulheres negras nos livros didáticos - invisibilidade e estereótipos
Identidades étnicas - livro didático
Representação da mulher negra - livro didático de História
Livro Projeto mosaico - Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino
Gênero - roger Chartier
Livros didáticos - Circe Bittencourt
Mulher negra - Nilma Gomes
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Black Women - History Textbooks
History textbooks - black women
Stereotypes - black women
Invisibility - black women
Black women in textbooks - invisibility and stereotypes
Ethnic Identities - textbook
Representation of black women - History textbook
Book Mosaic Project - Cláudio Vicentino and José Bruno Vicentino
Genre - Roger Chartier
Textbooks - Circe Bittencourt
Black woman - Nilma Gomes
Engenharia Civil
topic Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
Mulheres negras - livros didáticos de História
Livros didáticos de História - mulheres negras
Estereótipos - mulheres negras
Invisibilidade - mulheres negras
Mulheres negras nos livros didáticos - invisibilidade e estereótipos
Identidades étnicas - livro didático
Representação da mulher negra - livro didático de História
Livro Projeto mosaico - Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino
Gênero - roger Chartier
Livros didáticos - Circe Bittencourt
Mulher negra - Nilma Gomes
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Black Women - History Textbooks
History textbooks - black women
Stereotypes - black women
Invisibility - black women
Black women in textbooks - invisibility and stereotypes
Ethnic Identities - textbook
Representation of black women - History textbook
Book Mosaic Project - Cláudio Vicentino and José Bruno Vicentino
Genre - Roger Chartier
Textbooks - Circe Bittencourt
Black woman - Nilma Gomes
Engenharia Civil
description O presente trabalho problematiza os conceitos de identidades étnicas e de gênero no livro didático de história, buscando entender e discutir como se dá a inclusão da temática étnico-racial e gênero no livro didático de história. No âmbito mais específico, iremos apresentar e refletir como as mulheres negras são representadas nos livros didáticos de história, adotados pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Lúcia de Albuquerque, localizada no Sítio Batista, Aroeiras- PB. Objetivamos refletir como a mulher negra é representada no âmbito historiográfico, apontar como essas vêm sendo demonstradas no livro didático de história após a Lei 10.639/2003 e reconhecer a importância de um currículo multicultural voltado para educação e a diversidade. A metodologia pauta-se em analisar como o livro didático traz a representação da mulher na divisão temática dos capítulos/unidades, na forma como são propostas as atividades relacionadas aos textos (orais e escritos) e, ainda, nas ilustrações e imagens. O material didático que serviu como ferramenta para esta pesquisa é o livro de história, de uso diário dos professores e alunos, tornando-se, assim, um material já conhecido e analisado pelos educadores que têm contato contínuo com o mesmo. Trata-se do livro Projeto mosaico de Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Em termos de fundamentação teórico-metodológica e historiográfica, recorremos e dialogamos com Nilma Gomes, mulher negra, Circe Bittencourt, livros didáticos, Clara Araújo, o conceito de gênero, Roger Chartier, o conceito de representação, além da concepção de currículo a partir de Tomaz Tadeu e Alfredo Veiga.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2022-12-19T22:00:54Z
2022-12-19
2022-12-19T22:00:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402
FIGUEIREDO, Maria Solange de. As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade? 2018. 17f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Maria Solange de. As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade? 2018. 17f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744565037432832