As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402 |
Resumo: | O presente trabalho problematiza os conceitos de identidades étnicas e de gênero no livro didático de história, buscando entender e discutir como se dá a inclusão da temática étnico-racial e gênero no livro didático de história. No âmbito mais específico, iremos apresentar e refletir como as mulheres negras são representadas nos livros didáticos de história, adotados pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Lúcia de Albuquerque, localizada no Sítio Batista, Aroeiras- PB. Objetivamos refletir como a mulher negra é representada no âmbito historiográfico, apontar como essas vêm sendo demonstradas no livro didático de história após a Lei 10.639/2003 e reconhecer a importância de um currículo multicultural voltado para educação e a diversidade. A metodologia pauta-se em analisar como o livro didático traz a representação da mulher na divisão temática dos capítulos/unidades, na forma como são propostas as atividades relacionadas aos textos (orais e escritos) e, ainda, nas ilustrações e imagens. O material didático que serviu como ferramenta para esta pesquisa é o livro de história, de uso diário dos professores e alunos, tornando-se, assim, um material já conhecido e analisado pelos educadores que têm contato contínuo com o mesmo. Trata-se do livro Projeto mosaico de Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Em termos de fundamentação teórico-metodológica e historiográfica, recorremos e dialogamos com Nilma Gomes, mulher negra, Circe Bittencourt, livros didáticos, Clara Araújo, o conceito de gênero, Roger Chartier, o conceito de representação, além da concepção de currículo a partir de Tomaz Tadeu e Alfredo Veiga. |
id |
UFCG_856084e14414b4501b63e3d6bb9cf685 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28402 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade?Black women in History textbooks: stereotypes and/or invisibility?Relações étnico-raciaisEducação para as relações étnico-raciaisMulheres negras - livros didáticos de HistóriaLivros didáticos de História - mulheres negrasEstereótipos - mulheres negrasInvisibilidade - mulheres negrasMulheres negras nos livros didáticos - invisibilidade e estereótiposIdentidades étnicas - livro didáticoRepresentação da mulher negra - livro didático de HistóriaLivro Projeto mosaico - Cláudio Vicentino e José Bruno VicentinoGênero - roger ChartierLivros didáticos - Circe BittencourtMulher negra - Nilma GomesEthnic-racial relationsEducation for ethnic-racial relationsBlack Women - History TextbooksHistory textbooks - black womenStereotypes - black womenInvisibility - black womenBlack women in textbooks - invisibility and stereotypesEthnic Identities - textbookRepresentation of black women - History textbookBook Mosaic Project - Cláudio Vicentino and José Bruno VicentinoGenre - Roger ChartierTextbooks - Circe BittencourtBlack woman - Nilma GomesEngenharia CivilO presente trabalho problematiza os conceitos de identidades étnicas e de gênero no livro didático de história, buscando entender e discutir como se dá a inclusão da temática étnico-racial e gênero no livro didático de história. No âmbito mais específico, iremos apresentar e refletir como as mulheres negras são representadas nos livros didáticos de história, adotados pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Lúcia de Albuquerque, localizada no Sítio Batista, Aroeiras- PB. Objetivamos refletir como a mulher negra é representada no âmbito historiográfico, apontar como essas vêm sendo demonstradas no livro didático de história após a Lei 10.639/2003 e reconhecer a importância de um currículo multicultural voltado para educação e a diversidade. A metodologia pauta-se em analisar como o livro didático traz a representação da mulher na divisão temática dos capítulos/unidades, na forma como são propostas as atividades relacionadas aos textos (orais e escritos) e, ainda, nas ilustrações e imagens. O material didático que serviu como ferramenta para esta pesquisa é o livro de história, de uso diário dos professores e alunos, tornando-se, assim, um material já conhecido e analisado pelos educadores que têm contato contínuo com o mesmo. Trata-se do livro Projeto mosaico de Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Em termos de fundamentação teórico-metodológica e historiográfica, recorremos e dialogamos com Nilma Gomes, mulher negra, Circe Bittencourt, livros didáticos, Clara Araújo, o conceito de gênero, Roger Chartier, o conceito de representação, além da concepção de currículo a partir de Tomaz Tadeu e Alfredo Veiga.The present work problematizes the concepts of ethnic and gender identities in the didactic book of history, seeking to understand and discuss how to include the ethnic-racial and gender themes in the didactic history book. In the more specific context, we will present and reflect how black women are represented in the textbooks of history, adopted by the Municipal School of Primary Education Maria Lúcia de Albuquerque, located in Sítio Batista, Aroeiras-PB. As a specific objective we will reflect how the black woman is represented in the historiographical scope, to point out how these have been demonstrated in the textbook of history after Law 10.639 / 2003 and to recognize the importance of a multicultural curriculum focused on education and diversity. The methodology is based on analyzing how the didactic book brings the representation of the woman in the thematic division of the chapters / units, in the way in which the activities related to the texts (oral and written) are proposed, and also in the illustrations and images. The didactic material that served as a tool for this research is the history book, used daily by teachers and students, thus becoming a material already known and analyzed by educators who have continuous contact with it. The book Mosaic Project by Cláudio Vicentino and José Bruno Vicentino of the 8th year of Elementary School Final Years. In terms of the theoretical-methodological and historiographic foundation, we have used and dialogued with Nilma Gomes, a black woman, Circe Bittencourt, textbook, Clara Araújo, the concept of gender, Roger Chartier, the concept of representation, conception of curriculum from Tomaz Tadeu and Alfredo Veiga.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.CAVALCANTI, S. L. O.http://lattes.cnpq.br/5364488443587225FIGUEIREDO, Maria Solange de.2018-122022-12-19T22:00:54Z2022-12-192022-12-19T22:00:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402FIGUEIREDO, Maria Solange de. As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade? 2018. 17f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-12T18:10:03Zoai:localhost:riufcg/28402Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-12T18:10:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade? Black women in History textbooks: stereotypes and/or invisibility? |
title |
As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade? |
spellingShingle |
As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade? FIGUEIREDO, Maria Solange de. Relações étnico-raciais Educação para as relações étnico-raciais Mulheres negras - livros didáticos de História Livros didáticos de História - mulheres negras Estereótipos - mulheres negras Invisibilidade - mulheres negras Mulheres negras nos livros didáticos - invisibilidade e estereótipos Identidades étnicas - livro didático Representação da mulher negra - livro didático de História Livro Projeto mosaico - Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino Gênero - roger Chartier Livros didáticos - Circe Bittencourt Mulher negra - Nilma Gomes Ethnic-racial relations Education for ethnic-racial relations Black Women - History Textbooks History textbooks - black women Stereotypes - black women Invisibility - black women Black women in textbooks - invisibility and stereotypes Ethnic Identities - textbook Representation of black women - History textbook Book Mosaic Project - Cláudio Vicentino and José Bruno Vicentino Genre - Roger Chartier Textbooks - Circe Bittencourt Black woman - Nilma Gomes Engenharia Civil |
title_short |
As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade? |
title_full |
As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade? |
title_fullStr |
As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade? |
title_full_unstemmed |
As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade? |
title_sort |
As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade? |
author |
FIGUEIREDO, Maria Solange de. |
author_facet |
FIGUEIREDO, Maria Solange de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. CAVALCANTI, S. L. O. http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FIGUEIREDO, Maria Solange de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações étnico-raciais Educação para as relações étnico-raciais Mulheres negras - livros didáticos de História Livros didáticos de História - mulheres negras Estereótipos - mulheres negras Invisibilidade - mulheres negras Mulheres negras nos livros didáticos - invisibilidade e estereótipos Identidades étnicas - livro didático Representação da mulher negra - livro didático de História Livro Projeto mosaico - Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino Gênero - roger Chartier Livros didáticos - Circe Bittencourt Mulher negra - Nilma Gomes Ethnic-racial relations Education for ethnic-racial relations Black Women - History Textbooks History textbooks - black women Stereotypes - black women Invisibility - black women Black women in textbooks - invisibility and stereotypes Ethnic Identities - textbook Representation of black women - History textbook Book Mosaic Project - Cláudio Vicentino and José Bruno Vicentino Genre - Roger Chartier Textbooks - Circe Bittencourt Black woman - Nilma Gomes Engenharia Civil |
topic |
Relações étnico-raciais Educação para as relações étnico-raciais Mulheres negras - livros didáticos de História Livros didáticos de História - mulheres negras Estereótipos - mulheres negras Invisibilidade - mulheres negras Mulheres negras nos livros didáticos - invisibilidade e estereótipos Identidades étnicas - livro didático Representação da mulher negra - livro didático de História Livro Projeto mosaico - Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino Gênero - roger Chartier Livros didáticos - Circe Bittencourt Mulher negra - Nilma Gomes Ethnic-racial relations Education for ethnic-racial relations Black Women - History Textbooks History textbooks - black women Stereotypes - black women Invisibility - black women Black women in textbooks - invisibility and stereotypes Ethnic Identities - textbook Representation of black women - History textbook Book Mosaic Project - Cláudio Vicentino and José Bruno Vicentino Genre - Roger Chartier Textbooks - Circe Bittencourt Black woman - Nilma Gomes Engenharia Civil |
description |
O presente trabalho problematiza os conceitos de identidades étnicas e de gênero no livro didático de história, buscando entender e discutir como se dá a inclusão da temática étnico-racial e gênero no livro didático de história. No âmbito mais específico, iremos apresentar e refletir como as mulheres negras são representadas nos livros didáticos de história, adotados pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Lúcia de Albuquerque, localizada no Sítio Batista, Aroeiras- PB. Objetivamos refletir como a mulher negra é representada no âmbito historiográfico, apontar como essas vêm sendo demonstradas no livro didático de história após a Lei 10.639/2003 e reconhecer a importância de um currículo multicultural voltado para educação e a diversidade. A metodologia pauta-se em analisar como o livro didático traz a representação da mulher na divisão temática dos capítulos/unidades, na forma como são propostas as atividades relacionadas aos textos (orais e escritos) e, ainda, nas ilustrações e imagens. O material didático que serviu como ferramenta para esta pesquisa é o livro de história, de uso diário dos professores e alunos, tornando-se, assim, um material já conhecido e analisado pelos educadores que têm contato contínuo com o mesmo. Trata-se do livro Projeto mosaico de Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Em termos de fundamentação teórico-metodológica e historiográfica, recorremos e dialogamos com Nilma Gomes, mulher negra, Circe Bittencourt, livros didáticos, Clara Araújo, o conceito de gênero, Roger Chartier, o conceito de representação, além da concepção de currículo a partir de Tomaz Tadeu e Alfredo Veiga. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2022-12-19T22:00:54Z 2022-12-19 2022-12-19T22:00:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402 FIGUEIREDO, Maria Solange de. As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade? 2018. 17f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402 |
identifier_str_mv |
FIGUEIREDO, Maria Solange de. As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade? 2018. 17f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744565037432832 |