Visitas monitoradas como metodologia para facilitar a aprendizagem sobre solos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Lygia de Oliveira.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SILVA, Igor Raian Brito da., SILVA, Lucas Matheus Oliveira da., VITAL, Adriana de Fátima Meira.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33466
Resumo: O tema solos é pouco trabalhado em sala de aula, sendo notória a urgência de reformulação nos conteúdo dos currículos escolares para mudança de paradigma, centrado na valorização e no respeito à terra, pois a ausência de discussão e contextualização pode ser promotora do descaso e do avanço dos processos de degradação, que se avolumam por todos os biomas (Almeida; Costa Falcão, 2012). Trabalhar os conteúdos de solos permite ampliar o diálogo sobre a conservação da natureza e o equilíbrio ambiental. Nesse sentido, o desenvolvimento de metodologias participativas e dialógicas são fundamentais, a exemplo das aulas de campo e visitas técnicas, que devem promover a reflexão a partir da vivência prática. O lúdico e as atividades interativas na educação básica fomentam o aprendizado de qualidade, com técnicas que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais. Bacelar (2009) reconhece a validade da ludicidade como possibilidade de uma vivência mais plena em todos os âmbitos da convivência humana e ressalta que esta ferramenta pode colocar o indivíduo em um estado de consciência ampliada. A diversificação da metodologia do ensino pode favorecer a aprendizagem, já que a construção do conhecimento ocorre por meio de estratégias diferentes e peculiares, que atendem a necessidades de sobrevivência desses agrupamentos sócio-culturais distintos (Feltran; Feltran Filho, 2007). Dentro deste contexto o Projeto Solo na Escola/UFCG vem trabalhando na proposta de popularização do ensino de solos, buscando sensibilizar educandos e educadores para o cuidado com este recurso ambiental, fundamental à manutenção da vida, e ainda pouco conhecido e valorizado. Dentre as diversas atividades desenvolvidas, as visitas monitoras ao Espaço de Educação em Solos são das mais solicitadas pelos professores, pois oportunizam a visualização dos conceitos nem sempre trabalhados nos livros didáticos e nos conteúdos escolares.
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