As práticas religiosas da Irmandade de Pretos da cidade de Areia do Século XIX.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Siéllysson Francisco da.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37057
Resumo: As Irmandades de Nossa Senhora do Rosário já haviam sido criadas no Congo durante o século XVI, ideia esta que se espalhou pelos continentes que sofreu a influência Ibérica, como África, Ásia e América (BORGES, 2005). Demorou mais de um século para que essas Irmandades fossem trazidas para o Brasil. Trata-se da influência negra no Brasil Colônia. (RUSSEL-WORD, 2005) A Igreja e a Coroa estudaram os comportamentos dos escravos e chegaram à conclusão de que seria importante tê-las também neste território. As igrejas de brancos podiam receber membros de cor, dependendo do status que este tivesse; as de pardos recebiam brancos e negros, mas a mesa regedora era ocupada predominantemente pelos brancos, até por serem eles os alfabetizados daquela comunidade. Na Irmandade de Areia, que é conhecida na historiografia paraibana como Irmandade de Negros, porém quem ocupava os postos mais importantes eram os brancos. Ao analisar o segundo livro de Atas, datado de 1902 até os dias atuais, só identificamos uma citação sobre negro na Irmandade. Na ata N° 106, datada em 13 de fevereiro de 1929 verificamos nesta pesquisa feita nas atas de 1902 a 1929, que esta é a única vez que se fala de alguém de cor na irmandade: “Cem mil reis, a Manuel Preto” (Ata N°106 p. 69). Compreende-se, assim, que os homens de cor não estiveram na Mesa Regedora.
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