Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34221 |
Resumo: | Há algum tempo as discussões a cerca do método de ensino tradicional vem sendo trabalhadas no Brasil, mas precisamente no fim dos anos 60. Nos dias atuais a questão ainda percorre os estudos, e não se trata, necessariamente, de abolir o tradicionalismo, pois segundo Circe Bittencourt a relação da renovação escolar deve estar pautada entre permanências e mudanças. Contudo, nesta relação o professor deve compreender que tanto suas técnicas quanto seus métodos de ensino devem se adequar às novas tecnologias e à própria realidade do aluno. O que significa dizer que não basta serem introduzidos novos instrumentos, é preciso pensar no método com o qual serão aplicados para que não acabem reproduzindo o tradicionalismo tão criticado. Muitas reformulações foram feitas daquele tempo até hoje, e não somente no âmbito escolar, onde se é pensado o método e o conteúdo com o qual o professor está trabalhando. Também a própria formação do professor, enquanto graduando , é de suma importância para o desenvolvimento das novas propostas do ensino de História. É pensando nisso que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vem reconhecendo que a qualificação do ensino básico depende não somente da formação continuada do professor, mas também da formação dos licenciandos. Sendo o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) uma iniciativa do Ministério da Educação em associação à CAPES que visa a melhoria da qualidade na formação dos futuros professores, a UFRN acreditou que a sua participação nele seria uma ótima oportunidade de repensar a prática docente e, através das ações encaminhadas pelo projeto, dar uma nova significação ao ensino da História. Sendo assim, este trabalho visa expor um dos primeiros resultados do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) dentro do subprojeto de licenciatura do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tal programa tem como objetivo central a potencialização da formação inicial de professores de História, por meio de ações, experiências metodológicas e práticas inovadoras que ressignifiquem o ensino de História no ensino fundamental e médio. Este objetivo deverá ser alcançado por intermédio de variadas ações previstas e executadas pelos vinte bolsistas; a coordenação do subprojeto e os supervisores estarão direcionando as atividades de modo que estas atendam às especificidades da escola escolhida para a execução das mesmas. O intuito é promover a participação de todos os integrantes desse processo de ensino-aprendizagem, de modo a que os alunos desenvolvam um maior interesse pela história, vendo significado dela em sua vida e que, tanto a escola, os professores, assim como os futuros docentes possam refletir e modificar sua ação docente, proporcionando uma integração entre as experiências e estimulando a promoção de uma autonomia pedagógica em função da melhoria do ensino da História. |
id |
UFCG_85af87565a0c3b6349f9ded1f1c74f94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34221 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN.“O Machado” newspaper: history and the world cup at José Fernandes Machado State School - Natal RN.Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal - RNCopa do mundoJornal escolarEnsino de HistóriaMachadão - escola - Natal - RNWorld CupSchool newspaperTeaching HistoryMachadão - school - Natal - RNHistória.Há algum tempo as discussões a cerca do método de ensino tradicional vem sendo trabalhadas no Brasil, mas precisamente no fim dos anos 60. Nos dias atuais a questão ainda percorre os estudos, e não se trata, necessariamente, de abolir o tradicionalismo, pois segundo Circe Bittencourt a relação da renovação escolar deve estar pautada entre permanências e mudanças. Contudo, nesta relação o professor deve compreender que tanto suas técnicas quanto seus métodos de ensino devem se adequar às novas tecnologias e à própria realidade do aluno. O que significa dizer que não basta serem introduzidos novos instrumentos, é preciso pensar no método com o qual serão aplicados para que não acabem reproduzindo o tradicionalismo tão criticado. Muitas reformulações foram feitas daquele tempo até hoje, e não somente no âmbito escolar, onde se é pensado o método e o conteúdo com o qual o professor está trabalhando. Também a própria formação do professor, enquanto graduando , é de suma importância para o desenvolvimento das novas propostas do ensino de História. É pensando nisso que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vem reconhecendo que a qualificação do ensino básico depende não somente da formação continuada do professor, mas também da formação dos licenciandos. Sendo o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) uma iniciativa do Ministério da Educação em associação à CAPES que visa a melhoria da qualidade na formação dos futuros professores, a UFRN acreditou que a sua participação nele seria uma ótima oportunidade de repensar a prática docente e, através das ações encaminhadas pelo projeto, dar uma nova significação ao ensino da História. Sendo assim, este trabalho visa expor um dos primeiros resultados do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) dentro do subprojeto de licenciatura do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tal programa tem como objetivo central a potencialização da formação inicial de professores de História, por meio de ações, experiências metodológicas e práticas inovadoras que ressignifiquem o ensino de História no ensino fundamental e médio. Este objetivo deverá ser alcançado por intermédio de variadas ações previstas e executadas pelos vinte bolsistas; a coordenação do subprojeto e os supervisores estarão direcionando as atividades de modo que estas atendam às especificidades da escola escolhida para a execução das mesmas. O intuito é promover a participação de todos os integrantes desse processo de ensino-aprendizagem, de modo a que os alunos desenvolvam um maior interesse pela história, vendo significado dela em sua vida e que, tanto a escola, os professores, assim como os futuros docentes possam refletir e modificar sua ação docente, proporcionando uma integração entre as experiências e estimulando a promoção de uma autonomia pedagógica em função da melhoria do ensino da História.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-31T17:43:48Z2024-01-312024-01-31T17:43:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34221BRAZ, Andrielly Karolina Duarte; ARAUJO, Jeymersson Galvão. Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1777-1781. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34221porBRAZ, Andrielly Karolina Duarte.ARAUJO, Jeymersson Galvão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-31T17:44:14Zoai:localhost:riufcg/34221Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-31T17:44:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN. “O Machado” newspaper: history and the world cup at José Fernandes Machado State School - Natal RN. |
title |
Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN. |
spellingShingle |
Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN. BRAZ, Andrielly Karolina Duarte. Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal - RN Copa do mundo Jornal escolar Ensino de História Machadão - escola - Natal - RN World Cup School newspaper Teaching History Machadão - school - Natal - RN História. |
title_short |
Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN. |
title_full |
Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN. |
title_fullStr |
Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN. |
title_full_unstemmed |
Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN. |
title_sort |
Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN. |
author |
BRAZ, Andrielly Karolina Duarte. |
author_facet |
BRAZ, Andrielly Karolina Duarte. ARAUJO, Jeymersson Galvão. |
author_role |
author |
author2 |
ARAUJO, Jeymersson Galvão. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRAZ, Andrielly Karolina Duarte. ARAUJO, Jeymersson Galvão. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal - RN Copa do mundo Jornal escolar Ensino de História Machadão - escola - Natal - RN World Cup School newspaper Teaching History Machadão - school - Natal - RN História. |
topic |
Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal - RN Copa do mundo Jornal escolar Ensino de História Machadão - escola - Natal - RN World Cup School newspaper Teaching History Machadão - school - Natal - RN História. |
description |
Há algum tempo as discussões a cerca do método de ensino tradicional vem sendo trabalhadas no Brasil, mas precisamente no fim dos anos 60. Nos dias atuais a questão ainda percorre os estudos, e não se trata, necessariamente, de abolir o tradicionalismo, pois segundo Circe Bittencourt a relação da renovação escolar deve estar pautada entre permanências e mudanças. Contudo, nesta relação o professor deve compreender que tanto suas técnicas quanto seus métodos de ensino devem se adequar às novas tecnologias e à própria realidade do aluno. O que significa dizer que não basta serem introduzidos novos instrumentos, é preciso pensar no método com o qual serão aplicados para que não acabem reproduzindo o tradicionalismo tão criticado. Muitas reformulações foram feitas daquele tempo até hoje, e não somente no âmbito escolar, onde se é pensado o método e o conteúdo com o qual o professor está trabalhando. Também a própria formação do professor, enquanto graduando , é de suma importância para o desenvolvimento das novas propostas do ensino de História. É pensando nisso que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vem reconhecendo que a qualificação do ensino básico depende não somente da formação continuada do professor, mas também da formação dos licenciandos. Sendo o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) uma iniciativa do Ministério da Educação em associação à CAPES que visa a melhoria da qualidade na formação dos futuros professores, a UFRN acreditou que a sua participação nele seria uma ótima oportunidade de repensar a prática docente e, através das ações encaminhadas pelo projeto, dar uma nova significação ao ensino da História. Sendo assim, este trabalho visa expor um dos primeiros resultados do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) dentro do subprojeto de licenciatura do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tal programa tem como objetivo central a potencialização da formação inicial de professores de História, por meio de ações, experiências metodológicas e práticas inovadoras que ressignifiquem o ensino de História no ensino fundamental e médio. Este objetivo deverá ser alcançado por intermédio de variadas ações previstas e executadas pelos vinte bolsistas; a coordenação do subprojeto e os supervisores estarão direcionando as atividades de modo que estas atendam às especificidades da escola escolhida para a execução das mesmas. O intuito é promover a participação de todos os integrantes desse processo de ensino-aprendizagem, de modo a que os alunos desenvolvam um maior interesse pela história, vendo significado dela em sua vida e que, tanto a escola, os professores, assim como os futuros docentes possam refletir e modificar sua ação docente, proporcionando uma integração entre as experiências e estimulando a promoção de uma autonomia pedagógica em função da melhoria do ensino da História. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-31T17:43:48Z 2024-01-31 2024-01-31T17:43:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34221 BRAZ, Andrielly Karolina Duarte; ARAUJO, Jeymersson Galvão. Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1777-1781. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34221 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34221 |
identifier_str_mv |
BRAZ, Andrielly Karolina Duarte; ARAUJO, Jeymersson Galvão. Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1777-1781. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744610761637888 |