Literatura no contexto da ditadura: uma experiência de ensino com a Mãe Judia, 1964, de Moacyr Scliar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABRANTES, Francisca Luana Rolim.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15186
Resumo: Algumas narrativas ficcionais de inegável qualidade literária refletem sobre o regime militar, como As meninas, de Lygia Fagundes Telles, Azul corvo, de Adriana Lisboa, A mancha, de Luiz Fernando Veríssimo, entre tantas outras. Contudo, percebe-se que essas obras não são trabalhadas no contexto escolar, porque a maioria dos docentes não tem um conhecimento significativo desse tipo de Literatura, que busca retratar não apenas a memória de um tempo, mas também esmiuçar a vida sob opressão. Nesse sentido, partindo da problemática de que os alunos da Educação Básica não têm uma compreensão ampla da ficção produzida nesse período, essa pesquisa se propõe analisar a representação da Ditadura Militar e as implicações desse contexto histórico no comportamento dos personagens principais no conto Mãe Judia, 1964, do escritor gaúcho Moacyr Scliar, a partir das interações de leitura com os discentes do 3° ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Celso Mariz”, localizada na cidade de Sousa-PB, numa perspectiva de formação leitora. O presente trabalho faz parte de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, uma vez que se pautou não apenas na interpretação e análise da referida obra, mas também pelos aspectos subjetivos da recepção do texto literário efetuado pelos discentes. Os questionamentos que motivaram a nossa pesquisa foram: De que forma o conto Mãe judia, 1964, de Moacyr Scliar pode levar o aluno a uma compreensão crítica acerca da Ditadura Militar? Como podemos observar a relação entre a subjetividade da mãe judia (personagem principal da obra) e o período histórico? A narrativa em exame pode contribuir para a formação de um leitor crítico? Com base nesses questionamentos, os objetivos específicos são: a) Explorar, analiticamente, os personagens principais da obra em estudo, a partir do contexto da Ditadura Militar; b) Problematizar em sala de aula, a participação da sociedade civil como elemento de sustentação do golpe militar, através do referido conto. c) Refletir sobre as contribuições da narrativa em estudo para a compreensão da situação histórica nela tematizada, junto aos alunos. Assim, para que pudéssemos alcançar os objetivos pretendidos nessa pesquisa, foram realizadas estratégias didáticas a partir das etapas principais do Método Recepcional, propostas pelas pesquisadoras Bordini e Aguiar (1988). Através desse método, propiciamos, aos discentes, uma experiência de leitura significativa com o conto Mãe Judia, 1964. Como embasamento teórico, apoiamo-nos nas pesquisas de ensino e formação leitora de Bordini e Aguiar (1988), Colomer (2007), Ligia Cademartori (2009), Michèle Petit (2008), Pinheiro (2018), entre outros; Nos estudos sobre o espaço de Ozíris Borges Filho (2005-2007) e Osman Lins (1976) e, no tocante à Literatura e à História, tomamos como base as concepções de Regina Dalcastagnè (1996- 2008), Tânia Pellegrini (1996), Eurídice Figueiredo (2017), entre outras. Logo, a referida pesquisa mostra o quanto é importante o docente traçar estratégias metodológicas eficientes que priorizem não apenas a participação e criatividade do aluno, mas também sua bagagem de experiências linguísticas e sociais. Além disso, o texto de Scliar possibilitou uma reflexão crítica acerca das atrocidades cometidas pelo regime de exceção aos educandos.
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Nesse sentido, partindo da problemática de que os alunos da Educação Básica não têm uma compreensão ampla da ficção produzida nesse período, essa pesquisa se propõe analisar a representação da Ditadura Militar e as implicações desse contexto histórico no comportamento dos personagens principais no conto Mãe Judia, 1964, do escritor gaúcho Moacyr Scliar, a partir das interações de leitura com os discentes do 3° ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Celso Mariz”, localizada na cidade de Sousa-PB, numa perspectiva de formação leitora. O presente trabalho faz parte de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, uma vez que se pautou não apenas na interpretação e análise da referida obra, mas também pelos aspectos subjetivos da recepção do texto literário efetuado pelos discentes. Os questionamentos que motivaram a nossa pesquisa foram: De que forma o conto Mãe judia, 1964, de Moacyr Scliar pode levar o aluno a uma compreensão crítica acerca da Ditadura Militar? Como podemos observar a relação entre a subjetividade da mãe judia (personagem principal da obra) e o período histórico? A narrativa em exame pode contribuir para a formação de um leitor crítico? Com base nesses questionamentos, os objetivos específicos são: a) Explorar, analiticamente, os personagens principais da obra em estudo, a partir do contexto da Ditadura Militar; b) Problematizar em sala de aula, a participação da sociedade civil como elemento de sustentação do golpe militar, através do referido conto. c) Refletir sobre as contribuições da narrativa em estudo para a compreensão da situação histórica nela tematizada, junto aos alunos. Assim, para que pudéssemos alcançar os objetivos pretendidos nessa pesquisa, foram realizadas estratégias didáticas a partir das etapas principais do Método Recepcional, propostas pelas pesquisadoras Bordini e Aguiar (1988). Através desse método, propiciamos, aos discentes, uma experiência de leitura significativa com o conto Mãe Judia, 1964. Como embasamento teórico, apoiamo-nos nas pesquisas de ensino e formação leitora de Bordini e Aguiar (1988), Colomer (2007), Ligia Cademartori (2009), Michèle Petit (2008), Pinheiro (2018), entre outros; Nos estudos sobre o espaço de Ozíris Borges Filho (2005-2007) e Osman Lins (1976) e, no tocante à Literatura e à História, tomamos como base as concepções de Regina Dalcastagnè (1996- 2008), Tânia Pellegrini (1996), Eurídice Figueiredo (2017), entre outras. Logo, a referida pesquisa mostra o quanto é importante o docente traçar estratégias metodológicas eficientes que priorizem não apenas a participação e criatividade do aluno, mas também sua bagagem de experiências linguísticas e sociais. Além disso, o texto de Scliar possibilitou uma reflexão crítica acerca das atrocidades cometidas pelo regime de exceção aos educandos.Some fictional narratives of undeniable literary quality reflect on the military regime, such as As meninas, by Lygia Fagundes Telles, Azul corvo, by Adriana Lisboa, A mancha, by Luiz Fernando Veríssimo, among many others However, it is clear that these works are not worked in the school context, because most teachers do not have significant knowledge of this type of literature, which seeks to portray not only the memory of a time, but also to scrutinize life under oppression. In this sense, starting from the problem that Basic Education students do not have a broad understanding of the fiction produced in this period, this research proposes to analyze the representation of the Military Dictatorship and the implications of this historical context in the behavior of the main characters in the story Mãe Judia , 1964 , by the gaucho writer Moacyr Scliar, based on reading interactions with the students of the 3rd year of High School, from the State School of Elementary and High School“ Celso Mariz ”, located in the city of Sousa-PB, in a perspective of reader training. The present work is a part of a qualitative study, of an exploratory character, since it was guided not only by interpretation and analysis of the work in question, but also by the subjective aspects of the reception of the literary text made by the students. The questions is motivated our research were: How can a give work lead the students to a critical reflection on the military dictatorship? How can we observe the relationship between the subjectivity of the mãe judia (main character in the story) and the period under examination? Based on these questions, the specific objectives are: a) To explore, analytically, the main characters of the work under study, from the context of the Military Dictatorship; b) To problematize in the classroom, the participation of civil society as an element of support for the military coup, through the aforementioned tale. c) Reflect on the contributions of the narrative under study for the understanding of the historical situation discussed in it, with the students. Thus, so that we could achieve the objectives intended in this research, didactic strategies were carried out from the main stages of the Reception Method, proposed by the researchers Aguiar and Bordini (1988). Through this method, we provide students with a meaningful reading experience with the short story Mãe Judia, 1964. As a theoretical basis, we rely on teaching research and reading training by Bordini and Aguiar (1988), Colomer (2007), Ligia Cademartori (2009), Michèle Petit (2008), Pinheiro (2018), among others; In the studies on the space of Oziris Borges Filho (2005-2007) and Osman Lins (1976) and, without touching on Literature and History, we take as a basis the conceptions of Regina Dalcastagnè (1996-2008), Tânia Pellegrini (1996), Eurídice Figueiredo (2017), among others. Anyway, the aforementioned research shows how important it is for the teacher to devise efficient methodological strategies that prioritize not only the student's participation and creativity, but also his baggage of linguistic and social experiences. In addition, Scliar's text allowed for a critical reflection on the atrocities committed by the regime of exception tostudents.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGAMORIM, José Edilson de.AMORIM, J. E.http://lattes.cnpq.br/6524195105007515SILVA, Eli Brandão da.BRANDÃO, Eli.http://lattes.cnpq.br/8934456319977030ALVES, José Hélder Pinheiro.ALVES, J. H. P.http://lattes.cnpq.br/2352905993796166ABRANTES, Francisca Luana Rolim.2020-07-282020-09-12T16:54:38Z2020-07-282020-09-12T16:54:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15186ABRANTES, Francisca Luana Rolim. Literatura no contexto da ditadura: uma experiência de ensino com a Mãe Judia, 1964, de Moacyr Scliar. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. 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