Desenvolvimento de argamassas para revestimento de alvenaria com adição de borracha reciclada de pneu.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Vicente de Paula Teixeira.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28083
Resumo: O revestimento externo da alvenaria é um elemento de importância elevada para edificações, exercendo função relativa à estanqueidade, ao acabamento, ao isolamento térmico e acústico e a resistência mecânica, dentre outros. No entanto, é necessário um olhar mais atento em relação à função de isolamento térmico que o revestimento de alvenaria pode exercer. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a influência do revestimento de argamassas alternativas, contendo borracha reciclada de pneu, no desempenho térmico de alvenaria, procedendo, também, estudos relativos à caracterização físico-mecânica destes compósitos alternativos. Inicialmente, foi confeccionada a argamassa de referência no traço 1:5 (cimento: areia), e posteriormente, o agregado natural foi, parcialmente, substituído por borracha reciclada de pneu nos percentuais de 5, 10, 15, 20, 25%. Foram realizados os ensaios para caracterização física no estado fresco e endurecido (índice de consistência, densidade de massa e absorção de água por capilaridade) e caracterização mecânica (resistência à compressão axial, à tração por compressão diametral e à tração por flexão). Em ato contínuo, foram feitos experimentos para caracterização térmica da argamassa (inércia e condutividade térmica). Os resultados evidenciaram que a inclusão de borracha reciclada de pneu provoca redução da densidade de massa, no estado fresco e endurecido, bem como da absorção de água por capilaridade. Foi verificado também, redução das resistências mecânicas das argamassas alternativas contendo borracha de pneu. Quanto à análise de caraterização térmica, foi observado que os valores de coeficiente de condutividade térmica foram de 1,67; 1,47; 1,41; 1,35; 1,21; 1,12 W.m-1.K-1 para as argamassas contendo 0, 5, 10, 15, 20, 25%, respectivamente. Nesse sentido, pode-se observar que a condutividade térmica reduziu à proporção que ocorreu a inserção de borracha de pneu na argamassa, sendo que esta redução ficou na faixa entre 11,97 a 32,87%. Foi possível concluir que a borracha de pneu colabora para que as argamassas funcionem como bom isolante térmico, o que contribui para um aumento do conforto térmico dos ocupantes das edificações. Além disso, foi percebido que quanto maior a quantidade de borracha de pneu, melhor foi o desempenho térmico dos compósitos. Os resultados possibilitaram concluir que, argamassas contendo borracha de pneus inserem contribuição no revestimento de alvenaria, viabilizando seu uso na construção rural.
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No entanto, é necessário um olhar mais atento em relação à função de isolamento térmico que o revestimento de alvenaria pode exercer. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a influência do revestimento de argamassas alternativas, contendo borracha reciclada de pneu, no desempenho térmico de alvenaria, procedendo, também, estudos relativos à caracterização físico-mecânica destes compósitos alternativos. Inicialmente, foi confeccionada a argamassa de referência no traço 1:5 (cimento: areia), e posteriormente, o agregado natural foi, parcialmente, substituído por borracha reciclada de pneu nos percentuais de 5, 10, 15, 20, 25%. Foram realizados os ensaios para caracterização física no estado fresco e endurecido (índice de consistência, densidade de massa e absorção de água por capilaridade) e caracterização mecânica (resistência à compressão axial, à tração por compressão diametral e à tração por flexão). Em ato contínuo, foram feitos experimentos para caracterização térmica da argamassa (inércia e condutividade térmica). Os resultados evidenciaram que a inclusão de borracha reciclada de pneu provoca redução da densidade de massa, no estado fresco e endurecido, bem como da absorção de água por capilaridade. Foi verificado também, redução das resistências mecânicas das argamassas alternativas contendo borracha de pneu. Quanto à análise de caraterização térmica, foi observado que os valores de coeficiente de condutividade térmica foram de 1,67; 1,47; 1,41; 1,35; 1,21; 1,12 W.m-1.K-1 para as argamassas contendo 0, 5, 10, 15, 20, 25%, respectivamente. Nesse sentido, pode-se observar que a condutividade térmica reduziu à proporção que ocorreu a inserção de borracha de pneu na argamassa, sendo que esta redução ficou na faixa entre 11,97 a 32,87%. Foi possível concluir que a borracha de pneu colabora para que as argamassas funcionem como bom isolante térmico, o que contribui para um aumento do conforto térmico dos ocupantes das edificações. Além disso, foi percebido que quanto maior a quantidade de borracha de pneu, melhor foi o desempenho térmico dos compósitos. Os resultados possibilitaram concluir que, argamassas contendo borracha de pneus inserem contribuição no revestimento de alvenaria, viabilizando seu uso na construção rural.The external coating of the masonry is an element of high importance for buildings, exerting outstanding function related to sealing, finishing, thermal and acoustic insulation and mechanical resistance, among others. However, a closer look is required regarding the thermal insulation role that the wall covering can exert. The objective of this research was to evaluate the influence of the coating of alternative mortars containing recycled rubber tires on the thermal performance of masonry, and also carried out studies on the physical-mechanical characterization of these alternative composites. Initially, the reference mortar was made in the 1:5 trace (cement: sand), and later the natural aggregate was partially replaced by recycled rubber in the percentages of 5, 10, 15, 20, 25%, making possible the study of six traces of mortars. The tests were carried out for physical characterization in the fresh and hardened state (consistency index, mass density and water absorption by capillarity) and for mechanical characterization (resistance to axial compression, diametral compression traction and flexural tensile strength). Experiments were carried out for thermal characterization of the mortar (inertia and thermal conductivity). The results showed that the inclusion of recycled tire rubber causes a reduction in mass density in the fresh and hardened state, as well as the absorption of water by capillarity. It was also observed a strong reduction of the mechanical strength of the alternative mortars containing tire rubber. As for the thermal characterization analysis, it was found an inversely proportional relation between the coefficient of thermal conductivity and the amount of tire rubber in the mortar. Through this research, it was possible to conclude that the tire rubber helps the mortars to function as a good thermal insulation, which contributes to an increase in the thermal comfort of the occupants of the buildings. Observed that the greater the amount of tire rubber, the better the thermal performance of the composites. The results make it possible to conclude that mortars, containing tire rubber, make a valuable contribution to the masonry coating, making it possible to use it in rural construction.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLAUFCGNASCIMENTO, José Wallace Barbosa do.NASCIMENTO, J. W. B.http://lattes.cnpq.br/9274991135144621LOPES NETO, José Pinheiro.LOPES NETO, J. P.SILVA, Wilton Pereira da.SILVA, W. P.GRILO, Marcelo Bezerra.GRILO, M. B.RAPOSO, Claudia Maria de Oliveira.RAPOSO, C. M. O.REZENDE, Maria Luiza de Souza.REZENDE, M. L. S.ROCHA, Vicente de Paula Teixeira.2019-07-272022-11-29T16:59:55Z2022-11-292022-11-29T16:59:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28083ROCHA, Vicente de Paula Teixeira. Desenvolvimento de argamassas para revestimento de alvenaria com adição de borracha reciclada de pneu. 2019. 136f. (Tese de Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-29T17:00:35Zoai:localhost:riufcg/28083Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-29T17:00:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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