As vozes D’áfrica nas escritas das histórias: o patrimônio imaterial afro-brasileiro nos cotidianos da sala de aula de História do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALEIXO, Ramon de Alcântara.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34475
Resumo: Esse estudo se destina a tecer elucidações acerca da gestação da noção de patrimônio cultural brasileiro, bem como a sua trajetória sócio-histórica a partir dos projetos modernizantes advindos com as teorias eugenistas e de embraquecimento racial instituídos nas esferas do público e do privado a partir da instituição do regime republicano. Dessa forma, propomos educar nossos ouvidos para a escuta da polifonia de vozes que ecoam por entre as curvas da escrita histórica, visando, assim, o alcance do que denominaremos aqui de sua paz eterna historiográfica. Acreditamos que as inovações teórico-metodológicas ofertadas pela chamada ―Nova História Cultural - faz-se de suma importância, tanto no que versa à emersão de novos atores e atrizes das tramas históricas, como a reconstituição detetivesca por parte do pesquisador/a – educador/a no exercício do seu métier. Para tal, nos aportamos na metodologia da História Oral, ALBERTI (2002) como elemento balizador da compreensão das práticas e representações, CHARTIER (2004), dos saberes e fazeres históricos inerentes às culturas afro-brasileiras na atual conjuntura sócio-educacional e historiográfica. Os resultados preliminares apontados pelas nossas investigações evidenciam a necessidade de se atuar na promoção de políticas de igualdade étnico-racial que perpassam os âmbitos da pesquisa e adentrem nossas salas de aula da educação básica, tendo em vista a superação do aparente fosso intransponível que persiste em reiterar em nossos materiais didáticos e práticas docentes cotidianas uma visão passiva, esquecendo, assim, as categorias de táticas e resistências CERTEAU (2002), utilizadas por africanos e afrobrasileiros na reinvenção de seus cotidianos sociais e culturais. Saberes e fazeres inerentes às múltiplas nuanças em que se insere as culturas afro-brasileiras consistem em importantes instrumentos para a adoção de políticas d e educação patrimonial a partir da lógica dinâmica às apreensões e compreensões de suas trajetórias de luta e de vida.
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