Mototaxistas no seu labor diário: atuação, riscos, biossegurança e acidentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Altanirys Alves.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9879
Resumo: A profissão de mototaxistas tem crescido e, junto com ela, diversos tipos de risco e acidentes, onerando o sistema público de saúde quando estes acontecem. O objetivo geral deste estudo consiste em analisar os riscos ocupacionais, a biossegurança, os motivos de atuação e as consequências dos acidentes ocupacionais de profissionais mototaxistas. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, exploratório com abordagem quantitativa, que aconteceu nos postos de mototaxi vinculados à Superintendência Cajazeirense de Transporte e Trânsito da cidade de Cajazeiras - Paraíba. A população mototaxista da cidade de Cajazeiras corresponde a 550 indivíduos, distribuídos entre os diversos pontos existentes. A escolha dos pontos de mototaxista foi de forma aleatória e não intencional. A amostra foi composta conforme a realização do cálculo amostral para população finita e em seguinte utilizou-se os seguintes critérios de inclusão: idade igual ou superior a 21 anos, ter registro de trabalho no Superitendência Cajazeirense de Transporte e Trânsito, trabalhar no mínimo há um ano como mototaxista, totalizando em 145 mototaxistas. O único critério de exclusão foi a ausência do profissional no seu local de trabalho durante o período da coleta de dados. Para levantamento de dados foi utilizado um questionário. A pesquisa seguiu os preceitos éticos e legais da Resolução Nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e ocorreu entre novembro de 2013 e abril de 2014. Os resultados e discussões mostraram que 145 (100%) dos participantes eram do sexo masculino, com faixa etária predominante de 30 a 39 anos em 69 (47,5%) dos casos, 94 (65%) eram casados, 59 (41%) trabalhavam por falta de outras oportunidades, 58 (40%) já trabalhavam há 6-10 anos, 104 (72%) trabalhavam mais de oito horas por dia, 137 (95%) recebiam de 1 a 2 salários mínimos, 135 (23%) e 139 (24%) usavam como principais medidas de segurança capacete com queixeira e dispositivos retrorrefletivos, respectivamente. 72 (50 %) dos entrevistados já sofreram algum tipo de acidente, destes 49 (68%) se machucaram e 27 (55%) foram atendidos no sistema de saúde público. 144 (20%) apresentaram riscos físicos, 134 (18,5%) riscos químicos, 49 (7%) riscos biológicos, 141 (19,5%) riscos ergonômicos, 124 (17%) riscos psicossociais e 131 (18%) riscos de acidentes. Conclui-se que, o mototaxista carece de atividades de promoção a saúde voltadas a educação no trânsito e de mais estudos acadêmicos sobre sua atividade laboral visto os riscos e elevados índices de acidentes que sofrem no trabalho.
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A população mototaxista da cidade de Cajazeiras corresponde a 550 indivíduos, distribuídos entre os diversos pontos existentes. A escolha dos pontos de mototaxista foi de forma aleatória e não intencional. A amostra foi composta conforme a realização do cálculo amostral para população finita e em seguinte utilizou-se os seguintes critérios de inclusão: idade igual ou superior a 21 anos, ter registro de trabalho no Superitendência Cajazeirense de Transporte e Trânsito, trabalhar no mínimo há um ano como mototaxista, totalizando em 145 mototaxistas. O único critério de exclusão foi a ausência do profissional no seu local de trabalho durante o período da coleta de dados. Para levantamento de dados foi utilizado um questionário. A pesquisa seguiu os preceitos éticos e legais da Resolução Nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e ocorreu entre novembro de 2013 e abril de 2014. Os resultados e discussões mostraram que 145 (100%) dos participantes eram do sexo masculino, com faixa etária predominante de 30 a 39 anos em 69 (47,5%) dos casos, 94 (65%) eram casados, 59 (41%) trabalhavam por falta de outras oportunidades, 58 (40%) já trabalhavam há 6-10 anos, 104 (72%) trabalhavam mais de oito horas por dia, 137 (95%) recebiam de 1 a 2 salários mínimos, 135 (23%) e 139 (24%) usavam como principais medidas de segurança capacete com queixeira e dispositivos retrorrefletivos, respectivamente. 72 (50 %) dos entrevistados já sofreram algum tipo de acidente, destes 49 (68%) se machucaram e 27 (55%) foram atendidos no sistema de saúde público. 144 (20%) apresentaram riscos físicos, 134 (18,5%) riscos químicos, 49 (7%) riscos biológicos, 141 (19,5%) riscos ergonômicos, 124 (17%) riscos psicossociais e 131 (18%) riscos de acidentes. Conclui-se que, o mototaxista carece de atividades de promoção a saúde voltadas a educação no trânsito e de mais estudos acadêmicos sobre sua atividade laboral visto os riscos e elevados índices de acidentes que sofrem no trabalho.The profession of motorcycle taxi drivers has grown, and with it, different types of risk and accidents, burdening the public health system when they happen. The aim of this study is to examine occupational risks, biosecurity, the reasons of performance and consequences of occupational accidents mototaxis professionals. This is a survey of descriptive, exploratory study with a quantitative approach, which happened at gas mototaxi linked to the Superintendency Cajazeirense Transport and Transit City Cajazeiras - Paraíba. The population of the city of Cajazeiras mototaxi driver corresponds to 550 individuals distributed among the various existing points. The choice of these mototaxi driver was random and unintentionally. The sample as the realization of the sample calculation for finite population and next we used the following inclusion criteria: age ≥ 21 years, have work record in Cajazeirense Superintendence of Transportation and Traffic, at least there is a work year as mototaxi driver, totaling 145 motorcycle taxi drivers. The only exclusion criterion was the absence of association in their workplace during the period of data collection. For data collection, a questionnaire was used. The research followed the ethical and legal requirements of Resolution Nº 466/2012 of the National Health Council and took place between November 2013 and April 2014. Results and discussions showed that 145 (100%) of the participants were male, with band predominant age 30-39 years 69 (47.5%) cases, 94 (65%) were married, 59 (41%) worked for lack of other opportunities, 58 (40%) had been working for 6-10 years, 104 (72%) worked more than eight hours per day, 137 (95%) received 1-2 minimum, 135 (23%) and 139 (24%) wage used as key measures of safety helmet with chin strap and retroreflective devices, respectively. 72 (50%) of respondents have had some type of accident, of these 49 (68%) were injured, and 27 (55%) were treated in the public health system. 144 (20%) had physical risks, 134 (18.5%), chemical hazards, 49 (7%) biohazards , 141 (19.5%) ergonomic hazards, 124 (17%) psychosocial risk and 131 (18%) risk of accidents. We conclude that the mototaxi driver lacks health promotion activities aimed at traffic education and more academic studies of their work activities as the risk and high levels of suffering accidents at work.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCOSTA, Milena Silva.COSTA, M. S.http://lattes.cnpq.br/8802227225030193PINHEIRO, Berenice Gomes Nascimento.CASIMIRO, Geofábio Sucupira.PEREIRA, Altanirys Alves.20142019-12-05T10:32:40Z2019-12-032019-12-05T10:32:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9879PEREIRA, Altanirys Alves. Mototaxistas no seu labor diário: atuação, riscos, biossegurança e acidentes. 2014. 64f. 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