Coleta seletiva solidária na UFSC: protagonismo da comunidade universitária e inclusão socioprodutiva de catadores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINCELLI, Isabella Pimentel.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: MEIRELES, Sara., OLIVEIRA, Eliza Simão de., CARDOSO, Thaianna Elpídio., CASTILHOS, Armando Borges.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33307
Resumo: Instituições de ensino superior têm capacidade de serem agentes de mudança por formarem não só academicamente, mas também moralmente os futuros representantes da sociedade, e por se tornarem um modelo para a sociedade (TANGWANICHAGAPONG et al., 2017). Abubakar et al. (2016) acrescenta que as instituições têm papéis cruciais para o alcance da sustentabilidade por também promoverem o engajamento de outros setores da sociedade e desenvolverem instrumentos exemplares às outras organizações. Portanto, a sustentabilidade de uma instituição de ensino está além de seus limites físicos de seu campus, e os princípios de gestão ambiental eficiente, economia próspera, baseada na conservação de recursos e na redução de resíduos, igualdade e justiça social devem ser levados para toda sociedade. A Universidade Federal de Santa Catarina gera aproximadamente 140 toneladas mensais de resíduos em suas atividades rotineiras, dos quais os recicláveis secos compõem cerca de 40%. Nesse contexto, a Lei Federal nº 12.305 de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e o Decreto Federal nº 5.940 de 2006, que instituiu a Coleta Seletiva Solidária (CSS) particularmente direcionada às instituições públicas federais, são os marcos normativos referenciais para alavancar a coleta seletiva em IFES. Diante desse dever legal e do compromisso de promoção de sustentabilidade da UFSC, a Gestão de Resíduos da universidade realizou grandes esforços para a implantação da coleta seletiva de seus resíduos recicláveis. Para tal, foi construída e implantada a Coleta Seletiva Solidária (CSS) com a participação da comunidade acadêmica em todas as etapas. Nesse âmbito, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de implantação da coleta seletiva solidária na UFSC a partir do protagonismo da comunidade universitária e com a inclusão socioprodutiva de catadores. Para tanto, os métodos utilizados foram pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa em campo e pesquisa participante. A partir dos resultados, que relatam o processo de planejamento e implantação da coleta seletiva de forma participativa, espera-se que este trabalho inspire outras instituições de ensino superior no que tange à contratação dos catadores e ao envolvimento da comunidade acadêmica para o gerenciamento participativo de seus resíduos recicláveis, essenciais para alcançar maior sustentabilidade na gestão de seus resíduos e em suas atividades em geral.
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