Implementação do controle de câmbio CVT: obtenção do máximo torque aplicando desenvolvimento baseado em modelos.
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18512 |
Resumo: | Este projeto é o resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso realizado junto ao Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. Consiste na implementação de um módulo de controle veicular de câmbios CVT, utilizando o método de desenvolvimento Model-Based Design com procedimento Vcycle. Este trabalho traz grande valia para a unidade acadêmica abordando um tema diferente dos usuais, além de possuir uma visão que atende às urgências mais recentes do mercado automotivo. Foram utilizados dois controladores PD numa estratégia de controle da razão, permitindo então que o motor opere em velocidade rotacional constante e possa trabalhar no ponto de maior torque sempre que o controle estiver operando. A folga máxima encontrada na correia durante a atuação do controlador foi de 0,02% e o estresse máximo foi de 0,1%. Com esta proposta de controle foi verificada a convergência ao valor de referência da razão de transmissão requisitado pelo motorista. O módulo desenvolvido teve como alvo um processador genérico, consistindo em 130 Kb de código. |
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SANTOS, João Batista Morais dos.SANTOS, J. B. M.http://lattes.cnpq.br/4011086761146410SARMENTO, E. O.http://lattes.cnpq.br/4590446967156262SARMENTO, Everton de Oliveira.Este projeto é o resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso realizado junto ao Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. Consiste na implementação de um módulo de controle veicular de câmbios CVT, utilizando o método de desenvolvimento Model-Based Design com procedimento Vcycle. Este trabalho traz grande valia para a unidade acadêmica abordando um tema diferente dos usuais, além de possuir uma visão que atende às urgências mais recentes do mercado automotivo. Foram utilizados dois controladores PD numa estratégia de controle da razão, permitindo então que o motor opere em velocidade rotacional constante e possa trabalhar no ponto de maior torque sempre que o controle estiver operando. A folga máxima encontrada na correia durante a atuação do controlador foi de 0,02% e o estresse máximo foi de 0,1%. Com esta proposta de controle foi verificada a convergência ao valor de referência da razão de transmissão requisitado pelo motorista. O módulo desenvolvido teve como alvo um processador genérico, consistindo em 130 Kb de código.This project is a result of a Senior Design Project held at the Department of Electrical Engineering at the Federal University of Campina Grande. It is the implementation of a vehicle control module that commands a CVT transmission system, using the development method Model-Based Design with a V-Cycle Procedure. This work carries great value to the Academic Unit covering a different theme from the usually approached, allied to its vision that meets one of the latest emergency in the automotive market. Two PD controllers were used in the Ratio Control strategy, therefore allowing the engine to operate at constant rotational speed and to work at the point of maximum torque whenever the control is engaged. The maximum slack found on the belt during controller’s actuation was 0.02% and the maximum stress was 0.1%. With this proposed control strategy, it was analyzed the convergence to the reference value of the transmission ratio required by the driver. The module was designed to a generic processor as target, consisting of 130 Kb of code.Submitted by Ruth Quaresma de Freitas (ruth_quaresma@hotmail.com) on 2021-05-03T17:27:08Z No. of bitstreams: 1 EVERTON DE OLIVEIRA SARMENTO - TCC ENG. ELÉTRICA 2015.pdf: 1937105 bytes, checksum: ca5f36f37b0bebed4131b39fddb69fbf (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-03T17:27:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EVERTON DE OLIVEIRA SARMENTO - TCC ENG. ELÉTRICA 2015.pdf: 1937105 bytes, checksum: ca5f36f37b0bebed4131b39fddb69fbf (MD5) Previous issue date: 2015Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIEngenharia Elétrica.Controle de câmbio CVTMáximo torqueDesenvolvimento baseado em modelosControle veicular de câmbios CVTV-cycleModel-Based DesignControladores PIDControle da razãoContinuously Variable Transmission - CVTTransmissão continuamente variávelMotor à combustão internaCVT exchange controlMaximum torqueModel-based developmentVehicle control of CVT exchangesPID controllersControl of the reasonContinuously Variable Transmission - CVTContinuously variable transmissionInternal combustion engineImplementação do controle de câmbio CVT: obtenção do máximo torque aplicando desenvolvimento baseado em modelos.Implementation of CVT exchange control: obtaining maximum torque by applying model-based development.20152021-05-03T17:27:09Z2021-05-032021-05-03T17:27:09Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18512SARMENTO, Everton de Oliveira. Implementação do controle de câmbio CVT: obtenção do máximo torque aplicando desenvolvimento baseado em modelos. 2015. 156f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em:info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/18512/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALEVERTON DE OLIVEIRA SARMENTO - TCC ENG. ELÉTRICA 2015.pdfEVERTON DE OLIVEIRA SARMENTO - TCC ENG. 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