O que revelam os arquivos escolares?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Ivanildo Gomes dos.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34464
Resumo: O nosso interesse pelos arquivos escolares nasceu a partir da participação e conclusão da especialização em Administração de Arquivos e Documentação, oferecida pelo Departamento de História da Universidade Federal de Alagoas. Para a conclusão desta pós-graduação foi apresentada a monografia que tratava da Análise e Proposta para o Arquivo Escolar da Escola Estadual Onélia Campelo, escola a onde este pesquisador trabalha como Secretário Escolar. Além disso, a participação no grupo de pesquisa Caminhos da Educação em Alagoas, no Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, foi fundamental no fortalecimento e na concepção de novos olhares que envolvem a temática. Foi justamente a partir dessa junção da experiência acadêmica com a experiência profissional, que surgiu o interesse pelos arquivos escolares. Assim, este trabalho tem a principal finalidade de evidenciar a riqueza dos arquivos e acervos escolares para o conhecimento acadêmico nas áreas que abrangem principalmente a arquivística, a história, a educação e a cultura, apresentando-o como o lugar da memória e da história escolar. Pois, os registros de cada instituição tornam-se seus testemunhos de vida, de sua cultura, memória e particularidades. Portanto, pode-se afirmar que a documentação arquivística escolar possui importância fundamental para a história local, para a história da comunidade a qual ela está inserida, bem como para a história da educação como um todo. As finalidades e funções dos arquivos escolares, não se resumem a comprovação de escolaridade, haja vista que também pode ser utilizado o valor informativo de seus documentos pela instituição ou pela esfera pública para a melhoria das ações futuras, bem como a possibilidade de sua utilização para fins científicos, histórico-culturais e didáticos. Por isso, preservar esses acervos é subsidiar pesquisas de estudiosos, professores e alunos que desejam desenvolver estudos na perspectiva histórica, filosófica, sociológica, psicológica ou antropológica da vida escolar. Pois, eles, dentre outras coisas, evidenciam metodologias de ensino, práticas educativas, currículo, história das disciplinas, processos de alfabetização, dentre outros aspectos. Neste sentido, torna-se muito importante empreender esforços diversos na busca da conservação e preservação dessas fontes de pesquisa, pois é de extremo interesse da sociedade, uma vez que é necessário construir meios de democratizar o acesso a estas, possibilitando sua funcionalidade com qualidade e permitindo a sistematização do conhecimento acadêmico.
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