Educação inclusiva: desenvolvimento e aprendizagens dos alunos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAZ, Edna Oliveira da.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13345
Resumo: O presente estudo centra-se na abordagem do tema surdez, no intuito de promover uma educação voltada a combater o preconceito no âmbito escolar e incentivar os educandos a conviver com o outro respeitando como ser diferente. O estudo apresenta uma abordagem da historicidade dos surdos, da educação inclusiva e as tendências educacionais sobre as aprendizagens das crianças surdas. A educação inclusiva ao longo da historia teve uma caminhada árdua até os dias atuais. A visão, em relação a pessoa surda, mudou muito ao longo da historia da humanidade. O conhecimento de seus marcos legais e essencial para a construção de uma visão ampla da educação das pessoas com deficiência. A inclusão escolar dos surdos em escolas publicas tem a premissa de que e necessário reproduzir para o surdo as mesmas condições em que o ouvinte adquire a língua oral. A discussão sobre a inclusão de surdos no contexto educacional tem sido campo para inúmeras reflexões, as tendências que foram adotadas ao longo da historia dos surdos, e que e preciso entender que não basta apenas que o surdo frequente a escola, mas que seja atendido em suas necessidades. A referida pesquisa foi realizada através das seguintes etapas: a coleta de dados, a observação e a analise de dados. Foi realizada uma entrevista junto a 10% dos alunos da escola. Na analise quanti-qualitativo efetivada por meio de entrevista e observação identificou concepções relacionadas a educação inclusiva. O presente estudo revela que a maioria dos entrevistados concebe educação inclusiva como a oportunidade de pessoas com deficiências serem incluídos nas escolas regulares em todos os sentidos, desde a parte física da escola ate a pedagógica. Admitem que a escola para ser inclusiva precisa de qualificação adequada para atender as necessidades dos seus educandos. Entretanto, se faz necessárias ações, uma vez que a educação inclusiva não sobrevive somente de teorias, ela e resultado de uma ação coletiva dentro da instituição escolar. Nela, o educador vê os educandos com um novo olhar. Os mesmos alunos demonstram ainda a necessidade de ampliação do conceito de educação inclusiva, pois alguns ainda associam escola inclusiva com escola exclusiva para crianças com necessidades educacionais especiais. Por fim, os discentes entrevistados consideram que a escola inclusiva e aquela que trabalha com a diferença, primando pela interação, socialização e superação dos preconceitos existentes com alunos que possuem deficiências.
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A inclusão escolar dos surdos em escolas publicas tem a premissa de que e necessário reproduzir para o surdo as mesmas condições em que o ouvinte adquire a língua oral. A discussão sobre a inclusão de surdos no contexto educacional tem sido campo para inúmeras reflexões, as tendências que foram adotadas ao longo da historia dos surdos, e que e preciso entender que não basta apenas que o surdo frequente a escola, mas que seja atendido em suas necessidades. A referida pesquisa foi realizada através das seguintes etapas: a coleta de dados, a observação e a analise de dados. Foi realizada uma entrevista junto a 10% dos alunos da escola. Na analise quanti-qualitativo efetivada por meio de entrevista e observação identificou concepções relacionadas a educação inclusiva. O presente estudo revela que a maioria dos entrevistados concebe educação inclusiva como a oportunidade de pessoas com deficiências serem incluídos nas escolas regulares em todos os sentidos, desde a parte física da escola ate a pedagógica. Admitem que a escola para ser inclusiva precisa de qualificação adequada para atender as necessidades dos seus educandos. Entretanto, se faz necessárias ações, uma vez que a educação inclusiva não sobrevive somente de teorias, ela e resultado de uma ação coletiva dentro da instituição escolar. Nela, o educador vê os educandos com um novo olhar. Os mesmos alunos demonstram ainda a necessidade de ampliação do conceito de educação inclusiva, pois alguns ainda associam escola inclusiva com escola exclusiva para crianças com necessidades educacionais especiais. Por fim, os discentes entrevistados consideram que a escola inclusiva e aquela que trabalha com a diferença, primando pela interação, socialização e superação dos preconceitos existentes com alunos que possuem deficiências.This study focuses on addressing the issue of deafness, in order to promote a education aimed at combating prejudice in the school environment and encouraging students to live with the other respecting how to be different. The study presents an approach to historicity of the deaf, inclusive education and educational trends about deaf children's learning. Inclusive education throughout history has had a arduous walk to the present day. The view, in relation to the deaf person, changed a lot throughout the history of mankind. Knowledge of its legal frameworks is essential for the building a broad vision of education for people with disabilities. School inclusion of deaf people in public schools has the premise that it is necessary to reproduce for the deaf the same conditions in which the listener acquires the oral language. The discussion on the inclusion of deaf in the educational context has been a field for numerous reflections, the trends that adopted throughout the history of the deaf, and that it is necessary to understand that it is not enough to just that the deaf go to school, but that they attend to their needs. The said research was carried out through the following steps: data collection, observation and analysis of data. An interview was conducted with 10% of the school's students. In the quantitative and qualitative analysis carried out through interviews and observation, he identified concepts related to inclusive education. The present study reveals that the majority of the interviewees inclusive education as the opportunity for people with disabilities to be included in regular schools in every way, from the physical part of the school to the pedagogical one. They admit that the school to be inclusive needs adequate qualification to meet the needs of needs of their students. However, actions are necessary, since the inclusive education does not survive only on theories, it is the result of collective action within the school institution. In it, the educator sees the students with a new look. The same students also demonstrate the need to expand the concept of education inclusive, as some still associate an inclusive school with an exclusive school for children with special educational needs. Finally, the interviewed students consider that the inclusive school and one that works with difference, striving for interaction, socialization and overcoming existing prejudices with students who have disabilities.Submitted by Luciana Lima (lurinhopb@hotmail.com) on 2020-07-17T10:09:14Z No. of bitstreams: 1 EDNA OLIVEIRA DA PAZ. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2010.pdf: 2979865 bytes, checksum: 94694577ad63db14094fa9721c8bf8bc (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-17T10:09:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDNA OLIVEIRA DA PAZ. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2010.pdf: 2979865 bytes, checksum: 94694577ad63db14094fa9721c8bf8bc (MD5) Previous issue date: 2010-12Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEducação.Educação inclusivaSurdezEscola públicaAlunos surdosInclusive educationDeafnessPublic schoolDeaf studentsEducação inclusiva: desenvolvimento e aprendizagens dos alunos.Inclusive education: student development and learning.2010-122020-07-17T10:09:14Z2020-07-172020-07-17T10:09:14Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13345PAZ, Edna Oliveira da. Educação inclusiva: desenvolvimento e aprendizagens dos alunos. . 2010. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALEDNA OLIVEIRA DA PAZ. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfEDNA OLIVEIRA DA PAZ. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. 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