Cinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Alessandra Santos.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4685
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso intenciona mostrar como os documentários podem contribuir para o processo de inclusão e ensino-aprendizagem da Geografia Escolar. Nessa perspectiva, torna-se necessário levantar algumas discussões sobre a surdez, a formação docente e as políticas públicas de inclusão escolar na Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Dom Moisés Coelho, localizada no Município de Cajazeiras-PB, tendo como sujeitos da pesquisa os alunos do 8º Ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do período noturno. Apontamos como justificativa, as especificidades dos alunos surdos, as necessidades de um ensino inclusivo nas aulas de Geografia, as limitações no uso de documentários em sala de aula e a falta de profissionais especializados em educação inclusiva. A pesquisa teve início no mês de setembro e estendeu-se até meados de agosto de 2018. Após algumas visitas realizadas na referida instituição de ensino para a coleta de dados por meio da aplicação de questionários, visando à obtenção de informações relacionadas à escola, bem como o entendimento dos alunos após a apresentação de um documentário em sala de aula. O uso do cinema a partir do documentário “Poluição - As Suas Consequências - Meio Ambiente”, propicia um melhor entendimento sobre as transformações e os impactos causados ao meio ambiente através da ação humana. Assim sendo, entendemos que os resultados obtidos demonstraram que os documentários apresentam potencial metodológico para serem utilizados nas aulas de Geografia, por atenderem aos objetivos planejados, contribuindo, sobretudo, para o desenvolvimento de um conhecimento crítico e reflexivo dos alunos sobre seu espaço de vivência e modificações ocorridas no meio.
id UFCG_9285ac63ca5a17e7938cf51a66bda6be
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4685
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Cinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia.Inclusive cinema: the use of documentaries as a teaching resource for deaf people and listeners in Geography.Educação inclusivaDocumentárioGeografia - ensinoSurdezAlunos surdosinclusive educationDocumentaryGeography - teachingDeafnessDeaf studentsGeografia.Este trabalho de conclusão de curso intenciona mostrar como os documentários podem contribuir para o processo de inclusão e ensino-aprendizagem da Geografia Escolar. Nessa perspectiva, torna-se necessário levantar algumas discussões sobre a surdez, a formação docente e as políticas públicas de inclusão escolar na Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Dom Moisés Coelho, localizada no Município de Cajazeiras-PB, tendo como sujeitos da pesquisa os alunos do 8º Ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do período noturno. Apontamos como justificativa, as especificidades dos alunos surdos, as necessidades de um ensino inclusivo nas aulas de Geografia, as limitações no uso de documentários em sala de aula e a falta de profissionais especializados em educação inclusiva. A pesquisa teve início no mês de setembro e estendeu-se até meados de agosto de 2018. Após algumas visitas realizadas na referida instituição de ensino para a coleta de dados por meio da aplicação de questionários, visando à obtenção de informações relacionadas à escola, bem como o entendimento dos alunos após a apresentação de um documentário em sala de aula. O uso do cinema a partir do documentário “Poluição - As Suas Consequências - Meio Ambiente”, propicia um melhor entendimento sobre as transformações e os impactos causados ao meio ambiente através da ação humana. Assim sendo, entendemos que os resultados obtidos demonstraram que os documentários apresentam potencial metodológico para serem utilizados nas aulas de Geografia, por atenderem aos objetivos planejados, contribuindo, sobretudo, para o desenvolvimento de um conhecimento crítico e reflexivo dos alunos sobre seu espaço de vivência e modificações ocorridas no meio.This final paper aims show how documentaries can contribute to the inclusion and teaching- learning process of school Geography. In this perspective, it‟s necessary raise some discussions about deafness, the teacher formation and the public policies of school inclusion in the state school of children‟s education and elementary school Don Moses Coelho, located in the Municipality of Cajazeiras-PB, having as research subjects the students of the 8 th grade of adult and young education of the night shift. Was pointed out as justification the specificities of deal students, the needs of inclusive education. The survey began in September 2017 and lasted until mid- August 2018. After some visits to the educations institution for the collection of information through the application of questionnaires aiming at obtaining information related to the school in it‟s general context, as well as the students‟ understanding after the presentations of a documentaries in the classroom. The use of cinema from the documentary ´´Pollution-It‟s consequences- Environment``, provides a better understanding of the transformations and important caused to the environment through human action. Therefore, we understand that the results obtained demonstrated that the documentaries present a methodological potential to be used in Geography classes, because they meet the planned objectives, contributing above all, to the development of a critical and reflexive knowledge of the students about their living spacy changes in the environment.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.PESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027ALVES , Cicera Cecilia Esmeraldo.ALMEIDA , David Luiz Rodrigues de.ARAÚJO, Alessandra Santos.2018-08-062019-07-03T19:24:47Z2019-07-032019-07-03T19:24:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4685ARAÚJO, Alessandra Santos. Cinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-28T12:49:04Zoai:localhost:riufcg/4685Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-28T12:49:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia.
Inclusive cinema: the use of documentaries as a teaching resource for deaf people and listeners in Geography.
title Cinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia.
spellingShingle Cinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia.
ARAÚJO, Alessandra Santos.
Educação inclusiva
Documentário
Geografia - ensino
Surdez
Alunos surdos
inclusive education
Documentary
Geography - teaching
Deafness
Deaf students
Geografia.
title_short Cinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia.
title_full Cinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia.
title_fullStr Cinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia.
title_full_unstemmed Cinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia.
title_sort Cinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia.
author ARAÚJO, Alessandra Santos.
author_facet ARAÚJO, Alessandra Santos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PESSOA, Rodrigo Bezerra.
PESSOA, Rodrigo Bezerra.
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027
ALVES , Cicera Cecilia Esmeraldo.
ALMEIDA , David Luiz Rodrigues de.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Alessandra Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Documentário
Geografia - ensino
Surdez
Alunos surdos
inclusive education
Documentary
Geography - teaching
Deafness
Deaf students
Geografia.
topic Educação inclusiva
Documentário
Geografia - ensino
Surdez
Alunos surdos
inclusive education
Documentary
Geography - teaching
Deafness
Deaf students
Geografia.
description Este trabalho de conclusão de curso intenciona mostrar como os documentários podem contribuir para o processo de inclusão e ensino-aprendizagem da Geografia Escolar. Nessa perspectiva, torna-se necessário levantar algumas discussões sobre a surdez, a formação docente e as políticas públicas de inclusão escolar na Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Dom Moisés Coelho, localizada no Município de Cajazeiras-PB, tendo como sujeitos da pesquisa os alunos do 8º Ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do período noturno. Apontamos como justificativa, as especificidades dos alunos surdos, as necessidades de um ensino inclusivo nas aulas de Geografia, as limitações no uso de documentários em sala de aula e a falta de profissionais especializados em educação inclusiva. A pesquisa teve início no mês de setembro e estendeu-se até meados de agosto de 2018. Após algumas visitas realizadas na referida instituição de ensino para a coleta de dados por meio da aplicação de questionários, visando à obtenção de informações relacionadas à escola, bem como o entendimento dos alunos após a apresentação de um documentário em sala de aula. O uso do cinema a partir do documentário “Poluição - As Suas Consequências - Meio Ambiente”, propicia um melhor entendimento sobre as transformações e os impactos causados ao meio ambiente através da ação humana. Assim sendo, entendemos que os resultados obtidos demonstraram que os documentários apresentam potencial metodológico para serem utilizados nas aulas de Geografia, por atenderem aos objetivos planejados, contribuindo, sobretudo, para o desenvolvimento de um conhecimento crítico e reflexivo dos alunos sobre seu espaço de vivência e modificações ocorridas no meio.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-06
2019-07-03T19:24:47Z
2019-07-03
2019-07-03T19:24:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4685
ARAÚJO, Alessandra Santos. Cinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4685
identifier_str_mv ARAÚJO, Alessandra Santos. Cinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744379464646656