Refletindo sobre o direito e o avesso: o corpo e a diferença em uma crônica de Rachel de Queiroz.
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35057 |
Resumo: | O presente trabalho tenta identificar elementos para uma sociologia do corpo em Rachel de Queiroz, de toda a sua obra foi selecionada a crônica “Direito eAvesso”, na qual a autora discorre sobre como as pessoas se comportam em relação aos estigmas que seus corpos apresentam. O trabalho toma como pressuposto que as obras literárias contêm, invariavelmente, um conteúdo histórico-cultural e possuem uma capacidade de diálogo com aspectos da sociedade que a envolve e que proporciona o seu surgimento. Nenhum texto provêm do vácuo social ou nele é proferido, e nessa perspectiva, a crônica, em especial, é um gênero permeado por fatos do cotidiano, além disso, a obra de Rachel é especialmente rica em referências às questões sociais e pontuada pela análise psicológica de suas personagens. Em “Direito e avesso” a narração em primeira pessoa parece sugerir ao leitor que as pessoas e situações ali descritas realmente existiram ou poderiam ter existido, essa sugestão é apropriada para permitir a releitura da crônica em questão, refletindo sobre os fatos narrados por Rachel em um diálogo algo sincrético com outros autores que também discorreram sobre os corpos e seus significados, dentre os quais mencionamos ErvingGoffman e David Le Breton. A partir destas releituras o trabalho procura refletir sobre como o corpo é o que delimita o indivíduo do grupo, e acaba sendo o local e o tempo da identidade, o corpo acaba sendo, portanto, onde o social se faz pessoa. Apropriando-se da terminologia empregada por Rachel, o trabalho procura refletir também sobre como os corpos podem ser interpretados como direitos e avessos, de acordo com o quão aparentes são as marcas que representam o desacreditamento. Por corpos avessos, portanto, são compreendidos, sobretudo, aqueles que possuem algum estigma aparente, uma marca que é interpretada como um “desvio” à norma e que desacredita o seu possuidor. |
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Refletindo sobre o direito e o avesso: o corpo e a diferença em uma crônica de Rachel de Queiroz.Reflecting on right and wrong: the body and difference in a chronicle by Rachel de Queiroz.Rachel de Queiroz - CrônicaCrônica e HistóriaCrônica como fonte históricaLiteratura brasileira - crônicaDireitoAvessoCorpo e identidadeCorpo e literaturaRachel de Queiroz - ChronicleChronicle and HistoryChronicle as a historical sourceBrazilian literature - chronicleRightInside OutBody and identityBody and literatureHistória.O presente trabalho tenta identificar elementos para uma sociologia do corpo em Rachel de Queiroz, de toda a sua obra foi selecionada a crônica “Direito eAvesso”, na qual a autora discorre sobre como as pessoas se comportam em relação aos estigmas que seus corpos apresentam. O trabalho toma como pressuposto que as obras literárias contêm, invariavelmente, um conteúdo histórico-cultural e possuem uma capacidade de diálogo com aspectos da sociedade que a envolve e que proporciona o seu surgimento. Nenhum texto provêm do vácuo social ou nele é proferido, e nessa perspectiva, a crônica, em especial, é um gênero permeado por fatos do cotidiano, além disso, a obra de Rachel é especialmente rica em referências às questões sociais e pontuada pela análise psicológica de suas personagens. Em “Direito e avesso” a narração em primeira pessoa parece sugerir ao leitor que as pessoas e situações ali descritas realmente existiram ou poderiam ter existido, essa sugestão é apropriada para permitir a releitura da crônica em questão, refletindo sobre os fatos narrados por Rachel em um diálogo algo sincrético com outros autores que também discorreram sobre os corpos e seus significados, dentre os quais mencionamos ErvingGoffman e David Le Breton. A partir destas releituras o trabalho procura refletir sobre como o corpo é o que delimita o indivíduo do grupo, e acaba sendo o local e o tempo da identidade, o corpo acaba sendo, portanto, onde o social se faz pessoa. Apropriando-se da terminologia empregada por Rachel, o trabalho procura refletir também sobre como os corpos podem ser interpretados como direitos e avessos, de acordo com o quão aparentes são as marcas que representam o desacreditamento. Por corpos avessos, portanto, são compreendidos, sobretudo, aqueles que possuem algum estigma aparente, uma marca que é interpretada como um “desvio” à norma e que desacredita o seu possuidor.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-03-13T19:24:50Z2024-03-132024-03-13T19:24:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35057GONÇALVES, Francysco Pablo Feitosa; FEITOSA, Maria Eneida. Refletindo sobre o direito e o avesso: o corpo e a diferença em uma crônica de Rachel de Queiroz. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35057porGONÇALVES, Francysco Pablo Feitosa.FEITOSA, Maria Eneida.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-13T19:26:17Zoai:localhost:riufcg/35057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-13T19:26:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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O presente trabalho tenta identificar elementos para uma sociologia do corpo em Rachel de Queiroz, de toda a sua obra foi selecionada a crônica “Direito eAvesso”, na qual a autora discorre sobre como as pessoas se comportam em relação aos estigmas que seus corpos apresentam. O trabalho toma como pressuposto que as obras literárias contêm, invariavelmente, um conteúdo histórico-cultural e possuem uma capacidade de diálogo com aspectos da sociedade que a envolve e que proporciona o seu surgimento. Nenhum texto provêm do vácuo social ou nele é proferido, e nessa perspectiva, a crônica, em especial, é um gênero permeado por fatos do cotidiano, além disso, a obra de Rachel é especialmente rica em referências às questões sociais e pontuada pela análise psicológica de suas personagens. Em “Direito e avesso” a narração em primeira pessoa parece sugerir ao leitor que as pessoas e situações ali descritas realmente existiram ou poderiam ter existido, essa sugestão é apropriada para permitir a releitura da crônica em questão, refletindo sobre os fatos narrados por Rachel em um diálogo algo sincrético com outros autores que também discorreram sobre os corpos e seus significados, dentre os quais mencionamos ErvingGoffman e David Le Breton. A partir destas releituras o trabalho procura refletir sobre como o corpo é o que delimita o indivíduo do grupo, e acaba sendo o local e o tempo da identidade, o corpo acaba sendo, portanto, onde o social se faz pessoa. Apropriando-se da terminologia empregada por Rachel, o trabalho procura refletir também sobre como os corpos podem ser interpretados como direitos e avessos, de acordo com o quão aparentes são as marcas que representam o desacreditamento. Por corpos avessos, portanto, são compreendidos, sobretudo, aqueles que possuem algum estigma aparente, uma marca que é interpretada como um “desvio” à norma e que desacredita o seu possuidor. |
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