Refletindo sobre o direito e o avesso: o corpo e a diferença em uma crônica de Rachel de Queiroz.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Francysco Pablo Feitosa.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: FEITOSA, Maria Eneida.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35057
Resumo: O presente trabalho tenta identificar elementos para uma sociologia do corpo em Rachel de Queiroz, de toda a sua obra foi selecionada a crônica “Direito eAvesso”, na qual a autora discorre sobre como as pessoas se comportam em relação aos estigmas que seus corpos apresentam. O trabalho toma como pressuposto que as obras literárias contêm, invariavelmente, um conteúdo histórico-cultural e possuem uma capacidade de diálogo com aspectos da sociedade que a envolve e que proporciona o seu surgimento. Nenhum texto provêm do vácuo social ou nele é proferido, e nessa perspectiva, a crônica, em especial, é um gênero permeado por fatos do cotidiano, além disso, a obra de Rachel é especialmente rica em referências às questões sociais e pontuada pela análise psicológica de suas personagens. Em “Direito e avesso” a narração em primeira pessoa parece sugerir ao leitor que as pessoas e situações ali descritas realmente existiram ou poderiam ter existido, essa sugestão é apropriada para permitir a releitura da crônica em questão, refletindo sobre os fatos narrados por Rachel em um diálogo algo sincrético com outros autores que também discorreram sobre os corpos e seus significados, dentre os quais mencionamos ErvingGoffman e David Le Breton. A partir destas releituras o trabalho procura refletir sobre como o corpo é o que delimita o indivíduo do grupo, e acaba sendo o local e o tempo da identidade, o corpo acaba sendo, portanto, onde o social se faz pessoa. Apropriando-se da terminologia empregada por Rachel, o trabalho procura refletir também sobre como os corpos podem ser interpretados como direitos e avessos, de acordo com o quão aparentes são as marcas que representam o desacreditamento. Por corpos avessos, portanto, são compreendidos, sobretudo, aqueles que possuem algum estigma aparente, uma marca que é interpretada como um “desvio” à norma e que desacredita o seu possuidor.
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