História, festas e música: resistência a escravidão no Brasil Colonial (1750-1800).
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36634 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo discutir, uma das inúmeras maneiras de resistência que teve na escravidão no Brasil colonial. Assim, discutimos o tipo de resistência que está vinculada às festas, na qual este espaço serviu de locais de sociabilidades e práticas culturais, e também um espaço que propiciaria através da dança e da música a manifestação cultural do negro. Consequentemente desmistificando a idéia de que o negro era um ser passivo e submisso diante da escravidão. Nessa pesquisa dialogo com dois teóricos, Roger Chartier e Michel de Certeau respectivamente no que se refere à questão da apropriação dos elementos utilizados pelos negros nas suas festas, e como nestas os negros aproveitavam-se de estratégias e táticas para ludibriar a elite e manter viva a sua cultura. |
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História, festas e música: resistência a escravidão no Brasil Colonial (1750-1800).History, parties and music: resistance to slavery in Colonial Brazil (1750-1800).Resistência escravaBrasil colonial - escravidãoFestas - Brasil colonialEscravidão no BrasilManifestação cultural negra - Brasil colonialSlave resistanceColonial Brazil - slaveryParties - colonial BrazilSlavery in BrazilBlack cultural manifestation - colonial BrazilHistória.A presente pesquisa tem por objetivo discutir, uma das inúmeras maneiras de resistência que teve na escravidão no Brasil colonial. Assim, discutimos o tipo de resistência que está vinculada às festas, na qual este espaço serviu de locais de sociabilidades e práticas culturais, e também um espaço que propiciaria através da dança e da música a manifestação cultural do negro. Consequentemente desmistificando a idéia de que o negro era um ser passivo e submisso diante da escravidão. Nessa pesquisa dialogo com dois teóricos, Roger Chartier e Michel de Certeau respectivamente no que se refere à questão da apropriação dos elementos utilizados pelos negros nas suas festas, e como nestas os negros aproveitavam-se de estratégias e táticas para ludibriar a elite e manter viva a sua cultura.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-07-15T17:52:23Z2024-07-152024-07-15T17:52:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36634GAIÃO, Tatiana Aparecida Lopes; CRISTOVAM, Francisca Kelly Gomes. História, festas e música: resistência a escravidão no Brasil Colonial (1750-1800). In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 08: História do Negro no Brasil. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36634porGAIÃO, Tatiana Aparecida Lopes.CRISTOVAM, Francisca Kelly Gomes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-15T17:52:49Zoai:localhost:riufcg/36634Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-15T17:52:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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