A aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Kleyton Roberto da.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6593
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral investigar as dificuldades de aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com relação a sua adaptação na modalidade de ensino. Para tanto, o mesmo foi realizado na Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos com 45 alunos distribuídos em 5 salas de aulas com seleção de alunos com idades entre 18 e 35 anos. Todas as salas de aula com ciclo 1 e 2 correspondem às séries do 1º ao 3º ano do ensino médio. Considerando isso, esta caracteriza-se como uma pesquisa de campo, que teve o questionário como instrumento de coleta de dados, foi aplicado 2 questionário, sendo o primeiro com questões abertas e fechadas e o segundo questionário com questões de múltipla escolha possibilitando assim, a confirmação dos dados, por consequência, a confirmação desses resultados obtidos no processo. Os resultados indicam-nos que há uma procura muito maior dos alunos para a EJA pela “facilidade” que tal modalidade de ensino oferece no sentido de horário e estudo reduzido, porém ainda aponta dificuldades maiores para aqueles que estão há mais tempo fora da escola. Ressalta-se, portanto, que a relevância desta pesquisa reside no fato de levar para os professores da escola uma investigação concreta do que acontece em tal ambiente, dando-lhes, dessa maneira, a oportunidade de buscar possíveis soluções para dirimir os obstáculos enfrentados pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos.
id UFCG_8a1441cae65394d27e135fcc13bd2d04
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6593
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB.The learning in EJA: the students' perspective on the difficulties and potentialities of the teaching modality in city ​​of Cuité-PB.Aprendizaje en EJA: la perspectiva de los estudiantes sobre las dificultades y potencialidades de la modalidad de enseñanza en la ciudad de Cuité-PB.EJADificuldades de aprendizagemMetodologia de ensinoLearning difficultiesTeaching methodologyDificultades de aprendizajeMetodología de la enseñanzaEducação de AdultosEste trabalho teve como objetivo geral investigar as dificuldades de aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com relação a sua adaptação na modalidade de ensino. Para tanto, o mesmo foi realizado na Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos com 45 alunos distribuídos em 5 salas de aulas com seleção de alunos com idades entre 18 e 35 anos. Todas as salas de aula com ciclo 1 e 2 correspondem às séries do 1º ao 3º ano do ensino médio. Considerando isso, esta caracteriza-se como uma pesquisa de campo, que teve o questionário como instrumento de coleta de dados, foi aplicado 2 questionário, sendo o primeiro com questões abertas e fechadas e o segundo questionário com questões de múltipla escolha possibilitando assim, a confirmação dos dados, por consequência, a confirmação desses resultados obtidos no processo. Os resultados indicam-nos que há uma procura muito maior dos alunos para a EJA pela “facilidade” que tal modalidade de ensino oferece no sentido de horário e estudo reduzido, porém ainda aponta dificuldades maiores para aqueles que estão há mais tempo fora da escola. Ressalta-se, portanto, que a relevância desta pesquisa reside no fato de levar para os professores da escola uma investigação concreta do que acontece em tal ambiente, dando-lhes, dessa maneira, a oportunidade de buscar possíveis soluções para dirimir os obstáculos enfrentados pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos.The objective of this work was to investigate the learning difficulties of students of Adult and Young Adult Education (EJA) in relation to their adaptation in the teaching modality. For this purpose, it was held at the Orlando Venâncio dos Santos Integral Citizen School with 45 students distributed in 5 classrooms with a selection of students aged 18-35. All classrooms with cycles 1 and 2 correspond to the series from 1st to 3rd year of high school. Considering this, this is characterized as a field survey, which had the questionnaire as a data collection instrument, was applied 2 questionnaire, the first one with open and closed questions and the second questionnaire with multiple choice questions thus enabling the confirmation of the data, as a consequence, confirmation of these results obtained in the process. The results indicate that there is a much greater demand of students for the EJA due to the "ease" that this modality of teaching offers in the sense of scheduling and reduced study, but still points out greater difficulties for those who have been out of school for longer. It should be stressed that the relevance of this research lies in the fact that the teachers of the school have a concrete investigation of what happens in such an environment, giving them the opportunity to seek possible solutions to solve the obstacles faced by students of Youth and Adult Education.El objetivo general de este trabajo fue investigar las dificultades de aprendizaje de los estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en relación a su adaptación a la modalidad de enseñanza. Para eso, el mismo fue realizado en la Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos con 45 alumnos distribuidos en 5 aulas con una selección de alumnos con edades entre 18 y 35 años. Todas las aulas con ciclo 1 y 2 corresponden a 1° a 3° año de bachillerato. Considerando esto, esta se caracteriza por ser una investigación de campo, que tuvo como instrumento de recolección de datos el cuestionario, se aplicaron 2 cuestionarios, el primero con preguntas abiertas y cerradas y el segundo cuestionario con preguntas de opción múltiple, posibilitando así la confirmación de los datos, en consecuencia, la confirmación de estos resultados obtenidos en el proceso. Los resultados indican que existe una demanda mucho mayor por parte de los estudiantes de EJA debido a la "facilidad" que ofrece este tipo de enseñanza en el sentido de tiempo y reducción del estudio, pero aún señala mayores dificultades para quienes han estado fuera de la escuela. a lo largo. Es de destacar, por tanto, que la relevancia de esta investigación radica en que lleva a los docentes de la escuela a una indagación concreta de lo que sucede en tal ambiente, brindándoles así la oportunidad de buscar posibles soluciones para resolver los obstáculos que enfrentan los estudiantes. estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCOSTA, Kiara Tatianny Santos dA.COSTA, K. T.http://lattes.cnpq.br/3387759380349526EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeiro.EULÁLIO, M. M. C.http://lattes.cnpq.br/6957825352918824SANTOS, Michelle Gomes.SILVA, Kleyton Roberto da.20182019-09-03T11:49:05Z2019-09-032019-09-03T11:49:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6593SILVA, Kleyton Roberto da. A aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB. 2018. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T17:27:40Zoai:localhost:riufcg/6593Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T17:27:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB.
The learning in EJA: the students' perspective on the difficulties and potentialities of the teaching modality in city ​​of Cuité-PB.
Aprendizaje en EJA: la perspectiva de los estudiantes sobre las dificultades y potencialidades de la modalidad de enseñanza en la ciudad de Cuité-PB.
title A aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB.
spellingShingle A aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB.
SILVA, Kleyton Roberto da.
EJA
Dificuldades de aprendizagem
Metodologia de ensino
Learning difficulties
Teaching methodology
Dificultades de aprendizaje
Metodología de la enseñanza
Educação de Adultos
title_short A aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB.
title_full A aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB.
title_fullStr A aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB.
title_full_unstemmed A aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB.
title_sort A aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB.
author SILVA, Kleyton Roberto da.
author_facet SILVA, Kleyton Roberto da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Kiara Tatianny Santos dA.
COSTA, K. T.
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526
EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeiro.
EULÁLIO, M. M. C.
http://lattes.cnpq.br/6957825352918824
SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Kleyton Roberto da.
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Dificuldades de aprendizagem
Metodologia de ensino
Learning difficulties
Teaching methodology
Dificultades de aprendizaje
Metodología de la enseñanza
Educação de Adultos
topic EJA
Dificuldades de aprendizagem
Metodologia de ensino
Learning difficulties
Teaching methodology
Dificultades de aprendizaje
Metodología de la enseñanza
Educação de Adultos
description Este trabalho teve como objetivo geral investigar as dificuldades de aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com relação a sua adaptação na modalidade de ensino. Para tanto, o mesmo foi realizado na Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos com 45 alunos distribuídos em 5 salas de aulas com seleção de alunos com idades entre 18 e 35 anos. Todas as salas de aula com ciclo 1 e 2 correspondem às séries do 1º ao 3º ano do ensino médio. Considerando isso, esta caracteriza-se como uma pesquisa de campo, que teve o questionário como instrumento de coleta de dados, foi aplicado 2 questionário, sendo o primeiro com questões abertas e fechadas e o segundo questionário com questões de múltipla escolha possibilitando assim, a confirmação dos dados, por consequência, a confirmação desses resultados obtidos no processo. Os resultados indicam-nos que há uma procura muito maior dos alunos para a EJA pela “facilidade” que tal modalidade de ensino oferece no sentido de horário e estudo reduzido, porém ainda aponta dificuldades maiores para aqueles que estão há mais tempo fora da escola. Ressalta-se, portanto, que a relevância desta pesquisa reside no fato de levar para os professores da escola uma investigação concreta do que acontece em tal ambiente, dando-lhes, dessa maneira, a oportunidade de buscar possíveis soluções para dirimir os obstáculos enfrentados pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-09-03T11:49:05Z
2019-09-03
2019-09-03T11:49:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6593
SILVA, Kleyton Roberto da. A aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB. 2018. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6593
identifier_str_mv SILVA, Kleyton Roberto da. A aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB. 2018. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744391641759744