Transtornos e dificuldades de aprendizagem no contexto escolar: um olhar sobre a prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Carolaine de Santana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234841
Resumo: Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, ensino e aprendizagem”, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente/SP. O objetivo geral foi analisar a realidade escolar de estudantes com Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem, em termos da atuação docente e das situações de aprendizagem, de modo a tecer compreensões acerca das possibilidades de aperfeiçoamento do processo educacional na perspectiva da educação inclusiva. A questão norteadora da pesquisa visou compreender: quais os conhecimentos dos docentes da sala comum, acerca dos Transtornos de Aprendizagem (TA) e das Dificuldades de Aprendizagem (DA), e como os articulam às práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de aprendizagem dos estudantes, no contexto da educação inclusiva? Para isso, partimos do pressuposto de que o paradigma educacional brasileiro tem passado por importantes reconfigurações, uma vez que a sociedade contemporânea tenta direcionar suas ações ao ideal de superação de desigualdades e desenvolvimento pleno do ser humano em suas dimensões: social, moral, afetiva, política, física e outras. Nesse contexto, os atuantes da escola tornam-se importantes agentes de transformações, sendo diretamente responsáveis pela formação e o desenvolvimento de forma totalizadora de todos os estudantes, bem como de sua aprendizagem conceitual e para a vida. Assim, a inclusão de alunos com Transtornos de Aprendizagem (TA) ou Dificuldades de Aprendizagem (DA) nas salas de aula comum do ensino regular, têm desafiado as escolas e os profissionais que nela atuam a reconstruírem e ressignificarem cotidianamente suas práticas frente os princípios de uma educação inclusiva e de qualidade para todos. De modo a atingirmos os objetivos anteriormente elencados, e respondermos à questão balizadora deste estudo, o desenvolvimento metodológico da pesquisa foi de natureza qualitativa, e fez-se uso das dinâmicas de investigação presentes no grupo focal. Em relação aos procedimentos, realizamos a aplicação de um questionário online com os docentes participantes da pesquisa. O questionário em questão foi composto por questões fechadas e abertas, que tiveram como objetivo levantar dados pessoais e de atuação profissional dos docentes. Por fim, após a aplicação do questionário, e de posse dos dados obtidos, entramos em contato com os docentes que participaram inicialmente da pesquisa, respondendo ao questionário, convidando-os a participarem dos grupos focais, que ocorreram de forma online. A partir do estudo desenvolvido, tivemos a oportunidade de analisar a realidade escolar dos estudantes com transtornos e dificuldades de aprendizagem e a prática pedagógica dos docentes participantes da pesquisa, e de modo geral, constatamos que, os docentes apresentaram grande preocupação com relação ao seu processo de formação, inicial e continuada, expondo que não se sentiam “preparados” e “bem formados” para ensinar alunos com transtornos ou dificuldades de aprendizagem. No entanto, a partir do discurso dos professores, compreendemos que, mesmo alegando falta de formação, em suas práticas pedagógicas, os docentes tem se mobilizado para atender às diferentes dificuldades de aprendizagem apresentadas por seus alunos. Diante isso, nos grupos focais, os docentes descreveram algumas estratégias facilitadoras que são adotadas para superar as dificuldades no aprendizado, como a adaptação curricular, o trabalho por pares, o planejamento e acompanhamento individualizado, a adequação de tempo e de linguagem e uso de diferentes materiais didático-pedagógicos. Assim, os resultados desta pesquisa, trazem, ainda que de forma incipiente, que diante das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes, é por meio do fazer pedagógico que serão construídas pontes para o conhecimento e a aprendizagem, por meio de estratégias pedagógicas que sejam capazes de atender aos diferentes ritmos e estilos de aprendizagem, e assim, superarmos os desafios de ensinar e aprender, presentes no contexto escolar, na perspectiva da educação inclusiva.
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spelling Transtornos e dificuldades de aprendizagem no contexto escolar: um olhar sobre a prática pedagógicaDisorders and learning difficulties in the school context: a look at pedagogical practiceTrastornos y dificultades de aprendizaje en el contexto escolar: una mirada a la práctica pedagógicaInclusão escolarAprendizagemPráticas pedagógicasTranstornos de aprendizagemDificuldades de aprendizagemSchool inclusionLearningPedagogical practicesLearning disordersLearning difficultiesInclusión escolarAprendizajePrácticas pedagógicasTrastornos del aprendizajeDificultades de aprendizajeEsta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, ensino e aprendizagem”, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente/SP. O objetivo geral foi analisar a realidade escolar de estudantes com Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem, em termos da atuação docente e das situações de aprendizagem, de modo a tecer compreensões acerca das possibilidades de aperfeiçoamento do processo educacional na perspectiva da educação inclusiva. A questão norteadora da pesquisa visou compreender: quais os conhecimentos dos docentes da sala comum, acerca dos Transtornos de Aprendizagem (TA) e das Dificuldades de Aprendizagem (DA), e como os articulam às práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de aprendizagem dos estudantes, no contexto da educação inclusiva? Para isso, partimos do pressuposto de que o paradigma educacional brasileiro tem passado por importantes reconfigurações, uma vez que a sociedade contemporânea tenta direcionar suas ações ao ideal de superação de desigualdades e desenvolvimento pleno do ser humano em suas dimensões: social, moral, afetiva, política, física e outras. Nesse contexto, os atuantes da escola tornam-se importantes agentes de transformações, sendo diretamente responsáveis pela formação e o desenvolvimento de forma totalizadora de todos os estudantes, bem como de sua aprendizagem conceitual e para a vida. Assim, a inclusão de alunos com Transtornos de Aprendizagem (TA) ou Dificuldades de Aprendizagem (DA) nas salas de aula comum do ensino regular, têm desafiado as escolas e os profissionais que nela atuam a reconstruírem e ressignificarem cotidianamente suas práticas frente os princípios de uma educação inclusiva e de qualidade para todos. De modo a atingirmos os objetivos anteriormente elencados, e respondermos à questão balizadora deste estudo, o desenvolvimento metodológico da pesquisa foi de natureza qualitativa, e fez-se uso das dinâmicas de investigação presentes no grupo focal. Em relação aos procedimentos, realizamos a aplicação de um questionário online com os docentes participantes da pesquisa. O questionário em questão foi composto por questões fechadas e abertas, que tiveram como objetivo levantar dados pessoais e de atuação profissional dos docentes. Por fim, após a aplicação do questionário, e de posse dos dados obtidos, entramos em contato com os docentes que participaram inicialmente da pesquisa, respondendo ao questionário, convidando-os a participarem dos grupos focais, que ocorreram de forma online. A partir do estudo desenvolvido, tivemos a oportunidade de analisar a realidade escolar dos estudantes com transtornos e dificuldades de aprendizagem e a prática pedagógica dos docentes participantes da pesquisa, e de modo geral, constatamos que, os docentes apresentaram grande preocupação com relação ao seu processo de formação, inicial e continuada, expondo que não se sentiam “preparados” e “bem formados” para ensinar alunos com transtornos ou dificuldades de aprendizagem. No entanto, a partir do discurso dos professores, compreendemos que, mesmo alegando falta de formação, em suas práticas pedagógicas, os docentes tem se mobilizado para atender às diferentes dificuldades de aprendizagem apresentadas por seus alunos. Diante isso, nos grupos focais, os docentes descreveram algumas estratégias facilitadoras que são adotadas para superar as dificuldades no aprendizado, como a adaptação curricular, o trabalho por pares, o planejamento e acompanhamento individualizado, a adequação de tempo e de linguagem e uso de diferentes materiais didático-pedagógicos. Assim, os resultados desta pesquisa, trazem, ainda que de forma incipiente, que diante das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes, é por meio do fazer pedagógico que serão construídas pontes para o conhecimento e a aprendizagem, por meio de estratégias pedagógicas que sejam capazes de atender aos diferentes ritmos e estilos de aprendizagem, e assim, superarmos os desafios de ensinar e aprender, presentes no contexto escolar, na perspectiva da educação inclusiva.This research is linked to the research line “Formative Processes, teaching and learning”, belonging to the Graduate Program in Education at the Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente/SP Campus. The general objective was to analyze the school reality of students with Learning Disorders and Difficulties, in terms of teaching performance and learning situations, in order to weave understandings about the possibilities of improving the educational process from the perspective of inclusive education. The guiding question of the research aimed to understand: what is the knowledge of common room teachers about Learning Disorders (LD) and Learning Disabilities (LD), and how they articulate them to the pedagogical practices developed in the students' learning process, in the context of inclusive education? For this, we start from the assumption that the Brazilian educational paradigm has undergone important reconfigurations, since contemporary society tries to direct its actions to the ideal of overcoming inequalities and full development of the human being in its dimensions: social, moral, affective, politics, physics and others. In this context, the school's actors become important agents of transformation, being directly responsible for the formation and development in a totalizing way of all students, as well as their conceptual and life learning. Thus, the inclusion of students with Learning Disorders (LD) or Learning Disabilities (LD) in regular classrooms has challenged schools and professionals who work in them to rebuild and re-signify their practices on a daily basis in the face of the principles of inclusive and quality education for all. In order to achieve the objectives listed above, and to answer the guiding question of this study, the methodological development of the research was qualitative in nature, and the dynamics of investigation present in the focus group were used. Regarding the procedures, we applied an online questionnaire with the professors participating in the research. The questionnaire in question consisted of closed and open questions, which aimed to collect personal and professional data of teachers. Finally, after applying the questionnaire, and having the data obtained, we contacted the professors who initially participated in the research, answering the questionnaire, inviting them to participate in the focus groups, which took place online. From the developed study, we had the opportunity to analyze the school reality of students with learning disorders and difficulties and the pedagogical practice of the teachers participating in the research, and in general, we found that the teachers showed great concern about their process. training, initial and continuing, exposing that they did not feel “prepared” and “well trained” to teach students with learning disorders or difficulties. However, from the teachers' discourse, we understand that, even claiming lack of training, in their pedagogical practices, teachers have been mobilized to meet the different learning difficulties presented by their students. In view of this, in the focus groups, the teachers described some facilitating strategies that are adopted to overcome the difficulties in learning, such as curricular adaptation, peer work, individualized planning and monitoring, the adequacy of time and language and the use of different didactic-pedagogical materials. Thus, the results of this research show, albeit in an incipient way, that in the face of the learning difficulties presented by students, it is through pedagogical practice that bridges to knowledge and learning will be built, through pedagogical strategies that are capable of to meet the different rhythms and learning styles, and thus, overcome the challenges of teaching and learning, present in the school context, from the perspective of inclusive education.Esta investigación está vinculada a la línea de investigación “Procesos Formativos, enseñanza y aprendizaje”, perteneciente al Programa de Posgrado en Educación de la Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Presidente Prudente/SP. El objetivo general fue analizar la realidad escolar de los alumnos con Trastornos y Dificultades de Aprendizaje, en cuanto al desempeño docente y las situaciones de aprendizaje, con el fin de tejer comprensiones sobre las posibilidades de mejorar el proceso educativo desde la perspectiva de la educación inclusiva. La pregunta orientadora de la investigación tuvo como objetivo comprender: cuál es el conocimiento de los profesores de sala común sobre los Trastornos del Aprendizaje (DA) y las Dificultades del Aprendizaje (DA), y cómo los articulan a las prácticas pedagógicas desarrolladas en el proceso de aprendizaje de los estudiantes, en el contexto de la educación inclusiva? Para ello, partimos del supuesto de que el paradigma educativo brasileño ha sufrido importantes reconfiguraciones, ya que la sociedad contemporánea trata de orientar sus acciones al ideal de superación de las desigualdades y pleno desarrollo del ser humano en sus dimensiones: social, moral, afectiva, política. , física y otros. En este contexto, los actores de la escuela se convierten en importantes agentes de transformación, siendo responsables directos de la formación y desarrollo de manera totalizadora de todos los estudiantes, así como de su aprendizaje conceptual y de vida. Así, la inclusión de alumnos con Trastornos del Aprendizaje (TA) o Dificultades del Aprendizaje (TA) en las aulas regulares ha desafiado a las escuelas y a los profesionales que actúan en ellas a reconstruir y resignificar sus prácticas en el día a día frente a los principios de la inclusión. y educación de calidad para todos. Para lograr los objetivos antes enumerados y dar respuesta a la pregunta orientadora de este estudio, el desarrollo metodológico de la investigación fue de carácter cualitativo, y se utilizó la dinámica de investigación presente en el grupo focal. En cuanto a los procedimientos, se aplicó un cuestionario en línea con los profesores participantes en la investigación. El cuestionario en mención constaba de preguntas cerradas y abiertas, cuyo objetivo era recolectar datos personales y profesionales de los docentes. Finalmente, luego de aplicar el cuestionario, y tener los datos obtenidos, se contactó a los profesores que participaron inicialmente en la investigación, respondiendo el cuestionario, invitándolos a participar en los grupos focales, los cuales se realizaron en línea. A partir del estudio desarrollado, tuvimos la oportunidad de analizar la realidad escolar de los estudiantes con trastornos y dificultades de aprendizaje y la práctica pedagógica de los docentes participantes de la investigación, y en general, encontramos que los docentes mostraron gran preocupación por su proceso de formación. , inicial y continua, exponiendo que no se sentían “preparados” y “bien capacitados” para enseñar a alumnos con trastornos o dificultades de aprendizaje. Sin embargo, desde el discurso de los docentes, entendemos que, aun alegando falta de formación, en sus prácticas pedagógicas, los docentes se han movilizado para atender las diferentes dificultades de aprendizaje que presentan sus alumnos. Ante esto, en los grupos focales, los docentes describieron algunas estrategias facilitadoras que se adoptan para superar las dificultades en el aprendizaje, tales como la adaptación curricular, el trabajo entre pares, la planificación y seguimiento individualizado, la adecuación del tiempo y el lenguaje y el uso de diferentes materiales didáctico-pedagógicos. Así, los resultados de esta investigación muestran, aunque de manera incipiente, que ante las dificultades de aprendizaje que presentan los estudiantes, es a través de la práctica pedagógica que se construirán puentes hacia el conocimiento y el aprendizaje, a través de estrategias pedagógicas que sean capaces de atender los diferentes ritmos y estilos de aprendizaje, y así, superar los desafíos de la enseñanza y el aprendizaje, presentes en el contexto escolar, desde la perspectiva de la educación inclusiva.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88887.474529/2020-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Junior, Klaus Schlünzen [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Carolaine de Santana2022-05-24T11:39:50Z2022-05-24T11:39:50Z2022-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23484133004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234841Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:44:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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