Conjuntos funcionais na teoria Walloniana: O que estudantes do curso de pedagogia compreendem acerca da relação afetividade e aprendizagem na universidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, Maria Thaís de Oliveira.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5024
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar concepções de estudantes acerca do conhecimento da teoria walloniana no Curso de Pedagogia, no Centro de Formação de Professores. A partir desse objetivo foram delineados outros três que deram mais especificidade ao nosso trabalho, são eles: Investigar o que estudantes do Curso de Pedagogia entendem por afetividade, cognição e ato motor e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem; refletir de que forma os conjuntos funcionais e a teoria walloniana são considerados e discutidos no Curso de Pedagogia e indagar o que estudantes de Pedagogia compreendem acerca do conceito de afetividade. A pesquisa surgiu a partir do seguinte questionamento: O que estudantes do Curso de Pedagogia entendem por conjuntos funcionais – afetividade, cognição e ato motor – e o modo como esses conjuntos favorecem o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula? A escolha da temática veio a partir de experiências vivenciadas desde a educação básica, no que diz respeito às relações que foram estabelecidas dentro da sala de aula, entre professor e aluno, e das suas implicações no processo de aprendizagem do educando, porém, tal escolha se estabeleceu de forma mais efetiva e segura a partir da participação no Grupo de Estudos e Pesquisas em Afetividade na Prática Docente/UAE/CFP/UFCG. Na metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa através de uma entrevista semiestruturada contendo cinco questões, e a escrita de uma carta com uma pergunta central acerca do nosso objeto de pesquisa. Os dados foram analisados a partir do procedimento de Análise Temática. Participaram da pesquisa quatro estudantes do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras/PB, com idade entre 23 e 30 anos. Os resultados dos dados coletados nos mostram que há uma carência de discussões diante a teoria walloniana no curso de Pedagogia, e o entendimento das discentes acerca dos conjuntos funcionais, ainda, é muito relacionado ao que o senso comum compreende ser, porém as discentes que tiveram a oportunidade de um contato, ainda, que sucinto com a teoria, demonstram melhor entendimento acerca dos pressupostos que a teoria walloniana nos possibilita refletir diante o processo de desenvolvimento dos sujeitos.
id UFCG_8a589dc4dbf8a4faab7001d0d00f2a9c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5024
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Conjuntos funcionais na teoria Walloniana: O que estudantes do curso de pedagogia compreendem acerca da relação afetividade e aprendizagem na universidade.Functional sets in Wallonian theory: What students in the pedagogy course understand about the relationship between affection and learning at the university.Psicologia educacional - Teoria WallonianaFormação de professoresAfetividadeCogniçãoMotricidadeEducational Psychology - Wallonian TheoryTeacher trainingAffectionCognitionMotor skillsEducação.A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar concepções de estudantes acerca do conhecimento da teoria walloniana no Curso de Pedagogia, no Centro de Formação de Professores. A partir desse objetivo foram delineados outros três que deram mais especificidade ao nosso trabalho, são eles: Investigar o que estudantes do Curso de Pedagogia entendem por afetividade, cognição e ato motor e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem; refletir de que forma os conjuntos funcionais e a teoria walloniana são considerados e discutidos no Curso de Pedagogia e indagar o que estudantes de Pedagogia compreendem acerca do conceito de afetividade. A pesquisa surgiu a partir do seguinte questionamento: O que estudantes do Curso de Pedagogia entendem por conjuntos funcionais – afetividade, cognição e ato motor – e o modo como esses conjuntos favorecem o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula? A escolha da temática veio a partir de experiências vivenciadas desde a educação básica, no que diz respeito às relações que foram estabelecidas dentro da sala de aula, entre professor e aluno, e das suas implicações no processo de aprendizagem do educando, porém, tal escolha se estabeleceu de forma mais efetiva e segura a partir da participação no Grupo de Estudos e Pesquisas em Afetividade na Prática Docente/UAE/CFP/UFCG. Na metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa através de uma entrevista semiestruturada contendo cinco questões, e a escrita de uma carta com uma pergunta central acerca do nosso objeto de pesquisa. Os dados foram analisados a partir do procedimento de Análise Temática. Participaram da pesquisa quatro estudantes do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras/PB, com idade entre 23 e 30 anos. Os resultados dos dados coletados nos mostram que há uma carência de discussões diante a teoria walloniana no curso de Pedagogia, e o entendimento das discentes acerca dos conjuntos funcionais, ainda, é muito relacionado ao que o senso comum compreende ser, porém as discentes que tiveram a oportunidade de um contato, ainda, que sucinto com a teoria, demonstram melhor entendimento acerca dos pressupostos que a teoria walloniana nos possibilita refletir diante o processo de desenvolvimento dos sujeitos.The present research had as main objective analyze conceptions of students about knowledge of the theory walloniana in the Pedagogy course at the Training Center of Teachers. From that objective were delineated three others who have given more specificity to our work, they are: Investigate what students of Pedagogy Course understand by affectivity, cognition and motor act and its relation with the process of teaching and learning; reflect how the functional sets and walloniana theory are considered and discussed in the Pedagogy Course and ask what students Pedagogy understand about the concept of affectivity. The research emerged from the following question: What do students understand the Pedagogy Course by functional sets - affectivity, cognition and motor act - and how these sets favor the process of teaching and learning in the classroom? The choice of the thematic came from experiences lived since the basic education, with regard to the relations that were established within the classroom, between teacher and student, and their implications for the learning process of the student, however, such a choice has established more effectively and safely from the participation in the Group of Studies and Research on Affect in Teaching Practice / UAE / CFP / UFCG. In the methodology we use the qualitative research through a semi-structured interview containing five questions, and the writing of a letter with a central question about our research object. The data were analyzed from of the procedure of thematic analysis. Participated of the research four students of Pedagogy course, of the Federal University of Campina Grande, Campus of Cajazeiras/PB, with age between 23 and 30 years. The results of the data collected show that there is a lack of discussion forth the walloniana theory in the course of Pedagogy, and understanding of the students concerning the functional sets, is yet very much related to that which common sense comprises to be, but the students who had the opportunity of a contact, even that succinct with the theory, demonstrated better understanding of the assumptions that the theory walloniana allows us to reflect forth the development process of the subjects.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501SOARES , Luisa de Marillac RamosBORBA, Valéria Maria de LimaBATISTA, Maria Thaís de Oliveira.20142019-07-24T09:50:27Z2019-07-242019-07-24T09:50:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5024BATISTA, Maria Thaís de Oliveira. Conjuntos funcionais na teoria Walloniana: O que estudantes do curso de pedagogia compreendem acerca da relação afetividade e aprendizagem na universidade. 2014. 98 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T18:08:09Zoai:localhost:riufcg/5024Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T18:08:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Conjuntos funcionais na teoria Walloniana: O que estudantes do curso de pedagogia compreendem acerca da relação afetividade e aprendizagem na universidade.
Functional sets in Wallonian theory: What students in the pedagogy course understand about the relationship between affection and learning at the university.
title Conjuntos funcionais na teoria Walloniana: O que estudantes do curso de pedagogia compreendem acerca da relação afetividade e aprendizagem na universidade.
spellingShingle Conjuntos funcionais na teoria Walloniana: O que estudantes do curso de pedagogia compreendem acerca da relação afetividade e aprendizagem na universidade.
BATISTA, Maria Thaís de Oliveira.
Psicologia educacional - Teoria Walloniana
Formação de professores
Afetividade
Cognição
Motricidade
Educational Psychology - Wallonian Theory
Teacher training
Affection
Cognition
Motor skills
Educação.
title_short Conjuntos funcionais na teoria Walloniana: O que estudantes do curso de pedagogia compreendem acerca da relação afetividade e aprendizagem na universidade.
title_full Conjuntos funcionais na teoria Walloniana: O que estudantes do curso de pedagogia compreendem acerca da relação afetividade e aprendizagem na universidade.
title_fullStr Conjuntos funcionais na teoria Walloniana: O que estudantes do curso de pedagogia compreendem acerca da relação afetividade e aprendizagem na universidade.
title_full_unstemmed Conjuntos funcionais na teoria Walloniana: O que estudantes do curso de pedagogia compreendem acerca da relação afetividade e aprendizagem na universidade.
title_sort Conjuntos funcionais na teoria Walloniana: O que estudantes do curso de pedagogia compreendem acerca da relação afetividade e aprendizagem na universidade.
author BATISTA, Maria Thaís de Oliveira.
author_facet BATISTA, Maria Thaís de Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
SOARES , Luisa de Marillac Ramos
BORBA, Valéria Maria de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA, Maria Thaís de Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional - Teoria Walloniana
Formação de professores
Afetividade
Cognição
Motricidade
Educational Psychology - Wallonian Theory
Teacher training
Affection
Cognition
Motor skills
Educação.
topic Psicologia educacional - Teoria Walloniana
Formação de professores
Afetividade
Cognição
Motricidade
Educational Psychology - Wallonian Theory
Teacher training
Affection
Cognition
Motor skills
Educação.
description A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar concepções de estudantes acerca do conhecimento da teoria walloniana no Curso de Pedagogia, no Centro de Formação de Professores. A partir desse objetivo foram delineados outros três que deram mais especificidade ao nosso trabalho, são eles: Investigar o que estudantes do Curso de Pedagogia entendem por afetividade, cognição e ato motor e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem; refletir de que forma os conjuntos funcionais e a teoria walloniana são considerados e discutidos no Curso de Pedagogia e indagar o que estudantes de Pedagogia compreendem acerca do conceito de afetividade. A pesquisa surgiu a partir do seguinte questionamento: O que estudantes do Curso de Pedagogia entendem por conjuntos funcionais – afetividade, cognição e ato motor – e o modo como esses conjuntos favorecem o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula? A escolha da temática veio a partir de experiências vivenciadas desde a educação básica, no que diz respeito às relações que foram estabelecidas dentro da sala de aula, entre professor e aluno, e das suas implicações no processo de aprendizagem do educando, porém, tal escolha se estabeleceu de forma mais efetiva e segura a partir da participação no Grupo de Estudos e Pesquisas em Afetividade na Prática Docente/UAE/CFP/UFCG. Na metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa através de uma entrevista semiestruturada contendo cinco questões, e a escrita de uma carta com uma pergunta central acerca do nosso objeto de pesquisa. Os dados foram analisados a partir do procedimento de Análise Temática. Participaram da pesquisa quatro estudantes do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras/PB, com idade entre 23 e 30 anos. Os resultados dos dados coletados nos mostram que há uma carência de discussões diante a teoria walloniana no curso de Pedagogia, e o entendimento das discentes acerca dos conjuntos funcionais, ainda, é muito relacionado ao que o senso comum compreende ser, porém as discentes que tiveram a oportunidade de um contato, ainda, que sucinto com a teoria, demonstram melhor entendimento acerca dos pressupostos que a teoria walloniana nos possibilita refletir diante o processo de desenvolvimento dos sujeitos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-07-24T09:50:27Z
2019-07-24
2019-07-24T09:50:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5024
BATISTA, Maria Thaís de Oliveira. Conjuntos funcionais na teoria Walloniana: O que estudantes do curso de pedagogia compreendem acerca da relação afetividade e aprendizagem na universidade. 2014. 98 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5024
identifier_str_mv BATISTA, Maria Thaís de Oliveira. Conjuntos funcionais na teoria Walloniana: O que estudantes do curso de pedagogia compreendem acerca da relação afetividade e aprendizagem na universidade. 2014. 98 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744381565992960