Conjuntos funcionais na teoria Walloniana: O que estudantes do curso de pedagogia compreendem acerca da relação afetividade e aprendizagem na universidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, Maria Thaís de Oliveira.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5024
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar concepções de estudantes acerca do conhecimento da teoria walloniana no Curso de Pedagogia, no Centro de Formação de Professores. A partir desse objetivo foram delineados outros três que deram mais especificidade ao nosso trabalho, são eles: Investigar o que estudantes do Curso de Pedagogia entendem por afetividade, cognição e ato motor e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem; refletir de que forma os conjuntos funcionais e a teoria walloniana são considerados e discutidos no Curso de Pedagogia e indagar o que estudantes de Pedagogia compreendem acerca do conceito de afetividade. A pesquisa surgiu a partir do seguinte questionamento: O que estudantes do Curso de Pedagogia entendem por conjuntos funcionais – afetividade, cognição e ato motor – e o modo como esses conjuntos favorecem o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula? A escolha da temática veio a partir de experiências vivenciadas desde a educação básica, no que diz respeito às relações que foram estabelecidas dentro da sala de aula, entre professor e aluno, e das suas implicações no processo de aprendizagem do educando, porém, tal escolha se estabeleceu de forma mais efetiva e segura a partir da participação no Grupo de Estudos e Pesquisas em Afetividade na Prática Docente/UAE/CFP/UFCG. Na metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa através de uma entrevista semiestruturada contendo cinco questões, e a escrita de uma carta com uma pergunta central acerca do nosso objeto de pesquisa. Os dados foram analisados a partir do procedimento de Análise Temática. Participaram da pesquisa quatro estudantes do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras/PB, com idade entre 23 e 30 anos. Os resultados dos dados coletados nos mostram que há uma carência de discussões diante a teoria walloniana no curso de Pedagogia, e o entendimento das discentes acerca dos conjuntos funcionais, ainda, é muito relacionado ao que o senso comum compreende ser, porém as discentes que tiveram a oportunidade de um contato, ainda, que sucinto com a teoria, demonstram melhor entendimento acerca dos pressupostos que a teoria walloniana nos possibilita refletir diante o processo de desenvolvimento dos sujeitos.
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A pesquisa surgiu a partir do seguinte questionamento: O que estudantes do Curso de Pedagogia entendem por conjuntos funcionais – afetividade, cognição e ato motor – e o modo como esses conjuntos favorecem o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula? A escolha da temática veio a partir de experiências vivenciadas desde a educação básica, no que diz respeito às relações que foram estabelecidas dentro da sala de aula, entre professor e aluno, e das suas implicações no processo de aprendizagem do educando, porém, tal escolha se estabeleceu de forma mais efetiva e segura a partir da participação no Grupo de Estudos e Pesquisas em Afetividade na Prática Docente/UAE/CFP/UFCG. Na metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa através de uma entrevista semiestruturada contendo cinco questões, e a escrita de uma carta com uma pergunta central acerca do nosso objeto de pesquisa. Os dados foram analisados a partir do procedimento de Análise Temática. Participaram da pesquisa quatro estudantes do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras/PB, com idade entre 23 e 30 anos. Os resultados dos dados coletados nos mostram que há uma carência de discussões diante a teoria walloniana no curso de Pedagogia, e o entendimento das discentes acerca dos conjuntos funcionais, ainda, é muito relacionado ao que o senso comum compreende ser, porém as discentes que tiveram a oportunidade de um contato, ainda, que sucinto com a teoria, demonstram melhor entendimento acerca dos pressupostos que a teoria walloniana nos possibilita refletir diante o processo de desenvolvimento dos sujeitos.The present research had as main objective analyze conceptions of students about knowledge of the theory walloniana in the Pedagogy course at the Training Center of Teachers. From that objective were delineated three others who have given more specificity to our work, they are: Investigate what students of Pedagogy Course understand by affectivity, cognition and motor act and its relation with the process of teaching and learning; reflect how the functional sets and walloniana theory are considered and discussed in the Pedagogy Course and ask what students Pedagogy understand about the concept of affectivity. The research emerged from the following question: What do students understand the Pedagogy Course by functional sets - affectivity, cognition and motor act - and how these sets favor the process of teaching and learning in the classroom? The choice of the thematic came from experiences lived since the basic education, with regard to the relations that were established within the classroom, between teacher and student, and their implications for the learning process of the student, however, such a choice has established more effectively and safely from the participation in the Group of Studies and Research on Affect in Teaching Practice / UAE / CFP / UFCG. In the methodology we use the qualitative research through a semi-structured interview containing five questions, and the writing of a letter with a central question about our research object. The data were analyzed from of the procedure of thematic analysis. Participated of the research four students of Pedagogy course, of the Federal University of Campina Grande, Campus of Cajazeiras/PB, with age between 23 and 30 years. The results of the data collected show that there is a lack of discussion forth the walloniana theory in the course of Pedagogy, and understanding of the students concerning the functional sets, is yet very much related to that which common sense comprises to be, but the students who had the opportunity of a contact, even that succinct with the theory, demonstrated better understanding of the assumptions that the theory walloniana allows us to reflect forth the development process of the subjects.Submitted by Josivan Vasconcelos (josivanvasconcelos@hotmail.com) on 2019-07-24T09:50:27Z No. of bitstreams: 1 MARIA THAÍS DE OLIVEIRA BATISTA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2014.pdf: 688409 bytes, checksum: 3af7da0bfa90e47a0816ce0734955858 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-24T09:50:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIA THAÍS DE OLIVEIRA BATISTA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2014.pdf: 688409 bytes, checksum: 3af7da0bfa90e47a0816ce0734955858 (MD5) Previous issue date: 2014Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEducação.Psicologia educacional - Teoria WallonianaFormação de professoresAfetividadeCogniçãoMotricidadeEducational Psychology - Wallonian TheoryTeacher trainingAffectionCognitionMotor skillsConjuntos funcionais na teoria Walloniana: O que estudantes do curso de pedagogia compreendem acerca da relação afetividade e aprendizagem na universidade.Functional sets in Wallonian theory: What students in the pedagogy course understand about the relationship between affection and learning at the university.20142019-07-24T09:50:27Z2019-07-242019-07-24T09:50:27Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5024BATISTA, Maria Thaís de Oliveira. Conjuntos funcionais na teoria Walloniana: O que estudantes do curso de pedagogia compreendem acerca da relação afetividade e aprendizagem na universidade. 2014. 98 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALMARIA THAÍS DE OLIVEIRA BATISTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfMARIA THAÍS DE OLIVEIRA BATISTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. 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