Expressividade e emoções na primeira infância: um estudo sobre a interação criança-criança na perspectiva walloniana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sílvia Adriana [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92391
Resumo: O presente texto apresenta os resultados da investigação acerca das manifestações afetivo/emocionais de crianças durante a primeira infância em contextos coletivos, mais especificamente no ambiente da educação infantil. Vinculada à linha de pesquisa “Práticas educativas na formação de professores”, adotou-se como objeto as manifestações afetivo-emocionais nas interações criança-criança que se estabelecem no contexto educativo. Estudos recentes, com destaque para aqueles orientados pela teoria walloniana, revelam que a criança, em seu processo de desenvolvimento, é orientada para o outro, forma vínculos afetivos, compartilha e constrói significados objetivos e subjetivos na interação não apenas com parceiros adultos, mas também com seus pares. Assim, apoiando-se na teoria psicogenética de Wallon, buscou-se examinar as interações das crianças com seus coetâneos, adotando os seguintes objetivos específicos: apreender os tipos de manifestações afetivo-emocionais individuais que ocorrem no contexto educativo; examinar os recursos expressivos utilizados pelas crianças nas interações com seus pares; apontar e refletir sobre possíveis direções que propiciem um ambiente produtivo e satisfatório para o desenvolvimento da criança. Para tanto, o estudo, com nuances etnográficas, teve como participantes crianças que se encontram na faixa etária entre o primeiro e o terceiro ano de vida, de um agrupamento de berçário II de uma instituição de educação infantil no município de Presidente Prudente, onde foram realizadas observações assistemáticas entre os meses de fevereiro e junho do ano de 2008...
id UNSP_81298ae033c982533a4959f3b2edb534
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92391
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Expressividade e emoções na primeira infância: um estudo sobre a interação criança-criança na perspectiva wallonianaEducaçãoEducação infantilTeoria wallonianaWallonian theoryChildren educationO presente texto apresenta os resultados da investigação acerca das manifestações afetivo/emocionais de crianças durante a primeira infância em contextos coletivos, mais especificamente no ambiente da educação infantil. Vinculada à linha de pesquisa “Práticas educativas na formação de professores”, adotou-se como objeto as manifestações afetivo-emocionais nas interações criança-criança que se estabelecem no contexto educativo. Estudos recentes, com destaque para aqueles orientados pela teoria walloniana, revelam que a criança, em seu processo de desenvolvimento, é orientada para o outro, forma vínculos afetivos, compartilha e constrói significados objetivos e subjetivos na interação não apenas com parceiros adultos, mas também com seus pares. Assim, apoiando-se na teoria psicogenética de Wallon, buscou-se examinar as interações das crianças com seus coetâneos, adotando os seguintes objetivos específicos: apreender os tipos de manifestações afetivo-emocionais individuais que ocorrem no contexto educativo; examinar os recursos expressivos utilizados pelas crianças nas interações com seus pares; apontar e refletir sobre possíveis direções que propiciem um ambiente produtivo e satisfatório para o desenvolvimento da criança. Para tanto, o estudo, com nuances etnográficas, teve como participantes crianças que se encontram na faixa etária entre o primeiro e o terceiro ano de vida, de um agrupamento de berçário II de uma instituição de educação infantil no município de Presidente Prudente, onde foram realizadas observações assistemáticas entre os meses de fevereiro e junho do ano de 2008...The text presents the results of an investigation about toddlers’ affective/emotional manifestations in collective contexts, more specifically into the children education environment. Linked to the research area “Educative practices into teacher formation”, the affective-emotional manifestations considering the interactions childto- child in the educative context were adopted as object. Recent studies, especially those related to the wallonian theory, reveal that the child in his or her growing process is oriented to the other, makes affective connections, shares and builds objective and affective meanings in the interactions, not only with adults, but also with their partners. Thus, supported by the wallonian psychogenetic theory, the children interactions were examined, with the following specific goals: get the types of individual affective-emotional manifestations which occur in the educative context; examine the expressive resources used by the children when interacting with their partners; point out and think about the possible directions to promote a productive and satisfactory environment to the child’s development. In order to do this, the research, with ethnographic nuancing, considered as participants children between the ages of one to three years old, in a nursery 2 group of a children education institution of Presidente Prudente municipality, where unsystematic observations were made from February to June 2008... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Sílvia Adriana [UNESP]2014-06-11T19:26:01Z2014-06-11T19:26:01Z2008-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis110 f.application/pdfRODRIGUES, Sílvia Adriana. Expressividade e emoções na primeira infância: um estudo sobre a interação criança-criança na perspectiva walloniana. 2008. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.http://hdl.handle.net/11449/92391000568488rodrigues_sa_me_prud.pdf33004129044P68089865764566741Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92391Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:06:36.319893Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Expressividade e emoções na primeira infância: um estudo sobre a interação criança-criança na perspectiva walloniana
title Expressividade e emoções na primeira infância: um estudo sobre a interação criança-criança na perspectiva walloniana
spellingShingle Expressividade e emoções na primeira infância: um estudo sobre a interação criança-criança na perspectiva walloniana
Rodrigues, Sílvia Adriana [UNESP]
Educação
Educação infantil
Teoria walloniana
Wallonian theory
Children education
title_short Expressividade e emoções na primeira infância: um estudo sobre a interação criança-criança na perspectiva walloniana
title_full Expressividade e emoções na primeira infância: um estudo sobre a interação criança-criança na perspectiva walloniana
title_fullStr Expressividade e emoções na primeira infância: um estudo sobre a interação criança-criança na perspectiva walloniana
title_full_unstemmed Expressividade e emoções na primeira infância: um estudo sobre a interação criança-criança na perspectiva walloniana
title_sort Expressividade e emoções na primeira infância: um estudo sobre a interação criança-criança na perspectiva walloniana
author Rodrigues, Sílvia Adriana [UNESP]
author_facet Rodrigues, Sílvia Adriana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sílvia Adriana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação infantil
Teoria walloniana
Wallonian theory
Children education
topic Educação
Educação infantil
Teoria walloniana
Wallonian theory
Children education
description O presente texto apresenta os resultados da investigação acerca das manifestações afetivo/emocionais de crianças durante a primeira infância em contextos coletivos, mais especificamente no ambiente da educação infantil. Vinculada à linha de pesquisa “Práticas educativas na formação de professores”, adotou-se como objeto as manifestações afetivo-emocionais nas interações criança-criança que se estabelecem no contexto educativo. Estudos recentes, com destaque para aqueles orientados pela teoria walloniana, revelam que a criança, em seu processo de desenvolvimento, é orientada para o outro, forma vínculos afetivos, compartilha e constrói significados objetivos e subjetivos na interação não apenas com parceiros adultos, mas também com seus pares. Assim, apoiando-se na teoria psicogenética de Wallon, buscou-se examinar as interações das crianças com seus coetâneos, adotando os seguintes objetivos específicos: apreender os tipos de manifestações afetivo-emocionais individuais que ocorrem no contexto educativo; examinar os recursos expressivos utilizados pelas crianças nas interações com seus pares; apontar e refletir sobre possíveis direções que propiciem um ambiente produtivo e satisfatório para o desenvolvimento da criança. Para tanto, o estudo, com nuances etnográficas, teve como participantes crianças que se encontram na faixa etária entre o primeiro e o terceiro ano de vida, de um agrupamento de berçário II de uma instituição de educação infantil no município de Presidente Prudente, onde foram realizadas observações assistemáticas entre os meses de fevereiro e junho do ano de 2008...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-26
2014-06-11T19:26:01Z
2014-06-11T19:26:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Sílvia Adriana. Expressividade e emoções na primeira infância: um estudo sobre a interação criança-criança na perspectiva walloniana. 2008. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/92391
000568488
rodrigues_sa_me_prud.pdf
33004129044P6
8089865764566741
identifier_str_mv RODRIGUES, Sílvia Adriana. Expressividade e emoções na primeira infância: um estudo sobre a interação criança-criança na perspectiva walloniana. 2008. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
000568488
rodrigues_sa_me_prud.pdf
33004129044P6
8089865764566741
url http://hdl.handle.net/11449/92391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129393216716800