Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIGUEIREDO , Maria dos Remédios de.
Data de Publicação: 1987
Outros Autores: GADELHA, Maria Neide de Sousa.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12001
Resumo: Atualmente a escola brasileira vem se tornando condicionada a uma marcha elitista desviando muitas vezes o compromisso de está sempre em função do aluno. Podemos sentir este problema quando vimos a própria prática pedagógica se distanciando cada vez mais da sala de aula. Com isso notamos que dia-a-dia aumenta o descompromisso, como também lamentamos a forte influência da política partidária na educação que segundo Gadotti: A meta de uma política democrática de educação é levar a escola a definir o seu próprio modelo de educação... (GADOTTI, 1985, p.116). Na realidade acontece o contrário, impedindo que haja um trabalho coeso, o que compromete o bom andamento da aprendizagem, por esta razão aparece nitidamente o desinteresse do alunado, dos próprios professores e consequentemente uma aprendizagem de nível inferior ao desejado. Diante destes aspectos procuramos desenvolver um trabalho que fosse de encontro a tais deficiências, sempre junto aos professores e demais pessoas envolvidas, com o intuito de cooperar no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, sempre com atividades pedagógicas que correspondessem á verdadeira realidade da escola, através de sessões de estudo questionando conteúdos e atualizando conhecimentos numa tentativa de amenizar situações vivenciadas, com base na credibilidade de todos enquanto educadores.
id UFCG_8b1d953dab2631d5ef28f6cf8d6650c5
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12001
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.A new experience of the School Supervision Internship.EducaçãoSupervisão escolarPrática pedagógicaPolíticaEducationSchool SupervisionPedagogical PracticePoliticsEducação.Atualmente a escola brasileira vem se tornando condicionada a uma marcha elitista desviando muitas vezes o compromisso de está sempre em função do aluno. Podemos sentir este problema quando vimos a própria prática pedagógica se distanciando cada vez mais da sala de aula. Com isso notamos que dia-a-dia aumenta o descompromisso, como também lamentamos a forte influência da política partidária na educação que segundo Gadotti: A meta de uma política democrática de educação é levar a escola a definir o seu próprio modelo de educação... (GADOTTI, 1985, p.116). Na realidade acontece o contrário, impedindo que haja um trabalho coeso, o que compromete o bom andamento da aprendizagem, por esta razão aparece nitidamente o desinteresse do alunado, dos próprios professores e consequentemente uma aprendizagem de nível inferior ao desejado. Diante destes aspectos procuramos desenvolver um trabalho que fosse de encontro a tais deficiências, sempre junto aos professores e demais pessoas envolvidas, com o intuito de cooperar no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, sempre com atividades pedagógicas que correspondessem á verdadeira realidade da escola, através de sessões de estudo questionando conteúdos e atualizando conhecimentos numa tentativa de amenizar situações vivenciadas, com base na credibilidade de todos enquanto educadores.Currently, the Brazilian school is becoming conditioned to an elitist march, often deviating from the commitment to always be in function of the student. We can feel this problem when we see the pedagogical practice itself moving further and further away from the classroom. With that, we noticed that day by day the lack of commitment increases, as well as we regret the strong influence of party politics in education which, according to Gadotti: The goal of a democratic education policy is to get the school to define its own model of education. (GADOTTI, 1985, p.116). In reality, the opposite happens, preventing a cohesive work, which compromises the smooth progress of learning. For this reason, the lack of interest of the students, of the teachers themselves and consequently a learning of a lower level than desired appears clearly. In view of these aspects, we seek to develop a work that meets these deficiencies, always with teachers and other people involved, in order to cooperate in the development of the teaching-learning process, always with pedagogical activities that correspond to the true reality of the school, through of study sessions questioning content and updating knowledge in an attempt to alleviate experienced situations, based on the credibility of everyone as educators.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Raimunda de Fátima Neves da.FIGUEIREDO , Maria dos Remédios de.GADELHA, Maria Neide de Sousa.1987-082020-02-17T15:51:18Z2020-02-172020-02-17T15:51:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12001FIGUEIREDO, Maria dos Remédios de; GADELHA, Maria Neide de Sousa. Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. 1987. 27f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-14T13:08:25Zoai:localhost:riufcg/12001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-14T13:08:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
A new experience of the School Supervision Internship.
title Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
spellingShingle Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
FIGUEIREDO , Maria dos Remédios de.
Educação
Supervisão escolar
Prática pedagógica
Política
Education
School Supervision
Pedagogical Practice
Politics
Educação.
title_short Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
title_full Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
title_fullStr Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
title_full_unstemmed Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
title_sort Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
author FIGUEIREDO , Maria dos Remédios de.
author_facet FIGUEIREDO , Maria dos Remédios de.
GADELHA, Maria Neide de Sousa.
author_role author
author2 GADELHA, Maria Neide de Sousa.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Raimunda de Fátima Neves da.
dc.contributor.author.fl_str_mv FIGUEIREDO , Maria dos Remédios de.
GADELHA, Maria Neide de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão escolar
Prática pedagógica
Política
Education
School Supervision
Pedagogical Practice
Politics
Educação.
topic Educação
Supervisão escolar
Prática pedagógica
Política
Education
School Supervision
Pedagogical Practice
Politics
Educação.
description Atualmente a escola brasileira vem se tornando condicionada a uma marcha elitista desviando muitas vezes o compromisso de está sempre em função do aluno. Podemos sentir este problema quando vimos a própria prática pedagógica se distanciando cada vez mais da sala de aula. Com isso notamos que dia-a-dia aumenta o descompromisso, como também lamentamos a forte influência da política partidária na educação que segundo Gadotti: A meta de uma política democrática de educação é levar a escola a definir o seu próprio modelo de educação... (GADOTTI, 1985, p.116). Na realidade acontece o contrário, impedindo que haja um trabalho coeso, o que compromete o bom andamento da aprendizagem, por esta razão aparece nitidamente o desinteresse do alunado, dos próprios professores e consequentemente uma aprendizagem de nível inferior ao desejado. Diante destes aspectos procuramos desenvolver um trabalho que fosse de encontro a tais deficiências, sempre junto aos professores e demais pessoas envolvidas, com o intuito de cooperar no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, sempre com atividades pedagógicas que correspondessem á verdadeira realidade da escola, através de sessões de estudo questionando conteúdos e atualizando conhecimentos numa tentativa de amenizar situações vivenciadas, com base na credibilidade de todos enquanto educadores.
publishDate 1987
dc.date.none.fl_str_mv 1987-08
2020-02-17T15:51:18Z
2020-02-17
2020-02-17T15:51:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12001
FIGUEIREDO, Maria dos Remédios de; GADELHA, Maria Neide de Sousa. Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. 1987. 27f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12001
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Maria dos Remédios de; GADELHA, Maria Neide de Sousa. Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. 1987. 27f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744437095432192