Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1987 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12001 |
Resumo: | Atualmente a escola brasileira vem se tornando condicionada a uma marcha elitista desviando muitas vezes o compromisso de está sempre em função do aluno. Podemos sentir este problema quando vimos a própria prática pedagógica se distanciando cada vez mais da sala de aula. Com isso notamos que dia-a-dia aumenta o descompromisso, como também lamentamos a forte influência da política partidária na educação que segundo Gadotti: A meta de uma política democrática de educação é levar a escola a definir o seu próprio modelo de educação... (GADOTTI, 1985, p.116). Na realidade acontece o contrário, impedindo que haja um trabalho coeso, o que compromete o bom andamento da aprendizagem, por esta razão aparece nitidamente o desinteresse do alunado, dos próprios professores e consequentemente uma aprendizagem de nível inferior ao desejado. Diante destes aspectos procuramos desenvolver um trabalho que fosse de encontro a tais deficiências, sempre junto aos professores e demais pessoas envolvidas, com o intuito de cooperar no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, sempre com atividades pedagógicas que correspondessem á verdadeira realidade da escola, através de sessões de estudo questionando conteúdos e atualizando conhecimentos numa tentativa de amenizar situações vivenciadas, com base na credibilidade de todos enquanto educadores. |
id |
UFCG_8b1d953dab2631d5ef28f6cf8d6650c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12001 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.A new experience of the School Supervision Internship.EducaçãoSupervisão escolarPrática pedagógicaPolíticaEducationSchool SupervisionPedagogical PracticePoliticsEducação.Atualmente a escola brasileira vem se tornando condicionada a uma marcha elitista desviando muitas vezes o compromisso de está sempre em função do aluno. Podemos sentir este problema quando vimos a própria prática pedagógica se distanciando cada vez mais da sala de aula. Com isso notamos que dia-a-dia aumenta o descompromisso, como também lamentamos a forte influência da política partidária na educação que segundo Gadotti: A meta de uma política democrática de educação é levar a escola a definir o seu próprio modelo de educação... (GADOTTI, 1985, p.116). Na realidade acontece o contrário, impedindo que haja um trabalho coeso, o que compromete o bom andamento da aprendizagem, por esta razão aparece nitidamente o desinteresse do alunado, dos próprios professores e consequentemente uma aprendizagem de nível inferior ao desejado. Diante destes aspectos procuramos desenvolver um trabalho que fosse de encontro a tais deficiências, sempre junto aos professores e demais pessoas envolvidas, com o intuito de cooperar no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, sempre com atividades pedagógicas que correspondessem á verdadeira realidade da escola, através de sessões de estudo questionando conteúdos e atualizando conhecimentos numa tentativa de amenizar situações vivenciadas, com base na credibilidade de todos enquanto educadores.Currently, the Brazilian school is becoming conditioned to an elitist march, often deviating from the commitment to always be in function of the student. We can feel this problem when we see the pedagogical practice itself moving further and further away from the classroom. With that, we noticed that day by day the lack of commitment increases, as well as we regret the strong influence of party politics in education which, according to Gadotti: The goal of a democratic education policy is to get the school to define its own model of education. (GADOTTI, 1985, p.116). In reality, the opposite happens, preventing a cohesive work, which compromises the smooth progress of learning. For this reason, the lack of interest of the students, of the teachers themselves and consequently a learning of a lower level than desired appears clearly. In view of these aspects, we seek to develop a work that meets these deficiencies, always with teachers and other people involved, in order to cooperate in the development of the teaching-learning process, always with pedagogical activities that correspond to the true reality of the school, through of study sessions questioning content and updating knowledge in an attempt to alleviate experienced situations, based on the credibility of everyone as educators.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Raimunda de Fátima Neves da.FIGUEIREDO , Maria dos Remédios de.GADELHA, Maria Neide de Sousa.1987-082020-02-17T15:51:18Z2020-02-172020-02-17T15:51:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12001FIGUEIREDO, Maria dos Remédios de; GADELHA, Maria Neide de Sousa. Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. 1987. 27f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-14T13:08:25Zoai:localhost:riufcg/12001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-14T13:08:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. A new experience of the School Supervision Internship. |
title |
Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. |
spellingShingle |
Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. FIGUEIREDO , Maria dos Remédios de. Educação Supervisão escolar Prática pedagógica Política Education School Supervision Pedagogical Practice Politics Educação. |
title_short |
Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. |
title_full |
Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. |
title_fullStr |
Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. |
title_full_unstemmed |
Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. |
title_sort |
Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. |
author |
FIGUEIREDO , Maria dos Remédios de. |
author_facet |
FIGUEIREDO , Maria dos Remédios de. GADELHA, Maria Neide de Sousa. |
author_role |
author |
author2 |
GADELHA, Maria Neide de Sousa. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Raimunda de Fátima Neves da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FIGUEIREDO , Maria dos Remédios de. GADELHA, Maria Neide de Sousa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Supervisão escolar Prática pedagógica Política Education School Supervision Pedagogical Practice Politics Educação. |
topic |
Educação Supervisão escolar Prática pedagógica Política Education School Supervision Pedagogical Practice Politics Educação. |
description |
Atualmente a escola brasileira vem se tornando condicionada a uma marcha elitista desviando muitas vezes o compromisso de está sempre em função do aluno. Podemos sentir este problema quando vimos a própria prática pedagógica se distanciando cada vez mais da sala de aula. Com isso notamos que dia-a-dia aumenta o descompromisso, como também lamentamos a forte influência da política partidária na educação que segundo Gadotti: A meta de uma política democrática de educação é levar a escola a definir o seu próprio modelo de educação... (GADOTTI, 1985, p.116). Na realidade acontece o contrário, impedindo que haja um trabalho coeso, o que compromete o bom andamento da aprendizagem, por esta razão aparece nitidamente o desinteresse do alunado, dos próprios professores e consequentemente uma aprendizagem de nível inferior ao desejado. Diante destes aspectos procuramos desenvolver um trabalho que fosse de encontro a tais deficiências, sempre junto aos professores e demais pessoas envolvidas, com o intuito de cooperar no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, sempre com atividades pedagógicas que correspondessem á verdadeira realidade da escola, através de sessões de estudo questionando conteúdos e atualizando conhecimentos numa tentativa de amenizar situações vivenciadas, com base na credibilidade de todos enquanto educadores. |
publishDate |
1987 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1987-08 2020-02-17T15:51:18Z 2020-02-17 2020-02-17T15:51:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12001 FIGUEIREDO, Maria dos Remédios de; GADELHA, Maria Neide de Sousa. Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. 1987. 27f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12001 |
identifier_str_mv |
FIGUEIREDO, Maria dos Remédios de; GADELHA, Maria Neide de Sousa. Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. 1987. 27f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744437095432192 |