Análise da distribuição dos investimentos da união na função educação com base no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), durante o período 2002 a 2012.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Karianne Jeanina Campêlo.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6569
Resumo: O interesse sobre a destinação dos recursos públicos vem ganhando cada dia mais espaço no meio social através da capacidade de reflexão popular, aguçada pelas ações - até certo ponto contestáveis - dos gestores públicos nos últimos anos. Com base nesta inquietação, objetivou-se descrever a evolução dos montantes investidos pela União na função Educação, de acordo com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), considerando a série histórica compreendida entre 2002 e 2012. Em linhas gerais, tem por finalidade descrever a evolução das prioridades governamentais durante o período em estudo, a partir da mensuração e análise comparativa da alocação realizada pelo governo federal dos recursos que lhe foram disponibilizados. A fim de viabilizar a consecução do estudo, houve a identificação e posterior análise das receitas públicas, classificadas por Categoria Econômica; em se tratando das despesas públicas, trabalhou-se por Grupo de Natureza e por Função, além de uma especificação da Função Educação e suas subfunções. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza descritiva, quanto aos fins; quanto aos meios, caracteriza-se como uma pesquisa indireta do tipo documental. Os dados foram coletados em arquivos públicos disponibilizados principalmente pelos sites do Tesouro Nacional, da Controladoria Geral da União (CGU) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O tratamento dos dados foi realizado de forma relativa, ano a ano para fins de observação evolutiva. Como principais conclusões, infere-se que os investimentos realizados pela União nas funções Encargos Especiais e Juros e Amortização da Dívida correspondem, na série analisada, a maior parcela quando se compara com o montante do PIB arrecadado no período, ao passo que a Educação, função objeto da pesquisa, assim como outras de tamanha relevância, como Saúde e Segurança, atingem um dos menores percentuais analisados. Em se tratando da função Educação, desmembrada em suas subfunções, o índice mais alarmante foi a inflexão brusca na subfunção Educação Básica a partir do ano de 2006.
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Em linhas gerais, tem por finalidade descrever a evolução das prioridades governamentais durante o período em estudo, a partir da mensuração e análise comparativa da alocação realizada pelo governo federal dos recursos que lhe foram disponibilizados. A fim de viabilizar a consecução do estudo, houve a identificação e posterior análise das receitas públicas, classificadas por Categoria Econômica; em se tratando das despesas públicas, trabalhou-se por Grupo de Natureza e por Função, além de uma especificação da Função Educação e suas subfunções. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza descritiva, quanto aos fins; quanto aos meios, caracteriza-se como uma pesquisa indireta do tipo documental. Os dados foram coletados em arquivos públicos disponibilizados principalmente pelos sites do Tesouro Nacional, da Controladoria Geral da União (CGU) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O tratamento dos dados foi realizado de forma relativa, ano a ano para fins de observação evolutiva. Como principais conclusões, infere-se que os investimentos realizados pela União nas funções Encargos Especiais e Juros e Amortização da Dívida correspondem, na série analisada, a maior parcela quando se compara com o montante do PIB arrecadado no período, ao passo que a Educação, função objeto da pesquisa, assim como outras de tamanha relevância, como Saúde e Segurança, atingem um dos menores percentuais analisados. Em se tratando da função Educação, desmembrada em suas subfunções, o índice mais alarmante foi a inflexão brusca na subfunção Educação Básica a partir do ano de 2006.The interest on the allocation of public funds has been gaining every day more space in the social environment through the ability to share the keen popular reflection - up to a certain contestable point - of public managers in recent years. Based on this restlessness, it was aimed to describe the evolution of the amounts invested by the Union in education function according to the Development Plan of Education (PDE), considering the time series between 2002-2012. Broadly speaking, aims at describing the evolution of government priorities during the studied period from the measurement and comparative analysis of the allocation carried out by the federal government of the resources which were available. In order that the study was possible, there was the identification and subsequent analysis of public revenues classified by Economic Category, when it comes of public expenditure, worked out by Group of Nature and Functionin addition to a specification of function and its subfunctions Education. It is, therefore, a descriptive research, as to means, is characterized as an indirect documental. The data has been collected in public records made available on the websites of the National Treasury of the Comptroller General (NTC) and the Brazilian Institute of Geography and Statistics (BIGE), mainly. Data analysis was performed in a relative wayyear to year for the purpose of evolutionary observation. As major findings, it is inferred that the investments made by the Union in the Special Charges and Interest and Debt Amortization functions correspond in the series analyzedthe largest share when you compare to the GDP collected in the period while the object of the search function, so as other extremely relevant to Health and Safety reach one of the lowest percentages analyzed, when it comes of the education function, dismembered into its subfunctions, the most alarming index was the sharp inflection in subfunction Basic Education from the year 2006.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGALMEIDA, Sídia FonsecaALMEIDA, S. F.http://lattes.cnpq.br/5171426101099057ROCHA, José SebastiãoROCHA, J. S.http://lattes.cnpq.br/3154991568312722FARIAS, Claúdia Gomes deFARIAS, C. G.http://lattes.cnpq.br/2922885697021371BARBOSA, Karianne Jeanina Campêlo.20142019-09-02T20:18:37Z2019-09-022019-09-02T20:18:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6569BARBOSA, Karianne Jeanina Campêlo. Análise da distribuição dos investimentos da união na função educação com base no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), durante o período 2002 a 2012. 2014. 67 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. 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