“A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Clislane Ramos de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618
Resumo: No presente trabalho, analisou-se o conto “A Escolha” de Ronaldo Correia de Brito, assim como sugerimos uma proposta de abordagem do texto para o nível médio. Com isso, buscou-se estruturar uma sequência didática capaz de comportar as especificidades relacionadas ao ensino da literatura. Na tentativa de mostrarmos que o ensino literário pode ser feito de um modo diferente, fazendo com que o aluno perceba que o conto, na sua essência, é um gênero que proporciona uma reflexão sobre a condição do sujeito na sociedade, procuramos pensar em opções e soluções relacionadas ao ensino literário. Assim sendo, almejamos ter a certeza de que tais reflexões possam alcançar os nossos alunos, na perspectiva de fazê-los ter uma experiência estética com a literatura, algo que deveria ter sido apresentado a eles desde muito cedo. Fundamentam nosso trabalho as contribuições teóricas de Gotlib (2006), Bosi (1997; 2015), Cosson (2006), Colomer (2007), assim como as orientações curriculares para o Ensino Médio (2006), entre outros. Neste sentido, tal pesquisa nos permite a discussão de alguns dos mais recorrentes problemas relacionados ao ensino da literatura no nível médio: como o uso do texto literário em sala de aula, em consonância com a falta de interesse dos alunos em relação ao planejamento do professor, nas aulas que tratam de literatura. Também estabelecemos possibilidades de encontros com problemáticas sociais e personagens sertanejos que trazem, na sua subjetividade, características e questionamentos internos vivenciados por todos nós. Logo, trabalhamos com as possibilidades de leitura e interpretação, na tentativa de formarmos leitores críticos e maduros.
id UFCG_8d1d8f535f072f3ffbf00cab7cff8ba9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28618
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio.“A Escolha”, by Ronaldo Correia de Brito: an approach to the middle level.Literatura - estudo e ensinoRonaldo Correia de Brito - crítica e interpretaçãoEnsino médio - literaturaEnsino de literatura - ensino médioConto A Escolha - Ronaldo Correia de BritoLiteratura brasileira - contosLiteratura pernambucana - Ronaldo Correia de BritoPersonagem femininaEnsino literárioSequência didática - ensino de literaturaLiterature - study and teachingRonaldo Correia de Brito - criticism and interpretationHigh School - LiteratureLiterature teaching - high schoolTale The Choice - Ronaldo Correia de BritoBrazilian Literature - short storiesPernambuco Literature - Ronaldo Correia de BritoFemale characterLiterary teachingDidactic sequence - literature teachingLiteraturaNo presente trabalho, analisou-se o conto “A Escolha” de Ronaldo Correia de Brito, assim como sugerimos uma proposta de abordagem do texto para o nível médio. Com isso, buscou-se estruturar uma sequência didática capaz de comportar as especificidades relacionadas ao ensino da literatura. Na tentativa de mostrarmos que o ensino literário pode ser feito de um modo diferente, fazendo com que o aluno perceba que o conto, na sua essência, é um gênero que proporciona uma reflexão sobre a condição do sujeito na sociedade, procuramos pensar em opções e soluções relacionadas ao ensino literário. Assim sendo, almejamos ter a certeza de que tais reflexões possam alcançar os nossos alunos, na perspectiva de fazê-los ter uma experiência estética com a literatura, algo que deveria ter sido apresentado a eles desde muito cedo. Fundamentam nosso trabalho as contribuições teóricas de Gotlib (2006), Bosi (1997; 2015), Cosson (2006), Colomer (2007), assim como as orientações curriculares para o Ensino Médio (2006), entre outros. Neste sentido, tal pesquisa nos permite a discussão de alguns dos mais recorrentes problemas relacionados ao ensino da literatura no nível médio: como o uso do texto literário em sala de aula, em consonância com a falta de interesse dos alunos em relação ao planejamento do professor, nas aulas que tratam de literatura. Também estabelecemos possibilidades de encontros com problemáticas sociais e personagens sertanejos que trazem, na sua subjetividade, características e questionamentos internos vivenciados por todos nós. Logo, trabalhamos com as possibilidades de leitura e interpretação, na tentativa de formarmos leitores críticos e maduros.En el presente trabajo analizado el cuento “La Escoja”, de Ronaldo Correia de Brito, así como planteamos una propuesta de abordaje del texto para la enseñanza secundaria. Se buscó, de este modo, estructurar una secuencia didacta capaz de sostener las especificidades relacionadas a la enseñanza de la literatura. En la tentativa de presentar que la enseñanza de la literatura puede ser hecha de una manera distinta, haciendo con que el alumno perciba que el cuento, en su esencia, es un género que proporciona una reflexión sobre la condición de sujeto en la sociedad; procuramos pensar en opciones y soluciones relacionadas a la enseñanza de la literatura. En seguida, tendremos la certeza de que tales reflexiones alcancen los nuestros alumnos y conseguir que tengan una experiencia estética con la literatura, algo que debería haber sido presentado a ellos muy temprano. Fundamentamos nuestro trabajo con las contribuciones teóricas de Gotlib (2006), Bosi (1997; 2015), Cosson (2006), Colomer (2007), así como las Orientaciones para la Enseñanza Secundaria (2006), entre otros. En este sentido, tal investigación nos permite investigar algunos de los más recientes problemas relacionados a la enseñanza de la literatura en la Enseñanza Secundaria: como el uso del texto literario en sala de clase, en consonancia con la falta de interese del estudiantes en relación con la planificación del maestro, en las clases que tratan de la literatura. También establecemos posibilidades de encuentros con problemáticas sociales y personajes sertanejos que traen, en su subjetividade, cuestionamientos internos vivenciados por nosotros. Luego, trabajaremos con posibilidades de lectura e interpretación en la tentativa de formamos lectores críticos y maduros.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Paloma do Nascimento.OLIVEIRA, P. N.http://lattes.cnpq.br/7958219874557313CARVALHO, Aluska Silva.LIMA, José Augusto Soares.BRITO, Clislane Ramos de.2016-102023-01-04T19:00:54Z2023-01-042023-01-04T19:00:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618BRITO, Clislane Ramos de. “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. 2016. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-04T19:01:37Zoai:localhost:riufcg/28618Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-04T19:01:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio.
“A Escolha”, by Ronaldo Correia de Brito: an approach to the middle level.
title “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio.
spellingShingle “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio.
BRITO, Clislane Ramos de.
Literatura - estudo e ensino
Ronaldo Correia de Brito - crítica e interpretação
Ensino médio - literatura
Ensino de literatura - ensino médio
Conto A Escolha - Ronaldo Correia de Brito
Literatura brasileira - contos
Literatura pernambucana - Ronaldo Correia de Brito
Personagem feminina
Ensino literário
Sequência didática - ensino de literatura
Literature - study and teaching
Ronaldo Correia de Brito - criticism and interpretation
High School - Literature
Literature teaching - high school
Tale The Choice - Ronaldo Correia de Brito
Brazilian Literature - short stories
Pernambuco Literature - Ronaldo Correia de Brito
Female character
Literary teaching
Didactic sequence - literature teaching
Literatura
title_short “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio.
title_full “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio.
title_fullStr “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio.
title_full_unstemmed “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio.
title_sort “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio.
author BRITO, Clislane Ramos de.
author_facet BRITO, Clislane Ramos de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Paloma do Nascimento.
OLIVEIRA, P. N.
http://lattes.cnpq.br/7958219874557313
CARVALHO, Aluska Silva.
LIMA, José Augusto Soares.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRITO, Clislane Ramos de.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura - estudo e ensino
Ronaldo Correia de Brito - crítica e interpretação
Ensino médio - literatura
Ensino de literatura - ensino médio
Conto A Escolha - Ronaldo Correia de Brito
Literatura brasileira - contos
Literatura pernambucana - Ronaldo Correia de Brito
Personagem feminina
Ensino literário
Sequência didática - ensino de literatura
Literature - study and teaching
Ronaldo Correia de Brito - criticism and interpretation
High School - Literature
Literature teaching - high school
Tale The Choice - Ronaldo Correia de Brito
Brazilian Literature - short stories
Pernambuco Literature - Ronaldo Correia de Brito
Female character
Literary teaching
Didactic sequence - literature teaching
Literatura
topic Literatura - estudo e ensino
Ronaldo Correia de Brito - crítica e interpretação
Ensino médio - literatura
Ensino de literatura - ensino médio
Conto A Escolha - Ronaldo Correia de Brito
Literatura brasileira - contos
Literatura pernambucana - Ronaldo Correia de Brito
Personagem feminina
Ensino literário
Sequência didática - ensino de literatura
Literature - study and teaching
Ronaldo Correia de Brito - criticism and interpretation
High School - Literature
Literature teaching - high school
Tale The Choice - Ronaldo Correia de Brito
Brazilian Literature - short stories
Pernambuco Literature - Ronaldo Correia de Brito
Female character
Literary teaching
Didactic sequence - literature teaching
Literatura
description No presente trabalho, analisou-se o conto “A Escolha” de Ronaldo Correia de Brito, assim como sugerimos uma proposta de abordagem do texto para o nível médio. Com isso, buscou-se estruturar uma sequência didática capaz de comportar as especificidades relacionadas ao ensino da literatura. Na tentativa de mostrarmos que o ensino literário pode ser feito de um modo diferente, fazendo com que o aluno perceba que o conto, na sua essência, é um gênero que proporciona uma reflexão sobre a condição do sujeito na sociedade, procuramos pensar em opções e soluções relacionadas ao ensino literário. Assim sendo, almejamos ter a certeza de que tais reflexões possam alcançar os nossos alunos, na perspectiva de fazê-los ter uma experiência estética com a literatura, algo que deveria ter sido apresentado a eles desde muito cedo. Fundamentam nosso trabalho as contribuições teóricas de Gotlib (2006), Bosi (1997; 2015), Cosson (2006), Colomer (2007), assim como as orientações curriculares para o Ensino Médio (2006), entre outros. Neste sentido, tal pesquisa nos permite a discussão de alguns dos mais recorrentes problemas relacionados ao ensino da literatura no nível médio: como o uso do texto literário em sala de aula, em consonância com a falta de interesse dos alunos em relação ao planejamento do professor, nas aulas que tratam de literatura. Também estabelecemos possibilidades de encontros com problemáticas sociais e personagens sertanejos que trazem, na sua subjetividade, características e questionamentos internos vivenciados por todos nós. Logo, trabalhamos com as possibilidades de leitura e interpretação, na tentativa de formarmos leitores críticos e maduros.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10
2023-01-04T19:00:54Z
2023-01-04
2023-01-04T19:00:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618
BRITO, Clislane Ramos de. “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. 2016. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618
identifier_str_mv BRITO, Clislane Ramos de. “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. 2016. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744566675308544