“A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618 |
Resumo: | No presente trabalho, analisou-se o conto “A Escolha” de Ronaldo Correia de Brito, assim como sugerimos uma proposta de abordagem do texto para o nível médio. Com isso, buscou-se estruturar uma sequência didática capaz de comportar as especificidades relacionadas ao ensino da literatura. Na tentativa de mostrarmos que o ensino literário pode ser feito de um modo diferente, fazendo com que o aluno perceba que o conto, na sua essência, é um gênero que proporciona uma reflexão sobre a condição do sujeito na sociedade, procuramos pensar em opções e soluções relacionadas ao ensino literário. Assim sendo, almejamos ter a certeza de que tais reflexões possam alcançar os nossos alunos, na perspectiva de fazê-los ter uma experiência estética com a literatura, algo que deveria ter sido apresentado a eles desde muito cedo. Fundamentam nosso trabalho as contribuições teóricas de Gotlib (2006), Bosi (1997; 2015), Cosson (2006), Colomer (2007), assim como as orientações curriculares para o Ensino Médio (2006), entre outros. Neste sentido, tal pesquisa nos permite a discussão de alguns dos mais recorrentes problemas relacionados ao ensino da literatura no nível médio: como o uso do texto literário em sala de aula, em consonância com a falta de interesse dos alunos em relação ao planejamento do professor, nas aulas que tratam de literatura. Também estabelecemos possibilidades de encontros com problemáticas sociais e personagens sertanejos que trazem, na sua subjetividade, características e questionamentos internos vivenciados por todos nós. Logo, trabalhamos com as possibilidades de leitura e interpretação, na tentativa de formarmos leitores críticos e maduros. |
id |
UFCG_8d1d8f535f072f3ffbf00cab7cff8ba9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28618 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
“A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio.“A Escolha”, by Ronaldo Correia de Brito: an approach to the middle level.Literatura - estudo e ensinoRonaldo Correia de Brito - crítica e interpretaçãoEnsino médio - literaturaEnsino de literatura - ensino médioConto A Escolha - Ronaldo Correia de BritoLiteratura brasileira - contosLiteratura pernambucana - Ronaldo Correia de BritoPersonagem femininaEnsino literárioSequência didática - ensino de literaturaLiterature - study and teachingRonaldo Correia de Brito - criticism and interpretationHigh School - LiteratureLiterature teaching - high schoolTale The Choice - Ronaldo Correia de BritoBrazilian Literature - short storiesPernambuco Literature - Ronaldo Correia de BritoFemale characterLiterary teachingDidactic sequence - literature teachingLiteraturaNo presente trabalho, analisou-se o conto “A Escolha” de Ronaldo Correia de Brito, assim como sugerimos uma proposta de abordagem do texto para o nível médio. Com isso, buscou-se estruturar uma sequência didática capaz de comportar as especificidades relacionadas ao ensino da literatura. Na tentativa de mostrarmos que o ensino literário pode ser feito de um modo diferente, fazendo com que o aluno perceba que o conto, na sua essência, é um gênero que proporciona uma reflexão sobre a condição do sujeito na sociedade, procuramos pensar em opções e soluções relacionadas ao ensino literário. Assim sendo, almejamos ter a certeza de que tais reflexões possam alcançar os nossos alunos, na perspectiva de fazê-los ter uma experiência estética com a literatura, algo que deveria ter sido apresentado a eles desde muito cedo. Fundamentam nosso trabalho as contribuições teóricas de Gotlib (2006), Bosi (1997; 2015), Cosson (2006), Colomer (2007), assim como as orientações curriculares para o Ensino Médio (2006), entre outros. Neste sentido, tal pesquisa nos permite a discussão de alguns dos mais recorrentes problemas relacionados ao ensino da literatura no nível médio: como o uso do texto literário em sala de aula, em consonância com a falta de interesse dos alunos em relação ao planejamento do professor, nas aulas que tratam de literatura. Também estabelecemos possibilidades de encontros com problemáticas sociais e personagens sertanejos que trazem, na sua subjetividade, características e questionamentos internos vivenciados por todos nós. Logo, trabalhamos com as possibilidades de leitura e interpretação, na tentativa de formarmos leitores críticos e maduros.En el presente trabajo analizado el cuento “La Escoja”, de Ronaldo Correia de Brito, así como planteamos una propuesta de abordaje del texto para la enseñanza secundaria. Se buscó, de este modo, estructurar una secuencia didacta capaz de sostener las especificidades relacionadas a la enseñanza de la literatura. En la tentativa de presentar que la enseñanza de la literatura puede ser hecha de una manera distinta, haciendo con que el alumno perciba que el cuento, en su esencia, es un género que proporciona una reflexión sobre la condición de sujeto en la sociedad; procuramos pensar en opciones y soluciones relacionadas a la enseñanza de la literatura. En seguida, tendremos la certeza de que tales reflexiones alcancen los nuestros alumnos y conseguir que tengan una experiencia estética con la literatura, algo que debería haber sido presentado a ellos muy temprano. Fundamentamos nuestro trabajo con las contribuciones teóricas de Gotlib (2006), Bosi (1997; 2015), Cosson (2006), Colomer (2007), así como las Orientaciones para la Enseñanza Secundaria (2006), entre otros. En este sentido, tal investigación nos permite investigar algunos de los más recientes problemas relacionados a la enseñanza de la literatura en la Enseñanza Secundaria: como el uso del texto literario en sala de clase, en consonancia con la falta de interese del estudiantes en relación con la planificación del maestro, en las clases que tratan de la literatura. También establecemos posibilidades de encuentros con problemáticas sociales y personajes sertanejos que traen, en su subjetividade, cuestionamientos internos vivenciados por nosotros. Luego, trabajaremos con posibilidades de lectura e interpretación en la tentativa de formamos lectores críticos y maduros.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Paloma do Nascimento.OLIVEIRA, P. N.http://lattes.cnpq.br/7958219874557313CARVALHO, Aluska Silva.LIMA, José Augusto Soares.BRITO, Clislane Ramos de.2016-102023-01-04T19:00:54Z2023-01-042023-01-04T19:00:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618BRITO, Clislane Ramos de. “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. 2016. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-04T19:01:37Zoai:localhost:riufcg/28618Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-04T19:01:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. “A Escolha”, by Ronaldo Correia de Brito: an approach to the middle level. |
title |
“A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. |
spellingShingle |
“A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. BRITO, Clislane Ramos de. Literatura - estudo e ensino Ronaldo Correia de Brito - crítica e interpretação Ensino médio - literatura Ensino de literatura - ensino médio Conto A Escolha - Ronaldo Correia de Brito Literatura brasileira - contos Literatura pernambucana - Ronaldo Correia de Brito Personagem feminina Ensino literário Sequência didática - ensino de literatura Literature - study and teaching Ronaldo Correia de Brito - criticism and interpretation High School - Literature Literature teaching - high school Tale The Choice - Ronaldo Correia de Brito Brazilian Literature - short stories Pernambuco Literature - Ronaldo Correia de Brito Female character Literary teaching Didactic sequence - literature teaching Literatura |
title_short |
“A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. |
title_full |
“A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. |
title_fullStr |
“A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. |
title_full_unstemmed |
“A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. |
title_sort |
“A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. |
author |
BRITO, Clislane Ramos de. |
author_facet |
BRITO, Clislane Ramos de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Paloma do Nascimento. OLIVEIRA, P. N. http://lattes.cnpq.br/7958219874557313 CARVALHO, Aluska Silva. LIMA, José Augusto Soares. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRITO, Clislane Ramos de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura - estudo e ensino Ronaldo Correia de Brito - crítica e interpretação Ensino médio - literatura Ensino de literatura - ensino médio Conto A Escolha - Ronaldo Correia de Brito Literatura brasileira - contos Literatura pernambucana - Ronaldo Correia de Brito Personagem feminina Ensino literário Sequência didática - ensino de literatura Literature - study and teaching Ronaldo Correia de Brito - criticism and interpretation High School - Literature Literature teaching - high school Tale The Choice - Ronaldo Correia de Brito Brazilian Literature - short stories Pernambuco Literature - Ronaldo Correia de Brito Female character Literary teaching Didactic sequence - literature teaching Literatura |
topic |
Literatura - estudo e ensino Ronaldo Correia de Brito - crítica e interpretação Ensino médio - literatura Ensino de literatura - ensino médio Conto A Escolha - Ronaldo Correia de Brito Literatura brasileira - contos Literatura pernambucana - Ronaldo Correia de Brito Personagem feminina Ensino literário Sequência didática - ensino de literatura Literature - study and teaching Ronaldo Correia de Brito - criticism and interpretation High School - Literature Literature teaching - high school Tale The Choice - Ronaldo Correia de Brito Brazilian Literature - short stories Pernambuco Literature - Ronaldo Correia de Brito Female character Literary teaching Didactic sequence - literature teaching Literatura |
description |
No presente trabalho, analisou-se o conto “A Escolha” de Ronaldo Correia de Brito, assim como sugerimos uma proposta de abordagem do texto para o nível médio. Com isso, buscou-se estruturar uma sequência didática capaz de comportar as especificidades relacionadas ao ensino da literatura. Na tentativa de mostrarmos que o ensino literário pode ser feito de um modo diferente, fazendo com que o aluno perceba que o conto, na sua essência, é um gênero que proporciona uma reflexão sobre a condição do sujeito na sociedade, procuramos pensar em opções e soluções relacionadas ao ensino literário. Assim sendo, almejamos ter a certeza de que tais reflexões possam alcançar os nossos alunos, na perspectiva de fazê-los ter uma experiência estética com a literatura, algo que deveria ter sido apresentado a eles desde muito cedo. Fundamentam nosso trabalho as contribuições teóricas de Gotlib (2006), Bosi (1997; 2015), Cosson (2006), Colomer (2007), assim como as orientações curriculares para o Ensino Médio (2006), entre outros. Neste sentido, tal pesquisa nos permite a discussão de alguns dos mais recorrentes problemas relacionados ao ensino da literatura no nível médio: como o uso do texto literário em sala de aula, em consonância com a falta de interesse dos alunos em relação ao planejamento do professor, nas aulas que tratam de literatura. Também estabelecemos possibilidades de encontros com problemáticas sociais e personagens sertanejos que trazem, na sua subjetividade, características e questionamentos internos vivenciados por todos nós. Logo, trabalhamos com as possibilidades de leitura e interpretação, na tentativa de formarmos leitores críticos e maduros. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10 2023-01-04T19:00:54Z 2023-01-04 2023-01-04T19:00:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618 BRITO, Clislane Ramos de. “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. 2016. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618 |
identifier_str_mv |
BRITO, Clislane Ramos de. “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. 2016. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744566675308544 |