Maquete tátil com legenda braille: educação inclusiva no ensino de geografia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6112 |
Resumo: | As instituições de ensino estão abrangendo uma classe discente com inclusão de Pessoas com Deficiência Visual (PDVs), que compreende inúmeras dificuldades educacionais, desde a dependência à segregação social. Nesta perspectiva, os educadores de Geografia são desafiados a adaptar metodologias de ensino com propósito de incluir e harmonizar, e superar essas insuficiências. Neste trabalho, objetiva o desenvolvimento e caracterização de uma maquete tátil com legenda Braille introduzida como recurso didático no Ensino de Geografia do CEEIGEF, bem como pesquisar perfil estrutural do CEEIGEF; Pesquisar características do corpo docente e discente do CEEIGEF; Ministrar aula didática sobre tema proposto; Ministrar oficina para construção da maquete e legenda Braille; Construir um recurso didático acessível e de custo baixo; Avaliar desenvolvimento do aprendizado dos alunos durante a pesquisa; Construir conceito de Educação Inclusiva nos alunos do CEEIGEF; Estimular a dinâmica das aulas, o interesse e a criatividade dos alunos. A pesquisa foi realizada no Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira (CEEIGEF), município de Sousa, Paraíba. As informações obtidas a partir de elaboração e aplicação de questionários. Assente a coleta e análise de dados, foi construída com os alunos a maquete tátil em Braille, compreendido como recurso conducente para a aprendizagem, mediante aulas expositivas e dialogadas, relacionando o conteúdo Formas de Relevo da Terra, com a prática estabelecida no processo de construção da maquete: recorte, montagem, colagem, texturização e pintura. Os dados levantados mostram que a escola, possui quatro alunos com deficiência visual. A partir destes, foi escolhida a turma do 9º ano B do Ensino Fundamental II, constituída por 16 alunos. Ao confrontar os dados analisados nos questionários, percebeu-se um desenvolvimento na aprendizagem de 2% dos alunos sem comprometimento na visão, enquanto que para os discentes com deficiência visual, que não tinham percepção da representação e distribuição das formas de relevo na Terra, atingiu-se um avanço de 10% na aprendizagem. Portanto, a maquete como recurso didático se apresenta conducente e eficaz para o ensino aprendizagem da geografia partindo da perspectiva da educação inclusiva, pois demonstrou que todos os alunos, a partir do estímulo dos sentidos remanescentes, como o tato, pôde compreender a temática ministrada, relacionando teoria e prática, abstraindo, generalizando, sendo capazes de construir seus próprios conceitos. |
id |
UFCG_8dfd01eb8e5d33590b7fd9772dca272f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6112 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Maquete tátil com legenda braille: educação inclusiva no ensino de geografia.Tactile model with braille caption: inclusive education in geography teaching.Educação inclusivaDeficiência visualBrailleInclusão socialMaqueteinclusive educationVisual impairmentSocial inclusionModelGeografia.As instituições de ensino estão abrangendo uma classe discente com inclusão de Pessoas com Deficiência Visual (PDVs), que compreende inúmeras dificuldades educacionais, desde a dependência à segregação social. Nesta perspectiva, os educadores de Geografia são desafiados a adaptar metodologias de ensino com propósito de incluir e harmonizar, e superar essas insuficiências. Neste trabalho, objetiva o desenvolvimento e caracterização de uma maquete tátil com legenda Braille introduzida como recurso didático no Ensino de Geografia do CEEIGEF, bem como pesquisar perfil estrutural do CEEIGEF; Pesquisar características do corpo docente e discente do CEEIGEF; Ministrar aula didática sobre tema proposto; Ministrar oficina para construção da maquete e legenda Braille; Construir um recurso didático acessível e de custo baixo; Avaliar desenvolvimento do aprendizado dos alunos durante a pesquisa; Construir conceito de Educação Inclusiva nos alunos do CEEIGEF; Estimular a dinâmica das aulas, o interesse e a criatividade dos alunos. A pesquisa foi realizada no Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira (CEEIGEF), município de Sousa, Paraíba. As informações obtidas a partir de elaboração e aplicação de questionários. Assente a coleta e análise de dados, foi construída com os alunos a maquete tátil em Braille, compreendido como recurso conducente para a aprendizagem, mediante aulas expositivas e dialogadas, relacionando o conteúdo Formas de Relevo da Terra, com a prática estabelecida no processo de construção da maquete: recorte, montagem, colagem, texturização e pintura. Os dados levantados mostram que a escola, possui quatro alunos com deficiência visual. A partir destes, foi escolhida a turma do 9º ano B do Ensino Fundamental II, constituída por 16 alunos. Ao confrontar os dados analisados nos questionários, percebeu-se um desenvolvimento na aprendizagem de 2% dos alunos sem comprometimento na visão, enquanto que para os discentes com deficiência visual, que não tinham percepção da representação e distribuição das formas de relevo na Terra, atingiu-se um avanço de 10% na aprendizagem. Portanto, a maquete como recurso didático se apresenta conducente e eficaz para o ensino aprendizagem da geografia partindo da perspectiva da educação inclusiva, pois demonstrou que todos os alunos, a partir do estímulo dos sentidos remanescentes, como o tato, pôde compreender a temática ministrada, relacionando teoria e prática, abstraindo, generalizando, sendo capazes de construir seus próprios conceitos.The educational institutions are covering a student class with the inclusion of People with Visual Disabilities (PDVs), which comprises numerous educational difficulties, from dependence to social segregation. In this perspective, Geography educators are challenged to adapt teaching methodologies with the purpose of including and harmonizing, and overcoming these shortcomings. In this work, the objective is the development and characterization of a tactile model with Braille legend introduced as didactic resource in the Geography Teaching of CEEIGEF, as well as to research structural profile of CEEIGEF; Search characteristics of the teaching staff and students of CEEIGEF; Teaching didactic class on proposed theme; Provide workshop for construction of the model and Braille legend; Build an accessible and low cost educational resource; Evaluate student learning development during research; Construct Inclusive Education concept in CEEIGEF students; Stimulate the dynamics of classes, interest and creativity of students. The research was carried out at the Geny Ferreira Integrated Special Education Center (CEEIGEF), in the municipality of Sousa, Paraíba. The information obtained from the elaboration and application of questionnaires. Based on the collection and analysis of data, the Braille tactile model was built with the students, understood as a conducive resource for learning, through expositive and dialogic classes, relating the content Relief Forms of the Earth, with established practice in the construction process Of the model: trimming, assembling, gluing, texturing and painting. The data show that the school has four students with visual impairment. From these, the class of the 9th grade B of Elementary School II, made up of 16 students, was chosen. When comparing the data analyzed in the questionnaires, it was noticed a development in the learning of 2% of the students without impairment in vision, whereas for the visually impaired students, who did not perceive the representation and distribution of the relief forms on Earth, reached A 10% advance in learning. Therefore, the mock-up as a didactic resource is conducive and effective for the teaching of geography from the perspective of inclusive education, since it showed that all students, from the stimulus of the remaining senses, like touch, could understand the subject taught, Relating theory and practice, abstracting, generalizing, being able to construct their own concepts.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Josué Pereira da.SILVA, J. P.http://lattes.cnpq.br/3157220705775685DI LORENZO, Ivanilda Dantas Nóbrega.FERREIRA, Maria Geane de Lima.BESERRA, Joana Dark Venceslau Celeste.20172019-08-23T10:31:44Z2019-08-232019-08-23T10:31:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6112BESERRA, Joana Dark Venceslau Celeste. Maquete tátil com legenda braille: educação inclusiva no ensino de geografia. 2017. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-28T13:17:59Zoai:localhost:riufcg/6112Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-28T13:17:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Maquete tátil com legenda braille: educação inclusiva no ensino de geografia. Tactile model with braille caption: inclusive education in geography teaching. |
title |
Maquete tátil com legenda braille: educação inclusiva no ensino de geografia. |
spellingShingle |
Maquete tátil com legenda braille: educação inclusiva no ensino de geografia. BESERRA, Joana Dark Venceslau Celeste. Educação inclusiva Deficiência visual Braille Inclusão social Maquete inclusive education Visual impairment Social inclusion Model Geografia. |
title_short |
Maquete tátil com legenda braille: educação inclusiva no ensino de geografia. |
title_full |
Maquete tátil com legenda braille: educação inclusiva no ensino de geografia. |
title_fullStr |
Maquete tátil com legenda braille: educação inclusiva no ensino de geografia. |
title_full_unstemmed |
Maquete tátil com legenda braille: educação inclusiva no ensino de geografia. |
title_sort |
Maquete tátil com legenda braille: educação inclusiva no ensino de geografia. |
author |
BESERRA, Joana Dark Venceslau Celeste. |
author_facet |
BESERRA, Joana Dark Venceslau Celeste. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Josué Pereira da. SILVA, J. P. http://lattes.cnpq.br/3157220705775685 DI LORENZO, Ivanilda Dantas Nóbrega. FERREIRA, Maria Geane de Lima. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BESERRA, Joana Dark Venceslau Celeste. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Deficiência visual Braille Inclusão social Maquete inclusive education Visual impairment Social inclusion Model Geografia. |
topic |
Educação inclusiva Deficiência visual Braille Inclusão social Maquete inclusive education Visual impairment Social inclusion Model Geografia. |
description |
As instituições de ensino estão abrangendo uma classe discente com inclusão de Pessoas com Deficiência Visual (PDVs), que compreende inúmeras dificuldades educacionais, desde a dependência à segregação social. Nesta perspectiva, os educadores de Geografia são desafiados a adaptar metodologias de ensino com propósito de incluir e harmonizar, e superar essas insuficiências. Neste trabalho, objetiva o desenvolvimento e caracterização de uma maquete tátil com legenda Braille introduzida como recurso didático no Ensino de Geografia do CEEIGEF, bem como pesquisar perfil estrutural do CEEIGEF; Pesquisar características do corpo docente e discente do CEEIGEF; Ministrar aula didática sobre tema proposto; Ministrar oficina para construção da maquete e legenda Braille; Construir um recurso didático acessível e de custo baixo; Avaliar desenvolvimento do aprendizado dos alunos durante a pesquisa; Construir conceito de Educação Inclusiva nos alunos do CEEIGEF; Estimular a dinâmica das aulas, o interesse e a criatividade dos alunos. A pesquisa foi realizada no Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira (CEEIGEF), município de Sousa, Paraíba. As informações obtidas a partir de elaboração e aplicação de questionários. Assente a coleta e análise de dados, foi construída com os alunos a maquete tátil em Braille, compreendido como recurso conducente para a aprendizagem, mediante aulas expositivas e dialogadas, relacionando o conteúdo Formas de Relevo da Terra, com a prática estabelecida no processo de construção da maquete: recorte, montagem, colagem, texturização e pintura. Os dados levantados mostram que a escola, possui quatro alunos com deficiência visual. A partir destes, foi escolhida a turma do 9º ano B do Ensino Fundamental II, constituída por 16 alunos. Ao confrontar os dados analisados nos questionários, percebeu-se um desenvolvimento na aprendizagem de 2% dos alunos sem comprometimento na visão, enquanto que para os discentes com deficiência visual, que não tinham percepção da representação e distribuição das formas de relevo na Terra, atingiu-se um avanço de 10% na aprendizagem. Portanto, a maquete como recurso didático se apresenta conducente e eficaz para o ensino aprendizagem da geografia partindo da perspectiva da educação inclusiva, pois demonstrou que todos os alunos, a partir do estímulo dos sentidos remanescentes, como o tato, pôde compreender a temática ministrada, relacionando teoria e prática, abstraindo, generalizando, sendo capazes de construir seus próprios conceitos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-08-23T10:31:44Z 2019-08-23 2019-08-23T10:31:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6112 BESERRA, Joana Dark Venceslau Celeste. Maquete tátil com legenda braille: educação inclusiva no ensino de geografia. 2017. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6112 |
identifier_str_mv |
BESERRA, Joana Dark Venceslau Celeste. Maquete tátil com legenda braille: educação inclusiva no ensino de geografia. 2017. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744388357619712 |