Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1988 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14811 |
Resumo: | A Educação Brasileira passa por uma fase precária e porque não dizer caótica, haja visto o descaso com que nossos governantes a tratam. Sabemos, pois, que num país onde o povo não se educa, torna-se difícil e lento o seu desenvolvimento, por isto nós, enquanto educadores, não podemos ficar alheios a tudo, precisamos noa movimentar, denunciar os erros, apontar os culpados e, acima de tudo, tentar fazer algo para mudar, o atual sistema de ensino. Na escola em que atuei, a situação não é muito diferente, principalmente no que se refere à atualização de conhecimentos por parte do corpo docente afetando, mais ainda, a carência advinda do processo ensino-aprendizagem. Como proposta de trabalho julguei ser necessário que se atenda às necessidades básicas das professoras em Comunicação e Expressão, assim sendo, trabalhos através de sessão de estudo, fixas de leitura, especificamente em alfabetização no pré-escolar visando a melhoria da orientação pedagógica a ser desenvolvida de acordo com às necessidades do educando adequando, assim, as tarefas ao objetivo previsto. Deste modo, o trabalho revesteu-se de esforço no sentido de transmitir uma realidade sócio-cultural e educacional vivenciada por nós. |
id |
UFCG_8e2524a3577481a5d2fa1b61e4503a5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/14811 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.Final Document of the School Supervision Internship.EducaçãoSupervisão EscolarEnsino - aprendizagemAlfabetizaçãoPré-escolarEducationSchool SupervisionTeaching - LearningLiteracyPreschoolEducação.A Educação Brasileira passa por uma fase precária e porque não dizer caótica, haja visto o descaso com que nossos governantes a tratam. Sabemos, pois, que num país onde o povo não se educa, torna-se difícil e lento o seu desenvolvimento, por isto nós, enquanto educadores, não podemos ficar alheios a tudo, precisamos noa movimentar, denunciar os erros, apontar os culpados e, acima de tudo, tentar fazer algo para mudar, o atual sistema de ensino. Na escola em que atuei, a situação não é muito diferente, principalmente no que se refere à atualização de conhecimentos por parte do corpo docente afetando, mais ainda, a carência advinda do processo ensino-aprendizagem. Como proposta de trabalho julguei ser necessário que se atenda às necessidades básicas das professoras em Comunicação e Expressão, assim sendo, trabalhos através de sessão de estudo, fixas de leitura, especificamente em alfabetização no pré-escolar visando a melhoria da orientação pedagógica a ser desenvolvida de acordo com às necessidades do educando adequando, assim, as tarefas ao objetivo previsto. Deste modo, o trabalho revesteu-se de esforço no sentido de transmitir uma realidade sócio-cultural e educacional vivenciada por nós.Brazilian education is going through a precarious phase and why not say chaotic, having seen the disregard with which our leaders treat it. We know, therefore, that in a country where the people are not educated, their development becomes difficult and slow, that is why we, as educators, cannot be oblivious to everything, we need to move, denounce mistakes, point out the culprits and above all, try to do something to change the current education system. In the school where I worked, the situation is not very different, especially with regard to the updating of knowledge on the part of the teaching staff, affecting even more the lack arising from the teaching-learning process. As a work proposal, I found it necessary to meet the basic needs of teachers in Communication and Expression, therefore, work through study session, fixed reading, specifically in pre-school literacy aimed at improving the pedagogical orientation to be developed according to the needs of the student, thus adapting the tasks to the intended objective. In this way, the work took on an effort to convey a socio-cultural and educational reality experienced by us.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGGOMES, Maria Ilbaniza.SOBRAL, Maria Iva Vieira.1988-012020-09-01T18:46:36Z2020-09-012020-09-01T18:46:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14811SOBRAL, Maria Iva Vieira. Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.1988. 19f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1988.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-15T13:44:46Zoai:localhost:riufcg/14811Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-15T13:44:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar. Final Document of the School Supervision Internship. |
title |
Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar. |
spellingShingle |
Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar. SOBRAL, Maria Iva Vieira. Educação Supervisão Escolar Ensino - aprendizagem Alfabetização Pré-escolar Education School Supervision Teaching - Learning Literacy Preschool Educação. |
title_short |
Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar. |
title_full |
Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar. |
title_fullStr |
Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar. |
title_full_unstemmed |
Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar. |
title_sort |
Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar. |
author |
SOBRAL, Maria Iva Vieira. |
author_facet |
SOBRAL, Maria Iva Vieira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
GOMES, Maria Ilbaniza. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOBRAL, Maria Iva Vieira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Supervisão Escolar Ensino - aprendizagem Alfabetização Pré-escolar Education School Supervision Teaching - Learning Literacy Preschool Educação. |
topic |
Educação Supervisão Escolar Ensino - aprendizagem Alfabetização Pré-escolar Education School Supervision Teaching - Learning Literacy Preschool Educação. |
description |
A Educação Brasileira passa por uma fase precária e porque não dizer caótica, haja visto o descaso com que nossos governantes a tratam. Sabemos, pois, que num país onde o povo não se educa, torna-se difícil e lento o seu desenvolvimento, por isto nós, enquanto educadores, não podemos ficar alheios a tudo, precisamos noa movimentar, denunciar os erros, apontar os culpados e, acima de tudo, tentar fazer algo para mudar, o atual sistema de ensino. Na escola em que atuei, a situação não é muito diferente, principalmente no que se refere à atualização de conhecimentos por parte do corpo docente afetando, mais ainda, a carência advinda do processo ensino-aprendizagem. Como proposta de trabalho julguei ser necessário que se atenda às necessidades básicas das professoras em Comunicação e Expressão, assim sendo, trabalhos através de sessão de estudo, fixas de leitura, especificamente em alfabetização no pré-escolar visando a melhoria da orientação pedagógica a ser desenvolvida de acordo com às necessidades do educando adequando, assim, as tarefas ao objetivo previsto. Deste modo, o trabalho revesteu-se de esforço no sentido de transmitir uma realidade sócio-cultural e educacional vivenciada por nós. |
publishDate |
1988 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1988-01 2020-09-01T18:46:36Z 2020-09-01 2020-09-01T18:46:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14811 SOBRAL, Maria Iva Vieira. Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.1988. 19f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1988. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14811 |
identifier_str_mv |
SOBRAL, Maria Iva Vieira. Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.1988. 19f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1988. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744459323146240 |