A importância da estética na narrativa em libras para formação leitora da criança surda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARACAJÁ, Ayrton Felipe dos Santos.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33310
Resumo: Partindo de entendimento de que a interação entre os indivíduos contribui significativamente no processo de formação do sujeito, reconhece-se a relevância de se compreender como se dar o compartilhamento de saberes e experiências, considerando suas especificidades e objetivos, em que se utiliza de diferentes estratégias nos mais diversos contextos sociais. Neste contexto, este trabalho traz uma reflexão quanto a importância da Estética nas narrativas em Libras, especialmente voltada para formação do leitor Surdo. Assim, apresenta como objetivo geral identificar como pode se desenvolve o processo de formação do leitor, especificamente a criança surda, através da contação de histórias, observando a importância do uso da estética para o desenvolvimento da compreensão do texto sinalizado. Diante deste, tem-se por objetivos específicos: compreender o uso da Estética no processo de contação de história em Libras, apontar as contribuições do uso da estética na narrativa em Libras e propor estratégias que facilitem o ensino da literatura surda. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipologia explicativa, sendo realizada a análise de partes da obra A lagarta e a Borboleta da autora Eunice Braido, traduzida pelo pesquisador, considerando o uso dos elementos estéticos. Os resultados apontam a inegável contribuição da estética nas narrativas, voltadas para formação leitora do aluno surdo, proporcionando este ser um sujeito ativo e participativo na sociedade em que está inserido.
id UFCG_8ee30b6eff3b248424269937ee1b975b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/33310
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A importância da estética na narrativa em libras para formação leitora da criança surda.The importance of aesthetics in the Libra narrative for deaf children's reading development.Estética na narrativa em librasLibrasNarrativa em librasLíngua de sinaisLiteratura em língua de sinaisEstética de librasContação de históriaFormação de leitores - crianças surdasAesthetics in the narrative in LibrasPoundsNarrative in poundsSign languageSign language literatureLibra aestheticsStory tellingReader training - deaf childrenLetras.Partindo de entendimento de que a interação entre os indivíduos contribui significativamente no processo de formação do sujeito, reconhece-se a relevância de se compreender como se dar o compartilhamento de saberes e experiências, considerando suas especificidades e objetivos, em que se utiliza de diferentes estratégias nos mais diversos contextos sociais. Neste contexto, este trabalho traz uma reflexão quanto a importância da Estética nas narrativas em Libras, especialmente voltada para formação do leitor Surdo. Assim, apresenta como objetivo geral identificar como pode se desenvolve o processo de formação do leitor, especificamente a criança surda, através da contação de histórias, observando a importância do uso da estética para o desenvolvimento da compreensão do texto sinalizado. Diante deste, tem-se por objetivos específicos: compreender o uso da Estética no processo de contação de história em Libras, apontar as contribuições do uso da estética na narrativa em Libras e propor estratégias que facilitem o ensino da literatura surda. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipologia explicativa, sendo realizada a análise de partes da obra A lagarta e a Borboleta da autora Eunice Braido, traduzida pelo pesquisador, considerando o uso dos elementos estéticos. Os resultados apontam a inegável contribuição da estética nas narrativas, voltadas para formação leitora do aluno surdo, proporcionando este ser um sujeito ativo e participativo na sociedade em que está inserido.Based on the understanding that the interaction between individuals contributes significantly to the subject's formation process, the relevance of understanding how to share knowledge and experiences is recognized, considering their specificities and objectives, in which different strategies are used in different social contexts. In this context, this work brings a reflection on the importance of Aesthetics in narratives in Libras, especially focused on the formation of the Deaf reader. Thus, it presents as a general objective to identify how the reader's formation process can develop, specifically the deaf child, through storytelling, noting the importance of using aesthetics for the development of understanding of the signed text. In view of this, the following specific objectives are: to understand the use of Aesthetics in the storytelling process in Libras, to point out the contributions of the use of aesthetics in the narrative in Libras and to propose strategies that facilitate the teaching of deaf literature. As for the methodology, it is a qualitative research of explanatory typology, being carried out the analysis of parts of the work A caterpillar and the Butterfly of the author Eunice Braido, translated by the researcher, considering the use of the aesthetic elements. The results point to the undeniable contribution of aesthetics in the narratives, aimed at deaf students' reading skills, providing them with an active and participatory subject in the society in which they are inserted.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Joyce Gomes de Alencar.OLIVEIRA, J. G. A.http://lattes.cnpq.br/1616103723849559PORTO, Shirley Barbosa das Neves.PORTO, S. B. N.CRUZ, Lyvia de Araújo.CRUZ, L. A.MARACAJÁ, Ayrton Felipe dos Santos.2023-022023-12-04T11:06:06Z2023-12-042023-12-04T11:06:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33310MARACAJÁ, Ayrton Felipe dos Santos. A importância da estética na narrativa em libras para formação leitora da criança surda. 2023. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33310porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-04T11:06:34Zoai:localhost:riufcg/33310Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-04T11:06:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da estética na narrativa em libras para formação leitora da criança surda.
The importance of aesthetics in the Libra narrative for deaf children's reading development.
title A importância da estética na narrativa em libras para formação leitora da criança surda.
spellingShingle A importância da estética na narrativa em libras para formação leitora da criança surda.
MARACAJÁ, Ayrton Felipe dos Santos.
Estética na narrativa em libras
Libras
Narrativa em libras
Língua de sinais
Literatura em língua de sinais
Estética de libras
Contação de história
Formação de leitores - crianças surdas
Aesthetics in the narrative in Libras
Pounds
Narrative in pounds
Sign language
Sign language literature
Libra aesthetics
Story telling
Reader training - deaf children
Letras.
title_short A importância da estética na narrativa em libras para formação leitora da criança surda.
title_full A importância da estética na narrativa em libras para formação leitora da criança surda.
title_fullStr A importância da estética na narrativa em libras para formação leitora da criança surda.
title_full_unstemmed A importância da estética na narrativa em libras para formação leitora da criança surda.
title_sort A importância da estética na narrativa em libras para formação leitora da criança surda.
author MARACAJÁ, Ayrton Felipe dos Santos.
author_facet MARACAJÁ, Ayrton Felipe dos Santos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Joyce Gomes de Alencar.
OLIVEIRA, J. G. A.
http://lattes.cnpq.br/1616103723849559
PORTO, Shirley Barbosa das Neves.
PORTO, S. B. N.
CRUZ, Lyvia de Araújo.
CRUZ, L. A.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARACAJÁ, Ayrton Felipe dos Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Estética na narrativa em libras
Libras
Narrativa em libras
Língua de sinais
Literatura em língua de sinais
Estética de libras
Contação de história
Formação de leitores - crianças surdas
Aesthetics in the narrative in Libras
Pounds
Narrative in pounds
Sign language
Sign language literature
Libra aesthetics
Story telling
Reader training - deaf children
Letras.
topic Estética na narrativa em libras
Libras
Narrativa em libras
Língua de sinais
Literatura em língua de sinais
Estética de libras
Contação de história
Formação de leitores - crianças surdas
Aesthetics in the narrative in Libras
Pounds
Narrative in pounds
Sign language
Sign language literature
Libra aesthetics
Story telling
Reader training - deaf children
Letras.
description Partindo de entendimento de que a interação entre os indivíduos contribui significativamente no processo de formação do sujeito, reconhece-se a relevância de se compreender como se dar o compartilhamento de saberes e experiências, considerando suas especificidades e objetivos, em que se utiliza de diferentes estratégias nos mais diversos contextos sociais. Neste contexto, este trabalho traz uma reflexão quanto a importância da Estética nas narrativas em Libras, especialmente voltada para formação do leitor Surdo. Assim, apresenta como objetivo geral identificar como pode se desenvolve o processo de formação do leitor, especificamente a criança surda, através da contação de histórias, observando a importância do uso da estética para o desenvolvimento da compreensão do texto sinalizado. Diante deste, tem-se por objetivos específicos: compreender o uso da Estética no processo de contação de história em Libras, apontar as contribuições do uso da estética na narrativa em Libras e propor estratégias que facilitem o ensino da literatura surda. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipologia explicativa, sendo realizada a análise de partes da obra A lagarta e a Borboleta da autora Eunice Braido, traduzida pelo pesquisador, considerando o uso dos elementos estéticos. Os resultados apontam a inegável contribuição da estética nas narrativas, voltadas para formação leitora do aluno surdo, proporcionando este ser um sujeito ativo e participativo na sociedade em que está inserido.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02
2023-12-04T11:06:06Z
2023-12-04
2023-12-04T11:06:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33310
MARACAJÁ, Ayrton Felipe dos Santos. A importância da estética na narrativa em libras para formação leitora da criança surda. 2023. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33310
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33310
identifier_str_mv MARACAJÁ, Ayrton Felipe dos Santos. A importância da estética na narrativa em libras para formação leitora da criança surda. 2023. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744603997274112