TDAH – entre a superficialidade dos “diagnósticos” e a complexa avaliação do transtorno.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Paula Vieira de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11133
Resumo: Esta pesquisa apresenta informações que buscam explicar o aumento do número de crianças diagnosticadas com TDAH no decorrer dos anos, como também, uma possível medicalização desnecessária ocasionando a rotulação precoce dessas crianças a uma patologia inexistente. O objetivo principal desta pesquisa será analisar as crescentes queixas do transtorno e como são realizados os diagnósticos, a fim de alertar sobre a medicalização na infância. Primeiramente, utilizamos a revisão integrativa nos bancos de dados disponíveis na literatura sobre a temática. Foram analisados cento e sete artigos e destes foram selecionados vinte e três sobre o tema proposto. Também realizamos uma pesquisa de campo do tipo qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com educadores de uma Escola Municipal e com profissionais da saúde do CAPS-Infantil (Centro de Assistência Psicossocial) que trabalharam com os sujeitos pesquisados na cidade de Pombal-PB. Os informes coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977), do qual emergiram as categorias de análises classificadas de acordo com a temática sobre o TDAH. Os resultados observados mostraram que ainda há uma falta significativa sobre o conhecimento do TDAH na área da educação e da saúde, suas opiniões expressas apresentam que o consumo do metilfenidato é umas das poucas soluções para conter a criança com esse transtorno, como também, mostra as controvérsias quanto à análise da Revisão Integrativa que aponta uma perspectiva social do transtorno, enfatizando vários aspectos sociais em que a criança está inserida e que essa influência pode contribuir para o desenvolvimento dos sintomas do TDAH.
id UFCG_8f5a6f2281f0e49ce308af210eafaa79
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11133
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling TDAH – entre a superficialidade dos “diagnósticos” e a complexa avaliação do transtorno.ADHD - between the superficiality of “diagnoses” and the complex disorder assessmentTranstorno de Déficit de AtençãoTDAH na infância - diagnósticosMedicalização da infância - TDAHPatologização da infânciaAttention Deficit DisorderChildhood ADHD - DiagnosesChildhood Medicalization - ADHDPathologization of ChildhoodEducação.Esta pesquisa apresenta informações que buscam explicar o aumento do número de crianças diagnosticadas com TDAH no decorrer dos anos, como também, uma possível medicalização desnecessária ocasionando a rotulação precoce dessas crianças a uma patologia inexistente. O objetivo principal desta pesquisa será analisar as crescentes queixas do transtorno e como são realizados os diagnósticos, a fim de alertar sobre a medicalização na infância. Primeiramente, utilizamos a revisão integrativa nos bancos de dados disponíveis na literatura sobre a temática. Foram analisados cento e sete artigos e destes foram selecionados vinte e três sobre o tema proposto. Também realizamos uma pesquisa de campo do tipo qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com educadores de uma Escola Municipal e com profissionais da saúde do CAPS-Infantil (Centro de Assistência Psicossocial) que trabalharam com os sujeitos pesquisados na cidade de Pombal-PB. Os informes coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977), do qual emergiram as categorias de análises classificadas de acordo com a temática sobre o TDAH. Os resultados observados mostraram que ainda há uma falta significativa sobre o conhecimento do TDAH na área da educação e da saúde, suas opiniões expressas apresentam que o consumo do metilfenidato é umas das poucas soluções para conter a criança com esse transtorno, como também, mostra as controvérsias quanto à análise da Revisão Integrativa que aponta uma perspectiva social do transtorno, enfatizando vários aspectos sociais em que a criança está inserida e que essa influência pode contribuir para o desenvolvimento dos sintomas do TDAH.This research presentes information that may explain the increase in the number of childrem diagnosed wisth ADHD every year, as will as possible unnecessary medicalization causing the preveauslymentianed labeling of these childrem to a manexistent pathology. The main objective of this research will be to analyze the grawing complaints of the disorder and how the diagnoses are made, in order to warn about medicalization in childhood. First we use the integrative review in the databases available in the literature on the subject. One hunched and seven articles were analyzed and twentythee of these were selected on the proposed treme. We also conducted a quantitative and qualitative field research through semi-structured interviews with educators from a Municipal School and health profissionals from CAPS- Infantil (Centro Psychosocial Assistance) who worked with the research subejects in the city of Pombal (PB). The collected reports ewre analyzed through the content analysis of Bardin (1977), in which emerged the categories of analysis classified according to the theme of ADHD disorder. The results presented showed that there is still a significant lack of knowledge about ADHD in the área of education and health, their expressed opinions shou that methylphenedate consumption is one of the few solutions to contain the child with this disorder, as wll as showing contraversies. As for the analysis of the integrative review that paints out a social perspective of the disorder emplosizing various social aspects in which the childis inserted and that this influence may contribute to the development of ADHD symptoms.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMASSAGLI, Sílvia Carla Conceição.CONCEIÇÃO, S. C.http://lattes.cnpq.br/1741244996047367DANTAS, Nozângela Maria Rolim.CUNHA , Ane Cristine Herminio.ALMEIDA, Paula Vieira de.2019-11-272020-01-23T10:14:42Z2020-01-232020-01-23T10:14:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11133ALMEIDA, Paula Vieira de. TDAH – entre a superficialidade dos “diagnósticos” e a complexa avaliação do transtorno. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T14:27:12Zoai:localhost:riufcg/11133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T14:27:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv TDAH – entre a superficialidade dos “diagnósticos” e a complexa avaliação do transtorno.
ADHD - between the superficiality of “diagnoses” and the complex disorder assessment
title TDAH – entre a superficialidade dos “diagnósticos” e a complexa avaliação do transtorno.
spellingShingle TDAH – entre a superficialidade dos “diagnósticos” e a complexa avaliação do transtorno.
ALMEIDA, Paula Vieira de.
Transtorno de Déficit de Atenção
TDAH na infância - diagnósticos
Medicalização da infância - TDAH
Patologização da infância
Attention Deficit Disorder
Childhood ADHD - Diagnoses
Childhood Medicalization - ADHD
Pathologization of Childhood
Educação.
title_short TDAH – entre a superficialidade dos “diagnósticos” e a complexa avaliação do transtorno.
title_full TDAH – entre a superficialidade dos “diagnósticos” e a complexa avaliação do transtorno.
title_fullStr TDAH – entre a superficialidade dos “diagnósticos” e a complexa avaliação do transtorno.
title_full_unstemmed TDAH – entre a superficialidade dos “diagnósticos” e a complexa avaliação do transtorno.
title_sort TDAH – entre a superficialidade dos “diagnósticos” e a complexa avaliação do transtorno.
author ALMEIDA, Paula Vieira de.
author_facet ALMEIDA, Paula Vieira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MASSAGLI, Sílvia Carla Conceição.
CONCEIÇÃO, S. C.
http://lattes.cnpq.br/1741244996047367
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
CUNHA , Ane Cristine Herminio.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Paula Vieira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno de Déficit de Atenção
TDAH na infância - diagnósticos
Medicalização da infância - TDAH
Patologização da infância
Attention Deficit Disorder
Childhood ADHD - Diagnoses
Childhood Medicalization - ADHD
Pathologization of Childhood
Educação.
topic Transtorno de Déficit de Atenção
TDAH na infância - diagnósticos
Medicalização da infância - TDAH
Patologização da infância
Attention Deficit Disorder
Childhood ADHD - Diagnoses
Childhood Medicalization - ADHD
Pathologization of Childhood
Educação.
description Esta pesquisa apresenta informações que buscam explicar o aumento do número de crianças diagnosticadas com TDAH no decorrer dos anos, como também, uma possível medicalização desnecessária ocasionando a rotulação precoce dessas crianças a uma patologia inexistente. O objetivo principal desta pesquisa será analisar as crescentes queixas do transtorno e como são realizados os diagnósticos, a fim de alertar sobre a medicalização na infância. Primeiramente, utilizamos a revisão integrativa nos bancos de dados disponíveis na literatura sobre a temática. Foram analisados cento e sete artigos e destes foram selecionados vinte e três sobre o tema proposto. Também realizamos uma pesquisa de campo do tipo qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com educadores de uma Escola Municipal e com profissionais da saúde do CAPS-Infantil (Centro de Assistência Psicossocial) que trabalharam com os sujeitos pesquisados na cidade de Pombal-PB. Os informes coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977), do qual emergiram as categorias de análises classificadas de acordo com a temática sobre o TDAH. Os resultados observados mostraram que ainda há uma falta significativa sobre o conhecimento do TDAH na área da educação e da saúde, suas opiniões expressas apresentam que o consumo do metilfenidato é umas das poucas soluções para conter a criança com esse transtorno, como também, mostra as controvérsias quanto à análise da Revisão Integrativa que aponta uma perspectiva social do transtorno, enfatizando vários aspectos sociais em que a criança está inserida e que essa influência pode contribuir para o desenvolvimento dos sintomas do TDAH.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-27
2020-01-23T10:14:42Z
2020-01-23
2020-01-23T10:14:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11133
ALMEIDA, Paula Vieira de. TDAH – entre a superficialidade dos “diagnósticos” e a complexa avaliação do transtorno. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11133
identifier_str_mv ALMEIDA, Paula Vieira de. TDAH – entre a superficialidade dos “diagnósticos” e a complexa avaliação do transtorno. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744430214676480